Por que fazer uma pós-graduação? 12 razões para começar a sua!

A pós-graduação pode ser a resposta para várias perguntas sem resposta na sua vida profissional e acadêmica. Quer saber mais? Confira!

Avatar


13/08/2021 | 17:13 Atualizado há 285 dias

Você se formou a pouco tempo e ainda não conquistou uma vaga no mercado de trabalho? Está trabalhando, mas se sente desatualizado? Vai prestar concurso, mas se deparou com a prova de títulos? Se você respondeu sim para qualquer uma dessas perguntas, a pós-graduação é a solução para você

Algumas questões podem surgir quando falamos sobre pós-graduação. Talvez você se questione se é um investimento que vale a pena, se você terá tempo para se dedicar e trabalhar, se não será apenas mais um certificado na sua parede.

Foi buscando responder essas perguntas e anseios que preparamos esse artigo, reunindo os 11 principais motivos por quê você deveria fazer sua pós-graduação ainda em 2021. Fique conosco e confira!

Você também pode se interessar por:

 

Pós-Graduação: o que é?

Como o próprio nome já sugere, a pós-graduação é um formação acadêmica que vem depois da graduação; isto é, um tipo de especialização, seja teórica ou técnica. No Brasil podemos dividir esse tipo de formação entre Stricto sensu e Lato sensu. Se você não sabe dizer qual a diferença, confira abaixo!

Pós-graduação Stricto Sensu

Costumam ser programas mais voltados para a parte teórica da especialização e voltados para a formação de pesquisadores e acadêmicos. Nessa categoria entram o mestrado e o doutorado que são programas mais extensos (2 a 4 anos) e que garantem um diploma ao aluno, além do título de mestre ou doutor.

Para ingressar nesse tipo de pós-graduação, o aluno deverá cumprir alguns requerimentos que variam de acordo com a Instituição de Ensino escolhida. Dentre eles podemos citar:

  • Apresentação de pré-projeto de pesquisa;
  • Prova de proficiência em idiomas;
  • Entrevistas;
  • Avaliações escritas.

Pós-graduação Lato Sensu

São programas acadêmicos com cargas horárias reduzidas, voltados para o aprofundamento do profissional em áreas. Aqui entram o MBA e a especialização. Em essência, esses cursos são menores, geralmente sendo concluídos em até 18 meses. Além disso, eles apresentam o diferencial de serem completamente voltados para o âmbito prático de atuação profissional.

Pós-Graduação: 12 razões para fazer!

Agora que você já conhece os tipos de pós-graduação que você pode fazer no Brasil, vamos te apresentar os benefícios desse novo compromisso acadêmico.

1. Diferencial no currículo

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e por isso, muitas vezes não é suficiente ter apenas o diploma de ensino superior para garantir uma vaga. Entrevistas e processos de recrutamento estão cada vez mais exigentes, requerendo um preparo cada vez maior do candidato, mesmo para vagas mais básicas.

A pós-graduação aparece como uma solução para impressionar os recrutadores, mesmo que você esteja a algum tempo parado profissionalmente. Isso porque, apesar de não ser uma experiência profissional em si, o certificado de uma pós-graduação mostra à empresa que você não ficou parado, que buscou se especializar.

Além disso, os programas de graduação lato sensu estão fortemente ligados à prática de competências diárias do profissional. Tudo isso pode mostrar ao seu recrutador que você é o candidato mais qualificado para exercer aquela função.

A pós-graduação também te ajuda se você é recém formado. Afinal, uma das maiores queixas deles é a exigência de experiência profissional para vagas básicas no mercado de trabalho. A pergunta que fica no ar é: Como vou conseguir experiência se não se contrata quem não tem experiência? A resposta é: por meio da pós-graduação! 

2. Salários melhores

Pesquisas diversas realizadas ao longo dos anos revelam que os profissionais com pós-graduação apresentam percentuais de pagamentos substancialmente maiores do que aqueles que nunca procuraram a especialização. A  54ª edição da Pesquisa Salarial, realizada pela Catho Educação, por exemplo, avaliou mais de 2 milhões de trabalhadores em 2020 e chegou às seguintes conclusões:

  • Em cargos de diretoria, os executivos que apresentam pós-graduação recebem 47,2% a mais do que aqueles sem a especialização.
  • Em cargos operacionais e de assistência, o percentual de aumento no salário é de 25%. 

No caso de servidores públicos, a conquista da pós graduação pode garantir aumentos nos vencimentos mensais de até 7,5% por meio do Adicional de Qualificação e/ ou Retribuição por Titulação.

Leia mais sobre os benefícios da pós em cargos públicos! 

3. Aposentadorias melhores

O Adicional de Qualificação e Retribuição por Titulação obtidos pelos servidores públicos passam a integrar os vencimentos definitivos , influenciando assim nos valores estipulados para aposentadoria, de acordo com o plano para cada cargo. Assim, você continua desfrutando dos benefícios da especialização mesmo depois de parar de trabalhar!

4. Promoções

Se você busca subir de cargo, o melhor caminho é pela especialização. Afinal, não dá para apostar apenas nos “anos de casa” que você tem. Seu gestor precisa saber que você está equipado de forma técnica para atender à demandas mais específicas de cargos de gestão ou diretoria, por exemplo. Ao adicionar uma pós-graduação ao seu conjunto de competências, você aumenta suas chances de ser reconhecido e promovido.

5. Recolocação profissional

Se você busca mudar de área, mas ainda não pode se comprometer com uma segunda graduação, a pós-graduação pode ser um bom início. Basta se lembrar que esses cursos apresentam valores mais acessíveis, são mais curtos e podem realizados de maneira até completamente remota. Assim, a construção do seu currículo não fica parada até que você possa se dedicar ao seu novo projeto de recolocação.

Especialmente para quem pretende mudar de carreira depois de muito tempo em uma determinada área, esse passo é muito importante até para que você não deixe a inércia do dia-a-dia acabar com seu sonho de recolocação profissional.

6. Networking

O networking ou rede de relacionamentos é essencial para o desenvolvimento e oportunidades do profissional de qualquer área. Ao cursar uma pós-graduação, você fica em contado com uma série de outros profissionais (professores e alunos) que atuam na mesma carreira que você. Assim, você pode tecer conexões capazes de abrir muitas portas no futuro.

7. Passar em um concurso público

Você sabia que a pós-graduação pode te ajudar a passar no concurso público dos sonhos? Por meio da prova de títulos você garante pontuação adicional que pode ser o fator decisivo entre a sua nomeação e de outro candidato.

Mas como isso funciona?

A prova de títulos é uma modalidade de avaliação classificatória presente em alguns concursos públicos. É muito comum para a área de educação, saúde e magistratura. Porém, foi observada também em vários outros tipos de concurso. Caso seu concurso público apresente a prova de títulos, ela será indicada no edital do certame, juntamente com todas as especificações (datas e forma de envio, métodos de avaliação).

O certificado de pós-graduação (devidamente reconhecido pelo MEC) é aceito na maioria dos concursos públicos e pode servir para te garantir essa pontuação extra. E já que a pós-graduação é voltada para melhorar o desempenho do funcionário na sua função, já existem as pós-graduações também voltadas para os concurseiros. Fique conosco porque o Gran tem uma surpresa para você!

8. Melhorar seu desempenho e produtividade

Na correria do dia-a-dia muitas vezes aprendemos a fazer as coisas “na pressa”, sem dominar completamente todos os processos. Você já se sentiu assim? Existe também aquela sensação de que todo mundo parece estar fazendo funções mais rápido que você. Se você se sente assim, também irá se beneficiar muito da pós-graduação!

Esses programas são pensados para te ajudar na sua vida profissional, trazendo maior facilidade na realização de tarefas do dia-a-dia e maior autoridade na hora de tratar questões. Dessa forma você pode deixar inseguranças e dificuldades técnicas para trás, garantindo maior satisfação, eficiência e melhores resultados no seu dia de trabalho.

9. Licença-capacitação

Se você é servidor público e está buscando se especializar, a boa notícia é que os órgãos públicos (após 5 anos de caso) oferecem a possibilidade da requisição de licença-capacitação. Esse benefício permite ao servidor até três meses (remunerados!) de dedicação exclusiva aos estudos. É um período voltado para seu desenvolvimento profissional, que poderá resultar em novas qualificações para garantir a promoção funcional ou progressão de carreira!

10. Pode ser feita 100% online

Atualmente, a pós-graduação lato-sensu é a única modalidade devidamente autorizada a disponibilizar cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Apesar de já possuir regulamentação, nenhum curso de pós-graduação Stricto-sensu foi devidamente autorizado. Dessa forma, ainda não é possível iniciar um Mestrado ou Doutorado em modelo 100% online.

A pós-graduação lato-sensu, todavia, também é capaz de oferecer um alto grau de aproveitamento acadêmico e profissional, além de poder ser concluída em menos tempo e ministrada em um modelo 100% online. Se você tem muitas obrigações a conciliar diariamente, essa pode ser a melhor opção para você!

11.Pode ser deduzida do imposto de renda

Você sabia que a pós-graduação pode ser deduzida do imposto de renda? Pois é! Ela se enquadra no setor de educação e poderá ajudar a economizar algum dinheiro.

A dedução de imposto de renda é, afinal,  uma maneira de abater os valores a serem pagos e acontece por meio da declaração de gastos durante o ano em alguns setores específicos, tais como: saúde, doações, dependentes, aluguéis, previdências privadas, contribuições ao INSS e educação.

Para ler mais sobre o assunto, clique aqui! 

12. Aprendizado nunca é desperdício de tempo

Ao final do dia, a pós-graduação não deve ser pensada apenas como uma nova linha no seu currículo. Ela é uma conquista e traz consigo novas competências, conhecimentos e vivências adquiridas. E isso, em si, não tem preço. Como diria o próprio Albert Einstein: “O conhecimento é a única coisa que ninguém pode tirar de você.”

Aprender coisas novas nunca é um desperdício de tempo. Além disso, se você ainda estiver na dúvida, pense no que acontece se você não fizer uma pós-graduação: nada, não é mesmo? Partindo desse princípio, o resultado final sempre será positivo. Por isso, se você ainda não fez sua pós-graduação ou se já fez, mas quer fazer outra a melhor hora é sempre agora!

Pós-Graduação para concursos com o Gran!

Durante o artigo mencionamos a existência de pós-graduações voltadas para o público concurseiro. Para quem ficou super curioso, se perguntando onde poderia encontrar algo assim: a resposta é aqui na Gran Cursos Pós-Graduação!

Atualmente contamos com um total de 13 cursos de pós-graduação lato-sensu, todos eles 100% online e credenciados pelo MEC (Ministério da Educação). Isso quer dizer que as certificações são válidas em todo o Brasil e podem ser utilizadas para pontuar em provas de títulos.

Além disso, os cursos são divididos em 2 categorias: pós intensiva e preparatório 2 em 1. Veja:

  • Pós-intensiva: são cursos de especialização que podem ser concluídas em 6 meses!
  • Pós preparatória 2 em 1: conquiste seu título de especialista e aprovação em concursos públicos ao mesmo tempo!

Que tal assistir ao vídeo abaixo e ver tudo que rolou no grande evento de inauguração do projeto?

Para saber mais sobre os cursos de pós do Gran, clique aqui! 

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021 e CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
0

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.