Como conciliar a rotina de estudos para quem trabalha?

A vontade de se especializar existe, mas você tem medo de não dar conta por causa do trabalho? Você não está sozinho: veja como conciliar a rotina de estudos para quem trabalha!

Avatar


19 de abril5 min. de leitura

A vida de quem trabalha e estuda não é fácil, muita gente não sabe como conciliar a rotina de estudos e o trabalho. A princípio pode parecer impossível, mas com organização e dedicação, a tarefa se torna significantemente mais fácil.

Além disso, o retorno desse empenho é acompanhado de uma série de benefícios, tanto para sua vida acadêmica quanto profissional. Acompanhe o artigo ou navegue pelo indice:

  1. A rotina de estudos para quem trabalha precisa se adequar a sua realidade
  2. Crie cronogramas e se organize
  3. Se possível, converse com o seu gestor
  4. Se você for servidor público, considere pedir a licença-capacitação
  5. Considere o modelo EAD

Importante: quer receber conteúdos da pós-graduação diretamente no seu celular? Clique aqui e venha fazer parte do canal de notícias no Telegram! 

1. Escolha um curso que se adeque à sua realidade

A pós-graduação tem ficado cada vez mais popular com o passar dos anos, resultando em uma enorme variedade de cursos e modalidades. Na hora de pensar a rotina de estudos para quem trabalha, é preciso levar em conta a área, seus objetivos e o tipo da pós-graduação.

Muitas pessoas utilizam a lei da complementaridade para fazer essa escolha: isto é, buscam pós-graduações diretamente relacionadas à graduação ou área de atuação. Outros já preferem buscar áreas diferentes para ampliar o leque de atuação ou mudar de área.

Assim, você pode ter certeza que existirá um curso mais facilmente conciliável com a sua rotina de pós-graduação e trabalho. Os dois principais tipos de pós-graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação atualmente são:

Pós-graduação Stricto-Sensu: Mestrado e Doutorado

De modo geral, os cursos de pós-graduação Stricto Sensu possuem conteúdos programáticos extensos, exigindo uma grande parcela de dedicação diária do aluno. Afinal, nestes programas muitas vezes existe a obrigatoriedade de estágio, TCC, seminários, pesquisa e apresentações periódicas.

Além disso, atualmente não é possível fazer uma pós-graduação Stricto-Sensu no modelo remoto. Por isso, nessa modalidade, a rotina de estudos para quem trabalha pode ficar muito cheia e se tornar difícil de conciliar.

Pós-graduação Lato-sensu: MBA e especialização.

Já os cursos de pós-graduação lato-sensu são mais facilmente conciliáveis com a rotina: mais objetivos, práticos e com uma constância menor de atividades, podem ser concluídos num período que varia entre 6 e 18 meses.

Ademais, essa é a única modalidade de pós que pode ser realizada no regime 100% online atualmente, tornando-a significantemente mais acessível. Esse é o tipo de pós ideal para construir uma rotina de estudos para quem trabalha, já que dá pra conciliar com mais tranquilidade.

Ponto Pós Stricto-sensu Pós Lato-sensu
Objetivo Carreiras de magistério e/ ou
de pesquisa.
Aprimoramento/obtenção de habilidades aplicáveis
no cotidiano na sua área de atuação.
Tempo Pode durar de 2 até 4 anos.
Atividades possivelmente exigidas: seminários,
TCC, estágio e pesquisa.
Pode durar de 6 até 18 meses.
Atividades geralmente exigidas: provas e trabalhos;
TCC pode ser opcional.
Investimento Por serem cursos mais extensos e não apresentarem
ainda a modalidade EAD, costumam ser mais caros.
Podem ser feito 100% online, dispensando custos de deslocamento.
Além disso, geralmente possuem mensalidades mais em conta.
Modalidade Só podem ser feitos em regime presencial ou semipresencial. Podem ser realizadas no modelo 100% remoto.
Autonomia Aulas e encontros com professores marcadas com antecedência,
geralmente em horários pré-estabelecidos.
O aluno decide quando acessará as aulas e realizará as atividades, levando
em conta o calendário divulgado no início do período para a entrega.

2. Crie cronogramas e se organize

Um ponto essencial em qualquer tarefa de conciliação é a organização. Ao contabilizar horas e listar atividades do cotidiano, você obtém maior controle sob as suas rotinas, podendo planejá-las e adequá-las para atingir os seus objetivos.

