Estudo ativo: o segredo dos aprovados

Avatar


14 de maio5 min. de leitura

Olá, aqui é o Marcos Almeida, sou coach e mentor no Gran Cursos Online. Hoje falaremos sobre um tema essencial para que você adquira alta performance e domínio nas disciplinas que estuda a fim de ser aprovado no seu concurso, que é a implementação do estudo ativo.

Há algum tempo, procurando por livros que falassem sobre aprendizagem acelerada, eu me deparei com um livro de um dos grandes especialistas do Brasil nessa área, o Professor Pier, já falecido. Nessa obra, ele fala sobre a importância de você se tornar autodidata para passar em concursos. Disse também que ser aluno é diferente de ser estudante – eu achava que tudo era a mesma coisa.

Ao avançar na leitura, percebi que já havia aplicado esse princípio durante a minha jornada rumo à aprovação. Lembro-me que iniciei os meus estudos frequentando um desses cursinhos presenciais. Após ter concluído o curso e ter um péssimo resultado na prova, percebi que aquela não era a maneira mais eficiente de se estudar.

Saí das salas de aulas presenciais e comecei a me preparar em casa, com cursos online. A partir de então, vi o meu aprendizado “decolar”. E qual foi o ponto que fez a diferença na minha preparação?

Eu deixei de ser aluno para me tornar um estudante.

Um aluno se contenta com o estudo em sala de aula, um curso em videoaula ou simples leitura teórica. Ele faz poucos exercícios do conteúdo estudado, não revisa, não faz associações do que estudou com exemplos do cotidiano. O estudo dele é muito passivo, ou seja, essa pessoa é uma mera receptora de informações, e não uma aprendiz.

Já o estudante estuda solitário na maior parte do tempo. Ele aprendeu a ser autodidata e a estudar colocando a sua “cachola” para funcionar. Ele não se contenta com o que é passado na sala de aula ou no curso EAD. Ele busca fazer associações, relacionando o que acabou de ver na teoria com aquilo que já sabe. Busca encontrar exemplos práticos para cada conteúdo teórico que estuda. Ele faz milhares de questões, porque sabe que essa é uma das melhores maneiras de se estudar ativamente e se preparar em alto nível para a prova. Para o estudante, a aprovação é questão de tempo, é algo inevitável.

– Beleza, Marcos, então como eu faço para me tornar um estudante?

Para te explicar como se faz, tenho primeiro que dizer qual é a diferença entre estudo ativo e passivo.

ESTUDO ATIVO X ESTUDO PASSIVO

Estudo passivo é aquele estudo tradicional. Aquele que você está na sala de aula e só recebe informações. Você não faz anotações sintetizadas, não faz correlações com o que já estudou. Na prática, você exercita muito pouco o seu cérebro.

Com o estudo ativo, além de receber informações, você as externaliza, colocando esse conhecimento “para fora” de alguma maneira.

Se eu te perguntasse quais são os princípios da Administração Pública constantes na Constituição Federal, você provavelmente me responderia com o mnemônico LIMPE (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência). E se eu quisesse que você se aprofundasse ainda mais na explicação e me respondesse a definição de cada um desses princípios e me desse um exemplo de aplicação de cada um deles? Aí complicou mais, não é?

Provavelmente você me falaria a definição e os exemplos de alguns dos princípios. Beleza, o que você acabou de fazer foi um estudo ativo. O simples fato de acessar uma informação em sua memória e externalizá-la, me falando sobre cada tema, é estudo ativo. Você teve de colocar o cérebro para funcionar. Já deu para ter uma compreensão do que é estudar de maneira ativa, não é verdade? Esse é o grande segredo daqueles que são aprovados em concursos top!

DAR AULA

Essa é considerada a melhor técnica de aprendizado. Quando você dá uma aula, você aprende mais do que todo mundo, pois, além de ter de relembrar o conteúdo estudado, é preciso sintetizar a informação para o outro que estará te ouvindo entender. Muitas vezes, para explicar algo de maneira clara, você acaba fazendo associações, explica com exemplos aquele conteúdo teórico. Geralmente professores de cursinhos são feras nas disciplinas que lecionam e, quando chegam a fazer questões de provas dessas disciplinas, acabam gabaritando.

