Concurso para Policial Rodoviário Federal (PRF): Todos os detalhes da carreira! Pedido de 1.500 vagas!

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13 de abril3 min. de leitura

Policial Rodoviário Federal

A expectativa pela abertura do concurso para Policial Rodoviário Federal (PRF) aumentou desde que o órgão informou que já reencaminhou novo pedido de concurso ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Desta vez, o objetivo é o preenchimento de 1.500 vagas, quantitativo que pode ser ainda maior, devido à necessidade de pessoal na PRF.

O aval para abertura da seleção poderá se dar de forma excepcional, uma vez que o MPOG admitiu a possibilidade de autorizar novos concursos este ano. A expectativa é que o departamento obtenha a permissão pleiteada desde 2014. As liberações poderão ocorrer em períodos de emergência ou de grande necessidade, caso da PRF, que, em dois anos, poderá perder 4 mil policiais, o equivalente a cerca de 40% do efetivo atual. 

Para ingressar no cargo de Policial Rodoviário Federal, é necessário possuir o ensino superior completo em qualquer área de formação e carteira de habilitação, na categoria B em diante. O cargo é aberto a homens e mulheres e proporciona estabilidade, devido às contratações via regime estatutário. A remuneração inicial é de R$ 7.177,91, incluindo auxílio-alimentação de R$ 458. Quem tem filho tem direito, ainda, a auxílio-creche de R$ 321.

Dando a largada aos estudos, os candidatos devem ter em mente o quão fascinante é a carreira de Policial Rodoviário Federal, que passou a se estruturar da seguinte forma a partir de 2013, com a sanção da Lei Federal n. 12.775/2012:

 

Polícia Rodoviário Federal

ESPECIAL

PRIMEIRA

SEGUNDA

TERCEIRA

A ordem deve ser seguida de forma decrescente

Atribuições de cada grau:

  • Classe Especial: atividades de natureza policial e administrativa, envolvendo direção, planejamento, coordenação, supervisão, controle e avaliação administrativa e operacional, coordenação e direção das atividades de corregedoria, inteligência e ensino, bem como a articulação e o intercâmbio com outras organizações e corporações policiais, em âmbito nacional e internacional, além das atribuições da Primeira Classe;
  • Primeira Classe: atividades de natureza policial, envolvendo planejamento, coordenação, capacitação, controle e execução administrativa e operacional, bem como articulação e intercâmbio com outras organizações policiais, em âmbito nacional, além das atribuições da Segunda Classe; 
  • Segunda Classe: atividades de natureza policial envolvendo a execução e controle administrativo e operacional das atividades inerentes ao cargo, além das atribuições da Terceira Classe; e 
  • Terceira Classe: atividades de natureza policial envolvendo a fiscalização, patrulhamento e policiamento ostensivo, atendimento e socorro às vítimas de acidentes rodoviários e demais atribuições relacionadas com a área operacional do Departamento de Polícia Rodoviária Federal.

Progressão: o candidato aprovado no próximo concurso para Policial Rodoviário Federal (PRF) terá as atribuições da Terceira Classe, mas, além das classes, os candidatos serão postulados a outro título dentro de uma classe, ou seja, ingressarão na Terceira Classe – Padrão I, conforme abaixo:

PRF2

 

Explicando melhor, cada ano equivale a um padrão. Anualmente, os candidatos que ingressarem no posto de policial serão avaliados e, caso isso ocorra de forma positiva, acontecerá a progressão para o padrão posterior. Cada classe é composta por padrões e, ao final de alguns anos, os aprovados passarão de uma classe para outra. Isso acontecerá até que se chegue à última classe e ao último padrão, geralmente após 18 anos de trabalho na PRF, quando o servidor fará parte da Classe Especial – Padrão III.

Evolução remuneratória: consequentemente, os valores da remuneração aumentarão. Ganhando inicialmente R$ 7 mil, o servidor chega à Classe Especial recebendo mais de R$ 13 mil, conforme abaixo.

PRF Remuneração

 

Jornada de Trabalho: os novos policiais, e todos da carreira, exercem suas atribuições em jornada de 40 horas semanais. A distribuição desse quantitativo se dá em escala de serviço, realizada de forma que se trabalhe 24 horas seguidas com folga de 72 horas, ou seja, trabalha um dia e folga três dias.

Lotação: os recém-concursados são lotados, prioritariamente, nas regiões de fronteiras. A necessidade de reforçar a presença da PRF nas fronteiras é outro fator que pode influenciar a autorização do concurso ainda em 2016. Uma auditoria feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU) apontou que o efetivo do departamento na região é insuficiente para combater os crimes de fronteira, cujo prejuízo estimado é de R$ 1 bilhão aos cofres públicos. 

Diante de todas as explanações, você conheceu um pouco da carreira. E agora, mais do que nunca, deve iniciar seus estudos, pois os concursos da PRF sempre atraem quantitativo alto de inscritos. No último, por exemplo, foram mais de 60 mil inscritos e concorrência de 110 candidatos por vaga. O que pode te ajudar neste momento são os estudos pré-edital. Assim, todo conteúdo estará consolidado até a publicação do edital, sobrando tempo para revisar e aprofundar possíveis inclusões.

Detalhes:

  • bullet1.gif (844 bytes)Concurso: Polícia Rodoviária Federal (Concurso PRF 2016)
  • bullet1.gif (844 bytes)Banca organizadora: Em definição
  • bullet1.gif (844 bytes)Cargos: Policial
  • bullet1.gif (844 bytes)Escolaridade: Nível superior
  • bullet1.gif (844 bytes)Número de vagas: 1.500 (expectativa)
  • bullet1.gif (844 bytes)Remuneração: R$ 7 mil
  • bullet1.gif (844 bytes)Situação: Previsto
  • bullet1.gif (844 bytes)Previsão p/ publicação do edital: 2016
  • bullet1.gif (844 bytes)Link do último edital

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