Lei 8.112/90 esquematizada: estude com o ebook gratuito!

Se você vai prestar concursos públicos da esfera federal civil, o Estatuto do Servidor Público Federal com certeza será matéria de questões na sua prova. Domine os principais pontos com a Lei 8.112/90 esquematizada, atualizada e gratuita!

Avatar


17 de julho3 min. de leitura

Uma das leis mais importantes para candidatos e interessados em prestar concursos públicos é a Lei 8.112/90. Criada em 1990, ela pode ser aplicada para cargos dos poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário, porém, se refere ao regime jurídico dos servidores públicos civis federais – logo, não engloba os militares.

Além de ser um assunto frequentemente abordado em concursos públicos, os candidatos devem conhecer a Lei 8.112/90 a fim de entender os seus direitos e deveres enquanto servidores públicos (pessoa devidamente inserida em um cargo público que desempenha as responsabilidades previstas).

Pensando em esclarecer os pontos principais deste importante dispositivo legal, o Gran formulou, em parceria com o professor Diogo Surdi, um material esquematizado e atualizado. Assim, você pode utilizá-lo tanto na complementação dos seus estudos, como também para compreender melhor como funciona a atuação no serviço público federal civil. Confira!

Lei 8.112/90: faça download do material gratuito!

Lei 8.112/90: faça download do material gratuito!

 

Ser aprovado é questão de treino

Do que se trata a Lei 8.112/90?

O objetivo da Lei 8.112 é estabelecer regras entre os servidores públicos federais e a Administração Pública. Ela indica os direitos e deveres das pessoas que deverão prestar concursos públicos para a União, para autarquias (por exemplo: Anvisa, Banco Central, ANTT, INSS e todas as agências reguladoras) e para fundações públicas de Direito Público.

Lei 8.112/1990  é um dispositivo legal extenso, contando com um total de 250 artigos e tratando sobre questões como:  Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição, Substituição; Direitos e Vantagens; Regime Disciplinar; Processo Administrativo Disciplinar; Seguridade Social do Servidor e Contratação Temporária de Excepcional Interesse Público.

Faça o download da Lei 8.112/90 esquematizada!

Para auxiliar os candidatos que estão se preparando para os certames na esfera federal, nós disponibilizamos um e-book gratuito sobre a lei 8.112/90 para aprimorar os seus conhecimentos e te treinar para o grande dia de sua prova.

No ebook, você encontrará dicas, tabelas, comentários do professor Diogo Surdi, análise do texto integral da lei e muito mais! Ao todo são 231 páginas de conteúdo GRATUITO, pensado para ser um verdadeiro guia na hora de estudar a Lei 8.112/90! 

Veja abaixo um exemplo dos tipos de esquemas que você poderá encontrar no material esquematizado sobre a Lei 8.112/90!

Lei 8.112/90: formas de provimento

Lei 8.112/90: formas de provimento (esquema extraído do ebook)

Além de facilitar a compreensão, as tabelas e esquemas do material também poderão complementar os seus materiais de revisão, garantindo uma preparação ainda mais otimizada na conquista do seu cargo dos sonhos!

Preencha o formulário abaixo e faça o download da Lei 8.112/90 esquematizada!


Quem é o professor Diogo Surdi?

Além de ter conquistado diversas aprovações em concursos públicos ao longo dos anos, o professor Diogo Surdi é formado em Administração Pública, lecionando Direito Administrativo no Gran! Com todo o seu conhecimento, não apenas da legislação, como também do mundo dos certames, pode trazer um entendimento ainda mais aprofundado sobre a Lei 8.112/90, assim como suas expectativas de cobrança em provas!

Lei 8.112/90: pratique com questões de concurso!

Depois de conferir os principais pontos teóricos da Lei 8.112/90 com o material gratuito, que tal complementar a sua preparação resolvendo questões? Ao colocar os conhecimentos em prática, você favorece a assimilação mais rápida dos principais pontos e identifica dúvidas mais rapidamente, podendo saná-las de maneira ainda mais direcionada!

No Gran Questões, você confere um acervo com mais de 2,5 milhões de questões de concurso e outros Exames. E tem mais: você não paga nada para se cadastrar e começar a resolver itens!

Comece a resolver questões sobre a Lei 8.112/90! 

Lei 8.112/90 esquematizada: aperfeiçoe os seus estudos de legislação com as novas ferramentas da Assinatura Ilimitada 8.0!

Estudar leis é um desafio para grande parte dos concurseiros. Além de não serem tão intuitivos, os textos são repletos de detalhes, particularidades e, por vezes, podem levar a interpretações um tanto confusas. No entanto, não tem como fugir: a aprovação mais rápida com certeza inclui a leitura periódica do texto seco de dispositivos legais cobrados.

Pensando nessa importante etapa da sua preparação, o Gran criou o Lei em Questão, que explora os principais pontos de cada artigo, contextualizando-os com exercícios. Assim, o aluno pode conferir videoaulas e PDFs explorando as minúcias mais importantes de cada dispositivo legal!

Atualmente, com o lançamento de mais uma novidade, a Legislação Destaque, alunos também poderão conferir as indicações dos professores sobre quais são os pontos mais importantes e mais cobrados em cada dispositivo legal. A Lei 8.112/90 é um dos dispositivos legais já incluídos no projeto!

Conheça mais sobre os recursos que podem ajudá-lo a aperfeiçoar seus estudos sobre a Lei 8.112/90 para concursos e outros dispositivos legais!

Materiais gratuitos do Gran: complemente sua preparação sem pagar nada!

O ebook Lei 8.112/90 esquematizada é um dos materiais que você pode acessar gratuitamente pela página de materiais gratuitos do Gran! Por lá, você também poderá encontrar editais verticalizados, guias de estudos, cadernos de questões, Gran Vade Mecum, cursos e muito mais!

Por meio do canal de Youtube do Gran você também poderá conferir aulas gratuitas de aprofundamento, resoluções de questões e dicas de estudos para se organizar e produzir mais em suas rotinas de preparação!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


17 de julho3 min. de leitura