Lifelong Learning: por que é importante e como aplicar? Veja!

Ao praticar o Lifelong Learning, o profissional se torna capaz de atender a demanda competitiva do mercado de trabalho atual. Saiba mais!

Avatar


24 de março5 min. de leitura

Você sabe o que é LifeLong Learning? E o que isso tem a ver com a pós-graduação? Traduzido do inglês como “Aprendizado ao Longo da Vida”, trata-se de uma filosofia que busca estimular os estudos e a capacitação durante toda a vida.

Por muito tempo acreditou-se que o processo de aprendizado e a educação formal eram sinônimos: ou seja, que bastava concluir todas as etapas para conquistar um bom emprego e destaque no mercado de trabalho. Mas basta entrar na corrida por uma nova oportunidade profissional para perceber que a realidade já não é bem assim.

De fato, essa percepção foi se alterando ao longo dos anos, motivada pelos rápidos avanços tecnológicos em todas as áreas, a saturação nos campos de atuação profissional e também pelo crescente processo de globalização.

Em meio a esse cenário, o LifeLong Learning aparece como um eficiente curso de ação. Mas afinal, como surgiu o Lifelong Leaning e como aplicá-lo no seu dia a dia? Acompanhe o artigo para descobrir!

 

Como surgiu o Life Long Learning?

Discussões sobre a importância de tratar o aprendizado como uma atividade contínua existem desde os anos 60. Em 1973, por exemplo, o assunto foi abordado sob a alcunha de LifeLong Learning a partir do manifesto “Recurrent Education: a Strategy for Lifelong Learning”, disponibilizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento (OCDE).

Desde aquela época também já se falava sobre a importância de não limitar o aprendizado apenas à espaços formais, validando todas as experiências que contribuíssem para o crescimento pessoal, profissional e acadêmico dos trabalhadores.

Mesmo assim, o LifeLong Learning só começou a ter algum impacto definitivo dos anos 90 para cá. Afinal, foi nessa época que a tecnologia teve seu grande primeiro boost com a chegada e popularização da internet. A modernidade trouxe mais recursos para aprender (e ensinar) todos os tipos de habilidade online.

Além de tudo isso, o mercado de trabalho se tornava (e ainda se torna) cada vez mais competitivo e tecnológico a cada ano, necessitando que os trabalhadores nele inseridos acompanhem o movimento.

Por que o LifeLong Learning é tão importante?

Como mencionamos anteriormente, o mercado de trabalho têm se tornado cada vez mais competitivo: e não há expectativa de que esse processo pare. Ao invés disso, a alternativa apresentada para adquirir uma vaga e crescer em qualquer área de atuação é manter-se atualizado. Ora, essa é exatamente a filosofia que rege o LifeLong Learning. Então, é um casamento perfeito.

Para além do mercado de trabalho, o LifeLong Learning também é capaz de manter as pessoas mais motivadas, engajadas em adquirir novas habilidades, sempre crescendo e tornando-se versões melhores de si mesmos. Consequentemente, o tédio e o ócio da rotina também podem ser quebrados dessa mesma maneira.

Você já ouviu alguém dizer que sente que os dias são todos parecidos, indo trabalhar, voltando para casa e assistindo televisão? É exatamente disso que estamos falando! Ao se dedicar a uma nova atividade de aprendizado, você é capaz de quebrar e rotina e trazer mais animação para cada dia.

Quais são os pilares do LifeLong Learning?

De acordo com a Instituição Internacional Lifelong Learning Council Queensland (LLCQ), a filosofia pode ser dividida em 4 pilares: conhecer, fazer, conviver e ser.  Saiba mais sobre cada um deles abaixo:

Conhecer

Este primeiro pilar do LifeLong Learning tem tudo a ver com o cerne da filosofia: isto é, está na percepção de que o processo de aprendizado não deve ser visto como uma linha reta, centrada apenas em canais formais.

Assim, se você está fazendo uma pós-graduação, por exemplo, o pilar do Conhecer estimula você a buscar outros livros, palestras, participar de debates. Tudo isso além do que está disposto no seu currículo. Dessa forma, você estimula o conhecimento autônomo.

Um aluno que se estende para além do conteúdo programático tem uma experiência bem mais rica do que aquele que apenas absorve conhecimento, sem diversificar as suas fontes e estimular o pensamento crítico.

Além disso, o pilar de conhecimento também busca estimular a noção de curiosidade, o prazer por aprender. Estudar, afinal de contas, quase sempre é encarado como um processo chato, mas não precisa ser. Existem diversas maneiras de aprender e este pilar busca abrir os olhos para isso.

Fazer

Aqui o LifeLong Learning estimula a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Afinal, apenas assim eles genuinamente se tornam hábitos. É a antiga discussão do estudo ativo x estudo passivo. Nossa memória tem mais chance de lembrar os conhecimentos que são úteis para nós. Dessa forma, as experiências são estimuladas.

Imagine que você tenha a oportunidade de fazer um estágio de pós-graduação, por exemplo (sabia que isso é possível?). Assim você tem a grande vantagem de casar a aprendizagem teórica com os ensinamentos on the job: competências práticas que a gente realmente só aprende fazendo.

Conviver

Você sabe o que são soft skills? Apesar de não estarem diretamente ligadas à competência técnica do profissional, ultimamente é comum que empresas busquem funcionários que apresentem um saudável leque delas. Afinal, soft skills estão relacionadas à maneira como você interage e responde às pessoas ao seu redor.

Saber trabalhar em grupo, expor suas ideias com facilidade, ser empático, ter inteligência emocional e pensamento crítico são algumas dessas habilidades muito procuradas por recrutadores.

Ao contrário do que muita gente acredita, é possível aprender e aperfeiçoar suas soft skills: é isso que o LifeLong Learning estimula! O mais importante é que você esteja interessado e aberto para a mudança.

Ser

O pilar de Ser está relacionado ao amplo conhecimento de si mesmo, buscando delinear suas qualidades e defeitos. Apenas assim, encarando-se de maneira objetiva, é possível começar a trabalhar em melhorias e mudanças.

Conhecer-se também é uma forma de aprendizado e pode ser feita por meio de terapia, auto análise, meditação, reflexões e também de muitas outras maneiras. Lembre-se: o LifeLong Learning não exclui nenhuma modalidade de aprendizado.

Como aplicar o LifeLong Learning de maneira prática?

Aplicar o LifeLong Learning pode ser um tanto complicado no início, especialmente se você não tinha esse costume anteriormente. Afinal, as pessoas são muito ligadas a hábitos. Contudo, não se preocupe! A aplicação do LifeLong Learning pode acontecer de maneira gradativa, mesclando-se à sua rotina aos poucos.

Uma boa maneira de garantir que você não deixará sempre tudo para depois é criar uma lista de metas por mês. Nela você poderá colocar habilidades que sempre quis aprender, mas que por alguma razão (seja tempo, dinheiro ou outras razões), nunca acabou fazendo.

Então, basta começar dedicando alguns minutos por dia à atividade e você verá o aumento da curiosidade e do prazer de aprender conforme vai progredindo. Faça o teste para conferir os resultados!

E na carreira profissional?

Uma excelente maneira de adquirir novas habilidades e manter-se atualizado acontece por meio da realização de cursos de pós-graduação. Não usamos o plural de propósito: de fato, não existe limitação para quantos cursos você pode fazer. Esses cursos podem se complementar, enriquecendo cada vez mais a sua experiência e percepção profissional.

A especialização talvez seja o tipo de pós-graduação mais compatível com o LifeLong Learning. Afinal, os cursos preveem o ensinamento de competências práticas atualizadas e podem ser concluídos em poucos meses. Olhando do ponto de vista prático, esses cursos também podem ser feitos no modelo 100%, ficando mais em conta e podendo ser realizados de acordo com o seu ritmo.

Exercite o LifeLong Learning com a Gran Cursos Pós-Graduação!

Se você chegou até aqui com a vontade de se tornar um profissional atualizado, cada vez mais curioso e interessado, que tal conferir o que os cursos de pós-graduação da Gran Pós têm a oferecer? Eles podem ser o estímulo que você estava precisando para voltar ao ritmo de aprendizado.

A Gran Cursos Pós-Graduação atualmente conta com 32 especializações ministradas no regime 100% EAD e com TCC opcional. Além de tudo isso, os certificados também são reconhecidos pelo MEC, podendo contribuir para o enriquecimento técnico e formal do seu currículo que também continua tendo muita importância.

Ao fazer sua matrícula em um dos programas da Gran Cursos Pós-Graduação hoje mesmo, você pode garantir cupons de desconto de até 40%! Comece a implantar hoje mesmo o seu processo pessoal de LifeLong Learning com a Gran Pós!

Conheça todos os cursos e faça a sua matrícula! 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


24 de março5 min. de leitura