13 razões para fazer a pós-graduação!

Confira algumas razões para fazer a pós-graduação e transformar sua vida profissional e acadêmica. Quer saber mais? Confira!

Avatar


04 de setembro7 min. de leitura

Existem várias razões para fazer a pós-graduação: se formou a pouco tempo e ainda não conquistou uma vaga no mercado de trabalho? Está trabalhando, mas se sente desatualizado? Vai prestar concurso, mas se deparou com a prova de títulos? Se você respondeu sim para qualquer uma dessas perguntas, não deixe de acompanhar esse artigo!

Assinatura Ilimitada + Graduação ou Pós

Esperamos mais de uma década para te oferecer essa oportunidade incrível
Prepare-se para concursos enquanto cursa sua GRADUAÇÃO OU PÓS e o melhor: com DESCONTO DOBRADO! Quem já é Assinante também será beneficiado!
Lançamento ao vivo dia 18/09, às 10h. Inscreva-se abaixo e GARANTA O SEU LUGAR!

Pós-Graduação: 13 razões para fazer!

Agora que você já conhece os tipos de pós-graduação que você pode fazer no Brasil, vamos te apresentar os benefícios desse novo compromisso acadêmico.

Navegue pelo índice abaixo:

  1. Diferencial no currículo 
  2. Salários mais altos
  3. Aposentadorias melhores
  4. Promoções
  5. Mudança de Área
  6. Networking
  7. Concursos públicos
  8. Desempenho e produtividade
  9. Licença capacitação
  10. Praticidade
  11. Imposto de renda
  12. Estágio
  13. Aprendizado

O que é pós-graduação?

Como o próprio nome já sugere, a pós-graduação é um formação acadêmica que vem depois da graduação; isto é, um tipo de especialização, seja teórica e/ou técnica. No Brasil podemos dividir esse tipo de formação entre stricto-sensu e lato-sensu.

  • Mestrados e Doutorados: Pós-Graduação Stricto-sensu, com viés mais acadêmico e com duração entre 2 e 5 anos.
  • Especialização e MBAs: Pós-Graduação Lato-sensu, com foco mais aplicado ao mercado de trabalho e com duração entre 6 e 18 meses.

1. Diferencial no currículo

A primeira das razões para fazer a pós-graduação é que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e, por isso, muitas vezes não é suficiente ter apenas o diploma de ensino superior para garantir uma vaga.

Entrevistas e processos de recrutamento estão cada vez mais exigentes, requerendo um preparo refinado do candidato, mesmo para vagas mais básicas. Por isso, uma das razões para fazer a pós-graduação é impressionar os recrutadores, mesmo que você esteja a algum tempo parado profissionalmente.

Isso porque, apesar de não ser uma experiência profissional em si, o certificado de pós-graduação mostra à empresa que você não ficou parado, que buscou se especializar. Além disso, os programas de graduação lato-sensu estão fortemente ligados à prática de competências diárias do profissional.

2. Salários mais altos

Outra das razões para fazer a pós-graduação é conquistar salários mais altos!

Pesquisas diversas realizadas ao longo dos anos revelam que os profissionais com pós-graduação apresentam remunerações consideravelmente maiores do que aqueles que nunca procuraram a especialização.

A 54ª edição da Pesquisa Salarial, realizada pela Catho Educação, por exemplo, avaliou mais de 2 milhões de trabalhadores em 2020 e chegou às seguintes conclusões:

  • Em cargos de diretoria, os executivos que apresentam pós-graduação recebem 47,2% a mais do que aqueles sem especialização.
  • Em cargos operacionais e de assistência, o percentual de aumento no salário é de 25%.

Além disso, não podemos esquecer das vantagens da pós-Graduação no cargo público. No caso de servidores públicos, a conquista dessa certificação pode garantir aumentos percentuais definitivos nos vencimentos mensais de até 7,5% por meio do Adicional de Qualificação e/ ou Retribuição por Titulação.

3. Aposentadorias melhores

Mais uma das razões para fazer a pós-graduação relacionada ao Adicional de Qualificação e Retribuição por Titulação é que os adicionais influenciam os valores estipulados para aposentadoria, de acordo com o plano para cada cargo. Assim, você continua desfrutando dos benefícios da especialização mesmo depois de parar de trabalhar!

4. Promoções

Se você busca subir de cargo, o melhor caminho é pela especialização. Afinal, não dá para apostar apenas nos “anos de casa” que você tem. Seu gestor precisa saber que você está equipado de forma técnica para atender a demandas mais específicas de cargos de gestão ou diretoria, por exemplo.

Por isso, outra das razões para fazer a pós-graduação é que com esse conjunto de competências, você aumenta suas chances de ser reconhecido e promovido.

5. Mudança de área

Se você busca mudar de área, mas ainda não pode se comprometer com uma segunda graduação, a pós-graduação pode ser um bom início.

Basta se lembrar que esses cursos apresentam valores mais acessíveis, são mais curtos e podem ser realizados de maneira até completamente remota. Assim, a construção do seu currículo não fica parada até que você possa se dedicar ao seu novo projeto de recolocação.

Especialmente para quem pretende mudar de carreira depois de muito tempo em uma determinada área, essa pode ser uma das razões para fazer a pós-graduação mais importante até para que você não deixe a inércia do dia-a-dia acabar com seu sonho de recolocação profissional.

6. Networking

O networking é essencial para o desenvolvimento profissional em qualquer área. Essa é mais uma das razões para fazer a pós-graduação! Com isso, você pode:

  • conseguir novas oportunidades de trabalho,
  • aumentar sua carteira de clientes,
  • formar parcerias profissionais mutuamente benéficas,
  • tirar suas dúvidas sobre a função e refinar suas habilidades profissionais.

Ao cursar uma pós-graduação, você fica em contato com uma série de outros profissionais (professores e alunos) que atuam na mesma carreira que você. Assim, você pode tecer conexões capazes de abrir muitas portas no futuro.

7. Concursos públicos

Você sabia que a pós-graduação pode te ajudar a passar no concurso público dos sonhos? Por meio da prova de títulos você garante pontuação adicional que pode ser o fator decisivo entre a sua nomeação e a de outro candidato. Ou seja, mais uma excelente entre as diversas razões para fazer a pós-graduação.

Mas como isso funciona?

A prova de títulos é uma modalidade de avaliação classificatória presente na maioria dos concursos públicos. Caso esteja presente na sua seleção de escolha, ela será indicada no edital de abertura em uma seção específica, juntamente com todas as orientações essenciais (datas, formas de envio e pontuação por titulação).

O certificado de pós-graduação (devidamente reconhecido pelo MEC) é aceito na maioria dos concursos públicos e pode servir para garantir essa pontuação extra. E já que a pós-graduação é voltada para melhorar o desempenho do funcionário na sua função, já existem as pós-graduações também voltadas para os concurseiros exclusivamente aqui na Gran Faculdade!

8. Desempenho e produtividade

Na correria do dia a dia, muitas vezes aprendemos a fazer as coisas “na pressa”, sem dominar completamente todos os processos. Você já se sentiu assim? Existe também aquela sensação de que todo mundo parece estar fazendo as mesmas atividades mais rápido que você.

Se já se sentiu isso, essa é mais uma das razões para fazer a pós-graduação. Esses programas são pensados para te ajudar na sua vida profissional, trazendo maior facilidade na realização de tarefas do cotidiano e maior autoridade na hora de resolver problemas.

Dessa forma você pode deixar inseguranças e dificuldades técnicas para trás, garantindo maior satisfação, eficiência e melhores resultados no seu trabalho.

9. Licença capacitação

Se você é servidor público e está buscando se especializar, a boa notícia é que os órgãos públicos (após algum tempo de trabalho) oferecem a possibilidade de solicitar a licença capacitação. Mais uma das excelentes razões para fazer a pós-graduação!

Esse benefício permite ao servidor até três meses (remunerados!) de dedicação exclusiva aos estudos. É um período voltado para seu desenvolvimento profissional, que poderá resultar em novas qualificações para garantir a promoção funcional ou progressão na carreira!

10. Praticidade

Atualmente, a pós-graduação lato-sensu é a única modalidade devidamente autorizada a disponibilizar cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) no modelo 100% EAD.

Apesar de já possuir regulamentação, nenhum curso de pós-graduação stricto-sensu recebeu a autorização ainda. Dessa forma, ainda não é possível iniciar um mestrado ou doutorado em regime essencialmente remoto.

A pós-graduação lato-sensu, todavia, também é capaz de oferecer um alto grau de aproveitamento acadêmico e profissional. Se você tem muitas obrigações para conciliar diariamente, essa pode ser a melhor opção para você já que pode ser ministrada no modelo 100% remoto e concluída em menos tempo.

11. Imposto de Renda

Dedução do imposto de renda: como a pós influencia? Pois é! Outra das razões para fazer a pós-graduação é que ela se enquadra no setor de educação e poderá ajudar a economizar algum dinheiro.

A dedução de imposto de renda é, afinal, uma maneira de abater os valores a serem pagos e acontece por meio da declaração de gastos durante o ano em alguns setores específicos, tais como: saúde, doações, dependentes, aluguéis, previdências privadas, contribuições ao INSS e educação.

12. Estágio

Estágio para pós-graduação existe? Muitas pessoas associam o estágio apenas a uma atividade que é realizada durante a graduação. De fato, é assim que esses programas são mais conhecidos, mas você sabia que o estágio também pode ser realizado na pós-graduação?

Enquanto na pós-graduação stricto-sensu, esses programas costumam ser obrigatórios e não remunerados, nas especializações e MBAs é possível conquistar oportunidades diversas (tanto no setor público, quanto privado), quase sempre remuneradas!

Além de complementar seus estudos com vivência e experiência prática, ingressar em um programa de estágio na pós-graduação também pode ajudar a movimentar o seu currículo, auxiliar na obtenção da experiência necessária para se qualificar para outras vagas e ainda contribuir financeiramente.

13. Aprendizado

Ao final do dia, a pós-graduação não deve ser pensada apenas como uma nova linha no seu currículo. Ela é uma conquista e traz consigo novas competências, conhecimentos e vivências adquiridas. E isso, em si, não tem preço.

Como diria o próprio Albert Einstein: “O conhecimento é a única coisa que ninguém pode tirar de você”. Aprender coisas novas nunca é um desperdício de tempo. Além disso, se você ainda estiver na dúvida, pense no que acontece se você não fizer uma pós-graduação: nada, não é mesmo?

Partindo desse princípio, o resultado final sempre será positivo. Ou seja, mais uma das excelentes razões para fazer a pós-graduação. A melhor hora é sempre agora!

Pós-Graduação para concursos com o Gran!

Durante o artigo mencionamos a existência de pós-graduações voltadas para o público concurseiro. Para quem ficou curioso, se perguntando onde poderia encontrar algo assim: a resposta é na Gran Faculdade!

Atualmente contamos com mais de 70 cursos de pós-graduação lato-sensu, 100% online e reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação). Isso quer dizer que as certificações são válidas em todo o Brasil e podem ser utilizadas para pontuar em provas de títulos e se especializar para o mercado privado.

Por que fazer uma pós-graduação: confira o conteúdo em vídeo!

Ao longo do artigo, você pôde conferir as principais razões para conquistar sua pós-graduação! O professor Aragonê Fernandes também falou um pouco sobre a importância da especialização na transmissão abaixo. Confira!

Vem pra Gran Faculdade!

O Gran Cursos Online começou lá em 2012 e, desde então, vem mudando a vida de diversas pessoas. Nesses 10 anos de existência, construímos uma renomada reputação enquanto instituição de ensino:

  • Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
  • O Gran venceu o Prêmio Reclame Aqui por cinco anos seguidos na categoria “Educação – pré-vestibulares e concursos”
  • Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
  • Somos avaliados com a nota máxima pelo MEC
  • Aqui o semestre começa quando quiser: entrada imediata e contínua!
  • Melhores preços do mercado;
  • Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
  • Temos um dos RHs mais inspiradores do Brasil segundo a Gupy;
  • Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
  • Professores experientes e capacitados;
  • Acesso imediato e 100% online.

Quero ser aluno da Gran Faculdade!


Quer ficar por dentro da Faculdade Digital o mais inovadora do Brasil?
Clique nos links abaixo:

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

TUDO SOBRE A GRAN FACULDADE

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


04 de setembro7 min. de leitura