Pós-Graduação em Direito Digital: por que fazer? Veja!

A Pós-Graduação em Direito Digital permite que o profissional atue na frente de crimes cibernéticos, criptomoedas, contratos eletrônicos, compliance e outras áreas inerentes ao meio digital. Saiba mais!

Avatar


12 de junho5 min. de leitura

Já é possível viver uma vida completa mesmo sem sair de casa, apenas pelo meio digital. Assim também nasceu a necessidade de especialistas no assunto: profissionais que possuam uma Pós-Graduação em Direito Digital. Nesse contexto em que o ambiente Digital foi criado, foi requisitado entre o meio jurídico uma nova maneira de aplicar os seus dispositivos legais.

A tecnologia já integra o cotidiano de grande maioria das pessoas e empresas. Compras, estudos, consultas, trabalho, lazer. Dessa forma, com a alta demanda para a contratação de profissionais especializados, altas remunerações e muita relevância no cenário atual, a Pós-Graduação em Direito Digital e Proteção de Dados é uma excelente escolha para você.

Acompanhe o artigo para saber mais ou navegue pelo indice:

O que é Direito Digital?

A criação de novos espaços interativos para a sociedade trouxe uma série de situações que não apresentavam precedentes na literatura jurídica clássica.

Assim, o Direito Digital consiste na adequação de diversos dispositivos legais provenientes do Direito Penal, Empresarial, Civil e Tributário de acordo com o novo contexto.

Ainda são poucas as legislações específicas e inerentes exclusivamente ao Direito Digital: podemos citar:

  • Lei Carolina Dieckman (Lei 12.737, de 30 de novembro de 2012)
  • Marco Civil da Internet (Lei 12.965, de 23 de abril de 2014)
  • Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/18).

Todas foram motivadas pelo aumento crescente de crimes cibernéticos e vazamento de dados, o que motivou também a criação do Direito Digital como tendência jurídica.

Além disso, o Direito Digital também veio esclarecer critérios de tributação e regulamentação de empresas estabelecidas no regime e-commerce, bem como a formulação de contratos específicos para o ambiente digital.

Em resumo, o Direito Digital é uma tendência jurídica que se comunica com muitas outras, sendo responsável pela adequação de dispositivos legais para o novo ambiente digital. Ele também regulamenta e intermedia as relações criadas nesse contexto.

1. Uma área em constante expansão

Se já estávamos experimentando um rápido processo de digitalização antes de 2020, a pandemia do coronavírus impulsionou exponencialmente esse movimento, trazendo praticamente todas as atividades para o contexto digital. Isso forçou a maioria das empresas a digitalizar os seus processos, ainda que sem o preparo necessário.

Dois anos vivendo nessa realidade, levou muitos negócios a verem os benefícios da utilização da tecnologia e optar por tornar as atividades à distância como algo permanente. Além disso, a criação de muitas outras empresas também só foi viabilizada por conta desse novo contexto e realidade.

Dessa forma, profissionais que garantem uma Pós-Graduação em Direito Digital são cada vez mais requisitados para auxiliar de maneira consultiva: seja na área de contratos, com políticas de compliance, como também de maneira contenciosa, atuando na prevenção do vazamento de dados sensíveis.

No meio jurídico, o Direito Digital foi apontado na edição de 2021 do periódico Diretório Nacional da Advocacia (DNA) com a área mais promissora e em maior expansão desde o ano de 2018.

2. Relevante para a sociedade

Para que o processo de modernização possa acontecer de maneira segura, o ambiente digital precisa de regulamentação. O Direito Digital toma essa tarefa nas mãos, possibilitando que os avanços possam ser realizados de maneira mais fundamentada. Também cria bases para suprimir ações ilícitas neste espaço, impondo repercussões legais para os envolvidos em crimes cibernéticos.

3. Apresenta boas remunerações

No serviço público, a pós-graduação em Direito Digital e Proteção de Dados pode beneficiar tanto cargos jurídicos quanto os inseridos na Carreira de Tecnologia da Informação e Gestão. Afinal, o serviço público também tem apresentado, cada vez mais, esforços para aderir ao movimento de digitalização. Assim, os especialistas na área são extremamente necessários.

