Currículo atualizado: por que é importante e como fazer um?

Manter o currículo atualizado pode ajudar você a conquistar um novo emprego de maneira mais rápida ou crescer na sua função atual. Confira as principais dicas de como fazer isso, mesmo tendo uma rotina mais ocupada!

Avatar


06 de dezembro7 min. de leitura

O profissional mais procurado no mercado de trabalho é aquele com o currículo atualizado constantemente. A Era Digital trouxe maior facilidade para realizar cursos, workshops e refinar as competências acadêmicas e profissionais. Assim, o profissional moderno é aquele que utiliza todas essas ferramentas ao seu favor.

Todavia, não basta que apenas você saiba das suas conquistas: é preciso compartilhar essa informação com recrutadores e gestores. Daí estamos diante da importância de ter um currículo atualizado. Ao mesmo tempo, se você tem uma rotina muito corrida, pode ser que o aperfeiçoamento de habilidades acabe tendo que ficar de lado.

Durante o artigo, vamos apresentar dicas de como manter o seu currículo atualizado de maneira mais simples, rápida e objetiva: ou seja, capaz de ser conciliado dentro da sua rotina.

Navegue pelo índice abaixo para encontrar mais facilmente cada parte do conteúdo:

Currículo atualizado: por que é importante?

Durante a introdução contamos um pouco mais para você sobre a importância de ter um currículo atualizado, seja qual for a sua situação. Confira o detalhamento abaixo.

Por que o currículo atualizado é importante se você está em busca de um emprego?

Um currículo atualizado é o primeiro contato que os recrutadores terão com você e a sua experiência profissional.

Assim, é importante que reflita todos os seus esforços e conquistas. Especialmente se fizer algum tempo que você não ocupa uma posição ou se for o seu primeiro emprego, é importante fazer esforços para adicionar experiências recentes.

Isso pode ser feito por meio da realização de cursos livres e gratuitos, trabalho voluntário, um curso de idiomas ou por meio da conquista de um curso de pós-graduação.

Por que o currículo atualizado é importante se você já tem um emprego na iniciativa privada?

Um equívoco muito grande para quem já conquistou uma vaga de emprego é deixar a atualização de currículo na gaveta.

Afinal, se não há mais a necessidade de chamar a atenção dos recrutadores, então um currículo atualizado não tem mais tanta utilidade, certo? Não é bem assim!

Quem está empregado no âmbito privado pode conquistar promoções, aumentos e até mesmo chegar a ocupar cargos de gestão por meio de um currículo atualizado. Afinal, isso mostra ao seu gestor que você não se acomodou na sua posição, buscando sempre aprimorar as suas habilidades.

Por que o currículo atualizado é importante se você já tem um emprego na iniciativa pública?

Será que um currículo atualizado também é útil para os servidores públicos? A resposta é sim!

Além de possibilitar um refinamento de habilidades e competências, a atualização também pode resultar em aumentos salariais permanentes que até mesmo influenciam os valores da sua aposentadoria.

Esses adicionais são comumente denominados de Adicional de Qualificação e/ou Retribuição por Titulação. Apesar das especificações variarem de acordo com cada órgão, é comum que cursos de pós-graduação sejam amplamente aceitos nessa categoria.

Além disso, se o seu cargo possui um plano de carreira, uma das maneiras mais conhecidas de avançar dentro da sua posição é buscar o aperfeiçoamento acadêmico e profissional, por meio da conquista de títulos e novas habilidades.

Por fim, na hora de apontar servidores para atividades especiais ou grupos de trabalho, a tendência é que o gestor escolha aqueles mais qualificados e, para isso, é importante ter um currículo atualizado.

Por que o currículo atualizado é importante se você é freelancer ou autônomo?

O trabalho freelancer ou autônomo tem se tornado cada vez mais popular. Afinal, é um modelo onde você não precisa responder a nenhum gestor imediato: você é o seu próprio chefe e define as suas rotinas de trabalho.

Dessa forma, aqui a importância do currículo atualizado é ainda maior. Afinal, os seus clientes precisam saber as suas qualificações para escolhê-lo na realização de um trabalho.

Além de apostar em cursos e especializações, o profissional freelancer ou autônomo também se beneficia muito da criação de um portfólio atualizado e de fácil acesso. Melhor do que dizer, afinal das contas, é mostrar, não é mesmo?

O que precisa para fazer um currículo?

Não tem mistério no que você precisa para fazer um currículo atualizado. Confira:

  • Escolha um modelo que atenda o seu nível de experiência profissional, pode ser uma rede social profissional ou algum modelo de currículo por meio de alguma plataforma digital;
  • Reúna as suas principais informações e documentos que comprovem suas experiências profissionais e educacionais (carteira de trabalho, diplomas, certificados de cursos livres e outros);
  • Não se esqueça de informar cursos profissionalizantes ou de ensino superior que você esteja fazendo ou tenha feito em algum momento;
  • Informe também trabalhos voluntários, prêmios, livros, artigos e produções que sejam relativos aos seus objetivos profissionais.

