Concurso UEPA: edital retificado! 120 vagas imediatas

Concurso UEPA ofertará vagas para níveis médio e superior!

Reitor da Universidade do Estado do Pará, Rubens Cardoso da Silva, divulga no Diário Oficial de hoje (14/11), 4 retificações referente ao edital do concurso público da universidade (concurso UEPA). Uma das mudanças é referente ao conteúdo programático de conhecimentos específicos dos cargos de técnico de informática e comunicação social.

São 120 vagas para provimento imediato – 93 vagas para técnico de nível médio e 27 para técnico de nível superior.

Os candidatos que desejarem participar do certame tem até o dia 9 de dezembro para realizarem as inscrições, que deverão ser feitas pelo sita da banca Fadespe: www.portalfadesp.org.br.

As provas objetivas serão aplicadas dia 12 de janeiro, nas seguintes cidades:

  • Belém
  • Marabá
  • Castanhal
  • Santarém

Saiba mais detalhes navegando pelo índice abaixo:

Situação Atual

No Diário Oficial do Estado do Pará consta retificações do certame da UEPA:

As retificações foram:

ONDE SE LÊ: 16.4. Não será permitida a reclassificação para o final da lista de homologação. Os candidatos que forem nomeados e não tomarem posse no cargo serão eliminados do concurso público.

LEIA-SE: 16.4 Conforme Art. 22 do RJU – Lei nº 5.810 de 24 de janeiro de 1994, ao candidato é permitida a renúncia da posse, no prazo legal, sendo-lhe garantida a última colocação dentre os classificados no correspondente concurso público.

ONDE SE LÊ: ANEXO II – REQUISITO E SÍNTESE DAS ATRIBUIÇÕES DO CARGO, em REQUISITOS: … , com registro no órgão de classe.

LEIA-SE: ANEXO II – REQUISITO E SÍNTESE DAS ATRIBUIÇÕES DO CARGO, em REQUISITOS: … , com registro no órgão de classe, se houver.

ONDE SE LÊ: ANEXO IV – CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS NÍVEL MÉDIO CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE CADA CARGO: CARGO 19: TÉCNICO DE INFORMÁTICA CONTEÚDO: 1 Conceito de Internet e Intranet. 2-Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a Internet/Intranet. 2.1 Ferramentas e aplicativos comerciais de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca e pesquisa. 2.2 Conceitos de protocolos, World Wide Web, organização de informação para uso na Internet, acesso à distância a computadores, transferência de informação e arquivos, aplicativos de áudio, vídeo, multimídia, uso da Internet na educação, negócios, medicina e outros domínios. 2.3 Conceitos de proteção e segurança. 2.4 Novas tecnologias e outros. 3 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: tipos de computadores, conceitos de hardware e de software. 3.1 Procedimentos, aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados e para realização de cópia de segurança (back up). 3.2 Conceitos de organização e gerenciamento de arquivos, pastas e programas, instalação de periféricos. 3.3 Principais aplicativos comerciais para: edição de textos e planilhas, geração de material escrito, visual e sonoro e outros. 4 Linguagem de programação: PHP 5.0 e Delphi 8. 5 Banco de Dados: Microsoft SQL Server 2000 e POSTGRES SQL 8. 6 Linux Fedora Core 6: instalação e configuração do sistema operacional e de aplicativos.

