Residência multiprofissional em saúde: entenda tudo!

Tire todas suas dúvidas sobre o que é residência multiprofissional em saúde e como conquistar a sua com o material gratuito do Gran!

Avatar


02 de maio4 min. de leitura

Você sabe o que é residência multiprofissional em saúde? De modo resumido, são programas de pós-graduação lato-sensu para os profissionais inseridos na área.

É importante ressaltar que não é apenas quem se forma em medicina que pode fazer uma residência: com a promulgação da Lei 11.129 de 2005 e a criação das residências multiprofissionais, diversos outros profissionais passaram a ser contemplados nos programas de residência multiprofissional em saúde.

Com o mercado de trabalho cada vez mais concorrido, conquistar uma especialização passou a ser essencial em todos os campos de atuação, incluindo a área da saúde! Acompanhe o artigo ou navegue pelo indice:

O que é a Residência Multiprofissional em saúde?

A residência multiprofissional em saúde é um curso de pós-graduação lato-sensu que possui algumas particularidades. A primeira delas é que não é regulamentada apenas pelo MEC, como é o caso da maioria das especializações.

No caso das residências multiprofissionais, a regulamentação ocorre por meio da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde – CNRMS. Assim, garante-se que os cursos de residência oferecidos são de qualidade.

Esse tipo de pós-graduação é regulamentada pela Lei 11.129 de 2005:

Art. 13. Fica instituída a Residência em Área Profissional da Saúde, definida como modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, voltada para a educação em serviço e destinada às categorias profissionais que integram a área de saúde, excetuada a médica.

Ou seja, trata-se de um tipo de pós-graduação aplicada e dedicada exclusivamente para a área da saúde. Busca-se focar o ensino a atividades práticas do cotidiano de um profissional da área e de acordo com o programa de residência.

Como funciona o Programa de Residência Multiprofissional?

Em uma residência em saúde, o maior foco é na prática. Afinal, o curso tem o objetivo de promover a educação em serviço e favorecer uma inserção mais qualificada de jovens no mercado de trabalho.

Para cursar uma residência multiprofissional em saúde, o candidato deve ficar atento às seleções públicas das instituições de ensino superior. Geralmente, as etapas podem envolver uma prova de conhecimentos teóricos e avaliação curricular.

No mais, na residência em saúde multiprofissional:

  • O TCC é opcional;
  • O foco é na educação em serviço;
  • É essencialmente profissional;
  • Tem duração de dois anos, com carga horária de 5.760 horas;
  • O aluno não pode ter qualquer outra filiação profissional durante a Residência;

Quanto ganha um residente multiprofissional?

Na residência multiprofissional em saúde o profissional deverá se dedicar completamente ao programa. Desde 2022, de acordo com o Ministério da Casa Civil, a bolsa foi reajustada em 23,29% e o residente agora recebe uma bolsa que fica em torno de 4.1 mil reais mensais. Esse é o único valor recebido e não há nenhum outro tipo de benefício.

Quem pode prestar Residência Multiprofissional?

Segundo o Ministério da Saúde, além dos profissionais graduados em Medicina, que ingressam na residência médica, outros profissionais da área da saúde também poderão ingressar em programas de residência multiprofissional em saúde.

As áreas previstas na Lei 11.129 de 2005 são:

  • Enfermagem;
  • Farmácia;
  • Psicologia;
  • Biomedicina;
  • Fisioterapia;
  • Fonoaudiologia;
  • Medicina Veterinária;
  • Nutrição;
  • Saúde Coletiva;
  • Física Médica
  • Ciências Biológicas;
  • Educação Física;
  • Odontologia;
  • Serviço Social;
  • Terapia Ocupacional.

Outras dúvidas comuns sobre a Residência Multiprofissional em saúde:

Diversas outras dúvidas podem surgir quando o assunto é a residência multiprofissional:

Quais os requisitos para fazer Residência Multiprofissional?

Por serem cursos de pós-graduação, para concorrer a Residência Multiprofissional em saúde, o candidato deverá ter concluído algum dos cursos de graduação citado. Além disso, a inscrição no Conselho Regional para cada profissão pode ser necessária.

É possível trabalhar durante a residência?

Segundo a legislação, a residência multiprofissional em saúde é de dedicação exclusiva. Ou seja, não é possível trabalhar ao mesmo tempo que se faz residência:

§ 2º A Residência a que se refere o caput deste artigo será desenvolvida em regime de dedicação exclusiva e realizada sob supervisão docente-assistencial, de responsabilidade conjunta dos setores da educação e da saúde.

Quem faz Residência Multiprofissional precisa fazer prova de título?

A necessidade ou não de fazer a prova de títulos em uma residência multiprofissional em saúde vai depender da instituição. Algumas universidades exigem uma avaliação curricular, outras não. É preciso ficar atento ao edital.

Quais os direitos do residente multiprofissional?

Os direitos do residente multiprofissional estão de acordo com as normas regulamentadoras dos programas e da instituição. É preciso estar atento ao edital da seleção pública e às normas da faculdade.

Residência Multiprofissional em Saúde: baixe o material gratuito!

O ingresso na residência multiprofissional em saúde geralmente ocorre por meio da realização de provas objetivas e/ou discursivas que também podem incluir uma etapa posterior de análise de currículo.

Por isso, o manual “O que são Residências?” da Gran Faculdade poderá te auxiliar! Nele você encontrará orientações de como guiar os seus estudos para garantir a sua vaga!

Além disso, no material você também encontrará orientações exclusivas da Mestre em Saúde Coletiva e professora do Gran Natale Souza, especializada em tratar sobre o tópico de Residências em Saúde! Tire todas as suas dúvidas e conquiste sua residência em saúde com o manual gratuito do Gran!

O que é residência em saúde? Entenda!

Clique aqui para baixar “O que são Residências em Saúde” gratuito!

Vem pra Gran Faculdade!

Além disso, enquanto você se prepara para a residência multiprofissional em saúde, pode cursar uma pós-graduação com a Gran Faculdade. São diversos cursos na área da saúde que te ajudam a se qualificar e a se preparar para uma residência em saúde.

O Gran Cursos Online começou lá em 2012 e, desde então, vem mudando a vida de diversas pessoas. Nesses 10 anos de existência, construímos uma renomada reputação enquanto instituição de ensino:

  • Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
  • O Gran venceu o Prêmio Reclame Aqui por cinco anos seguidos na categoria “Educação – pré-vestibulares e concursos”
  • Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
  • Melhores preços do mercado;
  • Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
  • Temos um dos RHs mais inspiradores do Brasil segundo a Gupy;
  • Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
  • Professores experientes e capacitados;
  • Acesso imediato e 100% online.

Quero ser aluno da Gran Faculdade!


Quer ficar por dentro da Faculdade Digital o mais inovadora do Brasil?
Clique nos links abaixo:

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

TUDO SOBRE A GRAN FACULDADE

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM 

Avatar


02 de maio4 min. de leitura