Concurso PM GO: AOCP organizador e edital mais próximo!

Avatar


29 de julho4 min. de leitura

Alego aprova remanejamento de vagas e edital do concurso PM GO será publicado em breve! Entenda!

O concurso público para a Polícia Militar do Goiás (Concurso PM GO) que é aguardado desde 2017, pode sair em breve. O motivo é porque o Plenário da Assembléia Legislativa do Goiás aprovou o Projeto de Lei nº 1.045/2018, do Poder Executivo, que altera a quantidade de cargos do Quadro de Praças Policiais Militares (QPPM). 

Com o PL aprovado, a corporação terá um remanejamento de suas vagas para cabo e soldados das 1ª, 2ª e 3ª classe.

O projeto tem como objetivo distribuir melhor o efetivo da PM GO e assim possibilitar a realização do concurso PM GO, que foi anunciado para soldado de 3ª classe e cadetes. 

O projeto altera o quantitativo de vagas nos cargos, que agora será distribuído da seguinte forma: fica reduzido em 1.375 a quantidade de vagas para cabo, 2.300 o de soldado de 1ª Classe, já o soldado de 2ª Classe vai receber um acréscimo de 1.675. O cargo de soldado de 3ª Classe foi extinto e assim, automaticamente, a patente fica alterada para 2ª Classe. 

O atual governador, José Eliton, ainda explica, “Trata-se, portanto, de mero remanejamento de vagas de um para outro cargo”. 

Concurso PM GO vai ofertar 2 mil vagas

O extrato de contrato com a banca organizadora foi publicado no Diário Oficial do Estado em maio e definiu o Instituto AOCP como organizador do concurso PM GO. A portaria confirma que o concurso vai ofertar 2.000 vagas, sendo 1.920 para o cargo de Soldado 2ª Classe e 80 para Cadete. 

De acordo com o secretário de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita, existe uma Lei Estadual de concursos que estabelece prazos após a publicação do edital, “Publicado o edital temos um prazo de 45 dias para realização das provas e subsequentemente as demais etapas dos concursos. Quem deseja concorrer a este concurso que se preparem, já estudem, pois assim que for publicado o edital, já poderão fazer as inscrições”, afirmou.

Comissão formada concurso PM GO

Em publicação no Diário Oficial do Estado do dia 4 de julho, ficou instituída a comissão interna do concurso PM GO encarregada pelos tramites burocráticos, como definição da organizadora, do certame. De acordo com a Portaria nº 0747/2017/SSP, está confirmada a oferta de 2.000 vagas, sendo 1.920  para o cargo de Soldado QPPM 3ª Classe e 80 para Cadete PM. 

Soldado do concurso PM GO

O concurso PM GO é uma excelente oportunidade para quem tem o sonho de ingressar na área policial. São oportunidades para ambos os sexos. O  candidato precisa tenha nível superior em qualquer área, além de idade entre 18 e 30 anos e estatura mínima de 1,65m no caso dos homens e 1,60m para as mulheres. 

A carga mínima é de 42 horas semanais, com dedicação integral e exclusiva. Entre as atribuições dos futuros soldados está a de polícia ostensiva no estado de Goiás.  As vagas para a função estão divididas pelos municípios de Luziânia, Goiânia, Anápolis, Goiás, Posse, Itumbiara, Rio Verde, Iporá, Uruaçu e outras.

Cadete do concurso PM GO

Para concorrer a função de Cadete é necessário bacharelado em direto, idade mínima de 18 (dezoito) anos e máxima de 29 (vinte e nove) anos na data de incorporação/inclusão/matrícula e idade não superior a 32 (trinta e dois) anos quando na promoção ao primeiro posto, quando Civil, se Militar, 32 (trinta e dois) anos na data de matrícula e idade não superior a 35 (trinta e cinco) anos quando na promoção ao primeiro posto. 

A remuneração inicial do concurso PM GO para os futuros cadetes é de R$ 5.401,43.

