Especialização e pós-graduação: qual é a diferença?

Tire suas dúvidas sobre especialização e pós-graduação e descubra qual a melhor opção para auxiliar na sua carreira acadêmica e profissional!

Avatar


24 de outubro7 min. de leitura

Na hora de procurar aperfeiçoamento acadêmico e profissional sempre fica a dúvida: será que é melhor investir em mestrado, doutorado, MBA ou especialização? Afinal, qual é a diferença entre especialização e pós-graduação e qual a melhor escolha para você neste momento?  Acompanhe o artigo para responder essas perguntas!

Utilize o índice abaixo para navegar entre as diferenças da especialização e pós-graduação:

Importante: quer receber conteúdos da pós-graduação diretamente no seu celular? Clique aqui e venha fazer parte do canal de notícias no Telegram! 

Especialização e pós-graduação: o que elas têm em comum?

Os modelos de pós-graduação disponíveis no Brasil atualmente são essencialmente divididos em duas grandes categorias: Pós-Graduação Lato-Sensu e Pós-Graduação Stricto-Sensu. De modo geral, os dois tipos de programa são voltados para o aperfeiçoamento do profissional, sejam mais voltados para o âmbito teórico ou prático. Assim, temos:

  • Pós-Graduação Stricto-Sensu: mestrados e doutorados;
  • Pós-Graduação Lato-Sensu: MBAS e especializações.

Dessa forma, a especialização é uma forma de pós-graduação lato-sensu, assim com o MBA.

Saiba mais sobre os tipos de pós-graduação!.

Volte ao topo

Especialização e pós-graduação stricto-sensu: quais são as diferenças?

Você já viu que a especialização também é uma pós-graduação. Analogamente, as diferenças entre especialização e pós-graduação stricto-Sensu são maiores e dizem respeito à estrutura, duração e formas de ingresso de cada um desses cursos.

Qual a diferença entre especialização e pós-graduação stricto-sensu: duração e conciliação

Pós-graduações Stricto-Sensu (mestrados e doutorados) geralmente são mais voltadas para o âmbito teórico e de pesquisa, podendo durar de 2 a 5 anos. Também são conhecidas por apresentarem cronogramas mais robustos, sendo mais difícil de conciliar com outros compromissos profissionais e acadêmicos. Além disso, é comum que apresentem algum processo avaliativo de ingresso, como uma prova ou projeto de pesquisa.

Pós-graduações Lato-Sensu (Especialização e MBA), por outro lado, são cursos mais voltados para atualizações e aplicações práticas, podendo ser concluídos em até 18 meses. Com cronogramas mais objetivos e sucintos, são mais fáceis de serem conciliados e encontrados na modalidade 100% online (EAD), que possibilita a construção de horários pelos alunos. Ademais, geralmente não possuem avaliações (provas ou projetos de pesquisa) para o ingresso.

Qual a diferença entre especialização e pós-graduação stricto-sensu: TCC

Em cursos de pós-graduação do modelo Stricto-Sensu, a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (dissertação de mestrado/ doutorado) é obrigatória por lei.

Já para os cursos de especialização desde a publicação da CNE/CES 01 de 06/04/2018 , a lei brasileira compreende que o TCC não é mandatória para a obtenção de certificação (devidamente reconhecida pelo MEC) de especialização ou MBA.

Esta decisão foi embasada na natureza dos cursos de especialização, que é naturalmente mais prática e voltada para atividades profissionais. Assim, a abordagem acadêmica prevista na elaboração de um TCC nem sempre é interessante para o aluno.

Vale lembrar que um aluno de especialização ainda pode optar por realizar o TCC, caso julgue necessário para a complementação do seu curso. Saiba mais sobre as vantagens e desvantagens de fazer TCC na pós! 

Qual a diferença entre especialização e pós-graduação stricto-sensu: título

Ao concluir qualquer curso de pós-graduação reconhecido pelo MEC, você recebe um título profissional. Veja quais são de acordo com cada programa:

  • Doutorado: Doutor
  • Mestrado: Mestre
  • Especialização e MBA: especialista

Com a busca do atual mercado de trabalho por profissionais de atuação cada vez mais específica, receber qualquer um desses títulos concede, além de maior autoridade profissional, um grande destaque no currículo!

Qual a diferença entre especialização e pós-graduação stricto-sensu: estágio

O estágio pode ser realizado tanto por estudantes da pós-graduação Stricto-Sensu quanto Lato-Sensu. A principal diferença, neste caso, diz respeito à obrigatoriedade e remuneração. 

Enquanto para os estudantes de mestrado e doutorado, o estágio geralmente é obrigatório e não remunerado; para estudantes da especialização, o estágio é opcional e pode ser remunerado.

Assim, para o segundo grupo aplicam-se as mesmas leis regulatórias do estágio da graduação, previstas na Lei 11.788. Leia mais sobre o Estágio na Pós-Graduação! 

