Concurso PM MS e CBM MS: novo cronograma divulgado! 650 vagas!

Avatar


30 de abril3 min. de leitura

Editais PM MS e Bombeiro MS oferecem vagas para cargos de nível médio e superior!

Concurso PM MS

Concurso PM MS e Bombeiro MS ofertou 650 vagas!

Após a suspensão em dezembro do ano passado, o concurso público para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul foi retomado. A informação foi publicada no diário oficial do estado,  nesta terça-feira (30).

De acordo com o novo cronograma, candidatos aprovados serão convocados para o teste de aptidão física no dia 15 de maio, que deverá ser realizado na data provável do dia 25 do mesmo mês.

Ainda de acordo com a publicação, a relação final dos candidatos aprovados em todas as etapas do certame será publicada no dia 1º de julho de 2019.

Confira aqui o cronograma completo.

Concurso PM MS e CBM MS suspenso

O teste de Aptidão Física havia sido suspenso em dezembro de 2018 por motivos não declarados. Os exames aconteceriam no período de 08 a 12 de dezembro.

O concurso público de provas para ingresso no curso de formação da Polícia Militar prevê 450 vagas, sendo 388 para o cargo de soldado, 50 vagas para oficial combatente e 12 vagas para oficial de saúde. Já o concurso do Corpo de Bombeiros tem disponibilidade 200 vagas, sendo 153 para o cargo de soldado, 23 para oficial, 12 para oficial de saúde, e 12 vagas para oficial especialista.

Concurso PM MS e Bombeiro MS: remunerações 

Após a conclusão com aproveitamento no Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar ou da Polícia Militar, o Aluno-Oficial será declarado Aspirante-à-Oficial de acordo com a legislação em vigor e, fará jus a remuneração de R$ 7.089,13.

Após a conclusão com aproveitamento no Curso de Formação de Soldados, o Aluno-Soldado BM ou PM será promovido à graduação inicial de Soldado BM do Quadro de Praças Bombeiros-Militares – QPBM, da carreira de Praça da Polícia Militar ou Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul e, fará jus a remuneração inicial de R$ 3.352,53.

Escolaridade concurso PM MS e Bombeiro MS

Para Soldados é necessário nível médio completo; Para Oficiais Combatentes o nível superior em Direito; Para Oficiais Médicos o curso de graduação de nível superior em Medicina, com especialização na área exigida pela corporação e registro no Conselho de Fiscalização Profissional; já para Oficiais Especialistas é exigido nível superior na área exigida pela corporação em edital.

Provas concurso PM MS

Para ambas instituições os concursos serão compostos das seguintes fases:

Fase 1 – Prova Escrita de Conhecimentos, de caráter classificatório e eliminatório;

Fase 2 –  Exame de Aptidão Mental (Exame Psicotécnico), de caráter eliminatório;

Fase 3 – Exame de Saúde, de caráter eliminatório;

Fase 4 – Exame de Capacidade Física, de caráter eliminatório;

Fase 5 –  Investigação Social, que abrangerá, também, a investigação da vida pregressa social, civil e criminal, de caráter eliminatório;

Fase 6 – Prova de Títulos, exclusivamente nos concursos para ingresso nos Quadros de Oficiais de Saúde e de Oficiais Especialistas.

A Prova Escrita Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, foi realizada nos municípios de Campo Grande e Dourados e tiveram duração de 4h.

A Prova Escrita Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, foi avaliada de zero a 80 pontos, e constou de 80 questões de múltipla escolha, com peso um, cada qual contendo cinco alternativas, sendo uma única alternativa correta, integrando as matérias especificadas no quadro a seguir:

Tabela de Números de Questões Concurso PM MS e Bombeiros MS

Tabela de Números de Questões Concurso PM MS e Bombeiros MS

Foi considerado aprovado na Prova Escrita Objetiva o candidato que obteve pontuação igual ou superior a 50% do total de pontos da prova e não tenha zerado em qualquer uma das matérias.

Último edital do concurso PM MS

O último concurso PM MS para o cargo ocorreu em 2013, oferecendo 524 vagas para Soldado, sendo 419 para o sexo masculino e 105 para o sexo feminino. A seleção contou com prova objetiva escrita, exame de aptidão mental, exame de saúde, antropométrico e clínico, exame de capacitação física e investigação social. Os aprovados ainda passaram por curso de formação.

Matérias último concurso PM MS

A prova escrita objetiva realizada em 2013 tinha caráter eliminatório e classificatório. As questões eram de múltipla escolha, contendo cinco alternativas e apenas uma correta.

Concurso PM MS

Detalhes concurso PM MS e Bombeiro MS:

[su_button url=”https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2018/04/edital-pm-cbm-ms.pdf” target=”blank” style=”flat” background=”#002aff” size=”7″ icon=”icon: file-pdf-o”]Edital[/su_button]

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 920.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias o Gran Sistema de Ensino!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/concurso/pm-ms-policia-militar-de-mato-grosso-do-sul” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


30 de abril3 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

Concurso PM MS Edital PM MS