Edital EsSA: TODOS os detalhes e dicas de estudo você acha AQUI!

Avatar


18 de abril8 min. de leitura

Edital EsSA para o Exército Brasileiro

Edital EsSA analisado por especialista e dicas de estudo! Saiba TUDO sobre o concurso EsSa!

Edital EsSA abre mais de 1 mil vagas para quem tem nível médio!

Escola de Sargentos das Armas (Edital EsSA) surpreendeu e divulgou mais do que o dobro de vagas de seu último concurso para admissão em 2018/2019. Agora, são oferecidas nada menos que 1.100 vagas para candidatos com nível médio completo de escolaridade, com publicação em todo o país, e ainda no exterior. Vamos analisar o edital completo e daremos dicas certeiras para sua aprovação.

Distribuição das vagas no edital EsSa 2018

O edital EsSa oferece chances para as áreas de Combatente/Logística – Técnica/Aviação, Música e Saúde. 

Ao todo, são três editais. O primeiro conta com oportunidades para alunos do Curso de Formação de Sargentos do Exército distribuídas entre áreas de Combatente, Logística Técnica e Aviação, para os cursos de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicação, Material Bélico-Manutenção de Armamento, Material Bélico-Mecânico Operador, Material Bélico-Manutenção de Viatura Auto, Manutenção de Comunicações, Topografia, Intendência e Aviação-Manutenção

O segundo edital conta com 40 vagas para alunos do Curso de Formação de Sargentos do Exército Músicos para os instrumentos de Clarineta (10), Flauta em dó/Flautim em dó (2), Saxhorne (5), Saxofone (4), Tuba (2), Trombone Tenor/Trombone Baixo (7), Trompa (1) e Trompete/ Cornetim/ Flueghorne (9).

Já o terceiro e último conta com vagas para o Curso de Formação de Sargentos de Saúde no curso de Técnico em Enfermagem.

TODAS as áreas da ESA

Dicas de estudo em vídeo e análise do edital EsSA

  • Análise do edital;
  • Dicas de estudos;
  • Como é a ESA e o que faz uma pessoa admitida?

Confira tudo isso e muito mais clicando no PLAY.

Abaixo tem um quadro com a distribuição das vagas, acompanhe.

Distribuição das vagas do edital EsSA 2017!

Distribuição das vagas do edital EsSA 2018!

Edital EsSa 2018 – Escolaridade Exigida

O candidato a uma vaga no concurso ESA 2018 deve possuir escolaridade mínima de ensino médio completo, reconhecida nos moldes da legislação federal. Para carreira de Saúde é exigido curso técnico na área.

Edital EsSa 2018 – Soldo

Durante o curso de formação o aluno recebe uma ajuda de custo para moradia, alimentação e assistência médica, odontológica e psicológica. Após formação no Curso, o candidato é declarado 3º Sargento e perceberá remuneração de R$ 3.825,00, conforme a tabela de soldo dos militares. 

Edital EsSa 2018 – Como fazer a inscrição?

Aqueles que desejam concorrer a uma vaga no concurso ESA 2018 deverão fazer suas inscrições via Internet, neste endereço eletrônicohttp://concurso.esa.ensino.eb.br/site/

O período de inscrições já está aberto e se encerrará no dia 27 de abril de 2018. O valor da inscrição será de R$ 95 (noventa e cinco reais), para todos os cargos.

Edital EsSA 2018 – Requisitos

O edital ESA 2018 solicita dos candidatos determinados requisitos. Veja esses requisitos adiante:

