O que fazer quando o dia da prova chegar?

Avatar


16 de abril3 min. de leitura

 

Que sofrimento! Provas adiadas, provas remarcadas e adiadas novamente. Ansiedade e alívio. Todos esses sentimentos estão sendo enfrentados pelos concurseiros nos últimos meses. Mas o que fazer quando o dia da prova realmente chegar?

 

Aqui vou te contar as técnicas para chegar muito bem ao dia da prova. Vou, também, te contar como você deverá agir nos dias antecedentes e no dia que vai mudar a sua vida. Sim, é assim que você deve encarar esse dia.

 

O que costuma atrapalhar os candidatos perto da prova?

 

  1. Agonia.
  2. Fazer simulados.
  3. Olhar número de inscritos.
  4. Comer e dormir mal, consequentemente, não estudar direito.

 

Ocorrendo esses episódios acima, nos dias que antecedem a prova, estaremos diante de “a prova está chegando”. Eu percebi que, nos dias próximos da prova, os reprovados faziam coisas completamente diferentes. Eles estudavam de forma mais “intensa” e desordenada, dormiam mal, ficavam bastante agoniados e não sabiam fazer uma revisão adequada para o momento.

 

Como prevenir esses episódios?

 

  1. Nas duas semanas que antecedem a prova, deve ser feita uma revisão que lhe traga um ajuste fino, detalhes para fazer a prova.
  2. Os aulões no dia anterior não são uma boa opção, pois cansam o aluno e causam ainda mais cansaço. Aulões de exercícios devem ser assistidos on-line e apenas em semanas que antecedem a provas, dando preferência para as matérias mais importantes e para aquelas em que você tem maior dificuldade.
  3. Revisões de questões erradas, criando um banco de questões, que servirão para o auxílio de seu estudo. O seu banco de questões erradas é o melhor material para revisão nas duas semanas que antecedem a prova. Abrace-o; não refaça as questões, revise-as.
  4. Ciclo de revisão, denominado Ciclo ONE, pois se encaixa em uma hora por matéria. Essa uma hora funciona da seguinte maneira: 30 minutos de banco de questões e 30 minutos de revisão das anotações.

 

Estratégia para fazer a prova

 

  1. Pé direito: inicie a prova pela matéria que você acerta mais ou sabe mais, isso te dará mais confiança para seguir a prova. Esta técnica começa nos simulados, lembrando que as questões devem ser preferencialmente da banca. Aqui é como começar um jogo de futebol fazendo vários gols.
  2. Mais difícil: em segundo lugar, matéria mais difícil e qualificada como muito importante para seu concurso. Depois siga para as demais. Normalmente meus alunos fazem aqui as questões de Gramática, mas entenda a particularidade do seu concurso e do seu estudo e faça as questões da matéria escolhida.
  3. Final: por último, as questões de uma matéria de média complexidade. Daqui em diante, você pode mesclar, na sua prova, as questões que irá fazer. O mais importante é se manter confiante ao fazer cada questão.

 

Não se esqueça de fazer pequenas pausas com alongamentos e respiração. A ida ao banheiro também é importante, dentro da sua possibilidade de tempo da prova.

 

Detalhes importantes

 

Não mude as respostas.

Se sua prova apresentar redação ou questões dissertativas, siga um roteiro para fazer e cumpra o roteiro. O feijão com arroz, bife e batata frita caem muito bem na redação. O que quero dizer é: faça o que esboçou no seu roteiro da redação.

Há questões para mexer com seu ego, fuja delas e volte a elas no fim. Ficar parado nelas te tomará tempo.

Faça as questões por partes. O que é fazer questões por partes? É fazer questões lendo por partes e depois juntando. Não leia correndo, leia devagar, com atenção.

As provas apresentam assuntos mais importantes que deverão ser observados de acordo com o peso e número de questões apresentados no edital. Leia o edital, ele é a regra do jogo, foque principalmente os detalhes mais importantes (conteúdo programático, pesos das questões, datas das fases, critérios de desempate, pontuação final e classificação).

Fazer exercícios perto da prova não é bom, mas revisá-los, sim. Tenha um banco de questões erradas, falo isso em todas as minhas aulas e repito: aqui você melhora o seu estudo e resultado de forma estrondosa.

Dormir bem dois dias antes da prova é de suma importância. Assim como os jogadores de futebol, como se fosse uma concentração. Faça acordos com seus familiares e durma bem durante as duas semanas que antecedem a prova, pelo menos. Sabemos que o ideal é dormir bem sempre.

Coma de forma saudável e ingira muita água. Não consuma alimentos com amido demais, eles podem causar sensação de cansaço. Procure um nutricionista caso você tenha a possibilidade, com toda a certeza, ele te orientará a melhor maneira de se alimentar para esse grande momento.

Sorrir antes da prova, assistir stand-up e trabalhar a concentração diminuem os hormônios estressores evitando o “branco”. Sorrir é muito bom, além de aliviar as tensões, melhora nosso foco e concentração.

Uma das coisas mais importantes a se fazer perto da prova, na minha experiência de mais de 10 anos aprovando alunos, é alimentar a vontade de vencer. Isso pode parecer motivacional, mas não é, kkkkkk. Eu acredito que precisamos acreditar que é possível e que faremos uma boa prova, isso dá uma paz de fazer o melhor. E fazendo o nosso melhor, uma hora, a aprovação vem.

Faça visualizações do dia da prova. Sonhe com esse dia e exercite cada passo, desde o deslocamento até o término e retorno para sua casa. Os atletas também costumam utilizar a técnica para treino da mente, visualizando a luta com o adversário. Isso deve ser feito nesse caso. Todo dia, antes de estudar, visualize seus dias e assim fará também com sua prova.

 

“Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo.”

Henry Ford

 

 

A positividade e a certeza são elementos essenciais para a vitória em qualquer área da sua vida. Desistir dos pensamentos positivos é já estar morto ainda estando vivo.

 

Sempre visualize seu dia incrível e que você vai aprender toda a matéria. Seu mundo interno reflete no seu mundo externo. Pense nisso!

Avatar


16 de abril3 min. de leitura