Questões de concurso: por que e como estudar com elas?

Por meio do estudo por questões de concurso é possível fortalecer e revisar conhecimentos, além de avaliar a sua proficiência em determinados assuntos e evolução nos estudos. Conheça mais sobre este tipo de material para concursos!

Avatar


16 de novembro6 min. de leitura

Resolver questões de concurso é uma das técnicas mais eficazes para estudar para as provas de concursos públicos. Assim, os candidatos podem conhecer a maneira com que a banca examinadora monta a prova e, consequentemente, verificar como os temas são abordados ao longo da avaliação.

Ao estudar por questões de concurso fica mais fácil fixar o conteúdo estudado anteriormente e até mesmo aprender sobre as disciplinas mais cobradas.

Preparamos algumas dicas para você que deseja melhorar sua prática de estudos incluindo este método de estudos na rotina. Confira!

Série Concurseiro Iniciante: com você do início até a aprovação! 

Por que estudar utilizando questões de concurso?

  • 1º motivo: Questões de concurso ajudam e potencializam o aprendizado;
  • 2º motivo: Estudar por questões é uma forma de estudo menos cansativa;
  • 3º motivo: Com as questões de concurso é possível entender como a banca examinadora cobra o conteúdo;
  • 4ºmotivo: Estudar por exercícios de concurso é um ótimo método de revisão de conteúdo;
  • 5° motivo: Você pode testar a eficácia das suas rotinas de estudo, monitorando e avaliando o seu desempenho.
  • 6° motivo: É possível economizar tempo, estudando disciplinas que você já tem uma noção por meio do estudo reverso.

Quando estudar com questões de concurso?

Você já ouviu falar que a resolução de questões de concurso é muito eficaz, mas só pode ser incluída nos estudos depois que já se tem uma certa noção do conteúdo?

Na realidade, um bom estudo com questões de concurso não é bem assim. Afinal, a resolução de questões de concurso vão muito além de apenas assegurar que você está acertando itens.

A resolução de questões de concurso pode ter propósitos distintos além de avaliar sua capacidade de acertar: veja quais são!

Por meio da resolução de questões, por exemplo, você pode descobrir qual a sua proficiência em diferentes assuntos. Isso é útil principalmente quando você já estudou algum conteúdo no passado, mas não sabe exatamente qual é o seu conhecimento dele hoje em dia.

É o caso da maioria das pessoas para conteúdos como Língua Portuguesa, Geografia, História, Matemática, dentre outros. Assim, se um desses tópicos aparecer no seu edital e você quer testar a sua proficiência, resolver um simulado “zero” logo de cara, pode ser uma boa ideia.

Dessa forma, você tem uma noção mais real do que você domina mais, do que você domina menos e do que definitivamente precisa ser estudado novamente.

Essa noção pode ajudar, inclusive, na formulação de planos de estudos mais eficientes, baseados nas suas necessidades reais.

A resolução de questões também pode ter o intuito de auxiliar no fortalecimento de determinado conhecimento, depois de aprendido. Por isso, é interessante sempre reservar um tempo, depois de cada lição, para resolver questões.

Por fim, as questões também podem ajudar você a localizar as dúvidas de maneira mais certeira. Afinal, apenas com os conceitos aplicados podemos avaliar se realmente os compreendemos.

Como estudar por questões de concurso?

Preparamos algumas dicas para você, que almeja uma vaga na carreira pública, e deseja se preparar de forma menos cansativa e prática. Confira:

1. Estudar por questões de concurso comentadas

Uma forma eficiente de estudo por exercícios de concurso é com questões comentas e resolvidas. Pois o professor, além de analisar enunciados e a alternativa correta, também irá comentar as demais alternativas, apontando seus erros e acertos.

Dessa forma, você poderá utilizar as considerações, não apenas para esclarecer as suas dúvidas, como também para eventualmente enriquecer os seus materiais de revisão.

2. Estudar com provas passadas e/ ou simulados

O estudo com provas passadas e simulados permite que o concurseiro investigue a relação do enunciado com a resposta certa, a maneira como a banca trata determinados conceitos, assim como eventuais pegadinhas e temas preferidos.

Dessa forma, você pode direcionar o seu estudo especificamente para o que costuma ser mais cobrado, adquirindo cada vez mais “habilidade” na hora de realizar provas formuladas naquele modelo.

Ao resolver provas e simulados, com a contagem de tempo, o aluno também tem uma noção do seu desempenho geral, assim como o seu controle de tempo.

A prática também pode ajudar você a aprender a lidar e manejar o seu nervosismo.

3. Anote as questões que errou!

É costume dizer que se aprende mais quando erramos e isso não é inteiramente mentira. Afinal, estudos mostram que logo depois de cometer um erro, nosso cérebro fica mais atento, apresentando maior tendência para relembrar e absorver informações nesse curto período de tempo.

Conciliar essa resposta natural com questões comentadas e a possibilidade de criar um caderno de questões é a melhor maneira de otimizar os seus estudos. Assim, não desanime ou deixe uma questão de lado imediatamente quando errar. Busque a resposta comentada, salve-a e busque resolvê-la depois.

Dessa forma, você terá certeza que o conteúdo foi finalmente dominado!

4. Acompanhe o percentual de acertos

Além de anotar as questões que você errou, outra importante prática no estudo por questões é acompanhar o seu percentual de erros e acertos.

Ao fazer isso, você pode ter uma noção aproximada de quanto está dominando determinada matéria.

Este cálculo, por sua vez, é feito de maneira bem simples: basta dividir o seu número de acertos pelo número total de questões resolvidas naquela bateria, multiplicar o resultado por 100 e pronto.

