Pós-graduação e Residência: qual a diferença? VEJA!

Quer se especializar na área da saúde? Conheça os principais detalhes e diferenças entre pós-graduação e Residência.

Avatar


18 de abril4 min. de leitura

Você sabe qual a diferença entre pós-graduação e Residência? Uma das opções de aperfeiçoamento mais procuradas na área de saúde é a Residência médica e multiprofissional.

Além disso, profissionais dessa área também podem garantir mais autoridade profissional com a realização de mestrados, doutorados e especializações (cursos de pós-graduação). Acompanhe o artigo para descobrir mais sobre a pós-graduação e Residência!

Navegue pelo indice:

Importante: quer receber conteúdos da pós-graduação diretamente no seu celular? Clique aqui e venha fazer parte do canal de notícias no Telegram! 

Pós-graduação e Residência: qual a diferença?

Apesar de terem nomes distintos, a pós-graduação e a Residência são cursos da mesma espécie. Ficou confuso? Calma que explicamos:

A Residência é uma pós-graduação do modelo lato-sensu, com foco em atividades práticas. Dessa forma, o objetivo é favorecer a inserção qualificada de profissionais no mercado de trabalho por meio da educação em serviço.

Um profissional em Residência geralmente trabalha em clínicas e hospitais, auxiliando o corpo médico e inserindo-se no dia a dia da profissão. Por isso, o programa acaba sendo executado de maneira diferente de uma pós-graduação como mestrado, doutorado, especialização e MBA.

Esses, por sua vez, são cursos mais voltados para questões teóricas. Nesse caso, é voltado para quem busca uma atualização profissional ou conteudista sobre determinado assunto.

Um pouco mais sobre a Residência Multiprofissional

A Residência é uma excelente alternativa para profissionais da área de saúde que buscam especialização qualificada.

Por meio da Lei 11.129 de 2005, foi criada a Residência Multiprofissional, visando abranger diversas áreas inseridas na saúde além da medicina. Veja em quais áreas pode-se fazer Residência a partir desta lei:

  • Enfermagem;
  • Farmácia;
  • Psicologia;
  • Biomedicina;
  • Fisioterapia;
  • Fonoaudiologia;
  • Medicina Veterinária;
  • Nutrição;
  • Ciências Biológicas;
  • Educação Física;
  • Odontologia;
  • Serviço Social;
  • Terapia Ocupacional.

A Residência em Saúde Multiprofissional geralmente tem duração de dois anos, com carga horária de 5.760 horas.

Os programas também costumam exigir dedicação total do aluno, que não poderá se engajar em outras atividades profissionais. Exatamente por isso, uma bolsa mensal que fica em torno dos 3,3 mil reais é concedida para que possa se manter.

Os cursos de pós-graduação de Residência Multiprofissional são fiscalizados e regulamentados pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde – CNRMS e não pelo MEC.

Para ingressar em programas desse tipo é necessário realizar um processo seletivo dividido em etapas, muito semelhante com os concursos públicos.

Saiba todos os detalhes sobre as Residências multiprofissionais e como ingressar 

Um pouco mais sobre a pós-graduação

Os modelos de pós-graduação mais conhecidos são os mestrados, doutorados, especializações e MBAS. Estes 4 tipos podem ser divididos em dois grandes grupos: Stricto e Lato-Sensu.

De modo geral, o objetivo da pós-graduação é oferecer aprofundamento em algum setor da área escolhida. Ao passo que os cursos de pós-graduação do modelo Stricto-Sensu costumam ter uma abordagem teórica, especializações e MBAS buscam aplicações mais práticas, facilmente aplicáveis ao cotidiano do profissional.

Apesar disso, mesmo em um especialização ou MBA o treinamento do aluno não acontece diretamente no ambiente profissional, a não ser que se trate de um estágio.

A regulamentação dos mestrados e doutorados acontece por meio do CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Já as especializações e MBAS ficam em cargo do MEC (Ministério da Educação). Também existem diferenças no que diz respeito à duração dos cursos e modalidades.

Para saber mais sobre os tipos de pós-graduação, clique aqui! 

