Ibama

Ibama

O Ibama, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, é uma instituição federal criada a partir da Lei nº 7.735 de 22 de fevereiro de 1989, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente. Como oferece estabilidade e bons salários, o concurso Ibama sempre atrai muitos candidatos.

Saiba mais sobre o órgão

A autarquia foi criada em 1989 com o apoio de outras quatro entidades ambientais, sendo essas a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a Superintendência da Borracha (SUDHEVEA), Superintendência da Pesca (Sudepe) e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF).

Principais atribuições

O órgão busca cumprir e tem como objetivo os ideais e princípios expressos na Lei de nº 6.938, a qual afirma que todo e qualquer meio ambiente é considerado patrimônio público e, por esse motivo, é dever das entidades ambientais – logo, do Ibama – fiscalizar o uso dos recursos naturais, bem como prezar pela preservação e manutenção dos ecossistemas.

Nesse contexto, o trabalho realizado pelos profissionais do Ibama consiste em licenciar o uso e a exploração dos recursos naturais, realizar serviços de avaliação de compra e venda de animais e vegetações silvestres, além de, com a devida fiscalização, aplicar multas caso seja descumprida a política nacional do meio ambiente e, também, tendo em vista a responsabilidade empregada ao órgão, realizar os serviços de conscientização ambiental à população.

Acesse nosso site e confira também: concursos previstos e concursos 2020.

Principais de Ibama

Para o Topo