ENEM: o que é, para que serve e como funciona o Exame?

Tudo que você precisa saber sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a edição de 2023/2024. Acompanhe aqui!

Avatar


14 de março9 min. de leitura

O Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido por sua sigla Enem, é uma das principais provas para estudantes ou pessoas que querem ingressar em um curso de nível superior. 

Por isso, a seguir vamos entender o que é, como funciona a prova e conferir datas importantes para este ano.

Se preferir, você pode navegar pelo artigo utilizando o índice abaixo:

  1. O que é o Enem?
  2. Para que serve o Enem?
  3. Como funciona o Enem?
  4. Como calcular a nota do Enem?
  5. Quem pode fazer o Enem?
  6. Com quantos anos pode fazer Enem?
  7. O que precisa levar para o Enem?
  8. Como fazer redação Enem?
  9. Calendário Enem
  10. Quando sai a nota do Enem?
  11. Como ver o resultado do Enem?
  12. Como ver a nota do Enem antiga?
  13. Como usar a nota do Enem?
  14. Como se inscrever no Enem?
  15. Quando começa a inscrição do Enem?
  16. Posso estudar em Portugal com a nota do Enem?
  17. Número de inscritos Enem
  18. Enem é vestibular? Entenda a diferença!
  19. Use sua nota do Enem para a Gran Faculdade

Quer saber mais sobre o Enem? Preparamos um manual completo para você baixar gratuitamente!

O Manual do Enem da Gran Faculdade foi baseado no Edital publicado pelo MEC e Inep em 2023 e conta com todas as informações oficiais que foram utilizadas no programa.

Neste material 100% gratuito você vai saber:

  • História e importância do Enem;
  • Datas, prazos e taxas de inscrição;
  • Como fazer o Teste Vocacional;
  • O que estudar para o Enem;
  • Como é calculada a nota do Enem;
  • E mais de 40 tópicos explicativos sobre outras dúvidas relacionadas ao programa.

Preencha o formulário abaixo e receba o manual gratuitamente:

O que é o Enem?

Como vimos, Enem é a sigla para Exame Nacional do Ensino Médio. O Enem é uma prova realizada anualmente (desde 1998) para avaliar o desempenho de estudantes para as áreas de conhecimento das diretrizes nacionais da educação.

Além disso, desde 2009, o exame é uma importante ferramenta para o ingresso ao ensino superior, pois sua nota pode ser utilizada em programas de seleção para vagas em universidades públicas e privadas.

Isso acontece tanto pelas instituições que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso, quanto pelos programas do Ministério da Educação, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Investimento Estudantil (Fies).

Ao todo, são 2 dias de realização e a prova é composta por uma redação e 180 questões divididas entre as áreas de:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias;
  • Ciências humanas e suas tecnologias;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias; e
  • Matemática e suas tecnologias.

O Enem é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Do ponto de vista institucional e de políticas públicas, a partir dos resultados do exame, é possível construir indicadores educacionais de desempenho e traçar um panorama geral da educação básica no país.

Para que serve o Enem?

Bom, basicamente, o Enem serve para três frentes principais:

  1. Para as instituições de ensino (básico) públicas e privadas: serve para avaliar o desempenho de seus estudantes para identificar pontos fortes e pontos de melhoria em suas diretrizes;
  2. Para estudantes e pessoas que querem cursar uma graduação: uma forma de ingresso ao ensino superior de forma direta (por meio da nota Enem) ou por meio dos programas do Governo Federal: Sisu, Prouni e Fies;
  3. Para o Ministério da Educação: é uma fonte de dados para construção de políticas públicas e diretrizes da educação básica no país.

Por isso, o Enem é um dos principais exames educacionais do país. Além dos dados importantes para instituições de ensino e o Ministério da Educação, ele permite a democratização do acesso ao ensino superior em instituições públicas e privadas em todo o Brasil, substituindo o vestibular em muitos casos. 

Como funciona o Enem?

enem

Anualmente, o Ministério da Educação por meio do Inep divulga um novo edital do Enem com as datas, critérios e informações relevantes para o Enem naquele ano.

Durante o período de inscrições abertas, estudantes do ensino médio ou pessoas que desejam participar dos programas de acesso ao ensino superior (que tenham concluído o ensino médio mesmo que não estejam mais estudando) podem se candidatar. 

Pessoas que não tenham conseguido a isenção da taxa de inscrição do Enem, devem fazer o pagamento para validarem sua candidatura.

Depois disso, é preciso se preparar para o Exame e ficar atento(a) ao cronograma e página do participante Enem. Por lá, é possível consultar as informações oficiais e individualizadas sobre local de prova e, posteriormente, o resultado. 

Quantas questões tem o Enem?

