Comportamento de um concurseiro de alto nível

Avatar


10 de agosto3 min. de leitura

concurseiro de alto nívelSer um concurseiro de alto nível implica ser antes um ser humano de alto nível, com valores e princípios norteadores de qualquer projeto de vida, seja na área pessoal ou profissional, pois, ainda que a meta traçada seja profissional, ela necessariamente será reflexo da vida pessoal. Não são, portanto, indissociáveis, os valores são basilares em quaisquer áreas de nossas vidas.

Assim, o primeiro passo é ter consciência de si mesmo, para entender quais são as suas vontades e necessidades pessoais, traçar uma meta e, com essa postura, seguir com determinação, ter foco, objetivo delineado e um tempo definido para alcançá-la, além de direcionar as energias à promoção das conquistas pessoais.

No entanto, é significativo saber que será normal, em algum momento, surgirem dúvidas, e provavelmente surgirão, contanto que sejam pontuais e que para elas logo sejam encontradas respostas. Assim superadas, é hora de seguir com o plano de ação, saber quais procedimentos deverão ser adotados para a realização dos objetivos, e isso poderá acarretar o abandono de velhos hábitos e a criação de outras rotinas de vida.

Logo, conquista de vitórias implica adotar padrões de comportamento que conduzirão a bons resultados, estudar com afinco, revisar, praticar, buscar! O que não se deve é manter as atitudes inócuas, caso em que a mudança se faz necessária. Nesse sentido, o autoconhecimento será uma poderosa ferramenta nas mãos daquele que possui um propósito.

De forma prática, devem ser considerados comportamentos de quem obteve sucesso no mundo dos concursos públicos; entre eles, está a objetividade. Ela faz com que se ganhe tempo. O que se deseja é ser aprovado em um concurso público, e não ser especialista em determinada disciplina, portanto objetividade é essencial. É importante saber o que será cobrado e conhecer o perfil da banca examinadora.

Assim, podem ser observadas muitas características por parte de quem obteve êxito nos estudos. A principal delas é ter clareza nos objetivos e possuir método e organização, sem os quais é impossível seguir adiante e de forma essencial, ver os estudos como um meio para alcançar o sucesso e realização pessoal, e não como um instrumento de tortura.

Outra característica de um concurseiro bem-sucedido é a dedicação. Ele não mede esforços para alcançar os objetivos traçados, se mantém firme e nunca deixa de pensar que qualquer dificuldade é passageira e que a recompensa virá na mesma proporção do esforço empreendido, portanto não diminui a garra ao passar pelos contratempos. Ele confia, acredita e segue até alcançar seus propósitos, quaisquer que sejam eles.

A busca de uma conquista pessoal implica diretamente comprometimento e disciplina. Dessa maneira, eles se tornam elementos fundamentais. Procrastinação não pode fazer parte da rotina de quem está inclinado à conquista de um objetivo. Deixar para amanhã tarefas planejadas para hoje só prolonga e torna mais difícil e tortuoso o alcance do que foi planejado.

O concurseiro de alto nível preza pela total concentração. É essencial saber desviar-se do que pode atrapalhar a manter o foco. Assim, no momento de estudo, é necessário manter-se longe de elementos que irão causar distração, como ruídos, TV, computador, redes sociais etc., da mesma forma com que não se pode permitir que fatores internos sejam responsáveis por isso, a exemplo da ansiedade, do estresse e do desânimo, e ter em mente que é possível ter maior controle ainda sobre esses fatores treinando o cérebro a se manter focado no momento necessário.

Cabe, no entanto, lembrar que manter uma vida social em momentos de entretenimento e relaxamento é necessário. Permitir pausa ao cérebro é essencial para que ele volte a funcionar com a mesma produtividade, assim como o corpo necessita do descanso. Por esses motivos, seguir uma programação é determinante; caso contrário, fica prejudicado todo o planejamento, e o aproveitamento de estudos será insatisfatório, tornando cada vez mais distante a realização do sonho.

Entretanto, é na adversidade que se reconhece um concurseiro de alto nível, um verdadeiro concurseiro. Diante da derrota, ele é capaz de reinventar-se. Ele sabe que fracassar não significa que tudo está perdido, mas que um novo ciclo se inicia e, com ele, a capacidade de se renovar, se reorganizar, se recompor e, acima de tudo, de acreditar em si mesmo. Sabe também que o caminho a seguir não será fácil, que haverá muitos desafios a serem vencidos e obstáculos a serem transpostos. Mas, ainda assim, ele é capaz de se manter motivado e confia que cada segundo de dedicação valerá a pena.

Alguns buscam sucesso, outros dinheiro, e todos, de forma indistinta, a felicidade.


Marco Soares – Especialista em Direito Público e Docência do Ensino Superior. Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Brasília. Aprovado em diversos concursos, possui ampla experiência como docente, principalmente na preparação de candidatos a cargos públicos. Já foi membro da Ordem dos Advogados do Brasil e advogado-colaborador da Defensoria Pública do Distrito Federal. Autor do livro “LEI ORGÂNICA DO DF PARA CONCURSOS”.


 

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/assinatura-ilimitada” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

 

Avatar


10 de agosto3 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

coaching para concursos