Pós-graduação: como publicar um artigo científico/ TCC?

Você concluiu seu TCC de pós-graduação e gostaria de publicá-lo? Tem vontade de ingressar no mundo da pesquisa acadêmica? Então confira o passo a passo simplificado de como publicar um artigo científico em revistas e periódicos!

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02 de março5 min. de leitura

Produzir um TCC (seja ele de graduação ou pós-graduação) é um processo trabalhoso, que envolve muita pesquisa e dedicação. Ao realizar esta tarefa, muita gente acaba descobrindo vocação pela carreira acadêmica. Assim, é normal que surja o desejo de publicar os seus trabalhos em periódicos ou revistas. Como o processo de publicação científica nem sempre é intuitivo e muita gente tem receio de dar o primeiro passo, criamos este conteúdo com as principais dicas de como publicar um artigo científico!

 

Como publicar um artigo científico: primeiros passos

O primeiro passo para publicar um artigo científico é ter vontade de fazer isso. Afinal, existem diversas revistas e periódicos científicos, capazes de aceitar diferentes tipos pesquisa: seja de graduação, pós-graduação, autônoma; em andamento ou concluída.

Para algumas pessoas, a decisão de publicar vem antes mesmo de começar a pesquisa: para outras, só depois de finalizar o trabalho. Seja qual for o seu caso, saiba que quase sempre é possível realizar as devidas modificações e tornar o seu texto ideal para a publicação.

Vale lembrar ainda que a publicação em periódicos e revistas científicas é 100% gratuita: isto é, não é acompanhada de qualquer cobrança por parte da Instituição. Também não é estritamente necessário que você esteja afiliado à uma Instituição de Ensino ou orientador: tudo depende do veículo em que você pretende publicar o seu texto.

Como publicar um artigo científico do zero

Se você quer produzir com o intuito de publicar, as dicas abaixo são para você!

1. Escolha do tema

Uma boa pesquisa científica de pós-graduação envolve bastante leitura, recortes, reflexões, revisões e questionamentos. Logo, é um compromisso a médio/longo prazo que pode ser facilitado caso você escolha um tema com que tem afinidade.

A chave é tentar responder à uma pergunta ou propor uma provocação com a sua pesquisa. Lembre-se: o principal objetivo de publicação da produção científica é iniciar um novo diálogo.

Então, mesmo que você não atinja uma solução prática do problema durante as suas análises, é possível produzir um material de qualidade apresentando argumentações e um novo ponto de vista de avaliação do tema; ou seja, começar uma nova discussão que poderá ser citada e dialogada por outros pesquisadores.

Também é preciso garantir que o seu tema de pesquisa seja relevante. Veja alguns questionamentos que podem ajudá-lo na seleção:

  • Como essa questão influencia na atualidade?
  • Quais são os eventos atuais que podem ser relacionados à pesquisa?
  • Outras pessoas já pesquisaram sobre o tema? Quais foram as conclusões e/ ou diálogos que obtiveram?
  • Como o tema se relaciona com a sua experiência acadêmica e/ou profissional?
  • Como o assunto se relaciona com os seus interesses/ objetivos?

Vale lembrar ainda que,  se você estiver cursando uma graduação ou pós-graduação,   seu orientador poderá ajudá-lo na filtragem de possíveis temas. Em alguns casos, a escolha do tema também pode ser motivada pela gama de assuntos contemplada pelo seu periódico de escolha.

2. Referencial teórico

Lembra que mencionamos o aspecto de diálogo, muito característico deste meio? Pois é! Assim como seu trabalho irá propor uma nova discussão, também deverá dialogar com outros pesquisadores.

Um bom referencial teórico traz mais fundamentação e autoridade à sua pesquisa, aumentando suas chances de ter seu projeto aprovado em um periódico ou revista científica. Lembre-se: tão importante quanto citar, é referenciar cada uma das fontes, de acordo com as regras de formatação.

No processo de busca de materiais para o referencial teórico, você poderá utilizar plataformas como o Google Scholar e o portal de periódicos da QUALIS. Novamente, seu orientador também poderá auxiliar nesta etapa.

