Desmotivado(a)? Confira 5 dicas valiosas para você não desistir e continuar estudando!

Avatar


21 de março4 min. de leitura

Não se abale com o pessimismo dos outros e siga em frente até a aprovação!

Um dos maiores desafios que o concurseiro pode enfrentar é manter-se motivado e persistente nos estudos mesmo em períodos de turbulência e de incertezas como o que vivemos atualmente no Brasil. Para piorar, muitas vezes ele ainda tem de fazer isso sem contar com o apoio financeiro ou psicológico, seja da família, seja dos amigos.

Para alcançar a sonhada aprovação, não basta dominar boas técnicas de estudo ou contar com inteligência fora do comum. Na grande maioria dos casos, quem é mais dedicado e organizado é quem passa e se classifica. E isso se aplica inclusive aos concursos de mais alto nível, que costumam ser bastante exigentes, tanto em relação à quantidade e à variedade do conhecimento cobrado, como em em relação à profundidade com que os cobra.

Com isso em mente, pensei em apresentar 5 dicas para você se manter focado em seu projeto de aprovação. Leia e releia sempre que pensar em desistir ou em sair da “fila”.

    1. 1. Seja otimista.

Já diria o maior empreendedor brasileiro de todos os tempos, Jorge Paulo Lemann: “Prefiro ser otimista. Não conheço muitos pessimistas bem-sucedidos.” Ignore os “matadores de sonhos”, aqueles sujeitos com alto grau de negatividade e que sempre nos fazem desanimar. Estou me referindo àquele tipo de gente que repete que não adianta estudar, porque concurso público é “uma furada”, “um jogo de cartas marcadas”; porque “apenas gênios passam”; porque “os concursos públicos vão acabar”. Nós do Gran Cursos Online sabemos bem que todas essas afirmações são mentirosas. Afinal, já testemunhamos centenas de milhares de aprovações de ex-alunos nossos, e até hoje não conhecemos nenhum que pudesse ser considerado gênio. Quanto à possibilidade de extinção dos concursos públicos, só tenho a dizer que eles são uma garantia constitucional, prevista no art. 37, inciso II, de nossa Carta Magna.

Pela mesma razão que devemos fugir da negatividade típica dos pessimistas, é importante evitarmos perder muito tempo em grupos de WhatsApp e Facebook. Os membros das redes sociais costumam especular demais, sem contar que parecem se dedicar de corpo e alma à missão de provocar desespero nos concurseiros. Preferem agir assim a trocar informações relevantes sobre os concursos e a oferecer boas dicas de estudo. Por isso, inspire-se no herói grego Ulisses, que tapou os ouvidos para ignorar o canto hipnótico das sereias – que o levaria ao fracasso. Simplesmente não dê ouvidos sempre ao que se diz nas redes sociais, algo muito usado hoje em dia por quem trabalha com marketing e afiliado digital, além de outras formas de veicular anúncios, campanhas ou pessoas por meio da internet.

    1. 2. Lembre-se sempre do motivo pelo qual você começou a estudar. 

Nunca esqueça o que o levou a estudar para concurso público. Na maioria das vezes, foi a busca por melhoria de vida – tanto para você como para sua família. Lembre-se de que a dor da preparação é passageira, ao passo que o cargo público é para sempre.

Quando vislumbramos o nosso objetivo maior, conseguimos fazer enormes sacrifícios para alcançá-lo logo. Uma ação que pode ajudar a manter o objetivo bem claro para você é criar um “mural dos sonhos”, que deve ser instalado em local visível, de preferência na área onde você estuda. Cole nele fotos do prédio onde você quer trabalhar, anote os benefícios e as vantagens da carreira pública que você escolheu e, se for possível, anexe um contracheque atualizado do cargo pretendido. Se o concurso estiver demorando para sair, lembre-se de que essa demora ainda é muito inferior ao tempo necessário para progredir na iniciativa privada ou para concluir uma segunda graduação.

    1. 3. Estabeleça metas de curto prazo. 