Para exemplificar: se você tiver respondido 50, mas acertado 36: 36/50 = 0,72. Depois de multiplicar por 100, então, você tem 72% de acerto naquela bateria específica de exercícios.

Para avaliar melhor a sua evolução, contudo, é mais interessante considerar períodos maiores de tempo. Você pode, por exemplo, fazer um simulado com 50 questões em um mês (para determinada disciplina) e outro no mês seguinte. Assim, é possível comparar se você melhorou ou piorou no desempenho.

Como os concursos públicos se apoiam em diferenciais competitivos, já que são muitas vagas para poucas pessoas, é importante que você tenha métricas para avaliar esses percentuais de acerto.

De modo geral, um percentual de 50% de acerto, de acordo com os especialistas em concursos, é bom, mas não é o ideal. Para que a matéria seja considerada completamente ou parcialmente “dominada”, na verdade, o percentual de acerto de questões de concurso deve ficar em torno de 85% ou acima.

Caso você consiga este percentual também no seu resultado geral, excelente! Contudo, ao separar o estudo de questões de concurso por matérias, você pode ter um controle maior do seu desenvolvimento.*

*IMPORTANTE: separar as disciplinas e avaliá-las individualmente é uma tática que pode trabalhar ao seu favor se você tiver mais tempo, isto é, em uma situação pré-edital. Caso você já esteja com o edital publicado, o melhor é se focar no percentual de acertos geral para otimizar o tempo.

Como acompanhar o seu percentual de acerto de forma automática?

Você sabia que o Gran Questões possui um painel de desempenho integrado à plataforma? Este recurso analisa todas as questões de concurso, provas e simulados resolvidos por você online, cedendo, de maneira automática, gráficos e porcentagens dos seus erros e acertos gerais, por matéria e por avaliação.

Tudo isso quer dizer que você economiza ainda mais tempo, sem precisar realizar os cálculos dos percentuais na mão e registrá-los.

Por um outro lado, os Assinantes Ilimitados do Gran ainda desfrutam de um acompanhamento de desempenho ainda mais aprimorado e condensado no Dashboard de Performance.

Saiba mais sobre as ferramentas de monitoramento de desempenho do Gran!

5. Questões para revisão

A revisão para concursos é essencial, já que nós naturalmente esquecemos boa parte das coisas que estudamos e vivenciamos. O psicólogo alemão Ebbinghaus estudou e denominou esse fenômeno como Curva do Esquecimento. 

Assim, a principal maneira de combater essa ocorrência natural é revendo os conteúdos aprendidos seja a cada semana, mês ou determinado período de tempo. A principal dica aqui para não desperdiçar tempo é: não se estuda o mesmo conteúdo inteiramente mais de uma vez.

Então, uma boa revisão poderá se utilizar das questões de concurso e também de outros materiais produzidos durante a sua rotina (resumos, mapas mentais e etc).

Saiba mais sobre a revisão para concursos! 

6. Marcações de questões de concurso

Você marca as partes mais importantes em seus textos? Pois bem, faça o mesmo ao corrigir os seus exercícios, simulados e provas antigas, sempre assinalando o enunciado e a questão correta, pois isso ajudará no estudo e criará um método de revisão.

Você pode ainda fazer anotações, se achar melhor. Mas quais questões assinalar?

Marque as questões de concurso que:

  • Caíram muito em provas anteriores;
  • São complicadas e você já sabe que vai acabar esquecendo, caso não resolva novamente;
  • São fáceis, mas resumem bem a matéria;
  • Possuem uma pegadinha que é importante lembrar;
  • Tratam de um tópico que você erra sempre;

Leia mais sobre como realizar marcações aqui!

Como estudar por questões de concurso: conte com o Gran Questões

Você sabia que o Gran Questões pode auxiliar no cumprimento de cada uma das dicas apresentadas durante esse artigo?

Na plataforma você encontra mais de 2,7 milhões de questões de concurso, com mais itens sendo adicionados todos os dias!

Além disso, no Gran Questões você também pode conferir:

  • Questões de concurso comentadas por professores e especialistas;
  • Rico acervo de provas passadas;
  • Questões  para OAB, CFC e Residências;
  • Simulados e questões inéditas formulados pela equipe pedagógica de professores do Gran;
  • Possibilidade de criar cadernos de questões personalizados e de acordo com a sua necessidade;
  • Sistema avançado de filtragem;
  • Possibilidade de consultar os assuntos mais cobrados em um determinado certame ou banca organizadora;
  • Mensuração de desempenho por meio de gráficos facilmente compreensíveis.

Comece a utilizar o Gran Questões

Questões de concurso: materiais gratuitos

Além da plataforma Gran Questões, o nosso site também conta com um acervo de conteúdos gratuitos. Por lá, concurseiros podem encontrar provas, simulados, e-books e muito mais. Venha complementar a sua preparação!

Acesse os materiais gratuitos do Gran!

Concurseiro Iniciante: o que você gostaria de ler por aqui?

Agora você já conhece um pouco mais sobre as vantagens e como estudar com questões de concurso! Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas! Mas, se ainda ficou alguma, que tal deixar um comentário para melhorarmos cada vez mais?

Na semana que vem exploraremos as principais dicas e orientações de estudos para quem deseja ser aprovado em certames dessa área. Não deixe de conferir!  As publicações são realizadas todas as quintas-feiras às 20h!

Ah! E se você tem alguma outra pergunta que nunca conseguiu responder sobre o mundo dos concursos públicos, então preencha o formulário abaixo e incluiremos a sugestão na lista de próximas publicações!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


16 de novembro6 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

Concurseiro Iniciante destaque