História de Sucesso: Aluna do Gran Cursos Online é 1º lugar no concurso para Analista do CNMP! Inspire-se!

Avatar


11 de junho3 min. de leitura

História de Sucesso: Aluna do Gran Cursos Online é 1º lugar no concurso para Analista do CNMP! Inspire-se!

Não há dúvidas sobre o quanto é recompensadora a carreira pública – fato comprovado pelos milhões de brasileiros que, a cada ano, disputam milhares de vagas abertas em diferentes esferas. O caminho até a classificação é constituído por horas de dedicação aos estudos, dúvidas, aflições e reprovações. Para alguns, verdadeiras provações.  Porém, este não é o caso da Vivian Rodrigues, aprovada em 1º lugar no cargo de Analista do CNMP – Comunicação Social. Com uma concorrência de 2.014 candidatos para 2 vagas, todavia com a ajuda do curso online do Gran Cursos, Vivian confiou na sua bagagem de conhecimentos e conquistou o cargo que tanto desejava.

Vivian é formada em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), mestre na área pela Universidade de Santa Catarina (UFSC) e doutoranda em comunicação também pela UnB. Ela conta que é a sua primeira aprovação dentro das vagas imediatas em um concurso e que já obteve outra conquista. “Esta é a minha primeira aprovação dentro das vagas imediatas em concursos públicos. Na verdade, eu não tinha o hábito de fazer concursos, pois me dedico à área acadêmica desde que me formei. No último concurso que prestei para a minha área, em 2013, fiquei em nono lugar (cargo de analista de comunicação social do Serpro). Durante o concurso do CNMP conciliei os estudos com as atividades do Doutorado’’, diz.

A aprovada não é uma concurseira assídua, mas o órgão (CNMP) e a estabilidade foram fatores que motivaram sua conquista.  “Resolvi fazer este concurso do CNMP por ter me interessado pelo trabalho do órgão e ter achado o edital interessante. A estabilidade profissional e financeira também conta muito, claro!’’, afirma.

Durante a preparação muitos candidatos acreditam que só estudar, se privando dos momentos de descontração, é o fundamental. Ela não, apostou no planejamento, na organização e sempre que necessário aproveitava para uma pausa de diversão. “Não adotei uma postura radical, porém fiz um planejamento para estudar tudo o que o edital contemplava. Procurei organizar o tempo para me dedicar bastante aos estudos, mas também ter algum momento de descanso e lazer. Posso dizer que mantive o foco durante os meses transcorridos entre a publicação do edital e a realização da prova.

Para Vivian, O CNMP foi uma boa oportunidade no momento em que ela conseguiu planejar seus estudos com foco e persistência, mesmo tendo outras oportunidades a vista.  “Não cheguei a ter outros focos, embora existissem muitas outras oportunidades. Por isso, acredito que valha a pena prestar alguns concursos semelhantes ao que o candidato sonha para adquirir mais experiência e agregar conhecimento”.

Toda a caminhada da concursada durou pouco mais de 3 meses, ela conta que o conhecimento adquirido durante sua trajetória acadêmica foi fator de extrema relevância na sua aprovação. “Eu estudei por aproximadamente 3 meses com foco no CNMP. Mesmo assim, acredito que a bagagem de conhecimentos adquiridos durante minha trajetória acadêmica foi fundamental”.

Ainda que com toda uma bagagem, existem fatores que podem servir de ‘pedra no sapato’ para candidatos dos mais variados certames. Boa na área de humanas, ela precisou de um pouco mais de dedicação na área de exatas, exercícios foram de extrema importância. “Por ter uma formação na área de Humanas, as disciplinas de Exatas exigem mais dos meus estudos. Precisei resolver muitos exercícios de Raciocínio Lógico-Matemático’’, diz.

Ter um auxílio durante a jornada de estudos é essencial. Vivian fala da importância do curso do Gran Cursos Online na sua aprovação. “O Gran Cursos foi muito importante para que eu mantivesse a disciplina e me familiarizasse com alguns assuntos muito cobrados em concursos. O curso online oferece uma praticidade que facilita a adaptação para quem quer começar a estudar”.

Existem vários métodos que podem ajudar durante a jornada de estudos rumo à conquista do cargo público, a releitura e a resolução de exercícios foram às estratégias da aprovada, que diz que cada um deve se atentar ao que mais se adequá a sua realidade. “Na reta final procurei manter o mesmo ritmo do início e sempre distribuir os estudos de maneira homogênea. Achei importante fazer releituras das legislações e resolver exercícios. Também li diversas redações para ter uma noção do estilo de redação bem avaliada pela banca. Acho que é necessário observar qual é o método que funciona melhor para cada perfil. O candidato deve avaliar seus limites e escolher aquele caminho com o qual se sente mais confiante’’ afirma.

O desanimo, o cansaço e a desmotivação sempre batem a porta dos milhares de candidatos a um concurso.  Com ela não foi diferente, mas manter o ânimo ajudou a superar os momentos de adversidade. “Acho que o mais difícil é manter o ânimo e a confiança mesmo com a alta concorrência. No meu caso, foram 2.014 candidatos inscritos para 2 vagas. É necessário se concentrar apenas no seu desempenho e buscar realizar uma boa prova”.

Com a aprovação, veio também à facilidade de planejar o futuro. O concurso público trará tranquilidade financeira e psicológica, pois ela sabe que seu emprego está garantido, facilitando a dedicação a carreira acadêmica, lecionando e motivando os concurseiros da área. “Pretendo trabalhar bastante no CNMP e desempenhar minha função da melhor maneira possível. Paralelamente, vou continuar me dedicando à carreira acadêmica” conta.

A carreira pública é uma excelente oportunidade para quem quer estabilidade e crescer na carreira. Não são só aqueles que estudam uma vida inteira para tentar um concurso que estão aptos a conseguir a aprovação. Basta muita dedicação e muitas horas de estudo para todos alcançarem o sucesso. A mais novata servidora pública deixa uma mensagem para aqueles que querem seguir a vida de concurseiro/a. “O meu conselho aos candidatos é que continuem estudando e busquem avaliar seus pontos fortes e seus pontos fracos. Um estudo planejado e estratégico fará com que o sucesso seja  alcançado mais rapidamente”, finaliza.

Gostou do que você leu? Conheça mais histórias de aprovados AQUI.

Mude seu futuro também! Conheça nossos cursos online e matricule-se agora mesmo.

– Mais de 10.000 videoaulas sob demanda; 1.500 cursos por pacote, por matéria ou extensivos; 25 anos de tradição em concursos.

Gran Cursos Onlineg online

.

.

.

Participe dos nossos grupos de estudos no facebook e fique por dentro de todas as novidades do mundo dos concursos.

grupos gran 2015

 

Avatar


11 de junho3 min. de leitura