Muitas vezes nos sentimos frustrados ou julgamos que nosso desempenho está muito fraco, quando, na verdade, apenas cometemos o erro de estipular metas nada razoáveis. O autor americano e professor da Universidade de Harvard John Kotter costuma dizer que, “para liderar mudanças significativas em uma organização, é necessário gerar vitórias de curto prazo”.

O mesmo vale para o mundo dos concursos. Você precisa definir metas que sejam viáveis. Aos poucos, vá aumentando progressivamente o grau de dificuldade delas, até atingir o seu objetivo final. Se você sabe que, para se tornar competitivo a ponto de ser aprovado, por exemplo, no próximo concurso de Auditor-Fiscal da Receita Federal, é necessário acertar, em média, 85% das questões sobre Contabilidade nos simulados, mas atualmente você só consegue acertar cerca de 40%, estabeleça metas graduais. Esforce-se para acertar 50%, depois 60%, até chegar ao objetivo de 85%. E comemore cada uma dessas vitórias, celebrando o seu progresso. Agindo assim, você se mantém motivado para seguir em frente.

    1. 4. Pratique atividades físicas. 

Existem inúmeros estudos de universidades de renome que comprovam que a atividade física faz bem à concentração, aumentando a capacidade cognitiva, reduzindo o estresse e aumentando a felicidade e a capacidade de estudar por mais tempo. Praticar atividades físicas, especialmente as aeróbicas (caminhar, correr, nadar, pedalar, etc.), no mínimo três vezes por semana, aumentará o seu rendimento, a sua sensação de bem-estar e o seu progresso nos estudos, além da sua capacidade de reter informações.

Não pense que a prática de atividades físicas é perda de tempo. O ganho em aumento da produtividade nos estudos compensará – e muito – essas poucas horas gastas na academia, nas ruas ou nos parques. Sem contar que você ainda tem a possibilidade de conciliar exercício físico com estudo, salvando audioaulas em seu dispositivo móvel para ouvi-las enquanto se exercita.

    1. 5. Crie uma rotina profissional de estudos.

Costumo recomendar aos nossos alunos uma técnica de base científica para desenvolver o hábito de estudar diariamente. Ela consiste em repetir a rotina (no caso, a rotina de estudar) durante vinte e um dias seguidos, sempre no mesmo horário e pelo mesmo período de tempo. Não importa se é dia útil, feriado ou fim de semana; sente-se, inicie o cronômetro e só se levante depois de ter passado o tempo que você determinou para os estudos. Pronto! Ao cabo das três semanas, o hábito terá sido desenvolvido.

Aprendemos com Aristóteles que “somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito”. Esse hábito contínuo ajudará você a manter a motivação em estudar sempre. Como um atleta que pratica todos os dias, você sentirá falta de exercitar o cérebro. Esse tipo de “vício” saudável – no caso, o vício de estudar – fará parte de sua vida até você atingir o objetivo traçado para si mesmo.

Acredito que essas 5 dicas são de grande utilidade para qualquer concurseiro, do mais graduado ao que está iniciando hoje o projeto de estudar para concurso. Fique de olho em nosso blog. Aqui, divulgamos com frequência artigos como este, motivacionais e com informações diversas que vão ajudá-lo a seguir em frente em seu projeto de mudança de vida. Lembre que existem somente dois tipos de candidatos: os que passam e os que desistem.

Bons estudos, e saiba que você sempre poderá contar com o apoio incondicional e apaixonado da nossa experiente equipe.

GRAN sucesso,

Gabriel Granjeiro

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha recém-lançada página do Facebook e em meu perfil do Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Veja abaixo, mais artigos para ajudar em sua preparação:

O papel da atividade física na preparação para concurso
A ansiedade é sua inimiga. Aprenda a driblá-la.
Deseje, mentalize, receba!
Atributos para ser bem-sucedido em provas e concursos
Inteligência emocional e as conquistas na vida e nos concursos


Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há quase 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 

 


 

Avatar


21 de março4 min. de leitura