O que é especialização? Veja porque e como conquistar a sua!

A busca pela especialização está se tornando cada vez mais frequente entre os profissionais do mercado de trabalho brasileiro. Mas você sabe o que é especialização? Acompanhe o artigo e descubra!

Avatar


24/01/2022 | 17:54 Atualizado há 157 dias

Você sabe o que é especialização? Aperfeiçoar-se nunca é uma má ideia, especialmente considerando o contexto de alta competitividade do mercado de trabalho brasileiro que encontramos atualmente. A graduação, por exemplo, que antes era um diferencial, agora já não é o suficiente para despertar o interesse de recrutadores. Então, o que fazer? A resposta é: buscar um diferencial a mais! E cada vez mais esse diferencial tem sido buscado (e obtido!) por meio da pós-graduação.

Dentre os tipos de pós-graduação disponíveis em 2020 e 2021, o MBA e a especialização são os mais procurados. É bem verdade que isso se deu  também devido à pandemia do coronavírus, que restringiu os encontros acadêmicos presenciais. Contudo, esse movimento de popularidade cada vez maior, já estava sendo observado desde 2016. E por quê?

Acompanhe o artigo para descobrir mais sobre o que é especialização. a diferenciação entre esse tipo de aperfeiçoamento e MBA e porque esses tipos de cursos de pós-graduação tem se tornado cada vez mais populares.

Destaques:

Afinal, o que é especialização?

A especialização é uma modalidade de pós-graduação lato-sensu focada na obtenção de habilidades práticas e técnicas, diretamente aplicáveis ao cotidiano do profissional.

Ao contrário de mestrados e doutorados, que possuem uma abordagem mais teórico e com enfoque na atividade de pesquisa, a especialização é um programa naturalmente mais conciso e objetivo. Por isso, é comum que a especialização seja bem mais curta do que qualquer pós-graduação Stricto Sensu, geralmente durando de 6 a 18 meses.

A especialização é regulamentada?

Sim, como uma modalidade de pós graduação lato sensu, a especialização é regulamentada pela CNE/CES 01 de 06/04/2018. De modo geral, para ser devidamente reconhecida como curso válido de pós-graduação lato sensu, a especialização deve:

  • Possuir carga horária mínima total de 360 horas;
  • Apresentar composição do corpo docente, devidamente qualificado;
  • Disponibilizar processos de avaliação da aprendizagem dos estudantes;
  • Ser oferecida por uma Instituição de Ensino credenciada pelo MEC.

O que é especialização credenciada pelo MEC?

Para que seja válida em todo território brasileiro, reconhecida como uma pós-graduação e considerada em processos seletivos públicos, como os concursos, é necessário que sua especialização seja expedida por uma Instituição de Ensino autorizada e credenciada pelo Ministério da Educação. Isso também tornará a sua certificação válida.

O MEC disponibiliza um portal eletrônico, acessível por meio do endereço <https://emec.mec.gov.br/>. Por meio dele, você poderá verificar se a Instituição de Ensino certificadora é reconhecida pelo MEC.

Veja abaixo o resultado da consulta para a Faculdade UNIMAIS (Grupo Educamais)  Instituição de Ensino Certificadora, parceira da Gran Cursos Pós-Graduação:

o que é especialização?

O que é especialização e porque ela se tornou tão popular?

Mencionamos anteriormente que a popularidade da especialização começou a crescer em 2016 e se tornou ainda mais popular nos anos de 2020 e 2021.

Porém, é importante relatar que o crescimento da procura para programas de pós-graduação lato-sensu registrou um aumento de 74% nos últimos quatro anos de 2016-2019, de acordo com a pesquisa Cursos de Especialização Lato Sensu no Brasil pelo Instituto Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior). Você sabe porque isso aconteceu? Observe alguns pontos abaixo:

A especialização pode ser feita 100% online

Classificada como um curso de pós graduação lato sensu, a especialização e o MBA são os únicos programas de aperfeiçoamento de ensino superior que podem ser feitos no modelo 100% online. Com a chegada da pandemia, não fica difícil compreender porque o crescimento na procura foi tão vertiginoso.

A impossibilidade de frequentar Instituições de Ensino presencialmente e as incertezas profissionais (muitos tiveram de buscar a recolocação profissional neste período) levaram muitas pessoas a procurar formas de aperfeiçoamento remoto durante esse período. Contudo, dados da mesma pesquisa realizada pelo instituto Semesp relaram que o maior aumento de procura para programas de pós-graduação lato sensu foi na categoria EAD, com um aumento de 124%.