Pós-graduação e Residência: quadro comparativo

Veja abaixo uma síntese das principais diferenças entre a pós-graduação e Residência

Mestrado e Doutorado
(Pós Stricto-Sensu)
Especialização e MBA
(Pós Lato-Sensu)
Residência Multiprofissional
(Pós Lato-Sensu)
Duração média 2 a 5 anos 6 a 18 meses
(360 horas mínimas)
2 anos
(5.760 horas)
Foco Essencialmente Teórico Aplicação prática Educação em serviço
Órgão reguladores CAPES MEC CNRMS
Estágio Obrigatório para doutorado;
opcional para mestrado.
Não remunerado
Opcional e remunerado O aluno não pode ter qualquer
outra filiação profissional
durante a Residência
Pode ser realizado no
modelo EAD?
Ainda não há programas
aceitos.
Sim É essencialmente profissional
Título Doutor/ Mestre Especialista Especialista
TCC Obrigatório Opcional Opcional
Conciliação Difícil, os programas costumam
ser extensos e densos.
Mais fácil, os programas são
mais objetivos e diretos.
A Residência exige dedicação
total do profissional.

Pós-graduação e Residência: qual escolher?

Durante o artigo você pôde perceber que apesar da Residência Multiprofissional também ser uma pós-graduação, existem diferenças fundamentais na maneira e objetivos com que ela é administrada.

A Residência é uma excelente maneira de se qualificar no mercado de trabalho e adquirir experiência prática, diretamente na função que você pretende ocupar. Dito isso, profissionais da saúde também poderão ocasionalmente realizar outros cursos de pós-graduação como mestrados, doutorados, especializações e MBA.

Lembre-se: não há um limite de cursos de pós que possam ser realizados pelo profissional. Você pode (e deve!) continuar enriquecendo seu currículo e prática profissional sempre que possível.

Não existe escolha errada! Porém, se você é um profissional da saúde e está preso nessa dúvida cruel, a escolha entre pós-graduação e Residência pode ser orientada por algumas perguntas, como:

  • Quanto tempo você possui disponível?
  • Dedicação total é algo que você pode fazer no momento?
  • A bolsa é suficiente para mantê-lo durante o período?
  • Quais são seus objetivos profissionais?

A Residência é para mim no momento! Como encontro uma oportunidade?

Como mencionamos anteriormente, o processo de seleção em Residências Multiprofissionais é bem parecido com concursos públicos, porque costuma incluir:

  • Etapa de avaliação de conhecimentos: com prova objetiva e/ou discursiva;
  • Análise curricular: que pode incluir ou não entrevista.

A relação de conteúdos, datas e procedimentos é disponibilizada por cada uma das Instituições Médicas em um edital de abertura.

Veja aqui as oportunidades de ingresso em Residência Multiprofissional em 2021! 

Não posso ser residente no momento, e agora?

Se por alguma razão o programa de Residência não se enquadrar nos seus planos ou possibilidades do momento, ainda é possível especializar-se acadêmica e profissionalmente.

Ainda que seu tempo seja curto, vale lembrar que as especializações e MBAs podem ser realizadas no modelo 100% online, garantindo maior autonomia para o aluno. Além disso, em boa parte destes programas o TCC é opcional.

Existem diversas áreas a serem exploradas no processo de aperfeiçoamento. E, caso seu curso seja devidamente reconhecido pelo MEC, ao final do processo você poderá contar com um certificado válido em todo território brasileiro e o título de especialista.

Pós-graduação: faça a sua com o Gran!

Seu aperfeiçoamento acadêmico e profissional não pode parar! Na Gran Faculdade você encontra cursos de pós-graduação EAD com TCC opcional e total autonomia para coordenar seus horários. Além disso, todos os programas são reconhecidos pelo MEC!

Atualmente contamos com onze cursos na área da Saúde:

Garanta sua matrícula com desconto! 


Quer ficar por dentro da Faculdade Digital o mais inovadora do Brasil?
Clique nos links abaixo:

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

TUDO SOBRE A GRAN FACULDADE

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM 

Avatar


18 de abril4 min. de leitura