A instrução para a aprovação na PMDF! Por: Elias Santana

Avatar


01 de fevereiro2 min. de leitura

aprovação na PMDFQuem vai fazer a prova da Polícia Militar do Distrito Federal sabe: o tempo é curto e a matéria é longa. Além disso, tradicionalmente, em provas de carreiras policiais, os candidatos não costumam ter bom desempenho em língua portuguesa, uma vez que passam grande parte do tempo se dedicando às disciplinas de direito. Há, todavia, a certeza de que a IADES irá propor uma quantidade significativa de questões de gramática e texto, e isso tende a ser um diferencial nesse concurso.

Nas organizações militares, as tarefas e lições são dadas por meio de instruções. Então, preparei a primeira instrução para os que querem ser aprovados na PMDF: como estudar língua portuguesa para a IADES.

1. Indubitavelmente, haverá questões de análise de textos. Sugiro a você duas tarefas:

  • Resolva provas anteriores da IADES – uma prova por semana (no mínimo), apenas questões de texto, na ordem em que elas aparecem.
  • Leia textos sobre segurança pública – textos recentes (de jornais e revistas) e textos reflexivos acerca do assunto. A IADES tem o padrão de sempre abordar, em suas provas, textos que tenham afinidade com o órgão fomentador do concurso. Dica importante: toda semana, leia os textos que são publicados no site gov.br. Eles usaram textos institucionais na prova do CHOAEM.

2. Divido as questões da IADES em dois grupos: as esperadas e as surpreendentes. Isso é importante ao longo da sua preparação, uma vez que a banca, em algumas oportunidades, explora assuntos raros. Veja:


Por esse motivo, faça uma boa gestão do tempo ao longo da sua preparação. Gaste mais tempo (e não todo o tempo) com as questões esperadas, mas não deixe de revisar os tópicos surpreendentes.

  1. A IADES se aproxima da metodologia de duas Bancas: Universa e Cespe. Aproveite também questões dessas outras bancas, caso seu estoque de IADES já esteja esgotado!
  2. Treine duas redações por semana, sempre se baseando no critério de correção adotado pela banca (está no edital). Dê muita atenção à “elaboração crítica”. É a pontuação que a maioria dos candidatos perdem! Não caia também nessa armadilha!

 

Agora, a missão é sua! Desejo que você seja o 01, desde o começo dessa jornada!


Elias Santana

Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura – pela Universidade de Brasília. Possui mestrado pela mesma instituição, na área de concentração “Gramática – Teoria e Análise”, com enfoque em ensino de gramática. Foi servidor da Secretaria de Educação do DF, além de professor em vários colégios e cursos preparatórios. Ministra aulas de gramática, redação discursiva e interpretação de textos. Ademais, é escritor, com uma obra literária já publicada. Por essa razão, recebeu Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 


Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos.

Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros! 

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/” target=”blank” style=”flat” background=”#0404bb” color=”#ffffff” size=”7″ center=”yes” icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se[/su_button]

 

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


01 de fevereiro2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

aprovação na PMDF Concurso PMDF