  1. 1) ser brasileiro(a) nato(a) ou naturalizado(a), conforme o inciso I do art. 2º da Lei nº 12.705, de 2012;
  2. 2) ter concluído o ensino médio em Estb Ens reconhecido oficialmente, apresentando, no ato da matrícula, certificado de conclusão devidamente registrado nos órgãos competentes, na forma da legislação federal que regula a matéria. Se estiver cursando a última série desse nível escolar (3ª série) no ano da inscrição para o concurso, somente será habilitado(a) à matrícula se concluí-la com aproveitamento, antes do encerramento do CA, conforme o inciso I do art. 3º da Lei nº 12.705, de 2012;
  3. 3) possuir no mínimo, 17 (dezessete) e, no máximo, 24 (vinte e quatro) anos de idade, sendo que, para as áreas de saúde e música, a idade máxima será de 26 (vinte e seis) anos de idade. Para todas as áreas as idades serão referenciadas a 31 de dezembro do ano da matrícula, conforme inciso III do art. 3º da Lei nº 12.705, de 2012;
  4. 4) se militar da ativa de Força Armada ou de Forças Auxiliares, estar classificado(a), nos termos do Regulamento Disciplinar do Exército, no mínimo, no comportamento “bom” ou equivalente na Força específica, conforme o inciso XI do art. 2º da Lei nº 12.705, de 2012;
  5. 5) não ter sido julgado(a), em inspeção de saúde (IS), “incapaz definitivamente” para o serviço ativo do Exército, da Marinha, da Aeronáutica, de Polícia Militar ou de Corpo de Bombeiros Militar;
  6. 6) estar em dia com suas obrigações perante o Serviço Militar e a Justiça Eleitoral, quando aplicável, conforme o inciso VI do art. 2º da Lei nº 12.705, de 2012;
  7. 7) ter pago a Guia de recolhimento da União (GRU), preenchida com seus dados, referente à taxa de inscrição, se dela não estiver isento;
  8. 8) se ex-integrante de qualquer uma das Forças Armadas ou de Força Auxiliar, não ter sido demitido(a) ex-officio por ter sido declarado(a) indigno(a) para o oficialato ou com ele incompatível, excluído(a) ou licenciado(a) a bem da disciplina, salvo em caso de reabilitação;
  9. 9) não ser oficial, aspirante-a-oficial ou guarda-marinha que esteja na ativa das Forças Armadas ou das Forças Auxiliares, podendo ser oficial da reserva não-remunerada (de 2ª classe, temporário);
  10. 10) se do sexo masculino, ter, no mínimo, 1,60m (um metro e sessenta centímetros) de altura, sendo que esta limitação não se aplica aos candidatos com até 16 (dezesseis) anos de idade, desde que possuam a altura mínima de 1,57 m (um metro e cinquenta e sete centímetros) e exame especializado revele a possibilidade do crescimento, ou se do sexo feminino, ter, no mínimo, 1,55m (um metro e cinquenta e cinco centímetros) de altura, conforme o inciso XIII do art. 2º Lei nº 12.705, de 2012.
  11. 11) se menor de 18 (dezoito) anos, estar autorizado(a) por seu responsável legal a submeterse ao CA e, caso seja aprovado(a) e classificado(a) nas vagas estabelecidas, a ser matriculado(a) no CFS;
  12. ⇒ Entre outros requisitos que podem ser conferidos no manual disponível abaixo.