Qual a diferença entre especialização e pós-graduação stricto-sensu: possibilidade de realizar o curso no modelo 100% remoto

Uma grande diferença entre a especialização e a pós-graduação stricto-sensu é a possibilidade de oferecer programas 100% remotos. De acordo com as principais portarias que tratam sobre o estudo remoto para mestrados e doutorados ( Portaria nº 90 de 24 de Abril de 2019 e também pela Portaria nº 2, de 4 de Janeiro de 2021), cada curso precisa ser avaliado individualmente para ser liberado aos alunos, processo que ainda não resultou em nenhuma aprovação efetiva.

Além disso, as diretrizes não aceitam um curso 100% EAD para a pós-graduação stricto-sensu: ao invés disso, por conta da necessidade de realização de atividades presenciais, serão cursos ministrados no modelo semipresencial. 

Caso você opte pela realização de uma especialização, contudo, é completamente possível realizar todas as etapas de maneira remota: desde a matrícula e assinatura do contrato, realização das provas até a apresentação do TCC e recebimento da certificação reconhecida pelo MEC.

Especialização x MBA

Uma das dúvidas mais frequentes em relação aos tipos de pós-graduação está entre as diferenças entre programas de especialização e MBA. Afinal, sendo ambos programas de pós-graduação lato-sensu, possuem alguns pontos em comum: como o TCC opcional, a capacidade de realização do programa 100% EAD e a possibilidade de conclusão mais rápida.

Dessa forma, a maior diferença está na natureza e objetivo dos programas. O MBA geralmente está voltado para especializações no âmbito da Administração e Negócios e costuma ser uma opção melhor aproveitada pelos profissionais que já possuem algum tempo de atuação no mercado.

Já a especialização pode englobar uma quantidade bem maior de programas e propostas, podendo ser encaixada em qualquer momento da vida profissional e acadêmica, com grandes ganhos para a vida acadêmica e profissional.

Saiba mais diferenças entre a especialização e o MBA! 

 

Volte ao topo

Especialização e pós-graduação Stricto-Sensu : como escolher?

Se você quer dar um passo adicional após a graduação. mas está em dúvida entre fazer uma especialização e pós-graduação, o primeiro passo para decidir é fazer algumas perguntas:

Como escolher entre especialização e pós-graduação stricto-sensu: qual seu objetivo profissional?

Você pretende ingressar em uma carreira acadêmica como professor ou pesquisador? Se a resposta for sim, a pós-graduação Stricto-Sensu é a melhor escolha para você. Analogamente, se você quiser se especializar de maneira prática em uma função que já exerce, ou pretende exercer, o melhor caminho pode ser por meio de uma especialização ou MBA.

Ainda no âmbito de objetivos professionais, o MBA é indicado para pessoas que buscam ocupar cargos de gestão no futuro, já que são programas de especialização voltados especialmente para Administração, Gestão e Negócios.

Como escolher entre especialização e pós-graduação stricto-sensu: quanto tempo você tem para se dedicar?

É muito importante levar em consideração a carga horária do curso que você pretende cursar ao avaliar cursos de especialização e pós-graduação. Coloque na ponta do lápis quanto tempo você possui para investir na sua nova certificação, lembrando sempre que grande parte dos programas de pós-graduação Stricto-Sensu são presenciais e não oferecerem tanta mobilidade de horários quanto uma pós-graduação lato-sensu, que pode ser até 100% online. Considere também o tempo de conclusão do curso: em quanto tempo você espera ter uma certificação?

Se você pretende utilizá-la para uma Prova de Títulos, por exemplo, 2 anos pode ser tempo demais. Assim, é melhor optar por uma pós-graduação lato-sensu que pode ser concluída até mesmo em 6 meses, como é o caso da pós intensiva da Gran Cursos Pós-Graduação.

Especialização e pós-graduação: conheça os cursos de pós intensiva do Gran

A Gran Cursos Pós-Graduação oferta um total de 34 cursos em diferentes áreas para todos os profissionais que buscam uma especialização mais rápida, sem perder a qualidade! Veja abaixo a relação de cursos já lançados:

  • Pós-Graduação em Segurança Pública e Investigação Criminal
  • Pós-Graduação em Direito Público
  • Pós-Graduação em Gestão Pública
  • Pós-Graduação em Saúde Pública
  • Pós-Graduação em Controladoria e Finanças Públicas
  • Pós-Graduação em Gestão Fiscal e Tributária
  • Pós Graduação em Orientação Educacional
  • Pós-Graduação em Segurança da Informação
  • Pós-Graduação em Direito Penal e Processo Penal
  • Pós-Graduação em Urgência e Emergência
  • Pós-Graduação em Direito Constitucional
  • Pós-Graduação em Governança de TI
  • Pós-Graduação em Gestão Estratégica
  • Pós-Graduação em Direito Civil e Processo Civil
  • Pós-Graduação em Direito Administrativo
  • Pós-Graduação em Direito Eleitoral
  • Pós-Graduação em Gestão Estratégica
  • Pós-Graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho

