A persistência levou Yndrews Rufino à 6º colocação no concurso EBSERH

Sem tempo para estudar, o planejamento foi a ferramenta essencial para a aprovação

Por
1 min. de leitura

“Sonhar, nunca desistir. Ter fé, pois fácil não é nem vai ser”, já dizia uma canção popular de 2014. Yndrews Rufino, morador de Santa Rita/PB, sabe muito bem o que é isso! Pai de dois filhos pequenos e trabalhando em dois empregos diferentes, o tempo para estudo era coisa rara. Ter que dividir o tempo entre as videoaulas e a atenção aos filhos não era tarefa fácil.

“Meus pequenos exigiam atenção, subiam no material, interrompiam quase que constantemente os vídeos. Era preciso muita resiliência”.

A solução para o problema foi planejar. Yndrews fez levantamento de todos os horários livres do dia para preenchê-los com os momentos de aprendizagem. “Tentei, de início, estudar de madrugada, mas o sono me vencia logo. Então fiz um mapa de todo meu horário diário e saí preenchendo as lacunas com horas de estudo. No trabalho estava sempre lendo, vendo ou respondendo alguma questão para não perder nada”.

No período anterior à publicação do edital, ele já vinha se dedicando ao conteúdo básico como língua portuguesa, informática e raciocínio lógico. Após esse período o foco de estudos foi diretamente nas especificidades da banca. “Nesse ponto os cursos do Gran com foco na banca foram essenciais. Ferramentas como cronogramas, mapas mentais e simulados ajudaram bastante não só a manter o foco mas em ir me adequando ao perfil da banca”.

A plataforma de estudos do Gran Cursos Online, segundo Yndrews, é organizada e possui bastante recursos intuitivos que estimulam o estudo e traz diversas facilidades pedagógicas. Recursos como a degravação, plataforma de resolução de questões e fórum foram primordiais.

Após sete reprovações em 12 anos fazendo provas de certames, Yndrews Rufino conseguiu ser aprovado em 6º lugar no concurso da Ebserh para a vaga de Assistente Administrativo destinado às cotas para negros/pardos. “Ver meu nome foi uma das maiores alegrias que já tive. A esperança de dar uma qualidade de vida melhor para mim e para minha família fez todo sacrifício valer a pena. Algo que apenas a vontade de Deus pode proporcionar!”, disse.

Numa mensagem final aos concurseiros de plantão, Rufino reafirma a importância da perseverança, que foi muito útil em sua jornada até a aprovação.

“Não desista! Até pegar o ritmo, muitos desafios virão. Quando a vontade de desistir começar, pense nos benefícios de suas vitórias. Tenha foco, mas não despreze os concursos pequenos, pois eles são pequenas vitórias que irão pavimentar seu sonho definitivo”.

Por
1 min. de leitura