Método da Aprovação do Yuri Lima

Avatar


20 de abril5 min. de leitura

Hoje nós vamos falar do MAPYL, o famoso e mais conhecido, por muitos alunos, como Método da Aprovação do Professor Yuri Lima.

Sem mais delongas, vamos nessa.

Primeiro, preciso de falar de quatro coisas que você precisa saber antes de aprender o MAPYL:

  1. É necessário ter uma noção do que precisa ser feito para que você consiga, de fato, ser aprovado no concurso que deseja; são detalhes aparentemente simples, mas que fazem toda a diferença;
  2. Quando for iniciar o momento de estudos, é importante colocar o seu celular no modo avião e desligar as suas notificações, assim você não perderá tempo, seu estudo será muito mais eficiente;
  3. Os planos de estudos servem como um guia para você se situar e ser objetivo. É interessante que você saiba qual é o seu concurso foco, para que não cometa o erro de ser um paraquedista de edital, aquele que estuda somente quando o edital já foi publicado;
  4. Existem diferentes técnicas de estudo, e não existe uma receita de bolo, ou seja, uma técnica que deu certo comigo pode não dar certo com você, é fundamental ter em mente sobre essa adequação. A técnica para reta final, por exemplo, eu dou o nome de método ABC, podendo ser aplicado para qualquer concurso, desde que seja de maneira correta e eficiente.

 

Pronto. Agora você é portador dos quatro fundamentos básicos da aprovação.

Eu preciso te dizer que o MAPYL possui três métodos base. Um para quem está começando; outro para quem está na jornada há um tempo, mas ainda fica batendo cabeça; e, por fim, um método que eu criei para a reta final de concursos, o qual ajuda muito os concurseiros que já possuem uma base dos conteúdos da prova. Este último método eu apelidei de método ABC.

 

O que é o método ABC?

1. Ele consiste em focar nos três conteúdos que mais caem, estatisticamente falando

As estatísticas são normalmente montadas por mim através de análises de provas anteriores e editais. Ela também pode ser buscada na internet por meio de alguns aplicativos ou sites de buscas. Na minha opinião, nem sempre a segunda forma de montar as estatísticas é eficaz, pois é necessária uma expertise para saber se realmente aqueles dados demonstram a realidade. Eu, como especialista em concursos públicos, tenho uma expertise em saber quais assuntos vêm sendo reiteradas vezes cobrados, e isso precisa ser analisado após a coleta dos dados para produzir a análise estatística. Então fiquem de olho na fonte , sempre.

2. Os principais tópicos de cada matéria – reta final

Por exemplo, na PCDF, os principais conteúdos são:

Informática;

Português;

Contabilidade;

Estatística;

Redação.

Logo, você precisa focar cada um deles e intensificar os principais assuntos.

 

Exemplificarei para facilitar o entendimento:

Sua prova é composta 120 questões, contendo todas as matérias, porém, dentro das matérias, é possível fazer uma estatística do que mais vem caindo nas últimas provas, assim você estuda de forma direcionada sem perder tempo com o conteúdo que não é relevante ou que tem menos chance de ser cobrado.

 

3.Entendemos a amostra global dos temas mais pertinentes

Amostra: Contabilidade, Interpretação de Texto, Gramática, Inglês, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional, Direitos Humanos, Informática, Estatística, Legislação Especial, RLM.

Na parte de interpretação de texto, após a análise estatística, chegamos a uma média de 60% de cobrança dentro das provas de português da banca Cespe/ Cebraspe. Eles cobram muito porque faltam leitores que entendam. Os brasileiros têm lido cada vez menos. Alguns estudos demonstram que 54% dos brasileiros não leem, e isso faz com que muitas pessoas não tenham domínio no momento da realização da prova.

A leitura traz diversos benefícios: melhora a compreensão e o senso crítico. É possível ler e entender cada vez melhor à medida que se vai tornando a leitura um hábito.

E as leis secas, professor?

Os alunos sempre fazem essa pergunta quando começo a explicar o método ABC.

Vamos, então, falar das famosas Leis Secas.

Dentro de cada prova, as questões serão divididas. Irei demonstrar como se estuda, de forma eficaz, a tão temida Lei Seca:

Em relação às legislações especiais, você precisa focar basicamente quatro pilares, que, na verdade, são os pilares de formação das leis:

1.Conceitos;

2.Competências;

3.Prazos;

4.Funções.

 

Eu estudaria as legislações mais importantes que são cobradas e iniciaria meus estudos para elas um mês antes da prova. Isso depende da prova. Como estamos falando da PCDF, eu faria assim. E, nesse estudo legislativo, kkkkkkk eu daria muita atenção aos quatro pilares das Leis Secas.

