Exame CFC: Provas adiadas! Confira AQUI os detalhes!

Exame CFC terá prova objetiva aplicada em abril de 2020. Confira!

Avatar


25 de junho3 min. de leitura

O Conselho Federal de Contabilidade (Exame CFC) informa que as provas objetivas, marcadas para o dia 19 de abril em todo o país, estão adiadas, devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Consta no Diário Oficial da União do dia 25 de junho de 2020 a Resolução N° 1.597 que trata sobre o Exame de Suficiência – requisito para obtenção de Registro Profissional em Conselho Regional de Contabilidade. Veja aqui!

Confira no índice abaixo todos os detalhes do edital do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade publicado nesta segunda-feira (13/01):

Análise do edital CFC e dicas de estudo

E claro, que o Gran preparou um evento especial: análise do edital do Conselho Federal de Contabilidade hoje (13/01), às 19h, com o professor Anderson Ferreira e Luiz Eduardo. Confira o vídeo completo clicando no link abaixo:

Inscrições no Exame CFC

As inscrições no edital CFC tiveram que ser efetuadas, exclusivamente, pela internet, pelos sites:

  • Consulplan – www.consulplan.net e;
  • CFC – www.cfc.org.br.

Os interessados tiveram das 14h do dia 10 de fevereiro de 2020 até às 16h do dia 12 de março de 2020 (horário oficial de Brasília – DF) para efetivar a inscrição.

O boleto bancário – R$ 110,00 – referente ao pagamento da taxa de inscrição tinha que ser pago, impreterivelmente, até o dia 13 de março de 2020.

Etapas de prova do Exame de Suficiência

O Exame do Conselho Federal de Contabilidade serve para comprovar conhecimentos médios, consoante os conteúdos programáticos desenvolvidos no curso de Bacharelado em Ciências Contábeis.

O Exame de Suficiência, que visa à obtenção de registro na categoria Contador, pode ser prestado pelos bacharéis e estudantes do último ano letivo do curso de Ciências Contábeis.

O Exame será constituído de prova objetiva de múltipla escolha – 50 questões. Confira as opções de localidades para realização da prova:

Edital Exame CFC: Locais de prova!

 Exame CFC: Confira os locais de prova

Prova objetiva: Exame CFC

A prova objetiva do Exame CFC seria aplicada no dia 19 de abril de 2020 (domingo), no turno da manhã, de 9h30 às 13h30 (horário de Brasília – DF).

Os locais de realização da prova serão divulgados nos endereços eletrônicos www.consulplan.net e www.cfc.org.br.

A prova será composta de 50 questões objetivas, valendo um ponto cada uma, abrangendo os seguintes assuntos:

a) Contabilidade Geral;
b) Contabilidade de Custos;
c) Contabilidade Aplicada ao Setor Público;
d) Contabilidade Gerencial;
e) Controladoria;
f) Noções de Direito e Legislação Aplicada;
g) Matemática Financeira e Estatística;
h) Teoria da Contabilidade;
i) Legislação e Ética Profissional;
j) Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade;
k) Auditoria Contábil;
l) Perícia Contábil e;
m) Língua Portuguesa Aplicada.

Cada questão da prova objetiva será de múltipla escolha, constituída de quatro opções (A, B, C e D) e uma única resposta correta, de acordo com o enunciado da questão.

O aprovado poderá emitir sua certidão de aprovação através de link específico disponibilizado nos sites da Consulplan e do CFC, por meio do CPF e senha, ou solicitar, presencialmente, nos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), sem ônus.

Último Exame CFC

A última prova objetiva aplicada para o Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) como requisito para obtenção de registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC) foi aplicada no dia 27 de outubro do ano passado.

Sobre o Exame CFC de Suficiência

O Exame CFC de Suficiência vem sendo realizado pelo órgão desde 2011, em função do disposto no Decreto-Lei n.º 9.295/1946 – com alteração da Lei n.º 12.249/2010 –, que estabelece que a aprovação no Exame é um dos requisitos para a obtenção de registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

O CFC regulamentou a aplicação do Exame por meio da Resolução n.º 1.486/15.


O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é uma Autarquia Especial Corporativa dotada de personalidade jurídica de direito público. Criado e regido por legislação específica, o Decreto-Lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946, o CFC possui estrutura, organização e funcionamento regulamentados pela Resolução CFC nº 1.370, de 8 de dezembro de 2011, que aprova o Regulamento Geral dos Conselhos de Contabilidade. O CFC é integrado por um representante de cada estado e mais o Distrito Federal, no total de 27 conselheiros efetivos e igual número de suplentes – Lei nº 11.160/05. Entre as finalidades do CFC estão:


Orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, por intermédio dos Conselhos Regionais de Contabilidade, cada um em sua base jurisdicional, nos Estados e no Distrito Federal;
Decidir, em última instância, os recursos de penalidade imposta pelos Conselhos Regionais, além de regular acerca dos princípios contábeis, do cadastro de qualificação técnica e dos programas de educação continuada, bem como editar Normas Brasileiras de Contabilidade de natureza técnica e profissional.

Resumo do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade – Exame CFC

Concurso Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (Exame CFC)
Banca organizadora Consulplan
Cargos Contabilidade
Escolaridade  Nível Superior
Carreiras Administrativo
Locais de prova Nos 26 estados e no Distrito Federal
Inscrições de 10 de fevereiro a 12 de março de 2020
Taxa de inscrição de R$ 110,00
Data da prova objetiva 19 de abril de 2020 – Adiada!!!!
Link do edital Clique aqui para ver o edital CFC
Avatar


25 de junho3 min. de leitura