Pós-graduação EAD: principais perguntas e respostas. Veja!

A procura pela pós-graduação EAD vem crescendo cada vez mais no Brasil. Se você está pensando em conquistar sua pós EAD, mas ainda tem alguma dúvida sobre os cursos, acompanhe o artigo!

Avatar


26 de janeiro8 min. de leitura

Os anos de 2020 e 2021 foram marcados pelo termo “novo normal” e as suas implicações. Tivemos de aprender a fazer muitas coisas em regime completamente home office: trabalho, educação, lazer. E é claro que a especialização não ficou de fora. Na verdade, foi nesse período que muitas pessoas buscaram saber mais sobre a pós-graduação EAD, uma maneira rápida, eficiente e moderna de garantir maior destaque no mercado de trabalho em poucos meses.

Uma certificação de pós-graduação EAD pode garantir todos os benefícios de um programa de especialização presencial, mas muita gente ainda não sabe disso! A desconfiança com o ensino remoto e muitas vezes a própria falta de costume, criou o estigma de que a qualidade de ensino EAD é inferior ao presencial. Mas será que a situação é realmente assim?

Navegue pelo índice abaixo para acessar as principais perguntas e respostas sobre a pós graduação EAD:

  1. Como funcionam os programas de pós EAD?
  2. Como são as avaliações na pós graduação EAD?
  3. É preciso fazer TCC na especialização EAD?
  4. Quando fazer TCC na pós EAD?
  5. Como são regulamentados os programas de pós graduação EAD?
  6. O que um curso de pós EAD precisa ter para ser regulamentado pelo MEC?
  7. Como saber se uma pós-graduação EAD é boa?
  8. Há indicação de que a especialização é presencial ou EAD no certificado?
  9. Um certificado de pós EAD é reconhecido na Prova de Títulos de concursos públicos?
  10. É possível fazer pós-graduação EAD stricto-sensu?
  11. Quais são os benefícios de se fazer uma pós EAD?
  12. Alunos e professores tem algum canal de contato na especialização EAD?
  13. Qual a diferença entre MBA e especialização? 
  14. É possível fazer estágio cursando uma pós-graduação EAD?
  15. Onde fazer uma pós-graduação EAD de qualidade?
  16. Mais perguntas! 

 

Pós-graduação EAD: principais perguntas e respostas

Buscando esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto, organizamos este artigo com as principais perguntas e respostas sobre a pós graduação EAD para que você possa ingressar com confiança nessa nova etapa! Confira:

1. Como funcionam os programas de pós EAD?

Um traço marcante dos cursos de pós-graduação EAD é a autonomia do aluno. Assim, espera-se que você possa montar os próprios horários, escolhendo quando acessar o conteúdo das aulas.

Grande parte dos programas de pós-graduação EAD disponibiliza aulas pré-gravadas e materiais escritos. Dessa forma, a presença não é um critério avaliativo e você não terá de dedicar sempre um horário específico do seu dia para atender àquele compromisso.

Exatamente por essa razão, é muito comum dizer que a pós EAD se adequa à sua rotina e não o contrário. Dito isso, nada impede que existam programas com aulas presenciais, ministradas online e ao vivo. Contudo, esses casos são mais raros e podem não ser tão interessantes para pessoas que procuram justamente a flexibilidade de horários.

2. Como são as avaliações na pós graduação EAD?

Os métodos de avaliação na pós-graduação EAD são muito semelhantes àqueles da modalidade presencial. Assim, é muito comum que sejam realizados trabalhos e provas para garantir que os conteúdos lecionados foram aprendidos. Em alguns casos, a participação de discussões em fóruns de alunos e professores também poderá ser contabilizada como método avaliativo.

Apesar de existir autonomia para decidir quando assistir cada aula, as datas para entregas de trabalhos e realização de provas podem seguir um calendário informado pela Instituição de Ensino no início de cada período ou mesmo no início do curso. Dessa forma, cabe ao aluno organizar-se levando em consideração algumas datas estabelecidas, até para que a certificação possa ser conquistada no tempo esperado.

Em alguns casos, como nos cursos da Gran Cursos Pós-Graduação, a autonomia é ainda maior, não dependendo de rígidos calendários acadêmicos para realizar as avaliações. Logo, o momento de realizar cada uma das 3 provas fica a critério do aluno (desde que seja respeitado o limite máximo de 18 meses para a conclusão do curso).

Saiba mais sobre tipos de avaliações na pós-graduação EAD! 

3. É preciso fazer TCC na especialização EAD?

Por lei, o TCC não é mais obrigatório para conclusão de cursos de pós graduação lato-sensu, EAD ou não. A regra passou a valer a partir de 2018, com a resolução CNE/CES 01 de 06/04/2018 .O principal raciocínio por trás da legislação foi pautado na noção de que um Trabalho de Conclusão de Curso, por ser uma atividade mais ligada ao âmbito de pesquisa, não se enquadraria para todos os cursos de especialização, que naturalmente apresentam uma natureza mais prática e rápida.

