Concurso SECONT ES: confira o plano de estudos e questões!

Saiba como organizar seus estudos para as provas objetivas do Concurso SECONT ES, com aplicação prevista para o dia 5 de junho de 2022!

Avatar


12 de abril4 min. de leitura

Se você tem o sonho de se tornar Auditor de Estado na Secretaria de Estado de Controle e Transparência do Espírito Santo, então a sua oportunidade chegou com o novo Concurso SECONT ES. A nova seleção oferta 12 vagas imediatas e formação de cadastro reserva para o nível superior, com foco nas especializações: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Jurídicas, Engenharia Civil e Tecnologia da Informação.

Saiba TUDO sobre o Concurso SECONT ES! 

Se você ainda não iniciou os seus estudos para o Concurso SECONT ES ou se está procurando maneiras de otimizar o seu desempenho, este artigo é para você! Acompanhe para saber como formular um excelente plano de estudos e saiba como acessar questões de concurso grátis e comentadas!

 

Concurso SECONT ES: o que cai na prova?

De acordo com o edital mais recente para o Concurso SECONT ES, as provas objetivas serão divididas em 3 grandes blocos: conhecimentos básicos, específicos e especializados.  

Veja abaixo quais são os conhecimentos comuns a todos os cargos:

Concurso SECONT ES: confira o plano de estudos e questões!

Assim, somando todas as questões referentes a conhecimentos básicos e específicos, tem-se o quantitativo de 70 itens. Já para conhecimentos especializados, o número de questões é 50 e varia de conteúdos de acordo com a especialização de cada cargo de Auditor do Concurso SECONT ES.

Veja os conteúdos específicos para cada especialização!

Outro ponto importante a se considerar na hora de estudar para o Concurso SECONT ES são os pesos das questões, que variam consideravelmente em cada um dos blocos, sendo:

  • Conhecimentos Básicos: 1,0 ponto para cada item correto.
    • Língua Portuguesa: 2,0 pontos para cada item correto.
  • Conhecimentos específicos: 2,0 pontos para cada item correto
  • Conhecimentos especializados: 3,0 pontos para cada item correto

A informação é importante não só para entender em que áreas focar mais, como também para alertá-lo a não chutar na prova do Concurso SECONT ES: afinal, será considerado o método Cebraspe, com penalização diretamente equivalente ao peso para cada questão errado.

Concurso SECONT ES: como montar o seu plano de estudos?

Em transmissão gratuita na Gran Cursos TV, o professor Rodrigo Lima compartilhou dicas e orientações para auxiliar na formulação do seu plano de estudos para o Concurso SECONT ES.

Dentre as recomendações, ele afirmou que candidatos que vieram de um esquema de preparação para o Concurso TCU e CGU encontrarão muitas similaridades de conteúdo. Assim, é importante comparar os editais verticalizados e retirar do seu planejamento o estudo integral de matérias já contempladas: para estas, aplique apenas rotinas de revisão. Se você é Assinante Ilimitado do Gran Cursos Online, a ferramenta “Dá para Conciliar?” pode ajudá-lo diretamente neste processo. 

Abaixo você pode conferir um plano de estudos no modelo ciclo para o Concurso SECONT ES, com foco na especialização de Ciências Contábeis. Vale lembrar que a organização leva em consideração o quantitativo e peso de questões para o cargo. Veja:

Concurso SECONT ES: confira o plano de estudos e questões!

Concurso SECONT ES: plano de estudos para especialização de Ciências Contábeis

Com essa tabela em mãos, é possível organizar suas rotins diárias, buscando nunca exceder o limite máximo de 2 horas para cada matéria, por dia. Este plano de estudos para o Concurso SECONT ES considera que você levará 52 horas para rodar o círculo completamente e voltar para o início. A partir dessa tabela geral, você poderá quebrar a rotina em metas menores.

Mas fique ligado: isso não quer dizer que você deverá sempre terminar a volta do ciclo em uma semana para que o método de organização funcione. O mais importante é manter a constância e variedade nos estudos.

Ficou com dúvidas na hora de montar seu plano de estudos?

Então que tal conferir a aula completa de explicação com o professor Rodrigo Lima? Confira abaixo:

Concurso SECONT ES: como aprimorar ainda mais o seu plano de estudos?

Você já conhece a ferramenta Assuntos Frequentes do Gran Cursos Questões? Por meio dela, você pode checar o quantitativo de questões cobradas em provas aplicadas nos anteriores. Assim, fica mais fácil compreender (além do que está explicitado em edital), quais são as preferências da banca, do órgão e quais assuntos merecem mais atenção.

Veja abaixo, por exemplo, uma análise de assuntos frequentes para o cargo de Auditor com especialização em Ciências Contábeis:

Concurso SECONT ES: confira o plano de estudos e questões!

Concurso SECONT ES: assuntos frequentes para Ciências Contábeis

Ao clicar em cada uma das disciplinas, você poderá visualizar um detalhamento ainda maior por assunto. Também é possível acessar e resolver questões relacionadas ao tema imediatamente, basta formular um novo simulado gratuito com os itens analisados.

Consulte as outras especializações para o cargo de Auditor com o Filtro Assuntos Frequentes! 

OBS: para acessar a ferramenta, é necessário se cadastrar gratuitamente na plataforma Gran Cursos Questões.

Concurso SECONT ES: como acessar questões, provas e simulados grátis?

Uma parte essencial da sua preparação otimizada para o Concurso SECONT ES está em testar os seus conhecimentos de maneira prática. Afinal, apenas assim você garante que estará diretamente preparado para enfrentar 120 questões no tempo estipulado para as avaliações: 5 horas.

Além de treiná-lo diretamente, as questões e simulados do Concurso SECONT também trazem mais dinamismo às suas rotinas de estudos e podem auxiliar na revisão de conteúdos que você já estudou anteriormente. Utilizar o estudo reverso, por exemplo, pode trazer mais praticidade para quem já domina diversas matérias já vistas no Concurso TCU e CGU.

Na plataforma Gran Cursos Questões, você encontra milhares de itens gratuitos e comentados para auxiliar na sua preparação! Basta fazer o cadastro gratuito para usufruir ainda de muitos outros recursos como monitoramento de desempenho, gabaritos em texto e vídeo, ambiente de simulados, acervo de provas passadas, questões inéditas (formuladas de acordo com estilo da banca) e filtro de assuntos frequentes.

Comece a resolver questões grátis para o Concurso SECONT ES! 

Resumo do concurso Secont ES

Concurso Secont ES Secretaria de Estado de Controle e Transparência do Espírito Santo ES
Situação atual edital publicado
Banca organizadora Cebraspe
Cargos Auditor do Estado
Escolaridade Nível superior
Carreiras Controle
Lotação Espírito Santo – ES
Número de vagas 12 vagas imediatas + 98 de cadastro de reserva
Remuneração R$ 12.800,00
Inscrições 30/03/2022 a 14/04/2022
Taxa de inscrição R$ 153,00
Data da prova objetiva 05/06/2022
Clique aqui para ver o edital do concurso Secont ES

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


12 de abril4 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

gran cursos questões