O Farmacêutico na Carreira Militar

Avatar


23 de março2 min. de leitura

Muitos de vocês já conhecem minha trajetória e sabem da minha paixão pela atuação do Farmacêutico na Carreira Militar, não é mesmo?

Minha história como militar começou em 2016, como Farmacêutica Oficial Temporária do Exército Brasileiro. Ainda durante o primeiro ano, decidi que queria seguir a carreira militar e comecei a me preparar, até ser aprovada, em 2017, e nomeada em 2018 para o cargo de Farmacêutica do Corpo de Bombeiros Militar do Disrito Federal, cargo que ocupo atualmente, como 1º Tenente Farmacêutica do CBMDF.

Neste artigo eu quero apresentar para você, Farmacêutico (a) aluno (a) Gran Cursos Saúde, as possibilidades que você também possui de se juntar a mim e ser um oficial nas Forças Armadas ou nas Forças Auxiliares! Saiba que a carreira de farmacêutico militar inicia com remuneração média de R$7.000,00 e pode atingir os R$14.000,00. Gostou? Então leia até o final!

As Organizações Militares que oferecem vagas para Farmacêuticos são as Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e as Forças Auxiliares (Corpos de Bombeiros e Polícias Militares) e as áreas de atuação são as mais diversas: Farmácia Hospitalar, Análises Clínicas e toxicológicas, Indústria farmacêutica, além de Dispensação ambulatorial, Operações militares (acompanhando tropa) e ações de defesa civil (calamidades públicas), Ações de saúde pública (Amazônia) e Apoio ao resgate (Bombeiros Militares).

Professora, você falou Indústria Farmacêutica? Sim! Saiba que no Rio de Janeiro existem o Laboratório Químico e Farmacêutico do Exército (LQFEx), o Laboratório Farmacêutico da Marinha (LFM) e o Laboratório Químico-Farmacêutico da Aeronáutica (LAQFA)!

Temos basicamente duas principais formas de ingresso: Em caráter obrigatório, por meio do serviço militar inicial de Farmacêuticos recém graduados que foram dispensados do Serviço Militar Obrigatório aos 18 anos devido à graduação, ou em caráter voluntário, aos que já prestaram o serviço militar e às mulheres.

No caso do serviço militar voluntário, existe ainda a possibilidade de que ele seja temporário ou de carreira. O processo seletivo para oficiais temporários é realizado anualmente pelas Forças Armadas de cada Estado e do Distrito Federal por meio de análise curricular e/ou prova de avaliação de conhecimentos específicos. Os aprovados realizam um breve Cursos de Formação e após formados, podem permanecer por até 8 anos, chegando ao posto de 1º Tenente.

Já no caso do serviço militar de carreira, o ingresso de dá por aprovação em Concurso Público promovido anualmente pelas Escolas de Saúde do Exécito, Aeronáutica e Marinha, respectivamente denominadas EsSEx (RJ), CAFAR (MG) e CP-CSM (RJ).

O aprovado entra como aluno-oficial ou aspirante-a-oficial, podendo chegar ao cargo de Coronel (no Exécito e Aeronáutica) e Capitão de mar e guerra (na Marinha).

Já nas Forças Auxiliares o ingresso varia conforme cada Estado, mas normalmente não é anual. Além disso, não há vagas para temporário, apenas admissão via Concurso Público.

Os Concursos Públicos em geral possuem várias etapas:

  • Avaliação de aptidão intelectual via aplicação de Prova Objetiva e Discursiva
  • Aptidão militar (avaliado através de testes psicológicos)
  • Aptidão física (corrida, abdominal, barra, natação…)
  • Bom estado de saúde (exames médicos e odontológicos – inclusive toxicológico)
  • Investigação social (vida social ilibada)

A duração dos Cursos de Formação varia bastante, indo de cerca de 6 meses nas Forças Auxiliares até cerca de 9 meses nas Forças Armadas e após formado, o Oficial Farmacêutico, além da remuneração, conta ainda com benefícios como assitência médica e odontológica para si e para seus dependentes.

Muito bom, não é mesmo? Então venha estudar com o time do Gran Cursos Saúde. Quem sabe o próximo Farmacêutico Militar será você!

Um forte abraço e bons estudos!

Avatar


23 de março2 min. de leitura