Como publicar um artigo científico já concluído ou TCC de pós-graduação

Se você terminou já terminou o seu trabalho acadêmico e deseja publicá-lo, confira o passo a passo prático:

1. Procure uma revista/ periódico

Uma maneira rápida de localizar as revistas científicas e periódicos brasileiros é por meio do portal da QUALIS, acessível pela plataforma Sucupira (https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/). O filtro de busca permitirá que você selecione o quadriênio de publicação, a temática e a classificação. Veja como preencher cada um desses campos e realizar a busca:

  • Quadriênio de publicação: período de 4 anos em que a revista esteve ativa para publicações. Escolha sempre o mais atual para aumentar a sua chance de encontrar periódicos ainda em atividade.
  • Temática: irá depender do teor da sua pesquisa e/ou área de atuação.
  • Classificação: além de reunir as revistas e periódicos em uma plataforma de fácil e gratuito acesso, a QUALIS também os classifica nos padrões de A1, o mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5 a C. De modo geral, as revistas A1, A2 e B1 apresentam padrões muito altos de avaliação e apenas publicam resultados de pesquisas de mestres ou doutores. Uma classificação boa e esperada para um artigo de pós-graduação é a B2.

Depois de preencher os campos e realizar a filtragem, você estará diante de uma lista de candidatos para a publicação do seu artigo científico. Investigar cada um deles pode ser custoso, mas é uma etapa importante para garantir que você escolheu a melhor opção.

2. Conheça os critérios de submissão e as diretrizes para autores

No processo de pesquisa para a seleção da melhor revista ou periódico científico, é importante não apenas checar as publicações já realizadas, como também visitar a aba “Sobre.” Lá você encontrará os critérios de submissão e as diretrizes para autores. Ao passo que a primeira seção irá especificar exatamente qual tipo de trabalho a revista  costuma aceitar (ou seja, os requisitos mínimos tanto para o pesquisador quanto para a pesquisa ), a segunda seção irá explicar como o trabalho deverá ser entregue.

Apesar de serem essencialmente guiadas por regras gerais de publicação científica como ABNT e APA, por exemplo, cada revista possui seus pormenores de formatação. Por isso é tão importante ler e destrinchar as diretrizes para autores. Em alguns casos até mesmo é possível baixar o template da revista e editar o seu texto diretamente.

3. Recorte sua pesquisa

Revistas e periódicos científicos não aceitam monografias. Assim, caso o seu Trabalho de Conclusão de Curso tenha sido uma dessas, será preciso adequá-lo ao modelo mais breve do artigo científico. Com isso, é importante definir quais são os pontos mais importantes da sua pesquisa e alocá-los em introdução, desenvolvimento e conclusão. 

Caso o seu TCC tenha sido um artigo científico, ainda assim pode ser necessário recortá-lo um pouco mais: especialmente se ultrapassar o limite de caracteres ou páginas exigido.

O mais importante nesse sentido é ter certeza de que as informações mais importantes foram contempladas de maneira organizada, objetiva e clara.

4. Faça seu cadastro na revista

Para publicar um artigo científico é preciso ter realizado o cadastro na sua revista ou periódico de escolha. O processo inclui o preenchimento de dados básicos seus e do seu orientador (caso você tenha um). Além do nome e formação, também será requisitado um resumo curricular dos dois. O ORCID também será requisitado.

Isso, basicamente, é um código de identificação único de cada pesquisador. Para conseguir o seu, basta acessar a plataforma (https://orcid.org/) e realizar o cadastro uma única vez. Você receberá um código que poderá ser utilizado em todas as suas publicações científicas futuras.

5. Fique de olho nos prazos

Cada revista ou jornal periódico trabalha de uma maneira diferente ao receber o material científico. Enquanto alguns são adeptos do fluxo contínuo, isto é, recebem artigos científicos durante todo o ano, avaliando-os sempre para a próxima edição; outros estabelecem prazos e temáticas para a submissão. Fique ligado nessas condições e prazos para não ser rejeitado por questões operacionais.

6. Envie seu artigo

Depois de passar por todos esses passos, revisar o seu trabalho e assegurar-se de ter cumprido todos os requisitos, é hora de submeter o seu artigo. As submissões acontecem online e possuem um prazo variado para a obtenção de feedback: quanto mais frequente for a rotina de publicação da revista, mais rápido você receberá o seu parecer.

7. Interpretando o parecer

Depois que a sua pesquisa é avaliada pela revista, ela recebe um parecer qualificando-a como aprovada, passível de ajuste ou reprovada. É muito comum que ajustes precisem ser feitos antes da publicação integral do texto: por isso, não desanime!

Também é importante salientar que uma possível reprovação não significa que sua pesquisa foi mal executada ou não serve para o meio científico: na maioria das vezes é apenas um questão de estilo da revista. Fique atento aos pontos sinalizados na análise, pegue seu material, aperfeiçoe (se for o caso) e busque por outra revista!  Muitos pesquisadores já passaram pela experiência de ter seus textos rejeitados: faz parte!

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