– Certo, Marcos, porém eu não sou professor! Como faço para dar aula se não tenho alunos para me ouvirem?

Você pode dar aulas para a sua esposa ou namorada que também está estudando para concursos, ou para algum amigo. Uma coisa que eu fazia quando estudava para concursos era me juntar com a minha esposa e estudar Direito Constitucional e Administrativo com ela. Nós fazíamos da seguinte maneira: eu pegava a bateria de questões comentadas do meu material e fazia um jogo de perguntas e respostas. Ela tinha que me dizer qual era a resposta e a justificativa. Se errasse, eu explicava o porquê da resposta. Às vezes lia os tópicos do sumário de determinado capítulo e perguntava a definição de cada assunto e pedia que ela me desse um exemplo. Era um estudo muito divertido e nós dois estudávamos de maneira mais ativa. Ela me dizia que, quando estudávamos assim, ela aprendia quatro vezes mais do que da maneira tradicional. Vai aí uma dica!

Outra tática muito eficiente é: quando você for iniciar o estudo, olhe para o sumário e pergunte-se sobre a definição de cada tópico e fale exemplos de cada um deles. Você pode explicar falando ou fazendo uma explicação mental. Talvez você consiga responder poucos itens ou muitos, às vezes. O mais importante é estudar de maneira mais efetiva, e dificilmente você se esquecerá daquele conteúdo.

DISSERTAÇÕES

Quando você pega aquele conteúdo que estudou e faz um pequeno texto sobre ele de cabeça, mesmo que sejam poucas linhas, você também estuda de maneira ativa. Em vez de explicar cada tópico do capítulo estudado, escreva um parágrafo explicando cada um. Além de isso elevar o seu aprendizado, essa prática também ajudará na sua preparação para as provas discursivas. Colocar o que estudou no papel é um exercício e, quanto mais você o fizer, mais ficará bom no conteúdo.

É interessante fazer as dissertações “de cabeça”, e não com consulta. Após ter escrito o breve texto, você poderá conferi-lo com a teoria para verificar se ele está de acordo. Depois você pode também acrescentar mais informações no texto. Esse texto poderá ser um excelente material de revisão.

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES COMENTADAS

Essa é uma das melhores maneiras de se estudar de maneira ativa, se não a melhor. Estudos afirmam que, se você estuda um conteúdo teórico e faz questões referentes a esse tema, você aprende 70% mais.

Acredito que podemos aprender de tudo nessa vida com a prática e, quanto mais nos exercitamos, melhores nos tornamos. A prova do seu concurso não será uma prova interativa ou uma videoaula, mas será composta de questões, e você precisa se tornar bom nisso o mais rápido possível. Para alcançar a maestria em fazer provas, você terá de fazer milhares de questões de provas anteriores. Simples assim.

Quando você estuda fazendo questões com comentários, o seu estudo é muito mais ativo do que simplesmente quando se lê um material teórico ou um resumo. Quando você responde uma questão, além de ter de acessar aquele conteúdo teórico nas “gavetas” da sua memória, é preciso fazer um grande trabalho de interpretação de texto. Já percebeu que muitas das questões que você erra não é porque não sabia o conteúdo, e sim porque não soube interpretar a questão da maneira que o examinador pediu na prova? Muitas vezes você tem o conhecimento da lei ou da teoria, e o simples fato de não ter prestado atenção em uma palavra faz você errar aquele item.

É muito importante você entender que precisa estudar por questões da maneira certa, na intensidade certa e no momento certo. No final das contas, você precisará se tornar um especialista em fazer questões se quiser passar em concursos.

Então, é isso. Espero que aplique essa metodologia do estudo ativo nos seus estudos. Tenho absoluta certeza de que, se aplicar essas técnicas, você levará os seus estudos a um novo nível e ficará mais próximo da sua aprovação.

 

Muito sucesso nos seus estudos, e até breve.

@marcosalmeidacoach

Avatar


14 de maio5 min. de leitura