Dessa forma, fica a cargo da Instituição de Ensino definir o TCC como obrigatório ou não, de acordo com seu cronograma de atividades. Contudo, fique ligado: nos casos em que o TCC não é obrigatório, você ainda poderá optar por realizá-lo. Será obrigação da Instituição corrigir o seu TCC e atribuir a devida nota para registro.

Volte ao topo

4. Quando fazer TCC na pós EAD?

O TCC não é apenas um trabalho acadêmico: ele se qualifica como produção científica e poderá ser apresentado posteriormente em eventos, simpósios ou mesmo ser submetido para periódicos científicos. Logo, a escolha (nos casos em que o trabalho é opcional) vai depender dos objetivos de cada aluno.

Em alguns concursos públicos, a pós-graduação EAD lato-sensu deve ter TCC para ser devidamente reconhecida pelo edital. Caso uma das razões para conquistar sua especialização seja pontuar também na Prova de Títulos, fique atento à tabela de Avaliação e Pontuação de Títulos, que deve ser disponibilizada juntamente com o edital do concurso público.

Leia mais sobre o TCC na pós-graduação EAD 

5. Como são regulamentados os programas de pós graduação EAD?

Você sabia que o ensino a distância é regulamentado no Brasil desde 1996? Afinal, foi neste ano que nasceu a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394) onde se citava no artigo 80,  pela primeira vez,  a possibilidade remota de ensino e as condições para viabilizá-la. Posteriormente o assunto seria abordado novamente e mais especificamente pelo Decreto n.º 2561/1998 e então no Decreto 9.057/2017.

O conteúdo dos textos legislativos citados, de forma resumida, estabelece o MEC (Ministério de Educação) como a principal entidade reguladora de qualidade do ensino EAD, capaz de autorizar cursos e certificados. Assim, caso uma Instituição de Ensino tenha interesse em oferecer programas de ensino superior na modalidade remota, deverá se credenciar no MEC.

Para o caso específico da pós-graduação EAD lato-sensu, ainda se aplicam o Parecer n.º 908/99 e a Resolução nº 3 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, alterando a condição destes programas de curso livre para especializações reconhecidas pelo MEC no Brasil inteiro. Dessa forma, é seguro assumir que cursos de pós-graduação EAD reconhecidos pelo MEC são pensados e regulamentos com cuidado, afim de garantir a qualidade ensino aos seus alunos.

Volte ao topo

 

6. O que um curso de pós EAD precisa ter para ser regulamentado pelo MEC?

Para serem reconhecidos pelo MEC, os cursos de pós-graduação EAD precisam ser oferecidos por Instituições de Ensino certificadas pelo órgão. Ademais, algumas outras condições individuais são instituídas para tratar cada um dos programas, como por exemplo:

  • Carga horária mínima total de 360 horas;
  • 50% dos professores devem tem concluído programas de mestrado ou de doutorado. O restante dos profissionais envolvidos no programa deverão ter no mínimo o título de especialista na área em que irão lecionar;
  • O curso deve apresentar recursos e suporte para os alunos;
  • Qualidade e relevância da carga horária.

7. Como saber se uma pós-graduação EAD é boa?

Alguns critérios podem ser observados para avaliar a qualidade de uma pós-graduação EAD, antes mesmo de ingressar no programa. Veja:

  • Certificação do MEC: verifique se a Instituição de Ensino responsável pelo curso é habilitada para emitir certificados válidos em todo o território brasileiro. Você pode fazer isso por meio do site <https://emec.mec.gov.br/>.
  • Estrutura do curso: avalie a grade horária e conteúdos programáticos do curso e veja se a proposta se alinha com seus objetivos acadêmicos e profissionais.
  • Avalie o corpo docente: pesquise um pouco mais sobre os professores, consultando as certificações e o currículos, caso julgue necessário.
  • Considere a experiência da Instituição no EAD: o ensino remoto tem suas particularidades e, por isso, é sempre melhor optar por Instituições que possuam experiência nesse campo.
  • Avaliação dos alunos e Reputação da empresa: avalie o que é dito sobre a Instituição de Ensino pelos alunos que estudaram lá. Afinal, eles passaram diretamente pela experiência e poderão te oferecer um relato aproximado sobre como funcionam os processos.

Veja aqui mais maneiras de saber se uma pós-graduação EAD é boa  

8. Há indicação de que a especialização é presencial ou EAD no certificado?

Não. As certificações de pós-graduação lato-sensu , em geral, não possuem indicativo de modalidade. Ao invés disso, o documento apresentará informações acerca do curso, carga horária, nome do aluno e selo/assinatura da Instituição de Ensino reconhecendo a validade daquela certificação. Outras informações adicionais ainda podem ser adicionadas, mas a modalidade de ensino não é uma delas.

Volte ao topo

9. Um certificado de pós EAD é reconhecido na Prova de Títulos de concursos públicos?

De modo geral, sim.

Afinal, o doutorado, mestrado e especialização são títulos aceitos na maior parte dos concursos públicos. Em alguns casos pode ser necessária a realização do TCC para que o curso seja considerado, especialmente quando se tratam de certames mais voltados para a área de pesquisa científica. Caso o concurso que você pretende prestar ainda não tenha edital publicado, busque edições anteriores para filtrar a cobrança no quesito de títulos para o cargo que você pretende ocupar. Assim, você poderá se prevenir quanto à realização ou não do TCC.