O Enem é composto por 180 questões, divididas entre 4 provas e uma redação. Sendo 45 questões para cada uma das áreas do conhecimento:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias;
  • Ciências humanas e suas tecnologias;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias; e
  • Matemática e suas tecnologias.

Como calcular a nota do Enem?

Para calcular a nota do Enem não é só somar a quantidade de acertos e diminuir a quantidade de erros. Isso porque, o cálculo da nota do Enem segue a Teoria de Resposta ao Item (TRI). 

Nesse modelo, são avaliados os níveis de dificuldade das questões e a coerência entre os acertos e erros.

Por exemplo, se um estudante acertou as questões mais difíceis e errou as mais fáceis, esse é um indicativo que pode causar variação no resultado final.

No dia de divulgação da nota, o(a) participante tem acesso às notas individuais de cada área e da redação, além da média geral. Sendo essa última obtida a partir da média do resultado da nota de cada uma das provas e da redação.

Entretanto, para alguns processos seletivos em cursos específicos, é possível que uma ou outra área do conhecimento tenha um peso maior, o que pode alterar as notas do Enem para aquele fim.

Por exemplo, para um curso de ciências biológicas e da saúde, é possível que o peso maior para a nota do Enem esteja na prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias.

Quem pode fazer o Enem?

Toda pessoa que já concluiu ou está concluindo o ensino médio pode fazer o Enem. Mesmo que não esteja mais estudando, é possível se inscrever e realizar o Enem para participar dos programas de seleção para o ensino superior.

Além disso, uma prática comum entre estudantes que ainda não concluíram o ensino médio é realizar o Enem para treinar seus conhecimentos na prática e se prepararem desde já para o exame. Nesse caso, contudo, os resultados não podem ser utilizados como forma de ingresso às universidades.

O Inep conta com uma política de acessibilidade e inclusão para garantir, por exemplo, a participação de pessoas com deficiência nas provas e o tratamento de pessoas transexuais e transgêneros pelo nome social.

Enem PPL

Outro grupo atendido pelo Enem é o de pessoas privadas de liberdade (PPL). Nesse caso, o responsável pedagógico da unidade prisional ou socioeducativa realiza o registro dos candidatos, acompanha as inscrições, determina a sala para realização da prova e acessa os resultados obtidos. 

A partir disso, é possível também tentar vagas em programas de acesso ao ensino superior.

Enem para treineiros

Pessoas que não concluíram o ensino médio ou querem testar o modelo e aplicação da prova podem se inscrever no Enem na condição de treineiro. Essas pessoas, entretanto, não podem utilizar seus resultados para nenhum programa de acesso ao ensino superior. 

Com quantos anos pode fazer o Enem?

O Enem não possui idade mínima ou máxima, no entanto, para usar a nota para começar uma faculdade é preciso ter concluído o ensino médio (ou estar finalizando o último ano). Portanto, antes dos 17 anos (idade média em que se conclui o ensino médio no Brasil) é possível fazer a prova na condição de treineiro. 

O que precisa levar para o Enem?

No dia da prova do Enem é importante levar:

  • Documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, Passaporte, Carteira de Trabalho, etc.);
  • Caneta esferográfica preta com tubo transparente (leve mais de uma por precaução);
  • Garrafa de água sem rótulo e transparente;
  • Lanches como frutas e barra de cereais em embalagem transparente;
  • Cartão de confirmação Enem: apesar de não ser obrigatório, nele constam todos os detalhes sobre seu local de prova, então, é uma boa ideia levar impresso.

Quando sai o local de prova do Enem?

O local de prova Enem costuma ser divulgado via página do participante cerca de 3 semanas antes da data do primeiro dia de prova. Mas não costuma ter uma data bem definida em edital.

Qual caneta pode usar no Enem?

Caneta esferográfica preta com tubo transparente. Não são aceitas canetas de outras cores ou com tubo colorido.

Quanto tempo dura o Enem?

O Enem costuma ter duração de até 5 horas e 30 minutos no primeiro dia e até 5 horas para o segundo dia.

Como fazer redação Enem?

A redação do Enem é uma das notas mais importantes para aumentar sua nota final, por isso, vale a pena se preparar para a redação ao longo de todo o ano. 

A redação do Enem é um texto dissertativo-argumentativo com tema social relevante. São avaliados 5 critérios e a pontuação final pode variar entre 0 e 1.000 pontos. 

Algumas dicas que podem te ajudar a fazer uma redação nota mil:

  • Estude língua portuguesa;
  • Pratique redação;
  • Busque referências de filmes, livros, pessoas históricas, etc.;
  • Baixe gratuitamente nosso e-book Guia para sua Melhor Redação e aproveite dicas úteis para seu cronograma de estudos em 2024! 

Calendário Enem 2024

O Enem 2023 ainda é a edição atual do Exame. O edital Enem 2024 ainda não foi publicado e deve ser disponibilizado só em abril ou maio, como nos anos anteriores. O edital é o documento oficial com as principais informações sobre o Exame, como datas, locais de prova, horários, conteúdos programáticos e qualquer mudança.