LEIA-SE: ANEXO IV – CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS NÍVEL MÉDIO CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE CADA CARGO: CARGO 19: TÉCNICO DE INFORMÁTICA  CONCURSO PÚBLICO PARA TÉCNICO DE NÍVEL SUPERIOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ/2019 Pág. 2/3 CONTEÚDO: Programas para edição de textos, planilhas e slides: e documentos colaborativos: MS Office, WPS Office, Google Drive e Google Docs; Sistema operacional (conceito de arquivos e diretórios, área de trabalho, transferência de arquivos, teclas para atalhos, utilização de menus do sistema). SOFTWARE: O processo de desenvolvimento de software. Análise e projeto orientado a objetos com notação UML. Manifesto ágil e processos de software: XP, Scrum, IRUP; Padrões de projeto orientados a objeto. Aplicações com SSL e certificação digital ICP-Brasil. BANCO DE DADOS: Conceitos de sistemas de banco de dados. Modelo relacional de bancos de dados: conceitos, restrições, linguagens, design e programação. Armazenamento de dados, indexação, processamento de consultas e projetos físico, conceitual e lógico. Conceitos de processamento de transações. Mapeamento objetos objeto-relacionais. Administração de usuários e perfis de acesso. Controle de proteção, integridade e concorrência. Backup e restauração de dados. Aplicações PostgreSQL, MySQL. REDES DE COMPUTADORES: Correio Eletrônico: funcionalidades e arquitetura de serviços de Correio Eletrônico. conceitos de tecnologias de redes (LANs, MANs e WANs), modelos OSI e TCP/IP (camadas, endereçamento IP), arquitetura Ethernet. Equipamentos de redes: hubs, switches, roteadores. Ferramentas de administração e segurança de redes. Internet, protocolos de rede, arquitetura de camadas. Camada de aplicação. Camada de transporte. Camada de rede e roteamento. Camada de enlace e redes locais. Rede multimídia. Segurança em redes de computadores. Gerenciamento de rede. SISTEMAS OPERACIONAIS: Introdução aos sistemas operacionais. Entrada/Saída. Sistemas de arquivos. Segurança em sistemas operacionais. Estudos de caso: Debian e Windows Server. Principais comandos de prompt; instalação e configurações; principais programas aplicativos. SOFTWARE LIVRE: Conceitos de Software Livre e Código Aberto. Licenças de Software. Desenvolvimento e Gerência de Projetos com Software Livre. Modelos de Negócio de Software Livre. Linux e principais produtos de Software Livre. Desenvolvimento de tecnologia aberta. Software Público Brasileiro. Disponibilidade de software em máquinas virtuais ou contêiner.

ONDE SE LÊ: ANEXO IV – CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS NÍVEL SUPERIOR CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE CADA CARGO: CARGO 07: NÍVEL SUPERIOR TÉCNICO – FORMAÇÃO: COMUNICAÇÃO SOCIAL CONTEÚDO: 1 Noções de Divulgação Científica; 2 Jornalismo Especializado e Científico; 3 Informação Científica para diferentes classes sociais; 4 Política Científica e Política de Comunicação; 5 Papel da informação para o desenvolvimento social; 6 O Jornalismo na Popularização do Conhecimento; 7 Uso de diferentes veículos e meios de Comunicação Social (rádios, jornais, emissoras de televisão, revistas) e suas linguagens; 7 Características específicas para o uso dos meios de comunicação; 8 Princípios de comunicação social e comunicação de massa; 9 Teorias e técnicas de jornalismo; 10 Técnicas de entrevista; 11 Seleção e análise de dados, fatos e versões; 12 Apuração; 13 Edição da informação; 14 Redação de material informativo; 15 Noções de comunicação visual para veículos impressos; 16 Gêneros Jornalísticos; 17 Seleção, produção e edição de informações noticiosas (reunião de pauta, pauta do veículo, pauta do repórter-fotográfico, cobertura fotojornalística e relação imagem-texto em mídia impressa e digital); 18 Comunicação Institucional; 19 Gestão da imagem institucional; 20 Gestão estratégica da comunicação organizacional; 21 Comunicação interna; 22 Comunicação integrada; 23 Planejamento estratégico da Comunicação (definição de público, seleção de instrumentos, aferição de resultados); 24 Redação de boletins, notas, releases, informativos, comunicados, e matéria jornalística; 25 Comunicação Pública; 26 Direitos Autorais; 27 Linguagem jornalística –
estrutura, texto, lide, sublide, título, entre título, características de linguagem, normas convencionais; 28 Ética Jornalística; 29 Legislação Jornalística; 30 História da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil; 31 Teoria da Comunicação; 32 Ética e Direito à informação pública; 33 Opinião Pública; 34 Assessoria de Imprensa – conceito, finalidade; 35 Meios de divulgação – entrevista coletiva, entrevista exclusiva, release; 36 Relacionamento e atendimento à imprensa; 37 Estrutura e processos de produção jornalística em jornal, revista, televisão, agências, mídia eletrônica.