Inscritos no último concurso PM GO

A seleção para o concurso PM GO, realizada em janeiro, contou com 41.829 inscritos para 2.500 vagas nos postos de soldado de 3ª classe e cadete. Foram 26.961 inscritos no posto de Soldado de 3ª classe, no sexo masculino, para um total de 2.178 vagas, em todas as cidades-sede, o que gera, em média, 12 por vaga.

As maiores concorrências nesse cargo são para as cidades de Goiás e Iporá, com uma média de 20 participantes para cada vaga disponível.

Para os candidatos ao posto de Soldado de 3ª classe do sexo feminino, o concurso PM GO contou com 7.876 inscritos para um total de 242 vagas, também em todas as cidades-sede (relação candidato/vaga de 32,5). A concorrência mais expressiva é na cidade de Iporá, onde há 57 candidatas para cada vaga.

Etapas do concurso PM GO 2017

As etapas do concurso PM GO do ano retrasado devem ser mantidas, sendo os candidatos avaliados por meio de provas objetivas, além de exame discursivo.

Aprovados nas provas passarão ainda por teste de avaliação física, avaliação médica e psicológica, avaliação da vida pregressa e investigação social. Os candidatos nomeados foram submetidos a curso de formação profissional, de responsabilidade da PM GO. 

Matérias concurso PM GO 2017

O conteúdo do concurso PM GO é extenso e o tempo escasso. Um fator positivo é que o edital passado não deve sofrer alterações.

Com isso, pelo menos oito disciplinas vão compor as provas iniciais dos Soldados da PM GO:

  • Língua Portuguesa,
  • Realidade étnica, social, histórica,geográfica,cultural, política e econômica do Estado de Goiás;
  • Noções de Direito Penal;
  • Noções de Direito Processual Penal;
  • Noções de Direito Penal Militar;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Legislação Extravagante.

Edital Verticalizado do concurso PM GO 2017

Tópico a tópico de cada uma das matérias do concurso PM GO pode ser vista no nosso ‘’Edital Verticalizado’’. Nele você vai encontrar, de maneira simples, o foco do que estudar dia a dia, maximizando seus estudos, pondo fim à falta de organização, e ganhando orientação.

Há, ainda, no material disponível abaixo, um segundo quadro dentro da planilha para que você possa controlar os seus horários de estudos. Para ter acesso, basta clicar no link abaixo.

Edital Verticalizado – PM-GO – Soldado

Resolva provas anteriores do concurso PM GO 

O concurseiro/a profissional sabe que o que o separa efetivamente da aprovação não são grandes deficiências de conteúdo, nem erros absurdos, mas pequenos detalhes que usualmente são desprezados no dia a dia da preparação.

Assim, o concurseiro/a que quer ser aprovado se atém aos mínimos detalhes, e estuda com método, disciplina e planejamento. Um desses métodos é a resolução de provas anteriores do concurso PM GO.

Acesse abaixo as avaliações dos últimos certames da Receita: 

Soldado PM-GO 2017 – FunRio:     Prova  –   Gabarito

Cadete PM-GO 2017 – FunRio:     Prova  –   Gabarito

Soldado PM-GO 2013 – UEG:     Prova  –   Gabarito

Soldado PM-GO 2010 – Funcab:     Prova  –   Gabarito

Distribuição das vagas do concurso PM GO 2017

Distribuição das vagas do último concurso PM GO.

Veja a distribuição das vagas do último concurso PM GO pelos municípios de Goiás!

Conheça o material gratuito para o concurso PM GO disponível no site 

Acesse o link e fique por dentro de todo o material gratuito disponível para o concurso da PM GO.

Detalhes concurso PM GO:

 


 

Quer garantir a sua aprovação no concurso Polícia Militar – GO ? Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros!

Cursos Online para o Concurso Polícia Militar – GO  

Quer ficar por dentro dos concursos abertos e previstos? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2019

CONCURSOS 2020

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

WHATSAPP GCO

Avatar


29 de julho4 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

concurso pm-go edital PM GO