Como a pós-graduação ajuda a ganhar mais no trabalho? Veja!

Você sabia que a conquista de uma pós-graduação está associada a remunerações mais altas tanto no setor privado quanto público? Entenda!

Avatar


29 de junho4 min. de leitura

Ganhar mais no trabalho é uma dentre as muitas vantagens de realizar um curso de pós-graduação atualmente. Isso não é sem razão, já que profissionais especializados podem atuar de maneira mais específica, conquistando resultados ainda mais precisos. Além disso, posições de gestão e/ou liderança também costumam ser ocupadas com mais frequência por aqueles que buscaram o aperfeiçoamento continuado seja por especializações, mestrados ou doutorados.

Se você quer ganhar mais no trabalho em 2022, aperfeiçoar suas habilidades profissionais ou até mesmo buscar uma recolocação profissional mais rápida, veja como a pós-graduação pode ajudar!

Importante: quer receber conteúdos da pós-graduação diretamente no seu celular? Clique aqui e venha fazer parte do canal de notícias no Telegram! 

A pós-graduação realmente ajuda a ganhar mais no trabalho? Veja em números!

Você já ouviu alguém dizer que não faria pós-graduação porque no final acabaria sendo “mais um diploma na parede”? Pois é! Esse é um mito em que muita gente acaba caindo. Basta olhar para os números em pesquisas realizadas sobre o tema nos últimos anos.  Veja:

  • Instituto Semesp (2016-2019): Analisou os dados da PNAD Contínua realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e constatou que profissionais pós-graduados ganham 150% a 255% a mais do que aqueles sem o aperfeiçoamento. Isso quer dizer, em números, que um profissional que conquiste uma especialização, por exemplo, tende a ganhar R$ 2.774 a mais do que um que seja unicamente graduado.
  • Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (2018): no grupo analisado, os salários dos profissionais pós-graduados foi maior em 140%.
  • 54ª edição da Pesquisa Salarial (Catho Educação, 2020): após analisar cerca 2 milhões de profissionais, a pesquisa concluiu que aqueles que possuem algum tipo de pós-graduação apresentavam salários mais elevados em 47,2%.

Apesar das diferenças de percentuais (isso é esperado, já que se tratam de pesquisas com escopos e grupos diferentes), uma coisa que nunca muda é a presença de salários/ remunerações maiores para os profissionais pós-graduados. Assim, é mais fácil perceber como um certificado de pós-graduação não é apenas mais um documento para pendurar na parede: ele tem influência e validade concreta na sua carreira, ajudando de maneira prática quem quer ganhar mais no trabalho.

Como a pós-graduação ajuda a ganhar mais no setor privado?

Na introdução já demos alguns exemplos de como a pós-graduação pode ajudar a ganhar mais no setor privado. Mas além de poder realizar um trabalho especializado mais eficiente e ocupar cargos de gestão com mais frequência, também é comum que o profissional pós-graduado tenha mais facilidade na hora de encontrar um novo emprego. Isso porque a certificação de especialista, mestre ou doutor traz muita autoridade e destaque para o currículo.

Caso você atue como profissional autônomo, a conquista desse tipo de aperfeiçoamento pode aumentar as chances de ser escolhido pelos seus clientes. Afinal, é comum preferir ser atendido por um especialista para tratar de um importante problema ou questão específica, não é mesmo?

Por fim, se você já está exercendo o seu cargo e quer ganhar mais no trabalho, a pós-graduação pode auxiliar no seu processo de crescimento na carreira. Além de aperfeiçoar suas habilidades, também mostra ao seu gestor direto que você está em constante desenvolvimento, adquirindo habilidades que podem qualificá-lo para uma promoção ou liderança de projetos internos importantes.

Como a pós-graduação ajuda a ganhar mais no setor público?

O Adicional por Qualificação e a Retribuição por Titulação são políticas empreendidas em órgãos públicos com o objetivo de estimular o desenvolvimento acadêmico e profissional contínuo dos servidores públicos. Na prática, consistem em aumentos percentuais na remuneração permanente do servidor público. Ou seja, além do servidor ganhar mais no trabalho, ele também vê a diferença nos valores para a aposentadoria.

