Governo Bolsonaro: o que esperar para os concursos?

Avatar


12 de fevereiro2 min. de leitura

Confira um panorama sobre as primeiras ações do novo presidente do Brasil 

Olá Gran alunos(as), tudo bem?

O governo atual está no seu 38º dia de gestão e, ao longo desse período, foram feitas algumas análises acerca dos potenciais impactos dessa gerência em relação aos concursos públicos. Diante do atual cenário, destaco uma notícia que foi amplamente divulgada pela mídia no último dia 5/2/19.

Como anunciado, o governo pretende diminuir o quantitativo de funções comissionadas e gratificadas.

Contudo qual o objetivo disso? Não apenas a redução de gastos (a qual seria a resposta mais evidente, tendo em vista a previsão de economia de R$ 209 milhões por ano), mas pretende-se, também, a ampliação do nível de produtividade do setor público.

No entanto, como isso impacta os concursos públicos?

Com a reestruturação dos cargos comissionados, haverá a ampliação do número de vagas para servidores efetivos. Embora as regras tenham ficado mais severas para a abertura dos concursos, o governo não tem alternativa a não promover a abertura de novas vagas no futuro.

Nesse sentido, veja que, embora o discurso inicial do governo tenha sido o de cortar gastos e promover privatizações, ele tem realizado um esforço positivo para deixar as contas com um bom resultado, o que faz com que exista, em um futuro muito próximo, espaço para mais concursos.

Esse esforço pode ser notado no Relatório Focus, publicado pelo Banco Central. De acordo com o documento, há 5 semanas estamos com previsão de manutenção do resultado primário, embora o governo ainda não tenha começado, de forma efetiva, a trabalhar nas privatizações.

Dessa forma, longe de reduzir o volume de concursos, o governo trabalha em sentido absolutamente diferente: os concursos federais devem estar voltando em breve. Um exemplo é o número de vagas já solicitado pelo INSS.

Assim, alunos(as), nada de esmorecer, vamos em frente!

Um Gran abraço,

Amanda Aires

Amanda Aires Assessora de Economia do Governo do Estado de Pernambuco, autora de livros em economia. Comentarista de Economia da rádio CBN. Doutora em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco com extensão na Université Laval, Canadá. Mestra em Economia também pela UFPE com dissertação premiada no III Prêmio de Economia Bancária pela Federação Brasileira de Bancos. Economista pela UFPE, com extensão universitária na Universität Zürich, na Suíça.

 

 


CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 920.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias o Gran Sistema de Ensino!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/assinatura-ilimitada” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


12 de fevereiro2 min. de leitura