LEIA-SE: ANEXO IV – CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS NÍVEL SUPERIOR CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE CADA CARGO:  CONCURSO PÚBLICO PARA TÉCNICO DE NÍVEL SUPERIOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ/2019 Pág. 3/3 CARGO 07: NÍVEL SUPERIOR TÉCNICO – FORMAÇÃO: COMUNICAÇÃO SOCIAL CONTEÚDO: 1 Teorias da comunicação: principais escolas e pensadores. 2 Relações Públicas: teorias e conceitos. 3 Planejamento de Comunicação. 4 Comunicação dirigida e Públicos de uma instituição. 5 Assessoria de imprensa e comunicação e Media Training. 6 Release, press kit e organização de entrevistas coletivas. 7 Notas oficiais. 8 Clipping, monitoramento e análise de notícias. 9 Responsabilidade social,
consumo sustentável e relações com a comunidade. 10 Comunicação interna. 11 Interfaces entre a assessoria de imprensa, as relações públicas, a publicidade institucional e a administração e gestão da empresa. 12 Instrumentos de comunicação interna. 13 Técnicas de Comunicação Digital; Atuação de uma instituição pública em redes sociais digitais; Codificação de mensagens textuais, fotográficas e audiovisuais para meios digitais. 14 Comunicação pública. 15 Imagem institucional e interpretação de pesquisas. 16 Técnicas de redação. 16.1 Redação jornalística e 16.2 Redação Publicitária 17 Técnicas de reportagem. 18 Técnicas de criação, design gráfico e produção publicitária. 19 Técnicas de produção e de direção de rádio e TV. 20 Comunicação e gerenciamento em períodos de Crises e Risco. 21 Política da Comunicação. 22 Gêneros Jornalísticos e seus vários tipos. 23 Organização de Eventos. 24 Principais instrumentos de marketing. 25 Características do discurso nos diferentes meios de comunicação. 26 Gestão da Imagem: Noções de Marketing e assessoria de comunicação. 27 Critérios de seleção da notícia (redação e edição). 28 Levantamento de
dados, mapas, gráficos, infográficos indicativos numéricos, pesquisa complementar.

Confira aqui a publicação!

Estão abertas as inscrições para o mais novo certame da UEPA, com oferta de vagas para níveis médio e superior. Os candidatos que desejarem participar do concurso terão até o dia 9 de dezembro para efetivar a participação.

A taxa de inscrição é no valor de R$80,00 para nível médio e de R$100,00 para nível superior.

O certame será constituído de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos e para o os cargos de nível superior os candidatos terão que passar por mais uma etapa, que é prova de títulos, apenas de caráter classificatório.

Remunerações e Benefícios

Os futuros servidores da Universidade Estadual do Pará terão um vencimento básico de R$998,00 para os aprovados nos cargos de nível médio, já para os cargos de nível superior o vencimento básico é de R$1.560,76.

Cargos e vagas

Confira abaixo o quadro de cargos e vagas ofertadas e as cidades de lotação

Etapas de prova

O certame será constituído de 2 fases para os cargos de nível superior, que serão de prova objetiva e prova de títulos. Já para candidatos que irão concorrer a cargos de nível médio será aplicado apenas prova objetiva.

Prova objetiva

A prova objetiva para os cargos de níveis médio e superior serão de caráter eliminatório e classificatório, com questões de múltipla escolha. Confira:

 

 

Disciplinas

  • Técnico de nível superior
    Conhecimentos básicos: Português, Atualidades, Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado do Pará, Plano de Desenvolvimento Institucional da UEPA – PDI

 

  • Técnico de nível médio
    Conhecimentos básico: Português, Atualidades, Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado do Pará, Noções de Informática e Plano e Desenvolvimento Institucional da UEPA – PDI.

Avaliação de Títulos

A prova de títulos será aplicada apenas para os cargos de nível superior, de caráter classificatório. Os candidatos serão convocados por meio de Edital de Convocação publicado na página da banca examinadora.

Confira abaixo o que poderá ser comprovado como títulos:

 

Concurso UEPA: banca organizadora

A FADESP é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento científico, social e tecnológico da Amazônia. Foi criada em 1977 para dar suporte às atividades da Universidade Federal do Pará (UFPA) e hoje é um dos grandes agentes estratégicos da região Norte.

Atualmente, a FADESP atua na gestão de projetos de pesquisa, ensino, extensão e inovação da UFPA, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Universidade do Oeste do Pará (UFOPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), do Instituto Evandro Chagas (IEC), do Instituto Federal do Pará (IFPA) e de outras instituições parceiras.

