O que estudar para concurso público de nível médio?

Avatar


06 de setembro3 min. de leitura

O que estudar para concurso público de nível médio?

Garantir um bom resultado em concursos públicos tem sido a obsessão de muitas pessoas. As oportunidades surgem a todo momento, inclusive para as pessoas que possuem o nível médio de escolaridade, ou seja, que completaram o ensino médio. Muitos certames costumam oferecer vagas para cargos desse nível, então, fique sempre atento e saiba o que estudar para concurso público de nível médio.

Esperar a publicação do edital para começar a preparação pode ser arriscado, pois o tempo se torna ainda mais escasso. Por isso, vamos explicar de uma maneira mais detalhada o que estudar para concurso público de nível médio. Dessa maneira, torna-se possível começar a preparação o quanto antes e largar na frente dos seus concorrentes.

Concursos públicos ensino médio

Os concursos públicos de nível médio são ideais para aquelas pessoas que ainda não começaram a cursar o ensino superior, mas desejam dar o pontapé inicial na vida profissional em pleno mercado de trabalho.

Na maioria dos concursos, as vagas que mais aparecem para os candidatos de nível médio são para os cargos de: Auxiliar de Serviços Gerais, Técnico Judiciário, Técnico de informática, Motorista, Auxiliar de Farmácias, entre outros.

Embora as oportunidades sejam frequentes, é necessário investir em uma boa preparação. Isso porque os concursos são extremamente concorridos, pois na maioria das vezes oferecem uma boa remuneração e uma ótima condição de trabalho. Então, saiba o que e como estudar para esse tipo de prova.

O que cai nas provas de concurso público de nível médio

Existem algumas matérias que podem ser tomadas como base para o seu estudo. Língua Portuguesa, Matemática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Informática e Tecnologia. Essas são as que costumam aparecer com mais frequência, mas é claro que cada banca organizadora tem a sua política em relação às disciplinas e quanto valem na nota final.

Língua Portuguesa

Temos aqui a matéria que merece a maior parte da sua atenção. A Língua Portuguesa será cobrada em qualquer concurso que for prestar, seja em forma de questões objetivas ou em redações. Por isso, é muito importante ter em mente as normas do Português no momento de fazer a prova – acentuação, pontuação, novo acordo gramatical, entre outras coisas. Isso fará muita diferença no seu resultado.

Matemática

A Matemática normalmente é temida por muitos, e sim, ela estará presente na maioria dos concursos de nível médio que você for prestar. Portanto, é necessário chegar no dia da prova preparado para resolver os problemas dessa disciplina. Quanto maior for o seu conhecimento matemático, mais chances terá de chegar na vaga desejada.

Direito Constitucional e Direito Administrativo

Muitos podem imaginar que esses tipos de disciplinas não caem em concursos de nível médio, mas sim, em certos casos – bem comuns – elas aparecem. Mas as questões abordam as partes mais básicas tanto do Direito Constitucional quanto Administrativo. Uma boa forma de se preparar é investindo em curso para concurso.

Informática e Tecnologia

A Informática e a Tecnologia são matérias cobradas para cargos mais técnicos. Normalmente, o que é mais exigido nesses casos é a capacidade de edição de textos, planilhas, sistemas operacionais e pesquisas mais complexas na internet.

Como estudar para concurso público nível médio

Lembre-se que o edital é um documento importantíssimo para quem irá prestar qualquer concurso. No entanto, não é necessário esperar até a sua publicação para começar a estudar. Tenha em mente quais são as matérias mais exigidas nesses tipos de certames e inicie a sua trajetória de preparação. Tenha determinação, disciplina, foco e muito respeito com o objetivo imposto por você mesmo.

Investir em sua preparação nunca é demais, ainda mais quando se trata de um concurso público. O Gran Cursos Online oferece cursos online focados no concurso que você deseja prestar. São módulos produzidos por um corpo docente experiente e que conhece muito bem o perfil das principais bancas organizadoras.

Esses cursos complementam o seu estudo com materiais exclusivos, apostilas disponíveis para download e videoaulas completissimas. Tudo para qualificar o seu aprendizado e facilitar o seu cronograma, pois pode-se estudar onde e quando quiser.

Como estudar para concurso nível médio: estude pelas provas anteriores

Uma das melhores formas de estudar para esses concursos é por meio de questões de concurso. Em nossa plataforma Gran Cuca, é possível ter acesso às edições anteriores de diversos certames. Dessa maneira, você já tem uma noção mais aprofundada de como as disciplinas são exigidas na prova e começa a basear o seu estudo nisso.

Além disso, aproveite para refazer as questões. Essa é uma maneira bem efetiva de conseguir mensurar o próprio desempenho. Faça e refaça quantas vezes forem necessárias.

Agora que você está mais por dentro sobre o que estudar para concurso público nível médio, fique de olho em nosso site para saber sobre as novidades de qualquer processo seletivo no Brasil. Saiba quais são os concursos abertos e também os previstos para que consiga começar a se preparar desde já e buscar aquela vaga tão sonhada.

Avatar


06 de setembro3 min. de leitura