Dedução do imposto de renda: como a pós influencia? VEJA

Você sabia que a pós-graduação pode contribuir para dedução do imposto de renda? Acompanhe o artigo para saber mais!

Avatar


13 de janeiro4 min. de leitura

Para muitas pessoas, declarar o imposto de renda anualmente é um pesadelo: não só porque é um processo longo e cansativo, mas também porque existem uma série de possibilidades de dedução do imposto de renda que nem sempre ficam claras. Por exemplo: você sabia que os gastos com cursos de pós-graduação podem ser deduzidos? Acompanhe o artigo para descobrir como isso acontece!

Importante: quer receber conteúdos da pós-graduação diretamente no seu celular? Clique aqui e venha fazer parte do canal de notícias no Telegram! 

 

Como funciona a dedução do imposto de renda?

O imposto de renda é um dos tributos mais famosos no Brasil, sendo aplicável tanto para pessoas físicas quanto pessoas jurídicas. Essa tributação é uma maneira de informar à Receita Federal sobre os seus ganhos e crescimento patrimonial. O processo precisa acontecer para garantir que o crescimento está acontecendo de forma lícita e definir o valor justo de tributação para cada caso.

A dedução de imposto de renda é uma maneira de abater os valores a serem pagos e acontece por meio da declaração de gastos durante o ano em alguns setores específicos, tais como: saúde, doações, dependentes, aluguéis, previdências privadas, contribuições ao INSS e educação.

O que é importante para nós neste artigo é a dedução do imposto de renda por gastos com a educação . Afinal, é aqui que os cursos de pós graduação serão enquadrados.

Vale lembrar que para usufruir da dedução do imposto de renda, é necessário optar pelo modelo completo de declaração. Ainda que esse modelo dê um pouco mais de trabalho, pode te ajudar a economizar até  R$ 3.561,50, de acordo com o último processo de declaração em 2021. Então, vale a pena dedicar um pouco mais de tempo, não é mesmo?

Como incluir a pós-graduação na dedução do imposto de renda?

A declaração do imposto de renda acontece anualmente, geralmente no período de março a abril, por meio de um software disponibilizado no portal da Receita Federal. Com todos (ou o máximo) dos seus comprovantes de gastos e receitas do último ano, você utilizará este programa para emitir a sua declaração.

A pós-graduação deverá ser incluída na seção “Pagamentos Efetuados”. Como todos os gastos dedutíveis podem exigir comprovação pela Receita, é essencial que você sempre tenha os comprovantes com você. No caso de pós-graduação online, as notas fiscais eletrônicas deverão ser enviadas (ou disponibilizadas) para download de alguma forma pela Instituição de Ensino.

Apenas podem ser incluídos na dedução do imposto de renda os gastos realizados diretamente pelo titular ou dependentes devidamente declarados. Então, se você realizou a pós-graduação, pode incluí-la sem problemas. No momento de declarar, será necessário ter em mãos o nome da instituição de educação, o CNPJ,  o valor pago e a parcela não dedutível. Preencha todos os campos, termine seu imposto de renda e então é só enviar!

Quais gastos com educação não são qualificáveis para dedução do imposto de renda?

Gastos com materiais acadêmicos e escolares não poderão ser listados como dedução do imposto de renda, mesmo que estejam relacionados com a sua pós-graduação. Assim, o único valor a ser descontado será aquele da mensalidade do curso em questão.

Ademais, vale lembrar que não é qualquer curso de pós-graduação que é qualificável para dedução do imposto de renda, mas apenas aqueles que são devidamente reconhecidos pelo MEC ou CAPES. Ficou com dúvida? Bem, um curso de pós-graduação, seja ele doutorado, mestrado, especialização ou MBA só se classifica como pós-graduação se for devidamente reconhecido pelos órgãos reguladores. Caso isso não aconteça, o curso será classificado apenas como curso de livre. Essa categoria não se enquadra para possível dedução do imposto de renda.

Por isso é tão importante verificar se o seu curso de pós-graduação é devidamente reconhecido pelo MEC, especialmente se for uma pós do modelo lato-sensu, que costuma ser oferecida no modelo 100% EAD.

Qual valor máximo para dedução com educação?

O valor máximo é de R$ 3.561,50 por pessoa. Por isso, se você possui dependentes, por exemplo, seu valor máximo de dedução do imposto de renda é acrescido.

Como conquistar uma pós-graduação reconhecida pelo MEC?

A dedução do imposto de renda é só mais um dos benefícios de se conquistar uma pós-graduação. Profissionais especializados dominam cada vez mais o mercado de trabalho, estabelecendo um novo patamar para a contratação. Afinal, você já deve ter percebido que apenas uma graduação não parece mais ter o mesmo peso em processos seletivos.

Com a pós-graduação você torna sua atuação profissional mais específica e aprimorada, além de:

  • Obter um novo título de mestre, doutor ou especialista — a depender do curso de pós-graduação escolhido
  • Ser mais bem remunerado
  • Ganhar mais autonomia e destaque profissional
  • Qualificar-se para cargos de gestão
  • Garantir pontos adicionais em concursos públicos

Na Gran Cursos Pós-Graduação todos os cursos são realizados em parceria com a Instituição de ensino UNIMAIS e devidamente certificados pelo MEC. Assim, as certificações são válidas no Brasil inteiro e não apenas aplicáveis para dedução do imposto de renda, como também para todos os outros benefícios previstos por uma pós.

Como funcionam os cursos de pós-graduação do Gran?

Os cursos de especialização da Gran Cursos Pós-Graduação são ministrados no regime 100% EAD, com a divisão das disciplinas em módulos. Para ingressar você  apenas precisa apresentar documentos de identificação e seu certificado de conclusão do ensino superior (graduação ou curso tecnólogo). Todo o processo pode ser realizado online, sem necessidade de comparecer a um polo físico.

Com o pagamento da primeira mensalidade, o conteúdo fica acessível para acesso durante todo o período do curso, que dura de 6 a 18 meses (a depender do programa e dos seus planejamentos). Dizemos isso porque na Gran Pós você decide os seus horários.

Tenha autonomia total para assistir as aulas e realizar avaliações. Além disso, você também poderá escolher se realizará ou não o TCC. O Trabalho de Conclusão de Curso não é obrigatório para obtenção da certificação.

Os cursos da Gran Pós-Graduação são divididos em pós intensiva e preparatória 2 em 1. Na primeira modalidade, o foco está no aperfeiçoamento de habilidades profissionais. Já no segundo, há a adição de um novo objetivo. Assim, a pós 2 em 1 te ajuda a garantir o título de especialista e te prepara para concursos públicos ao mesmo tempo!

Garanta a sua pós-graduação com desconto!

Até o dia 31 de janeiro de 2022, você poderá conferir descontos de até 50% em qualquer um dos 32 cursos de especialização já lançados pela Gran Cursos Pós-Graduação! É a grande promoção de início de ano que acompanha o lançamento da Assinatura Ilimitada 7.0!

Matriculando-se agora, você também poderá conferir um ambiente web com design mais limpo, rápido e integrado: é a nova plataforma para cursos de pós-graduação do Gran!

Conheça os cursos e faça sua matrícula com desconto! 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


13 de janeiro4 min. de leitura