Para fazer um Curriculum Vitae atualizado você pode optar por:

Como fazer um Curriculum Vitae atualizado?

  • Linkedin: você preenche as suas informações profissionais na rede social profissional e depois é possível emitir uma versão impressa ou em PDF do seu currículo atualizado;
  • Documentos de Texto: diversos softwares de texto possuem modelos dos principais documentos utilizados pelos usuários, dentre eles o currículo. Dessa forma, você pode escolher um e preencher com as suas informações profissionais;
  • Sites Automáticos: por fim, existem diversos sites online onde você preenche as suas informações profissionais e automaticamente gera um modelo de currículo atualizado.

Como atualizar o currículo Lattes?

O Currículo Lattes é uma das principais formas de catalogação e reunião de informações a respeito de produções científicas nacionais e internacionais. É importante manter esse currículo atualizado se você busca investir na carreira científica e concorrer a bolsas de pesquisa.

Basta acessar o site do Currículo Lattes e clicar em “Atualizar Currículo” no menu lateral. Depois disso é só fazer o login com seus dados de acesso e inserir as informações desejadas.

Como atualizar currículo no Gupy?

A Gupy é uma das principais plataformas de seleção de colaboradores para diversas empresas, principalmente privadas ou do terceiro setor. Você pode manter o seu currículo atualizado no site sempre que se candidatar a uma nova vaga de emprego.

Como fazer um currículo?

Agora que você já sabe um pouco mais da importância do currículo atualizado, que tal conhecer dicas de como conseguir um na prática? Veja:

Pós-graduação

A maneira mais efetiva de manter o seu currículo atualizado e conquistar o diferencial certeiro no mercado de trabalho é fazendo uma pós-graduação reconhecida pelo MEC. Especialistas, Mestres e Doutores possuem maior aprofundamento dentro da sua área de atuação, conquistando mais autoridade e adequando-se ao mercado cada vez mais voltado para nichos.

A certificação de pós-graduação ainda ajuda a pontuar na Prova de Títulos de concursos públicos e é o principal aprimoramento acadêmico e profissional capaz de influenciar promoções e aumentos salariais.

Como encaixar a pós-graduação em uma rotina mais cheia?

Uma grande preocupação relacionada aos cursos de pós-graduação está condensada na pergunta: será que vou ter tempo para me dedicar a esse novo compromisso?

Se você tem uma rotina muito cheia, pode ser que não seja tão interessante conquistar uma pós-graduação stricto-sensu (Mestrado ou Doutorado), que podem durar de 2 a 5 anos e requerem um alto nível de aprofundamento em atividades de pesquisa.

Nesse caso, a pós-graduação lato-sensu (especialização e MBAs) são mais concisos, rápidos e voltados para o aprimoramento de habilidades práticas; mais facilmente aplicáveis ao seu cotidiano de trabalho.

Além disso, também há a vantagem de que esses cursos podem ser realizados no modelo 100% EAD: ou seja, com horários flexíveis e sem a necessidade de sair de casa. Logo, essa pode ser a opção mais viável para manter o currículo atualizado para quem tem pouco tempo!

Cursos livres

Cursos livres são uma excelente modalidade educacional para manter o currículo atualizado. Afinal, costumam ser rápidos, objetivos e muitas vezes gratuitos.

Ainda que não possuam caráter profissionalizante, trabalham e desenvolvem habilidades pontuais. Esses tipos de curso estão previstos na na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº. 9394/96), Decreto nº. 5.154/04 e na Deliberação CEE 14/97.

Um grande ponto positivo dos cursos livres é que são uma excelente opção para quem não pode investir tanto tempo ou dinheiro. É o caminho mais simples para quem busca manter o currículo atualizado.

Veja alguns exemplos de portais que disponibilizam cursos gratuitos e ministrados remotamente para manter o seu currículo atualizado:

  • Cursos gratuitos da Escola Virtual do Governo: https://www.escolavirtual.gov.br/
  • Cursos gratuitos da FGV: https://educacao-executiva.fgv.br/cursos/gratuitos
  • Cursos gratuitos da Universidade de Harvard: https://pll.harvard.edu/catalog/free
  • Cursos gratuitos da Universidade de Oxford: https://www.edx.org/school/oxfordx
  • Cursos gratuitos do Google: https://learndigital.withgoogle.com/ateliedigital/courses

Cursos de idiomas

Conhecer uma língua estrangeira é um grande diferencial e destaque para quem busca um currículo atualizado. Afinal, a contratação de profissionais de diferentes nacionalidades é cada vez mais comum, especialmente com a popularização crescente do trabalho remoto.

Além disso, boa parte da produção científica, estudos e transações comerciais internacionais são realizadas em inglês. Assim, é um diferencial mesmo para quem trabalha no Brasil.

Estágios

A experiência em programas de estágio é muito bem vista. Afinal, indica um período de aprendizado associado à prática profissional. Esse tipo de atuação é uma excelente maneira de manter o currículo atualizado.

Se você já concluiu o ensino superior há algum tempo, a solução aqui também pode ser iniciar um programa de pós-graduação. Afinal, apesar de muita gente não saber disso, o estágio remunerado também existe na pós-graduação lato-sensu e te ajuda a ter um currículo atualizado.