A Fundação vem atuando, ainda, com sucesso na coordenação de concursos públicos federais, estaduais e municipais. Somente o concurso da Polícia Militar do Estado do Pará, em 2016, exigiu logística para atender mais 100 mil candidatos inscritos e várias etapas de avaliação como prova de conhecimentos, prova de títulos, teste de aptidão física e psicológica.

A FADESP foi contratada para organizar o concurso UEPA por meio de dispensa de licitação pelo valor de R$ 900 mil! Confira abaixo o documento na íntegra:

Estilo da banca

A FADESP costuma aplicar provas objetivas de múltipla escolha contendo 5 alternativas e apenas 1 resposta correta.

Últimos concursos organizados pela FADESP:

  • Centro de Perícias Científicas Renato Chaves – PA
  • Departamento de Trânsito do Estado do Pará – Detran
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – PA
  • Banco do Estado do Pará – Banpará
  • Prefeitura Municipal de Salinópolis – PA
  • Prefeitura Municipal de Marabá – PA
  • Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) – PA

Concurso UEPA: último Concurso

O último certame da UEPA aconteceu em 2007 e forão ofertadas vagas para níveis fundamental, médio e superior e banca responsável por planejar o concurso foi o Cespe/UNB.

Vagas de nível superior:

  • Administração
  • Arquitetura
  • Astronomia
  • Biologia
  • História
  • Biblioteconomia
  • Ciências Contábeis
  • Ciências Econômicas
  • Ciências Sociais
  • Enfermagem
  • Engenharia Civil
  • Engenharia de Produção
  • Estatística
  • Farmácia
  • Farmácia-Bioquímica
  • Física
  • Fisioterapia
  • Geografia
  • Licenciatura em Educação Artística
  • Licenciatura em Educação Física
  • Matemática
  • Medicina
  • Nutrição
  • Odontologia
  • Pedagogia
  • Psicologia
  • Química Industrial
  • Serviço Social
  • Terapia Ocupacional

Vagas de nível médio:

  • Agente Administrativo
  • Artífice de Manutenção
  • Atendente de consultório dentário
  • Citotécnico
  • Técnico em contabilidade
  • Técnico em enfermagem
  • Técnico em informática
  • Técnico de laboratório

Vagas de nível fundamental:

  • Auxiliar de laboratório
  • Auxiliar de serviços
  • Auxiliar de serviços de comunicação
  •  Motorista

Os salários que foram ofertados eram de  R$ 493,99 até R$ 1.839,55.

Resumo do concurso UEPA

Concurso Universidade do estado do Pará (Concurso UEPA)
Banca organizadora Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa – FADESP
Cargos
  • Cargos de Nível Médio (93) – Agente Administrativo, Técnico de Enfermagem, Técnico de Informática, Técnico de Laboratório e Artífice de Manutenção.
  • Cargos de Técnico de Nível Superior (27) – Técnicos em Biblioteconomia, Administração, Astronomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social, Enfermagem, Engenharia Civil, Estatística, Física, Fisioterapia, Medicina Citopatológica, Pedagogia e Terapia Ocupacional.
Escolaridade níveis médio e superior
Carreiras Diversas
Lotação Pará
Número de vagas 93 –  técnico de nível médio
27 – técnico de nível superior.
Remuneração  R$998,00 até R$1.560,76.
Situação Edital Publicado
Link do edital Clique aqui e confira o edital publicado
Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
COMECE A ESTUDAR NO GRAN
Priscila Almeida
Equipe de Comunicação do Gran Cursos Online

Principais de Pará

3 Comentários

3 Comentários

  1. Gabriel

    26/08/2018 18:48em18:48

    “Técnico-Administrativo Nível Superior” Só pra quem é formado em Administração ou é aquele tipo de cargo que exige qualquer área de formação?

  2. NATÁLIA

    22/11/2018 10:52em10:52

    BOM DIA. O GRAN CURSOS TEM UM CURSO PREPARATÓRIO PARA O CONCURSO DA UEPA

  3. Sandra

    02/12/2018 20:47em20:47

    Boa noite O Gran Cursos tem preparatório para o concurso da Uepa e do Detran? Se tiver quanto está ?

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
COMECE A ESTUDAR NO GRAN
Para o Topo