As porcentagens variam de acordo com cada órgão público e possuem diretrizes específicas para que o profissional possa ganhar mais no trabalho.  Por exemplo, é comum que seja divulgada uma lista com as áreas de aperfeiçoamento que podem ser consideradas viáveis para o Adicional por Qualificação ou Retribuição por Titulação. O critério por trás disso é considerar a obtenção de habilidades relevantes para o exercício do caso e que possam beneficiar diretamente o órgão público.

Veja, por exemplo, qual é a política para o Adicional por Qualificação  do Tribunal Regional do Trabalho da 6° Região:

“O Adicional de Qualificação decorrente de ações de treinamento também incidirá sobre o vencimento básico do cargo efetivo e será concedido, à base de 1% (um por cento), ao servidor que possuir conjunto de ações de treinamento que totalize o mínimo de 120 (cento e vinte) horas, podendo acumular até o máximo de 3% (três por cento).”

Vale ainda lembrar que para garantir que você efetivamente irá ganhar mais no trabalho, é preciso que o curso de pós-graduação realizado seja devidamente reconhecido pelo MEC (especialização e MBA) ou pela CAPES (mestrado e doutorado).

Quais são as outras vantagens de conquistar uma pós-graduação?

Se ganhar mais, garantir maior destaque no mercado de trabalho, conseguir emprego mais facilmente  e refinar suas habilidades profissionais são só algumas das vantagens de realizar um curso de pós-graduação, quais são as outras? Veja abaixo!

  • Ajuda a passar em concursos públicos: um certificado de pós-graduação pode servir tanto quanto titulação válida na Avaliação de Títulos como para contabilização de Atividade Jurídica em alguns cargos. Além disso, é muito comum que os conhecimentos da pós e os previstos no edital conversem de maneira indireta, influenciando no seu entendimento e desempenho em avaliações. Por fim, na pós 2 em 1 da Gran Cursos Pós-Graduação, você pode se tornar especialista e se preparar para os principais certames da área/ cargo foco do programa por meio de módulos de preparação e professores especializados.
  • Pode ser deduzida do imposto de renda: a conquista da pós-graduação figura como um gasto com educação que poderá ser abatido  do seu imposto de renda do ano que vem, por exemplo.
  • Justifica a retirada de licença-capacitação: a cada 5 anos de serviço, servidores públicos podem tirar uma licença-capacitação de até 3 meses para realizar cursos e programas de aperfeiçoamento específicos. A realização de uma pós-graduação é aceita na maioria dos casos.
  • Networking: ao realizar um curso de pós-graduação, você poderá trocar experiências tanto com os professores quanto com colegas inseridos na mesma área de atuação profissional que você. Esses novos contatos podem resultar em futuras oportunidades profissionais, por exemplo.

Leia mais sobre as vantagens de fazer uma pós-graduação! 

Passe a ganhar mais no trabalho em 2022: conquiste a sua especialização com a Gran Cursos Pós-Graduação

Durante o artigo reforçamos a importância de garantir que o seu curso de pós-graduação seja devidamente reconhecido pelo MEC ou CAPES. Afinal, apenas assim ele será válido em todo o território brasileiro como título de especialista, mestre ou doutor.

Na Gran Cursos Pós-Graduação você encontra 48 especializações reconhecidas pelo MEC e ministradas no modelo 100% online. Assim, fica mais fácil de encaixar o seu aperfeiçoamento profissional mesmo nas rotinas mais ocupadas. Estude de onde preferir e conquiste sua titulação num período de 6 a 18 meses!

E se o TCC é uma preocupação para você, nos cursos da Gran Pós a escolha de fazer ou não o trabalho depende totalmente da escolha do aluno. Passe a ganhar mais no seu trabalho e conquiste todas as vantagens que mencionamos anteriormente agora no ano de 2022!

Garanta descontos exclusivos no seu curso de pós-graduação!

Com o grande novo lançamento da Gran Cursos Pós-Graduação, realizado no dia 27 de junho de 2022, você agora pode conferir seis novos cursos exclusivos e ainda garantir até 67% de desconto na sua especialização! É a sua maneira de ganhar mais no trabalho, investindo valores que cabem no seu planejamento financeiro. Mas corre que essa grande promoção de lançamento é só até 4 de julho de 2022!

Conheça os cursos de Pós-Graduação da Gran Pós e garanta seu desconto!

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


29 de junho4 min. de leitura