 

Continuando o Método ABC

Além de saber como estudar cada matéria, é importante avaliar, dentro do seu conteúdo programado, o que mais é cobrado e, dentro disso, quantas questões de cada matéria cairão. Sabendo disso, você precisa refazer as questões dos últimos 3 ou 4 anos da banca que realizará a prova.

Sempre se lembre de que a repetição leva ao resultado.

Sempre aplique aquilo que você estuda.

Nossa mente consegue se concentrar no início, e podemos perder o raciocínio muito facilmente. A mente gosta de inovação. Alguns estímulos levam a essa perda, minimizá-los contribuirá com os seus estudos.

Estudar por ciclos ajuda muito. Você deve realizar ciclos de uma hora. Após isso, mude de matéria, assim a sua mente não ficará entediada com a mesma matéria.

Aprenda e use a sua mente de forma eficiente.

Identifique o que te afasta do seu objetivo, o que te atrapalha, e foque só o que te ajuda a evoluir.

 

Estudo correlacionado – 1 hora:

  1. Nos primeiros 25 minutos, você deve realizar exercícios dos assuntos ABC (primeiro o A);
  2. Depois, dedique 25 minutos para corrigir o que errou;
  3. Em 3 minutos, contabilize erros e acertos para chegar ao seu rendimento, ou seja, você deve registrar os exercícios em uma planilha com o intuito de mensurar o seu rendimento diário;
  4. Nos 7 minutos finais, faça uma revisão rápida e sistemática do assunto que estudou. Essa é uma revisão do tipo Telecurso 2000: você deve pegar o seu material e revisar as ideias estudadas, pode até ler a resposta das questões que fez. A ideia aqui é trazer marcos de memorização.

 

Observações Importantes do Professor Yuri Lima

  • Rodar várias vezes na sua meta te ajudará;
  • Transcreva as questões erradas e coloque-as no Word e acrescente comentários que não tenham em seu material;
  • Só olhe o gabarito quando terminar o tempo de 25 minutos;
  • A planilha para colocar os erros e os acertos das questões deve ser feita diariamente, pois é a partir dela que você verificará seu percentual de acertos, também chamado de rendimento;
  • A Didática tornará o seu estudo mais leve. Comece o dia com a matéria difícil, já que pela manhã você dispõe de mais energia e sua mente está fresca; no final do dia, estude a matéria mais fácil. Seu desgaste mental já estará maior, você se sairá bem por conta da facilidade e dormirá com a sensação de que é incrível;
  • Pegue um concurso base e faça questões somente da sua banca. Você apenas perderá tempo ao realizar questões de outras bancas.

 

4.Divida sua carga horária de estudos intercalando 1h por matéria

Por exemplo:

Se você tem 35 horas disponíveis para estudar durante toda a semana, isso equivale a 5 horas por dia, de segunda-feira a domingo. Logo, você deve estudar, todos os dias, cinco matérias de maneira intercalada (1h por matéria).

Simplificando:

Segunda-feira: Português, Direito Constitucional, Legislação Especial, Direito Administrativo e Direito Penal parte geral. Aqui são cinco matérias na segunda-feira, e 1h para cada uma, no formato do método ABC.

A grande questão que não posso deixar de falar é que, preferencialmente no domingo, você precisará fazer o que eu chamo de RQE (revisão das questões erradas).

Para fazer a RQE, você utilizará as 5 horas seguidas do domingo e revisará todas as questões que errou durante a semana. Essa revisão é feita em blocos, ou seja, você deve anotar todas as questões que errou de gramática e revisar. Depois anote todas as questões que errou de Direito Constitucional e revise. Faça isso até finalizar a revisão das questões erradas de todas as matérias estudadas durante a semana.

Intercale o RQE com simulados, ou seja, a cada 15 dias, ao invés de, no domingo, você fazer o RQE, faça simulados baseados em provas anteriores. Assim você se prepara para a sua prova e literalmente simula o dia D, o dia da PROVA.

Esse é um dos métodos que compõe o MAPYL. Tenho certeza que, se aplicado, o resultado chegará logo, logo.

Qualquer coisa, procure-me. Qualquer dúvida, estarei lá no meu Instagram: @yurilimoura.

No mais, é isso. Aproveitem e mantenham-se firmes nos estudos.

Quem decide quem não passa não é a sua prova, é a sua forma de estudar.

A cada reprovação, eu acreditava que isso não ia me vencer. Vou continuar. Todos os dias teremos desafios. Pode ser que você não consiga seguir a sua programação, olhe para a frente, ilumine teu ser e teu coração, a vida é curta para ser pequena.

Um grande abraço,

Professor Yuri Lima.

Avatar


20 de abril5 min. de leitura