Concurso PCMG: ALMG debate déficit da categoria. Entenda!

Concurso PCMG: déficit de efetivo é de 41,8% prejudicando o trabalho da corporação

Avatar


30 de setembro2 min. de leitura

Ansioso por um novo concurso PCMG? Pois saiba que a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) debateu, pela segunda semana consecutiva, a falta de policiais civis, policiais militares e bombeiros militares, além de agentes do sistema socioeducativo, em todo o Estado.

Para o presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PTB), é preciso que o próprio titular da pasta esclareça algumas questões, sem a intermediação de representantes. Mas, infelizmente, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, major Mário Lúcio de Araújo, não participou das duas tentativas solicitadas pela ALMG que foram as audiências públicas realizadas nos dias 22 e 29 de setembro de 2020.

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais quer debater com o secretário o déficit de pessoal nas forças de segurança e sobre as denúncias de fornecimento de marmitas contaminadas com insetos aos servidores da Penitenciária Belo Horizonte I (antiga Estevão Pinto). Esse assunto, inclusive, será levantado novamente na próxima terça-feira (06/10), a partir das 9 horas.

Déficit de efetivo

O chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Wagner Pinto de Souza, disse aos parlamentares que o déficit de efetivo é de 41,8%. Isto prejudica o trabalho da corporação. Segundo informações da ALMG, as principais lacunas são:

  • escrivão de policia (49,2% de déficit); e
  • delegado (44,1%).

Ao todo, faltam mais de 7 mil policiais civis, consideradas todas as carreiras.

Concurso e nomeação

O chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Wagner Pinto de Souza,  já pleiteou a realização de novo concurso para selecionar delegados, escrivães, investigadores, médicos legistas, peritos, analistas e técnicos assistentes. E mesmo estando ciente das dificuldades financeiras do Estado de Minas Gerais, acredita no empenho do governador Romeu Zema para solucionar o déficit da corporação.

O pedido segue em análise na Câmara de Orçamento e Finanças do Estado (Cofins) que estuda a nomeação dos excedentes do concurso realizado em 2018, sendo eles 65 delegados e 152 escrivães de polícia.

Militares e bombeiros 

São necessários 5.678 policiais militares para suprir as perdas acumuladas de 2015 a 2020.

O Corpo de Bombeiros Militar tem efetivo fixado em 7.999 servidores, sendo que atualmente esse número é de 5.529, o que representa um deficit de 30%.

Ou seja, a expectativa é que surjam o Concurso PMMG e Concurso Bombeiro MG.

Concurso PCMG: Combo Essencial 4 em 1

Devido ao Coronavírus, o Gran Cursos Online liberou um Curso Completo Para Concursos Públicos gratuitamente por 100 dias que tem como objetivo beneficiar 1 milhão de concurseiros que estão com aulas paralisadas em cursos presenciais pelo Brasil. Consta no material:

  • 260 videoaulas e mais de 40 PDFs autossuficientes das  principais disciplinas cobradas em concursos de nível médio e superior.
  • Curso Básico de Técnicas de Estudo com o Fernando Mesquita.
  • Mais de 1 milhão de questões de todos os concursos e exame de ordem treinar.
  • Mapas mentais.

Quero me inscrever! Clique aqui para fazer a inscrição!

Fique por dentro!

Avatar


30 de setembro2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

concurso PCMG pcmg