Carreiras

Concurso Educação PR: estudo em andamento! Até 1.000 vagas!

Concurso Educação PR: confirmada vagas para professores!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Concurso Educação PR: 1 mil vagas para professores

A Secretaria de Estado de Educação do Paraná (Concurso Educação PR) confirmou novo concurso para o órgão. Segundo anúncio feito pelo Governador Carlos Massa Ratinho Júnior em entrevista ao RicTV, serão 1.000 vagas para professor.

De acordo com a Assessoria de Imprensa do SEED PR, já está em tramitação interna novo certame para cargos de Professor com carga horária semanal de 20 horas.

O último edital aberto pela Secretaria ocorreu em 2013 com oferta de mais de 13 mil vagas distribuídas nos 30 núcleos regionais de educação do Estado.

Confira a confirmação da Assessoria de Imprensa do SEED PR:

 

Concurso Educação PR: confirmação da assessoria

Concurso Educação PR: assessoria confirma estudos para novo concurso

 

Último edital Concurso Educação PR: vagas e atribuições

O último certame realizado pela Secretaria foi organizado pela Associação Paranaense de Cultura, mantenedora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Na época, foram mais de 13 mil vagas distribuídas nos núcleos regionais de Educação que compreendiam as regiões de Apucarana, Área Metropolitana Norte e Sul, Assis Chateaubriand, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, entre outras regiões do Estado.

As vagas abertas foram para professores das disciplinas de Artes, Biologia, Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Espanhol, Inglês, Matemática, Pedagogia, Português, Química e Sociologia.

As atribuições para os cargos eram iguais para todos as disciplinas, com exceção do Professor de Pedagogia que tinha como atribuição atividades de Suporte Pedagógico. Veja abaixo:

Professor de Artes, Biologia, Ciências, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Espanhol, Inglês, Matemática, Português, Química e Sociologia: participar na elaboração da proposta pedagógica da escola; elaborar e cumprir plano de trabalho segundo a proposta pedagógica da escola; zelar pela aprendizagem dos alunos; estabelecer e implementar estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; ministrar os dias letivos e as horas-aula estabelecidas; participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; colaborar com as atividades de articulação com as famílias e a comunidade; desincumbir-se das demais tarefas indispensáveis ao atingimento dos fins educacionais da escola e do processo de ensino-aprendizagem.

Professor Pedagogo: Atividades de Suporte Pedagógico direto à docência na Educação Básica, voltadas para planejamento, administração, supervisão e orientação educacional, incluindo, entre outras, as seguintes atribuições: coordenar a elaboração e execução da proposta pedagógica da escola; administrar o pessoal e os recursos materiais e financeiros da escola, tendo em vista o atingimento de seus objetivos pedagógicos; assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas; zelar pelo cumprimento do plano de trabalho dos docentes; prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento; promover a articulação com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola; informar os pais ou responsáveis sobre a frequência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da escola; coordenar, no âmbito da escola, as atividades de planejamento, avaliação e desenvolvimento profissional; acompanhar e orientar o processo de desenvolvimento dos estudantes, em colaboração com os docentes e as famílias; elaborar estudos, levantamentos qualitativos e quantitativos indispensáveis ao desenvolvimento do sistema ou rede de ensino ou da escola; elaborar, implementar, acompanhar e avaliar planos, programas e projetos voltados para o desenvolvimento do sistema e/ou rede de ensino e da escola, em relação a aspectos pedagógicos, administrativos, financeiros, de pessoal e de recursos materiais; acompanhar e supervisionar o funcionamento das escolas, zelando pelo cumprimento da legislação e normas educacionais e pelo padrão de qualidade de ensino.

Último edital Concurso Educação PR: remuneração e benefícios

A remuneração inicial oferecida pelo certame de 2013 era de R$ 1.044,94 com carga horária semanal de 20 horas. Além disso, o concurso oferecia o Auxílio Transporte de R$ 304.

Último edital Concurso Educação PR: etapas

O concurso foi composto por quatro etapas que incluíam:

  • Prova de Conhecimentos (objetiva e redação),
  • Prova Didática,
  • Prova de Títulos e
  • Avaliação Médica.

A prova objetiva era formada por 40 questões múltipla escolha de cinco opções com as disciplinas de:

  • Atualidades,
  • Informática,
  • Conhecimento Específico e
  • Fundamentos da Educação.

A prova de redação deveria ser elaborada em texto dissertativo-argumentativo com no máximo 20 linhas, seguindo as seguintes correções:

Critérios de avaliação da prova de redação do concurso de 2013

Concurso Educação PR: critérios de avaliação da prova de redação do último concurso

A segunda etapa do certame foi composta de Prova Didática de caráter eliminatório e classificatório. A avaliação diferia para o cargos de Professor Pedagogo e os demais Professores. Para os docentes, a prova consistiu na apresentação de um plano de aula, da própria autoria do candidato, relacionada à área do conhecimento escolhida na hora da inscrição. O plano de aula tinha como requisito, versar sobre um dos temas estabelecidos em anexo no edital.

Para o cargo de Pedagogo, a prova consistiu na apresentação de um plano de ação sobre uma situação problema, elaborado pelo próprio candidato e que fosse relacionado à área pedagógica nos temas estabelecidos pelo edital em anexo.

A terceira fase do certame foi composta por Prova de Títulos, de caráter classificatório e estabelecido nas pontuações apresentadas abaixo:

Pontuação para a Prova de Títulos do edital de 2013

Concurso Educação PR: pontuação para a Prova de Títulos do último edital

A última etapa, era a avaliação médica com exames laboratoriais e clínicos estabelecidos em edital posterior de convocação.

O concurso teve duração de um ano com prorrogação de igual período.

Detalhes do concurso Educação PR


WHATSAPP GCO: receba gratuitamente notícias de concursos! Clique AQUI!

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

 

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 920.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

Matricule-se!

Para o Topo