Edital EsSA 2018 – Atribuições dos Cargos

  1. (1) Infantaria – É a arma combatente caracterizada pelo combate a pé e aproximado; utiliza meios de transportes terrestres, aéreos e aquáticos para o seu deslocamento. Tem como principais missões destruir ou capturar o inimigo, manter o terreno e atuar decisivamente na garantia da lei e da ordem. Além de outros atributos, o sargento infante distingue-se pela iniciativa e rusticidade.
  2. (2) Cavalaria – É a arma combatente das manobras rápidas e flexíveis, proteção blindada, potência de fogo e ação de choque de seus carros de combate. A Cavalaria brasileira cumpre missões de reconhecimento e segurança empregando seus carros de combate e viaturas blindadas de transporte pessoal. O sargento cavalariano destaca-se pela iniciativa, coragem e flexibilidade.
  3. (3) Artilharia – É a arma combatente que presta o apoio de fogo nos campos de batalha, destruindo ou neutralizando alvos inimigos. A Artilharia brasileira é dotada de obuseiros, canhões, mísseis e lançadores múltiplos de foguetes. Distinguido pela meticulosidade e organização, o sargento artilheiro prima pela rapidez e precisão com que executa as missões.
  4. (4) Engenharia – É a arma combatente que, nos campos de batalha, repara ou destrói pontes e estradas, elimina ou lança obstáculos e apoia a tropa na transposição de cursos d’água. Em todo território nacional constrói estradas, ferrovias, pontes, açudes e barragens. O sargento engenheiro destaca-se pela sua autoconfiança e flexibilidade.
  5. (5) Comunicações – É a arma combatente destinada a instalar e explorar os materiais de comunicações, tais como os rádios-transmissores, telefones e computadores necessários às diversas atividades militares. Coopera na instalação e exploração dos sistemas de comunicações nacionais. O sargento comunicante distingue-se pela responsabilidade e zelo.
  6. (6) Topografia – O sargento topógrafo tem a missão de realizar trabalhos de levantamentos topográficos em todo território nacional.
  7. (7) Intendência – O sargento do serviço de intendência está habilitado a prestar o apoio logístico e administrativo, em combate ou tempo de paz, a todas as armas.
  8. (8) Material Bélico – Manutenção de Armamento – O sargento mecânico de armamento presta apoio de manutenção ao armamento, leve ou pesado, utilizado pelo Exército Brasileiro.
  9. (9) Material Bélico – Mecânico Operador – O sargento mecânico operador trabalha com metalurgia, como torneiro mecânico, fresador, lanterneiro, em retífica de motores e freios, entre outras.
  10. (10) Manutenção de Comunicações – O sargento de manutenção de comunicações presta apoio de manutenção aos materiais de comunicações utilizados pelo Exército Brasileiro.
  11. (11) Material Bélico – Manutenção de Viatura Auto – O sargento mecânico de viatura presta apoio de manutenção às viaturas do Exército Brasileiro, sendo o responsável direto pela operacionalidade das tropas que as utilizam na execução de suas missões.
  12. (12) Aviação-Manutenção – O Sargento desta QMS desempenha atividades de manutenção em equipamentos elétricos, eletrônica, estrutura, motores, armamento das aeronaves de asas rotativas (helicópteros) e atua como mecânico de voo.
  13. QMS – ÁREA MÚSICA O Sargento músico desempenha missões que destinam a elevar o moral da tropa por meio da música e atua como elemento de relações públicas entre o Exército e a Comunidade.
  14. ⇒ QMS – ÁREA SAÚDE O Sargento de Saúde – Técnico de Enfermagem desempenha missões que destinam a promoção, proteção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde dos integrantes da Força, bem como seus dependentes.

Edital EsSa 2018 – Etapas do Concurso

O concurso de admissão para matrícula nos CFS terá as seguintes fases:

  1. a) 1ª fase, realizada nas OMSE, composta pelas seguintes etapas:
  2. (1) exame intelectual (EI), para todos os candidatos inscritos de caráter eliminatório e classificatório;
  3. (2) valoração de títulos, da qual participarão apenas os candidatos aprovados no EI, de caráter classificatório. Os candidatos que não possuírem Títulos participarão somente das etapas subsequentes (nenhum candidato será eliminado nessa etapa);
  4. (3) inspeção de saúde (IS), esta inspeção se destina aos aprovados no EI e classificados dentro das vagas destinadas às áreas, bem como aos incluídos na majoração que forem convocados pela ESA para continuarem no concurso de admissão, de caráter eliminatório;
  5. (4) exame de aptidão física (EAF), para os candidatos de todas as áreas, aprovados no EI e aptos na IS, de caráter eliminatório;
  6. (5) exame de habilitação musical (EHM), para os candidatos da área Música aprovados (aptos) nas etapas anteriores e convocados para este exame prático, de caráter eliminatório e classificatório; e b) 2ª fase: revisão médica e comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos, de caráter eliminatório, quando de sua apresentação nas OMCT.

Edital EsSa 2018 – Exame Intelectual

O EI (Exame Intelectual) será aplicado no dia 29 de julho para todos os candidatos, sendo constituído de 4 (quatro) partes para as Áreas Geral/Aviação, e 5 (cinco) para as Áreas Música e Saúde, valendo cada uma de 0,000 (zero vírgula zero zero zero) a 10,000 (dez vírgula zero zero zero). 

As partes da prova, referentes aos assuntos de cada matéria abordada no exame, são as seguintes:

a) 1ª parte – Matemática (12 questões objetivas área 1 e 08 questões objetivas área 2 e 3);

► b) 2ª parte – Português (12 questões objetivas área 1 e 08 questões objetivas área 2 e;

3) c) 3ª parte – História e Geografia do Brasil (12 questões objetivas área 1, sendo 6 de cada disciplina, e 08 questões objetivas área 2 e 3, sendo 4 de cada disciplina);

d) 4ª parte – Teoria Musical (12 questões objetivas), somente para os candidatos da Área Música, ou de Conhecimentos Específicos de Enfermagem (12 questões objetivas), somente para os candidatos da Área Saúde; e

e) 5ª parte – Português (1 questão discursiva – redação).

