Concurso INSS

Concurso INSS: Saiu edital de remoção interna! Confira!

Edital INSS de remoção interna divulgado! Expectativa aumenta por um novo concurso público

Concurso INSS tem edital de remoção publicado! Medida antecede novo certame! 

Foi disponibilizado ao Gran Cursos Online Blog o edital de remoção interna do Instituto Nacional de Seguro Social (Concurso INSS). Com a publicação deste edital de remoção, a indicação é de que o novo concurso público para o Instituto está próximo de sair.  

Ficam abertas, no período de 11 a 20 de julho de 2018, as inscrições para o Processo Seletivo de Remoção aos servidores efetivos ocupantes de cargos de Nível Intermediário e Analista do Seguro Social de qualquer Formação da Carreira do Seguro Social, em exercício nas Agências da Previdência Social – APS Convencionais, para APS Convencional diversa da atual. Todas as vagas disponibilizadas neste processo de remoção serão destinadas exclusivamente às localidades/unidades, com previsão de vagas de ENTRADA.

Da participação do Processo Seletivo 

Poderá participar do processo seletivo o servidor ocupante de cargo de Nível Intermediário e do cargo de Analista do Seguro Social de Qualquer Formação, em exercício em APS Convencional com previsão de vaga (s) de SAÍDA presente no edital. 
Para fins de participação neste processo seletivo será considerada a APS Convencional de exercício do servidor, no ato da inscrição, conforme dados registrados no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE) de junho/2018. Considera-se “unidade de exercício do servidor”, a APS Convencional na qual consta o seu registro no SIAPE de junho/2018.
O servidor ocupante de cargo de Nível Intermediário e Analista do Seguro Social de Qualquer Formação da Carreira do Seguro Social, que esteja exercendo função/cargo comissionado, em APS Convencional com previsão de vaga (s) de SAÍDA, poderá participar deste processo seletivo, desde que sua lotação de origem não seja em área meio ou em unidade de Município que tenha recebido vagas no concurso público de que trata o último Edital n° 1/2015 –INSS.

Etapas do Processo Seletivo

O processo seletivo seguirá das seguintes etapas:

Da pontuação 

A classificação será obtida em função do somatório dos pontos, considerando os seguintes critérios:
I – tempo de serviço, contado em dias, a partir da data do início do exercício no INSS, no cargo, sendo que cada dia corresponderá a um ponto; e
II – participação em curso de Ensino a Distância – EAD, promovido pelo CFAI, no período compreendido entre 1o de janeiro de 2011 a 31 de maio de 2018, em que cada hora de curso corresponderá a um ponto.

Havendo empate na pontuação final entre servidores com a mesma opção será considerada a manifestação do servidor com maior idade, contada em dias.

Novo concurso INSS 2018

Em maio, por meio de uma nota técnica, o INSS solicitou autorização de aditivo de vagas do concurso público realizado em 2015 e proposta de Lei Orçamentária Anual para 2019 com intuito de realizar recomposição continuada do quadro de servidores do órgão. Leia a nota técnica aqui.

A solicitação de autorização visa o preenchimento de um total de 10.468 vagas, sendo 7.888 por meio do concurso INSS 2018 e 2.580 remanescentes do último concurso.

A reivindicação gera pressões porque o órgão ainda aguarda permissão para poder aproveitar esses 2.580 classificados no certame anterior, cujo prazo expira em agosto de 2018. Embora as 950 vagas ofertadas no certame tenham sido preenchidas, a nota aponta que o quantitativo autorizado não foi suficiente para amenizar a deficiência de servidores na autarquia.

O INSS ainda enfrenta ações do Ministério Público (MP) (entre inquéritos civis, ações civis públicas, procedimentos preparatórios, ações judiciais e extrajudiciais da Defensoria Pública, entre outros) e, juntamente ao MP, trabalha para garantir o aditivo de pelo menos 50% das vagas ofertadas no último certame e a realização de concurso público.

O deficit de servidores preocupa principalmente porque os cargos de Analista do Seguro Social e de Técnico do Seguro Social, de acordo com informações da nota técnica, “representam o maior quantitativo da força de trabalho do INSS”.

No mesmo mês de maio foi publicada, no Diário Oficial da União (em 24 de maio), a portaria n; 2178 que subdelega ao presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) competência para a prática de diversos atos ligados ao quadro de pessoal do INSS. Dentre elas, o provimento de cargos efetivos do respectivo Quadro de Pessoal, em decorrência de habilitação em concurso público.

Outro ponto importante da portaria é a delegação de competência aos Diretores de Saúde do Trabalhador e de Orçamento, Finanças e Logística, de Benefícios, de Atendimento e de Gestão de Pessoas, ao Procurador-Chefe da Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS, ao Auditor-Geral e ao Corregedor-Geral, bem como ao Presidente do INSS, para no âmbito de suas respectivas áreas de atuação, designar e dispensar comissionados.

Depois da autorização do concurso, o INSS terá até seis meses para divulgar o novo edital de abertura e outros 60 dias, no mínimo, para realizar as etapas avaliativas de seleção.

Detalhes concurso INSS – Edital de remoção:

  • Concurso: Instituto Nacional do Seguro Social (Concurso INSS)
  • Cargos: Nível Intermediário e do cargo de Analista do Seguro Social de Qualquer Formação
  • Estados: Nacional
  • Inscrições: 11 a 20 de julho 
  • Previsão para novo concurso: 2018/2019

Matricule-se!

 

garantia-de-satisfacao-30

Cheguei Lá

5 Comentários

5 Comentários

  1. Matheus Bastos

    11/07/2018 17:15 em 17:15

    Lembrando que a Validade do concurso do INSS vence dia 5 de agosto de 2018!!

  2. betania

    13/07/2018 17:43 em 17:43

    podem me informar o site para se inscrever ?

    • Adriano

      13/07/2018 22:55 em 22:55

      Você poderá se inscrever no site da organizadora do concurso assim que for publicado o edital, por ora você deve ir estudando as matérias do concurso anterior que foi realizado pela banca Cespe/UnB.

    • Procurador de concurso

      13/07/2018 22:56 em 22:56

      Você já é servidora do INSS? Meus parabéns!!!

  3. Adriana

    18/07/2018 11:41 em 11:41

    Bom dia.
    Minha documentação ainda é do RJ. Devo fazer transferência do título de eleitor e identidade, já que minha atual residência é em Curitiba. E, será que haverão vagas para cá. Desejo concorrer ao cargo técnico.
    Muito obrigada.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo