Especialização lato-sensu: o que é e quais os tipos? Veja!

Saiba o que é uma especialização lato-sensu e como ela pode te ajudar a se destacar na carreira em diversas áreas do conhecimento

Por
3 min. de leitura

Você sabe o que é uma especialização lato-sensu? Esse tipo de pós-graduação é ideal para quem procura agilidade na hora de se atualizar profissionalmente, mudar de área ou mesmo adquirir novos conhecimentos. São cursos de nível superior objetivos, que unem o essencial entre teoria e prática de forma rápida e eficiente.

Logo do WhatsApp Clique aqui para seguir o canal Gran Faculdade no WhatsApp!

Acompanhe o artigo para saber mais ou navegue pelo índice:

 

Quer começar uma especialização mas ainda tem dúvidas de qual caminho seguir? Baixe gratuitamente o Guia da Pós-graduação!

Concluiu a Graduação e agora quer se especializar em uma área para garantir melhores oportunidades de emprego ou salário? Chegou a hora de começar uma Pós na Gran Faculdade!

Se você quer iniciar a sua jornada e não sabe qual caminho seguir, nós fizemos um e-book com todo o passo a passo de como começar uma pós-graduação. No material que preparamos para você, falamos sobre:

  • O que é pós-graduação
  • Tipos de pós-graduação;
  • Como começar uma pós-graduação;
  • Sugestões de cursos que você pode seguir de acordo com sua área.

E o melhor de tudo: todo esse conteúdo é gratuito! Basta preencher o formulário abaixo que você terá acesso ao material:

O que é especialização lato-sensu?

Um curso de especialização lato-sensu é um tipo de pós-graduação voltada pra profissionais ativos no mercado de trabalho. O objetivo desse curso é capacitar de forma rápida e objetiva sobre algum tema específico em diferentes áreas do conhecimento.

Em geral, toda especialização é lato-sensu. O seu foco é justamente a atualização profissional ou mesmo a capacitação em novos conhecimentos de forma prática e teórica, unindo o fundamental para a área de formação em questão.

Esse tipo de curso é válido e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e é tão valorizado quanto outros tipos de curso. Desse modo, é preciso avaliar quais são seus objetivos profissionais e escolher qual curso fazer.

Quais os tipos de pós-graduação lato-sensu?

Os cursos de pós-graduação lato-sensu são organizados em 2 principais tipos:

  • Especialização ou Pós-graduação: cursos gerais que abrangem o essencial entre teoria e prática, especialmente para profissionais não exclusivamente acadêmicos.
  • Master Business Administration (MBA): cursos voltados para a área de gestão aplicada a diferentes realidades e contextos.

Qual a diferença entre lato-sensu e especialização?

Em resumo, a especialização é um tipo de pós-graduação lato-sensu. Desse modo, lato-sensu é a área como um todo.

Diferença entre MBA e especialização lato-sensu

A principal diferença entre MBA e Especialização lato-sensu está apenas no seu objetivo. Ambas são cursos de pós-graduação lato-sensu, mas o MBA tem um foco mais voltado para o campo da gestão, enquanto a especialização é mais geral.

Especialização lato-sensu é pos-graduação?

Sim, uma especialiação lato-sensu é um tipo de pós-graduação.

Especialização lato-sensu EAD

Os cursos de especialização lato-sensu EAD são regulamentados desde 1996 com a Lei 9.394, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Além disso, em 1998 e 2017 também foram publicados o Decretos n.º 2561/1998 e então no Decreto 9.057/2017.

De forma resumida, os documentos estabelecem o Ministério da Educação (MEC) como a principal entidade reguladora de qualidade do ensino EAD, capaz de autorizar cursos e certificados. Assim, caso uma Instituição de Ensino tenha interesse em oferecer programas de ensino superior na modalidade remota, deverá se credenciar no MEC.

Para o caso específico da pós-graduação EAD lato-sensu, ainda se aplicam o Parecer n.º 908/99 e a Resolução nº 3 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, alterando a condição destes programas de curso livre para especializações reconhecidas pelo MEC no Brasil inteiro.

Dessa forma, é seguro assumir que cursos de pós-graduação EAD reconhecidos pelo MEC são pensados e regulamentos com cuidado, afim de garantir a qualidade ensino aos seus alunos.

Especialização lato-sensu e stricto sensu

O primeiro ponto é que não existe especialização stricto-sensu. Ou seja, toda especialização é lato-sensu e tem um viés mais profissional e dedicado a formar profissionais para o mercado não acadêmico ou científico.

Esse tipo de curso é mais curto (6 a 18 meses) e são facilmente conciliáveis com a vida pessoal e profissional.

Já os cursos de pós-graduação stricto-sensu (mestrados e doutorados) são aqueles com longa duração (2 a 4 anos) e ideais para quem quer seguir carreira acadêmica e científica. Desse modo, exigem muitas vezes a dedicação exclusiva e também um maior rigor metodológico e ético.

O que é certificado de especialização lato-sensu?

Ao final dos cursos de especialização lato-sensu o aluno recebe um certificado e não um diploma, como acontece nos cursos stricto-sensu. Todavia, na prática, não há nenhum tipo de diferença entre a valorização dos documentos. Trata-se apenas de uma questão burocrática visto a diferença de perfil entre os dois tipos de formações.

Especialização lato-sensu é reconhecida pelo MEC?

Sim, os cursos de especialização lato-sensu são reconhecidos pelo MEC pela Resolução CNE/CES nº 1 de junho de 2007..

Qual o título de quem faz pós-graduação lato-sensu?

Quem faz pós-graduação lato-sensu recebe o título de especialista na área que se formou.

Quais são os requisitos para fazer uma especialização lato-sensu?

Assim como qualquer curso de pós-graduação, os requisitos para fazer uma especialização lato-sensu é ter concluído um curso de graduação (licenciatura, tecnólogo ou bacharelado).

Quanto tempo dura uma pós lato-sensu?

Em média, o tempo de duração de uma pós lato-sensu é entre 6 e 18 meses.

Quem tem lato-sensu pode dar aula?

Sim, quem tem pós-graduação lato-sensu pode dar aula em cursos de graduação. Todavia, para dar aula na educação básica é preciso ser graduado em cursos de licenciatura ou fazer uma complementação pedagógica.

A importância da especialização lato-sensu

A importância de uma especialização lato-sensu se dá principalmente a partir dos seus benefícios e vantagens. Veja:

  • Maiores salários;
  • Interesses pessoais;
  • Mudança de carreira;
  • Recolocação profissional;
  • Atualização e desenvolvimento na carreira;
  • Maior pontuação em provas de concursos públicos e muito mais!

Conheça os cursos de pós-graduação do Gran!

Aqui na Gran Faculdade, os cursos de pós-graduação EAD são especializações 100% online que otimizam também seus estudos para concursos e podem ser concluídos entre 6 e 18 meses.

São mais de 80 opções de cursos de especialização EAD para as áreas de Gestão, Educação, Direito, Policial, Tecnologia e Engenharia. Dessa forma, você estuda em uma instituição reconhecida com nota máxima pelo MEC, com mensalidades que cabem no seu bolso, de acordo com seu tempo e rotina!

Confira nossos cursos, faça sua matrícula e comece hoje mesmo seu curso de pós EAD da Gran Faculdade. Clique na sua área de interesse e encontre a pós-graduação que você deseja fazer com o Gran:

Vem pra Gran Faculdade!

A Pós Graduação da Gran Faculdade surgiu em abril de 2021 e, desde então, vem mudando a vida de milhares de pessoas.

Como parte de sistema Gran de ensino, que é reconhecido como marca aprovadora há mais de 10 anos, construímos uma renomada reputação na área de educação.

Veja algumas de nossas conquistas:

  • Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
  • Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
  • Somos o site de educação mais acessado do Brasil;
  • Somos avaliados com a nota máxima pelo MEC;
  • Aqui o semestre começa quando quiser: entrada imediata e contínua!
  • Melhores preços do mercado;
  • Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
  • Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
  • Professores experientes e capacitados;
  • Acesso imediato e 100% online.

Quero ser aluno da Gran Faculdade!


Quer ficar por dentro das novidades da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal do app de sua preferência:

TELEGRAM

Por
3 min. de leitura