Língua Portuguesa para (futuros) policiais. Por: Elias Santana

Conhecer amplamente a Língua Portuguesa é essencial para garantir a aprovação em concursos, principalmente os mais concorridos como os concursos policiais. Confira nossas dicas!

Avatar


17 de maio2 min. de leitura

Língua Portuguesa“Quanto mais suor derramado em treinamento, menos sangue será derramado em batalha”. (Dale Carnagie)

Antes de qualquer discussão, preciso confessar algo a você, querido leitor: eu não gosto dessa frase, embora seja quase um hino motivacional. Explico: Nesse trecho, há duas informações implícitas – haverá batalha e haverá sangue, inevitavelmente. Isso devido fato de ser uma construção sintaticamente dotada de uma subordinação adverbial proporcional (inversamente proporcional). Mais suor, menos sangue; menos suor, mais sangue. Em outras palavras, suar ao máximo no treinamento significa derramar a menor quantidade de sangue possível em batalha. De todo modo, há sangue. E se houver muito sangue, a culpa é de quem não treinou o suficiente?

Não quero parecer ufanista ou utópico, mas acredito que um agente (ou futuro agente) de segurança pública precisa pensar bem maior que isso. “Se você deseja alcançar o céu, deve mirar as estrelas”. Pensamentos pequenos são incompatíveis com o ímpeto dos que sentem o coração a chama da vocação pelo combate à violência e com os anseios da sociedade brasileira, que clama por um futuro mais pacífico.

A informação geral da frase é boa, mas não gosto da semântica proporcional empregada em função de “quanto mais…menos”. Podemos ser melhores que isso. Podemos, por exemplo, pensar em uma semântica

Causal:

Não haverá sangue derramado em batalha, porque muito suor foi derramado em treinamento.

Consecutiva:

Houve tanto suor derramado em treinamento que não haverá sangue derramado em batalha.

Final:

Para não haver sangue derramado em batalha, é preciso muito suor derramado em treinamento.

Condicional:

Se houver muito suor derramado em treinamento, não haverá sangue derramado em batalha.

Temporal:

Quando houver muito suor derramado em treinamento, não haverá sangue derramado em batalha.

Gosto muito principalmente das duas últimas, pois preservam a tenacidade restrita aos vocacionados. Por isso, meu nobre amigo, derrame muito suor (físico e intelectual)! As batalhas são inevitáveis (e não consigo acabar com elas apenas com conectivos, infelizmente), mas sei que, no final delas, é melhor que não haja sangue. Se você conseguir isso (ou ao menos tentar), será o policial perfeito! Pense grande! Pense no improvável! “Para quem tem pensamento forte, o impossível é só questão de opinião” (gosto muito mais dessa frase)!

 


Elias Santana

Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura – pela Universidade de Brasília. Possui mestrado pela mesma instituição, na área de concentração “Gramática – Teoria e Análise”, com enfoque em ensino de gramática. Foi servidor da Secretaria de Educação do DF, além de professor em vários colégios e cursos preparatórios. Ministra aulas de gramática, redação discursiva e interpretação de textos. Ademais, é escritor, com uma obra literária já publicada. Por essa razão, recebeu Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 


Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação em concursos públicos.

Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/” target=”blank” style=”flat” background=”#0404bb” color=”#ffffff” size=”7″ center=”yes” icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se[/su_button]

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


17 de maio2 min. de leitura