Saiba mais sobre o estágio na pós-graduação!

Trabalho voluntário

O trabalho voluntário mostra comprometimento com a sociedade ao mesmo tempo que pode exercitar e desenvolver uma série de competências. Além disso, também é uma atividade muito recompensadora a nível pessoal e profissional, pois contribui para manter o seu currículo atualizado.

Mostre suas conquistas

Para colher todos os benefícios de manter o seu currículo atualizado, é mantê-lo acessível em um ambiente digital.

Plataformas de relacionamento profissional como o Linkedin, por exemplo, possibilitam que outros profissionais, empresas e possíveis clientes visualizem o seu crescimento acadêmico e profissional. Assim, pode ser que você receba até mesmo propostas de emprego que não estava esperando!

Como preencher um currículo?

As principais informações para preencher um currículo são:

  • Cargo, função ou curso que você realizou;
  • Datas de início e término de determinada atividade profissional ou educacional;
  • Instituição onde você trabalhou ou estudou;
  • Principais atividades realizadas durante o curso ou trabalho.

Como colocar emprego atual no currículo?

Para colocar o emprego atual no currículo, é ideal que ele seja a primeira experiência profissional, pois trata-se da mais recente. Além disso, é importante que você coloque a empresa, seu cargo, principais atribuições e a data que você começou. Veja um exemplo:

  • Fevereiro de 2020 – Até o momento
    Assistente Administrativo | Gran Cursos Online
    Principais Atividades: controle de processos, gestão de pessoas e pagamentos.

Porque meu currículo não é selecionado?

Muita gente se pergunta porque seu currículo não é selecionado. Além do que mencionamos ao longo do artigo, fique atento também a:

  • Perfil da empresa, missão e valores do negócio;
  • Ortografia e diagramação do seu currículo;
  • Informações desatualizadas sobre vida profissional e acadêmica;
  • Inserção correta dos dados nas plataformas de emprego e outros.

Conheça os cursos de pós-graduação da Gran Faculdade!

Inscreva-se em um dos cursos de pós-graduação da Gran Faculdade e participe de diversos processos seletivos de estágio. Diversas instituições oferecem oportunidades presenciais ou mesmo remotas em diversas áreas do conhecimento.

São mais de 80 cursos em diversas áreas do conhecimento para você se especializar e aproveitar todos os benefícios de um certificado de pós: aumento de salário, mais pontos em provas e preparação concursos, direito a adicionais de qualificação e muito mais. Confira as opções:

Pós-Graduação: faça sua especialização com desconto!

Garanta sua matrícula em um dos novos cursos de pós-graduação da Gran Pós ou em qualquer uma das outras mais de 80 especializações disponíveis na plataforma com até 77% de desconto!

Queremos te ajudar a conquistar todos seus objetivos acadêmicos e profissionais! Por isso, o Gran disponibiliza uma série de promoções. Afinal, a educação deve e pode ser para todos! Veja quais são válidos até às 23h59 do dia 10/03:

Tipo de DescontoValoresCupom
Pós-Graduação Social12x de R$ 74,79POSGRANSOCIAL
Alunos Gran12x de R$ 94,79SOUALUNOGRAN
Ex-Aluno Gran12x de R$ 104,79VOLTEIPROGRAN
Novos Alunos12x de R$ 114,79NOVONOGRAN
Combo Pós12x de R$ 139,58COMBOPOS

À vista no PIX ou Boleto você ainda adquire MAIS 10% DE DESCONTO!

Para garantir os preços promocionais, basta acessar a página da sua especialização de preferência e visualizar todos os cupons ao lado do preço final! Se, por acaso, o desconto não for aplicado imediatamente, você também poderá digitar o código!

E não se preocupe: depois de fazer a matrícula é possível testar o curso por até 30 dias para decidir se ele é ou não para você! Caso não seja, devolvemos o seu dinheiro sem burocracias!

Garanta sua matrícula com desconto!

Vem pra Gran Faculdade!

O Gran Cursos Online começou lá em 2012 e, desde então, vem mudando a vida de diversas pessoas. Nesses 10 anos de existência, construímos uma renomada reputação enquanto instituição de ensino:

  • Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
  • O Gran venceu o Prêmio Reclame Aqui por seis anos seguidos na categoria “Educação – pré-vestibulares e concursos”
  • Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
  • Somos o site de educação mais acessado do Brasil;
  • Somos avaliados com a nota máxima pelo MEC;
  • Aqui o semestre começa quando quiser: entrada imediata e contínua!
  • Melhores preços do mercado;
  • Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
  • Temos um dos RHs mais inspiradores do Brasil segundo a Gupy;
  • Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
  • Professores experientes e capacitados;
  • Acesso imediato e 100% online.

Quero ser aluno da Gran Faculdade!


Quer ficar por dentro da Faculdade Digital o mais inovadora do Brasil?
Clique nos links abaixo:

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

TUDO SOBRE A GRAN FACULDADE

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


06 de dezembro7 min. de leitura