Vale lembrar novamente que não há distinção entre pós-graduação EAD ou presencial na hora de considerar títulos públicos. A única exigência é que o curso seja reconhecido pelo MEC e esteja dentro das condições especificadas.

Leia mais sobre a pós-graduação e concursos públicos 

10. É possível fazer pós-graduação EAD stricto-sensu?

Ainda não. O processo de pós-graduação stricto-sensu é um pouco mais burocrático e depende da avaliação individual e detalhada de cada programa pelo CAPES. Com a pandemia, todos os processos ficaram mais lentos e assim, apesar da possibilidade existir legalmente, ainda não há nenhum curso de pós-graduação EAD stricto-sensu autorizado.

Leia mais sobre o modelo EAD e as pós-graduações Stricto-Sensu! 

11. Quais são os benefícios de se fazer uma pós EAD?

Confira abaixo uma lista de benefícios da pós graduação EAD:

  • É mais barata do que uma pós presencial, já que você não terá gastos com deslocamento e a Instituição não terá com espaço físico!
  • Não indica na certificação que é uma pós-graduação EAD, apenas que você concluiu um curso de pós-graduação;
  • Não possui TCC obrigatório, mas a Instituição de Ensino pode requisitar;
  • Pode pontuar em Prova de Títulos e qualificar para Adicional de Qualificação e a Retribuição por Titulação se for reconhecida pelo MEC.
  • Pode ser concluída em menos tempo;
  • Possui flexibilidade de horários e maior autonomia do aluno.

Leia mais sobre os benefícios da pós EAD 

12. Alunos e professores tem algum canal de contato na especialização EAD?

Uma das principais preocupações de alunos que vão ingressar na pós EAD é o sistema de retirada de dúvidas e o contato com os professores. Afinal, com as aulas pré-gravadas e um ambiente de ensino mais autônomo, a sensação de falta de supervisão pode acabar surgindo. Contudo, não precisa se preocupar! Instituições de Ensino preparadas para o ensino EAD disponibilizam diversos canais funcionais de comunicação entre professores e alunos. Assim, você poderá retirar dúvidas por meio de fóruns, e-mails e envio de mensagens.

Volte ao topo

13. Qual é a diferença entre MBA e especialização?

Dentre os programas de pós graduação lato-sensu (que atualmente são os únicos devidamente autorizados a serem ministrados no âmbito remoto) existe a distinção entre MBA e especialização. De modo geral, a diferenciação é simples e pode ser sintetizada da seguinte maneira:

  • MBA (Master in Business Administration) é um tipo de especialização voltado para profissionais que desejam obter habilidades no âmbito de Gestão Empresarial e Negócios. Assim, é um modelo de curso voltado para profissionais que já atuam na área e buscam se tornar gestores.
  • Especialização é o aprofundamento  em uma determinada área de conhecimento, não necessariamente associada a cargos de gestão. Assim, se você tem interesse em atuar em segmentos específicos da sua área, esses programas poderão te ajudar a atingir os resultados esperados.

14. É possível fazer estágio cursando uma pós-graduação EAD?

Sim! De acordo com a Lei do Estágio (Lei 11.788/2008), estudantes de pós-graduação EAD ou presencial na modalidade lato-sensu podem ingressar em vagas de estágio remunerado e opcional. Em casos assim, a carga horária costuma ser de no máximo 6 horas por dia.

Além de oferecer uma alternativa para se capacitar de maneira ainda mais prática, a bolsa do estágio também pode auxiliar o estudante financeiramente. Em momentos de crise, garantir mais uma possibilidade de ingressar no mercado de trabalho também é importante.

Saiba tudo sobre Estágio na Pós-Graduação 

15. Onde fazer uma pós-graduação EAD de qualidade?

Fazendo uma pesquisa rápida no buscador, você será capaz de localizar inúmeros programas de pós-graduação EAD. Afinal, é um mercado amplo que continua a se expandir. Nesse cenário, selecionar uma pós EAD de qualidade pode ser desafiador.

Pensando nisso, o Gran Cursos Online lançou a Gran Cursos Pós-Graduação, uma série de cursos de especialização de qualidade capazes de te auxiliar em diferentes momentos da sua vida profissional e acadêmica. Além de poder desfrutar dos 32 cursos já lançados, você também poderá decidir entre as modalidades pós intensiva e preparatória 2 em 1!

Aqui no Gran todos os cursos de pós-graduação são:

  • Credenciados pelo MEC, com certificados emitidos em parceria com a UNIMAIS;
  • 100% online;
  • Com TCC opcional;
  • Pensados para caber na sua rotina;

Venha conhecer mais sobre a pós do Gran! 

Veja mais perguntas e respostas sobre pós-graduação!

Não encontrou sua pergunta? Você pode deixar sua pergunta nos comentários ou acessar nosso tira dúvidas geral sobre pós-graduação, disponível aqui! 

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


26 de janeiro8 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

Gran Cursos Pós-Graduação