Em geral, a divulgação do edital Enem acontece entre abril e maio e as datas seguem um período mais ou menos padronizados anualmente. Confira o calendário Enem 2023 para ter ideia sobre em quais meses acontece cada etapa:

Calendário Enem 2023 por etapasDatas
Período de inscrições do Enem 20225 a 16 de junho de 2023
Divulgação do local de prova do Enem24 de outubro de 2023
Primeiro dia de prova Enem 20235 de novembro de 2023
Segundo dia de prova Enem 202312 de novembro de 2023
Divulgação do gabarito oficial14 de novembro de 2023
Divulgação do resultado final16 de janeiro de 2024

Com o resultado do Enem 2023, é possível ingressar no ensino superior no primeiro e segundo semestres de 2024. Mas para quem deseja fazer o Enem este ano, é preciso aguardar a publicação do edital do Enem 2024.

Quando sai a nota do Enem?

A nota do Enem costuma ser divulgada somente em janeiro do ano seguinte ao da realização da prova. Com ela, é possível participar dos programas do Governo Federal que abrem inscrições durante os meses de janeiro e fevereiro:

  • Sisu: para vagas em instituições de ensino públicas – é o primeiro a abrir inscrições, logo que sai o resultado do Enem;
  • Prouni: após a primeira chamada do Sisu, costuma ser aberto o período de inscrições para quem quer tentar bolsa de estudo por meio do Prouni;
  • Fies: o Fies possui um cronograma à parte e tem passado por reformulações para funcionar melhor para estudantes, instituições e Governo.

Além disso, é possível usar a nota para ingressar em instituições que aceitam o resultado do Enem como forma de ingresso. 

Como ver o resultado do Enem?

inep enem

Para ver o resultado do Enem é preciso acessar Enem página do participante, fazer seu login com CPF e senha (mesmo utilizado na inscrição) e acessar seu boletim individual de resultados. 

Como ver a nota do Enem antiga?

Os resultados das edições do Enem desde 2015 podem ser consultados na página do participante Enem utilizada atualmente: enem.inep.gov.br/participante. 

Já para os resultados do Enem de edições anteriores, é possível fazer login nos sistemas anteriores:

  • 2009 a 2014: sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem;
  • 2001 a 2008: sistemasenem.inep.gov.br/EnemResultado. 

Ou por meio da Ouvidoria do Inep. 

Como usar a nota do Enem?

A partir da divulgação do resultado do Enem, é possível utilizar a nota do Enem para programas de seleção para instituições de ensino superior públicas e privadas.

Conheça melhor e veja como funciona cada um para avaliar qual faz mais sentido para você:

  • Sisu: utiliza a nota do Enem para preencher vagas em Instituições de Ensino Superior públicas em todo o país. O Sisu acontece uma vez ao ano, para preencher vagas com início no primeiro e segundo semestres do ano. Costuma aceitar a nota do Enem da edição atual apenas;
  • Prouni: com a nota do Enem, é possível se inscrever no Prouni para conseguir bolsas de estudo (50% ou 100%) em Instituições de Ensino Superior Privadas. O Prouni abre inscrições a cada novo semestre e os estudantes precisam atender a critérios como renda (de até 3 salários mínimos por pessoa), forma como cursou o ensino médio e notas Enem. São aceitas 2 últimas edições do Enem para o Prouni.
  • Fies: o financiamento estudantil permite que estudantes possam financiar os valores das mensalidades das Instituições de Ensino Superior privadas para pagar após a conclusão do curso, com taxa de juros zero. O Fies aceita nota do Enem desde 2010 e costuma abrir inscrições de 1 a 2 vezes ao ano.

Outra forma de uso do Enem é para concursos públicos de instituições como:

  • Polícia Militar de alguns estados: aceita a nota do Enem na primeira etapa do processo seletivo para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) do Corpo de Bombeiros Militar; mas nesse caso, o(a) candidato(a) também deve atender aos requisitos de idade, altura e realizar as avaliações de saúde, aptidão física, psicológica e social;
  • E a Secretaria do Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) de Minas Gerais para cargo de nível médio.

Como se inscrever no Enem?

A edição 2024 ainda não tem edital publicado, mas, geralmente, o Enem costuma abrir as inscrições por 2 semanas, sendo que durante esse período, é preciso se cadastrar no sistema, preencher os dados e realizar o pagamento da taxa de inscrição (em 2023, o valor foi de R$85,00).

Como pedir isenção do Enem?

Além disso, pessoas que comprovem baixa renda familiar podem solicitar a isenção do Enem, e também há um prazo para isso (geralmente, é no mês de abril).

Após finalizar a inscrição no Enem, todos os dados referentes a datas, local de prova e solicitações de atendimento especial podem ser consultados diretamente na página do participante Enem Inep.

Quando começa a inscrição do Enem?

A inscrição do Enem 2024 ainda não tem data definida, mas geralmente, o período de inscrições costuma acontecer nos meses de maio ou junho. 

Posso estudar em Portugal com a nota do Enem?

Por meio de uma parceria interinstitucional do Inep, 51 universidades, institutos politécnicos e escolas superiores de Portugal aceitam a nota do Enem em seus processos seletivos. Isso facilita o processo para brasileiros que querem cursar uma graduação em Portugal.

Mas vale a pena frisar, que não há financiamento ou recursos especiais do governo nesses casos, cabe à pessoa reunir a documentação e os valores necessários para a viagem, os estudos e a permanência em Portugal.

Da mesma forma, é interessante descobrir como funciona a validação do diploma no Brasil, caso seja de seu interesse voltar depois de ter concluído a graduação.

Número de inscritos no Enem

O Enem é a maior prova de seleção para ensino superior do país, por isso, tem milhões de inscritos anualmente. Em 2023, foram mais de 3,9 milhões de inscritos, confira abaixo os inscritos no Enem das últimas edições da prova:

Edição (Ano)Número de inscritos
20223.396.632
20213.389.907
20205.783.357
20195.095.308
20185.313.000
20176.731.186
20168.627.271
20157.792.025

Enem é vestibular? Entenda a diferença!

Não, Enem não é vestibular, mas também é uma forma de ingresso ao ensino superior. Cada universidade ou faculdade, tanto pública, quanto privada, tem suas próprias formas de ingresso.

O vestibular é uma prova específica aplicada pela instituição para selecionar os candidatos classificados de acordo com a quantidade de vagas de cada curso.

Por outro lado, a nota do Enem pode ser utilizada para ingressar em:

  • Universidades públicas (Federais, Estaduais e Municipais) e Institutos Federais, por meio do Sisu;
  • Instituições de ensino superior particulares com bolsas de 50% ou 100%, pelo Prouni, ou com mensalidades financiadas parcial ou integralmente, pelo Fies;
  • Algumas instituições de ensino em Portugal;
  • Instituições públicas e privadas no Brasil que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso de acordo com seus próprios critérios de seleção.

Use sua nota do Enem para a Gran Faculdade

Você pode usar a sua nota do Enem para entrar na Gran Faculdade! Basta selecionar essa forma de ingresso no ato da matrícula. E o melhor é que você não precisa esperar o início do semestre para começar a estudar.

Com a entrada imediata, você começa seu curso assim que finaliza sua matrícula para não perder tempo até conquistar seu diploma!

Conheça a Gran Faculdade e aproveite diversas vantagens, como:

  • Mensalidades acessíveis que cabem no seu bolso;
  • Flexibilização de horários para estudar de acordo com a sua rotina;
  • Professores qualificados e didáticos que te preparam tanto para a teoria, quanto para a prática profissional;
  • Plataforma simples e intuitiva que pode ser acessada de qualquer dispositivo, para você estudar de onde estiver;
  • Recursos de acessibilidade e inclusão para que todos possam estudar com qualidade;
  • Recursos tecnológicos que melhoram seu desempenho nos estudos e otimizam seu tempo e conhecimento; e muito mais!

Cupons de desconto Graduação EAD

Confira os descontos abaixo e selecione a opção que melhor se encaixa para você (cupons válidos até o preenchimento das vagas disponíveis):

CategoriaValor mensalCupom
Graduação SocialR$ 94,90GRADSOCIALGRAN
Graduação Social MulherR$ 89,90GRADSOCIALGRANMULHER
Graduação Alunos e Ex-alunos GranR$ 94,90GRADALUNOGRAN
Graduação Alunas e Ex-alunas Gran (Mulher)R$ 89,90GRADALUNOGRANMULHER
Novos AlunosR$ 114,90NOVOGRADGRAN
Novas Alunas (Mulher)R$ 109,90NOVOGRADGRANMULHER

Além disso, você pode obter 10% de desconto fazendo o pagamento à vista. Ou, se não tiver limite do valor semestral no cartão de crédito, se matricular com pagamento recorrente (o valor da mensalidade é descontado a cada mês, sem comprometer o limite).

30 dias para testar! Aqui, confiamos no serviço que prestamos e no nosso propósito de mudar vidas por meio da educação da tecnologia. Então, se você não estiver satisfeito(a) em 30 dias, pode receber seu dinheiro de volta!

Garanta sua matrícula com desconto!

Gostou do conteúdo? Então, siga acompanhando o blog para conferir mais dicas sobre o Enem 2024, outras formas de ingresso ao ensino superior e muito mais!


Quer ficar por dentro da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:

TELEGRAM

Avatar


14 de março9 min. de leitura