Isso não é sem razão. A modalidade de Ensino EAD promove uma série de benefícios e facilidades para os seus alunos, tais como:

  • Flexibilidade de horários e maior facilidade de conciliação;
  • Mensalidades mais baratas;
  • Democratização do conhecimento, com a capacidade de realizar um aperfeiçoamento acadêmico e profissional sem a necessidade de comparecer a polos físicos, que geralmente estão centralizados em grandes metrópoles;
  • Conclusão mais rápida.

Saiba mais benefícios de fazer uma pós-graduação EAD

O TCC não é obrigatório

A partir do ano de 2018, a formulação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi classificada como opcional para a conclusão e recebimento da certificação de pós-graduação. Dessa forma, a especialização pode ser concluída de maneira mais simples e rápida. O principal fator que influenciou nessa decisão foi justamente o caráter prático e objetivo desse tipo de aperfeiçoamento, na qual nem sempre convém a produção de conhecimento científico.

Contudo, é preciso ficar atento ao conteúdo programático do seu curso de pós-graduação de escolha. Afinal, em alguns casos, o TCC é uma matéria obrigatória e condicional para a obtenção da certificação final. Dessa forma, o TCC não é mais obrigatório, mas ainda pode ser requisitado por determinadas Instituições. Essa definição é interna e autorizada.

A grande questão e diferencial está, então, nos cursos de pós-graduação que dão a opção para o aluno. Afinal, sempre será possível realizar o Trabalho de Conclusão de Curso; mas a autonomia do aluno para decidir se é interessante ou não realizá-lo é o que torna cursos de pós graduação lato-sensu tão eficientes.

Saiba tudo sobre o TCC na pós-graduação! 

Variedade de cursos 

Um dos pontos de destaque quando o assunto é especialização, diz respeito à variedade de cursos nesse segmento. Você pode encontrar especializações nas mais distintas áreas, como Direito, Educação, Saúde, Tecnologia da informação e afins. 

Outro ponto muito positivo sobre esses tipos de cursos é que os conhecimentos aprendidos são diretamente aplicáveis: isto é, poderão ser utilizados por você no dia a dia, em pleno exercício das suas funções. 

Além disso, ao conquistar uma especialização, você também pode caminhar para um nicho da sua carreira, trabalhando com uma área que você tenha mais afinidade. 

Concessão de título 

A palavra título aqui diz respeito a dois tipos distintos. Veja:

  • Ao concluir a especialização, você se torna especialista naquele determinado segmento. O título é muito atraente e com certeza trará maior autoridade profissional e destaque para o seu currículo. 
  • Uma certificação de pós-graduação reconhecida pelo MEC também pode ser submetida como título na Prova de Títulos, uma etapa classificatória e presente na maioria dos concursos públicos. Assim, você pode garantir pontos adicionais na sua seleção de escolha. 

Saiba como funciona a relaciona da pós-graduação e avaliação de títulos

O que é especialização Gran Cursos Pós-Graduação e como se matricular?

Você já conhece os cursos de pós-graduação da Gran Pós? Ao todo são 32 especializações reconhecidas pelo MEC em diversas áreas do conhecimento!  Todos os cursos de especialização da Gran Pós-Graduação são 100% online, com TCC opcional e a qualidade Gran que você já conhece e confia! 

Para se inscrever na Gran Pós-Graduação, você só precisa ter concluído o ensino superior por meio da graduação ou curso tecnólogo! No momento da matrícula, você deverá enviar alguns documentos e realizar a assinatura digital do contrato! Com o pagamento da primeira mensalidade, todo o conteúdo fica disponível para você! 

Faça sua especialização com desconto!

Até o dia 31 de janeiro de 2022, você pode conferir descontos de até 50% na conquista da sua especialização com a Gran Cursos Pós-Graduação! É a sua chance de garantir o aperfeiçoamento acadêmico e profissional em 2022, conquistando diferencial no seu currículo!

Para conquistar seu cupom promocional, basta acessar a página do seu curso de escolha e verificar os descontos disponíveis. E não se preocupe: com o Gran, você pode testar o curso por 30 dias depois da aquisição!

Conheça os cursos e faça sua matrícula com desconto! 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
0

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.