Para garantir o máximo de eficiência no processo de conciliação da pós-graduação e trabalho, as principais recomendações são:

  • Faça um cronograma geral, onde você consiga visualizar todas as suas atividades. Inclua nesse cronograma também os tempos de descanso.
  • Faça um cronograma de estudos, para garantir que o seu tempo dedicado à pós também seja bem aproveitado.

Como organizar a rotina de estudos para quem trabalha?

Aqui na Gran Faculdade, os nossos alunos contam com uma ferramenta exclusiva de Cronograma de Estudos. Ela ajuda você a organizar a sua preparação, especialmente se o seu método preferido de estudo são as videoaulas.

Afinal, a partir de um curso base da plataforma, irá filtrar a importância de cada tema e distribuir as videoaulas no seu planejamento

O Cronograma do Gran também leva em consideração a velocidade em que você assiste às videoaulas para fazer uma aproximação mais precisa de quanto tempo vai demorar para finalizar cada um dos conteúdos propostos. Ou seja, é ideal para a rotina de estudos para quem trabalha.

3. Se possível, converse com o seu gestor

Muitos gestores enxergam a conquista da pós-graduação como algo benéfico para a empresa. Afinal de contas, quanto mais capacitado um funcionário é, mais produtividade e resultados poderá entregar. Por isso, caso você tenha abertura para conversar com seu gestor, uma boa ideia pode ser comunicar a ele os seus planos de se especializar.

Assim, ele também poderá te auxiliar no seu planejamento e até mesmo indicar os melhores cursos para o seu futuro profissional na empresa. Ademais, seu gestor também poderá ser compreensivo na semana de avaliações e conceder uma maior flexibilidade nos horários.

4. Se você for servidor público, considere pedir a licença-capacitação

Se você é servidor público há pelo menos 5 anos, uma opção para se dedicar aos estudos é a licença-capacitação. Esse benefício é garantido à maioria dos cargos públicos e pode compreender até 3 meses de licença remunerada.

Trata-se de um período voltado para seu desenvolvimento profissional, que poderá resultar em novas qualificações para garantir a promoção funcional ou progressão de carreira! Dessa forma, a rotina de estudos para quem trabalha não fica comprometida.

5. Considere o modelo EAD

Cursos de especialização e MBAs são autorizados pelo MEC a serem ministrados no regime 100% online. Na prática, isso quer dizer que você como aluno terá:

  • Maior autonomia para construir suas rotinas de estudo: as aulas e materiais são disponibilizados na plataforma e poderão ser acessados conforme a sua disponibilidade;
  • Economia dos gastos com deslocamento: você poderá assistir as aulas de casa, sem precisar se deslocar para a Instituição de Ensino;
  • Mensalidades mais em conta: de modo geral, os cursos EAD podem oferecer mensalidades mais baratas, já que não existe o gasto com o aluguel de espaço físico, por exemplo.
  • TCC opcional: o Trabalho de Conclusão de Curso, por lei, não é mais obrigatório para a conclusão de cursos de pós-graduação lato-sensu.

Leia mais sobre os benefícios da pós-graduação EAD

Pós-graduação e trabalho são mais fáceis de conciliar com a Gran Faculdade!

Os cursos da Gran Pós-Graduação são pensados para quem tem muita vontade de se especializar com qualidade e em pouco tempo.

São mais de 60 programas em áreas distintas, todos na modalidade lato-sensu, 100% online e com TCC opcional. Além disso, as certificações são devidamente credenciadas pelo MEC e válidas em todo território brasileiro.

Também é sempre importante lembrar que o Gran é especialista no ensino EAD! Assim, você pode ter certeza que todas as suas aulas serão relevantes, objetivas e muito eficientes! Ou seja, se adapta rotina de estudos para quem trabalha!

O Gran Cursos Online começou lá em 2012 e, desde então, vem mudando a vida de diversas pessoas. Nesses 10 anos de existência, construímos uma renomada reputação enquanto instituição de ensino:

  • Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
  • O Gran venceu o Prêmio Reclame Aqui por cinco anos seguidos na categoria “Educação – pré-vestibulares e concursos”
  • Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
  • Melhores preços do mercado;
  • Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
  • Temos um dos RHs mais inspiradores do Brasil segundo a Gupy;
  • Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
  • Professores experientes e capacitados;
  • Acesso imediato e 100% online.

Quero ser aluno da Gran Faculdade!


Quer ficar por dentro da Faculdade Digital o mais inovadora do Brasil?
Clique nos links abaixo:

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

TUDO SOBRE A GRAN FACULDADE

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM 

Avatar


19 de abril5 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

Gran Cursos Pós-Graduação