Aplicação das provas do concurso EsSa 2018

As provas ocorrerão em todos o país, nas Organizações Militares Sedes de Exames (OMSE) listadas no item de número 20 do edital ESA, disponível abaixo, além da cidade de Porto Príncipe, no Haiti.

Critérios para aprovação no concurso ESA 2018

Será considerado(a) reprovado(a) no EI e eliminado(a) do concurso de admissão o(a) candidato(a) que for enquadrado(a) em uma ou mais das seguintes situações:

a) não obtiver, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) de acertos do total das questões de cada uma das partes da prova:

b) for considerado(a) inapto(a) na questão de Redação (nota inferior a 5,000)

Somente serão aprovados os candidatos que obtiverem, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) de acertos em cada uma das partes da prova, inclusive na questão discursiva de Português (redação).

4ª fase – Exame de Aptidão Física (EAF)

Esse será aplicado para os candidatos de todas as áreas, aprovados no EI e aptos na IS, sendo de caráter eliminatório.

As tarefas serão realizadas em dois dias consecutivos, e o(a)s candidato(a)s deverão atingir os seguintes índices mínimos para aprovação:

concurso esa exame de aptidão física

Concurso ESA: exame de aptidão física!

Durante a realização do EAF, será permitido ao(à) candidato(a) executar até 2 (duas) tentativas para cada uma das tarefas, com intervalo entre estas de 1 (uma) hora para descanso (sem qualquer atividade física), excetuando-se a tarefa de corrida de 12 min, cuja segunda tentativa será realizada com intervalo de 48 (quarenta e oito) horas ou seja no dia seguinte ao segundo dia do EAF.

Resultado, matricula e curso de formação ESA 2018

A ESA divulgará o resultado do EI pela Internet, no endereço eletrônico http://www.esa.ensino.eb.br, e por intermédio dos Cmdo Gu Exm e das OMSE, apresentando a relação de todos os candidatos que o realizaram.

Sobre o Curso de Formação do concurso EsSA

A condução do concurso de admissão será encargo da ESA. No entanto, os CFS para os quais são destinados serão realizados em dois períodos de instrução, distintos e sucessivos, e em diferentes organizações militares de corpo de tropa (OMCT) e estabelecimentos de ensino (Estb Ens). A escolha dos cursos dentro da área eleita pelo candidato Geral/Aviação dar-se-á ao final do primeiro período de instrução de acordo com a disponibilidade de vagas. Os períodos de instrução e sua duração são os seguintes:

a) Período Básico, com duração prevista de 34 (trinta e quatro) semanas; e b) Período de Qualificação, com duração prevista de 43 (quarenta e três) semanas.

Veja abaixo onde funcionarão os  os cursos do Período Básico e de Qualificação.

 concurso EsSA

Localização do curso dos aprovados no concurso EsSA 2018!

A matrícula dos candidatos está programada para o dia 9 de abril de 2018.

Vídeo institucional da Escola de Sargentos das Armas “Escola Sargento Max Wolf Filho”

 

Detalhes concurso EsSA:

  • Concurso: Escola de Sargentos das Armas (Concurso ESA)
  • Banca organizadora: A própria
  • Cargo: Sargento
  • Escolaridade: nível médio
  • Número de vagas: 1.100
  • Remuneração: de R$ 3 mil
  • Inscrições: 28 de março e 27 de abril de 2018
  • Taxa de inscrição: R$ 95
  • Data da prova objetiva: 29 de julho de 2018

[su_button url=”https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2018/03/edital-esa-2018.pdf” target=”blank” style=”flat” background=”#002aff” size=”7″ icon=”icon: file-pdf-o”]Edital[/su_button]

Comece a sua preparação hoje  mesmo p/ o concurso EsSA com quem é imbatível em aprovação nas carreiras policiais.

O Gran Cursos Online aprovou mais de 7.300 alunos nos últimos concursos para o DEPEN,
PRF, Polícia Federal e PMDF.

Preparatórios online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!
Prepare-se com quem mais aprova e conquiste a sua vaga!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


18 de abril8 min. de leitura