Cursos da Gran Pós intensiva – Lançamento em Dezembro/2021 

  • Pós-Graduação em Direito Ambiental e Urbanístico
  • Pós-Graduação em Direito e Processo Previdenciário
  • Pós-Graduação em Perícia Contábil
  • Pós-Graduação em Contabilidade e Auditoria Governamental
  • Pós-Graduação em Enfermagem e terapia intensiva
  • Pós-Graduação em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família e Comunidade

Cursos da Gran Pós Intensiva – Lançamento em Abril/2022

  • Especialização em Direito Digital e Proteção de Dados
  • Especialização em Direito Militar
  • Especialização em Inteligência de Estado e Inteligência Policial
  • Especialização em Gestão de Pessoas
  • Especialização em Docência no Ensino Superior
  • Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
  • Especialização em Planejamento Tributário
  • Especialização em Gestão Estratégica em Saúde
  • Especialização em Saúde Pública com Ênfase em Vigilância Sanitária
  • Especialização em Licitações Públicas e Contratos Administrativos

Conheça mais e faça sua matrícula nos cursos da Gran Pós Intensiva!

Volte ao topo

Como escolher entre especialização e pós-graduação stricto-sensu:  você está em busca de um cargo público ou privado?

Se você está estudando para um concurso público com edital já publicado ou previsto para acontecer em breve, pode não ser uma boa ideia se comprometer com uma pós-graduação stricto-Sensu. Lembre-se que o grau de aprofundamento teórico nessa modalidade de pós-graduação é muito grande e pode acabar interferindo com seus estudos para concurso.

Por outro lado, uma pós-graduação lato-Sensu diretamente relacionada ao concurso que você pretende prestar, pode te ajudar a otimizar seus estudos, construindo pontes entre os conhecimentos. Essa, na verdade, é uma das grandes diferenças entre a especialização e pós-graduação stricto-sensu.

Além disso, se você está a procura de um programa centrado na conquista simultânea do título de especialista e estudo para concursos, o programa pós-preparatória 2 em 1 da Gran Cursos Pós-Graduação pode ser a melhor opção para você!  

Além de contar com os módulos regulares, você ainda pode desfrutar de um módulo preparatório, exclusivamente voltado para otimizar sua preparação para os principais certames da área.

Especialização e pós-graduação: conheça os cursos de pós intensiva do Gran

A Gran Cursos Pós-Graduação oferta um total de 9 cursos em diferentes áreas para todos os profissionais que almejam um cargo específico, especialmente na iniciativa pública. Veja abaixo a relação de cursos já lançados:

Cursos da Gran Pós 2 em 1 – Lançamento em Abril/2021

  • Pós-Graduação em Ciências Jurídico-Criminais aplicadas às atividades do Delegado
  • Pós-Graduação em Direito e Jurisdição, aplicada à magistratura.
  • Pós-Graduação em Controladoria Pública
  • Pós-Graduação em Auditoria Fiscal
  • Pós-Graduação em Compliance Penal, com ênfase na Advocacia Criminal.

Novos cursos da Gran Pós 2 em 1 – Lançamento Setembro/2021

  • Pós-Graduação em Ciências Jurídicas Aplicadas às Atividades do Ministério Público
  • Pós-Graduação em Direito e Defesa das Garantias Fundamentais – Aplicada à Defensoria Pública
  • Pós-Graduação em Ciências Jurídicas Aplicadas à Advocacia Privada
  • Pós-Graduação em Ciências Jurídicas aplicadas à Advocacia Pública

Saiba mais sobre a pós preparatória 2 em 1 do Gran!

Volte ao topo

Especialização e pós-graduação: faça seu curso com desconto!

Já pensou em cursar sua especialização com até 40% de desconto? Com os cupons de desconto da Gran Cursos Pós-Graduação, você pode! Veja as promoções disponíveis:

  • Aluno do GRAN: 40% de desconto (12x de R$ 179,88)
  • Ex-aluno do GRAN: 30% de desconto (12x de R$ 209,86)
  • Novo aluno: 20% de desconto (12x de R$ 239,84)

Garanta seu cupom e faça sua Gran Pós com desconto! 

Para conquistar esta oportunidade, basta acessar a página do curso e visualizar os cupons disponíveis na aba de valores. Seu navegador aplicará automaticamente a melhor promoção para você, mas você pode acessar todos os cupons e alterá-los, caso se classifique em uma condição distinta!

Volte ao topo

Especialização e pós-graduação: como escolher o melhor curso?

Agora que já esclarecemos as diferenças entre a especialização e pós-graduação Stricto-Sensu, é muito importante lembrar que,  para qualquer escolha de pós-graduação ser bem sucedida, é preciso que você determine seus objetivos profissionais atuais e onde você quer chegar. Isso significa na prática pensar sobre os cargos e áreas em que você atua atualmente ou gostaria de atuar no futuro.

Ficou alguma dúvida? Você pode conferir conselhos exclusivos dos professores Felipe Leal e Renato Borelli sobre como escolher a melhor pós-graduação para você no vídeo abaixo:

Se você prefere conteúdo escrito, também pode acessá-lo no link:

Veja como decidir qual a melhor pós-graduação para você!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

 CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


24 de outubro7 min. de leitura