O que é residência em saúde? Entenda como conquistar a sua!

Com o mercado de trabalho cada vez mais concorrido, conquistar uma especialização passou a ser essencial em todos os campos de atuação, incluindo a área da saúde! Tire todas suas dúvidas sobre o que é residência em saúde e como conquistar a sua com o material gratuito do Gran!

Avatar


20/07/2021 | 16:34 Atualizado há 300 dias

Você sabe o que é residência em saúde? De modo resumido, são programas de pós-graduação lato-sensu para os profissionais inseridos na área da saúde. É importante ressaltar que não é apenas quem se forma em medicina que pode fazer uma residência: com a promulgação da  Lei 11.129 de 2005 e a criação das residências multiprofissionais, diversos outros profissionais passaram a ser contemplados nestes programas.

Mas como funcionam os programas de residência? O que é a residência em saúde, de fato? Como se tornar um residente? Para responder todas essas perguntas, a professora Natale Souza aqui do Gran formulou um material exclusivo! A melhor parte: ele é gratuito e pode ser seu em questão de segundos! Continue lendo o artigo para garantir o seu!

Destaques:

 

O que é residência em saúde? É apenas uma especialização?

Como citamos anteriormente, a residência em saúde é um curso de pós-graduação lato-sensu que possui algumas particularidades. A primeira delas é que não é regulamentada apenas pelo MEC, como é o caso da maioria das especializações.

No caso das residências multiprofissionais, a regulamentação ocorre por meio da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde – CNRMS. Assim, garante-se que os cursos de residência oferecidos são de qualidade.

A residência em saúde multiprofissional geralmente tem duração de dois anos, com carga horária de 5.760 horas. Isso também é outra diferença em relação a especialização comum, já que a regulamentação estabelece a carga horária mínima de 360 horas.

Em em uma residência em saúde, o maior foco é na prática. Afinal, o curso tem o objetivo de promover a educação em serviço e favorecer uma inserção mais qualificada de jovens no mercado de trabalho. Por fim, na residência em saúde o profissional deverá se dedicar completamente ao programa, recebendo uma bolsa que fica em torno de 3,3 mil reais mensais para que possa fazer isso.

Quem pode fazer residência em saúde?

Além dos profissionais graduados em Medicina, que ingressão na residência médica, outros profissionais da área da saúde também poderão ingressar em programas de residência multiprofissional. Veja abaixo quais são as áreas previstas na  Lei 11.129 de 2005:

  • Enfermagem;
  • Farmácia;
  • Psicologia;
  • Biomedicina;
  • Fisioterapia;
  • Fonoaudiologia;
  • Medicina Veterinária;
  • Nutrição;
  • Ciências Biológicas;
  • Educação Física;
  • Odontologia;
  • Serviço Social;
  • Terapia Ocupacional.

Por serem cursos de pós-graduação, para poder aplicar, o candidato deverá ter concluído algum dos cursos de graduação citados. Além disso, a inscrição no Conselho Regional para cada profissão pode ser necessária.

Baixe o o material gratuito!

O ingresso na residência em saúde geralmente ocorre por meio da realização de provas objetivas e/ou discursivas que também pode incluir uma etapa posterior de análise de currículo. Por isso, o manual “O que são Residências?” do Gran poderá te auxiliar! Nele você encontrará orientações de como guiar os seus estudos para garantir a sua vaga!

Além disso, no material você também encontrará orientações exclusivas da  Mestre em Saúde Coletiva e professora do Gran Natale Souza, especializada em tratar sobre o tópico de Residências em Saúde! Tire todas as suas dúvidas e conquiste sua residência em saúde com o manual gratuito do Gran!

O que é residência em saúde? Entenda!

Clique aqui para baixar “O que são Residências em Saúde” gratuito!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021 e CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.