Vale lembrar também que uma Pós-Graduação em Direito Digital devidamente reconhecida pelo MEC quase sempre resulta em aumentos permanentes na remuneração dos servidores e podem influenciar na progressão de carreira.

Já no âmbito privado, a conquista desses títulos pode auxiliar na promoção para advogado sênior ou possibilitar uma maior captação de clientes.

4. Ajuda a conquistar seu diferencial no mercado de trabalho

Não é segredo que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Com a saturação da maioria das áreas de atuação, o profissional moderno precisa encontrar soluções para se destacar.

Além da conquista de uma pós-graduação já ser o parâmetro requisitado pela maioria dos recrutadores, uma Pós-Graduação em Direito Digital e Proteção de Dados (que é uma área relativamente nova e fresca), torna o ingresso na carreira ainda mais favorável.

5. Auxilia na conquista do cargo público

Se você está se dedicando aos estudos para conquistar o sonhado cargo público, uma Pós-Graduação em Direito Digital e Proteção de Dados no formato de especialização pode ser a escolha perfeita para os seus objetivos.

Além de poder ser realizada no regime 100% EAD, o curso também possibilita que você construa seus próprios horários. Ao concluir o seu curso de Pós-Graduação em Direito Digital (com duração máxima de 18 meses) e receber o seu certificado, você ainda poderá utilizá-lo para conquistar pontos adicionais na Avaliação de Títulos.

E tem mais! Para concursos da ordem jurídica, a pós-graduação em Direito Digital e Proteção de Dados pode até ser contabilizada como Atividade Jurídica.

Quem pode fazer pós em Direito Digital?

Qualquer pessoa que tenha concluído um curso de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo) pode fazer uma pós-graduação em Direito Digital.

O curso de direito é ideal para profissionais da área de Direito, Criminologia e Segurança Pública, como também de outras áreas que lidem e/ou se interessem com temáticas relacionadas ao Direito Digital.

Quanto ganha um profissional de Direito Digital?

De acordo com os dados divulgados pelo portal Salario.com, a média salarial para os advogados especialistas em Direito Digital é de R$ 5.683,30 para 41 horas semanais trabalhadas no setor privado de atuação. O teto salarial pode ser ainda mais alto, ficando em torno de R$ 11,5 mil reais mensais.

Como se especializar em Direito Digital? Conquiste a sua pós com a Gran Faculdade!

Na hora de conquistar a sua Pós-Graduação em Direito Digital, escolher um curso de qualidade faz toda a diferença! Na Gran Faculdade todos os programas são reconhecidos pelo MEC e válidos em todo o território brasileiro.

Desfrute de uma Pós-Graduação em Direito Digital e Proteção de Dados 100% EAD, com calendário flexível e TCC opcional. Assim, você decide quais são os objetivos da sua capacitação, permitindo que ela se encaixe perfeitamente mesmo em uma rotina mais cheia. Confira:

Pós-graduação em Direito Digital e Proteção de Dados

O objetivo da Pós-graduação em Direito Digital e Proteção de Dados é aprofundar os conhecimentos jurídicos relativos ao Direito Digital e Proteção de Dados nos âmbitos global e nacional, a fim de capacitar o estudante sobre fundamentos e legislação sobre o tema.

Pós-graduação em Direito Digital com ênfase em Novas Tecnologias

Já o curso de Pós-graduação em Direito Digital com ênfase em Novas Tecnologias busca aprofundar em questões jurídicas relacionadas à tecnologia, possibilitando profissionais a lidar com os desafios dessa área e desenvolver soluções jurídicas adequadas para organizações e cidadãos

Vem pra Gran Faculdade!

O Gran Cursos Online começou lá em 2012 e, desde então, vem mudando a vida de diversas pessoas. Nesses 10 anos de existência, construímos uma renomada reputação enquanto instituição de ensino:

  • Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
  • O Gran venceu o Prêmio Reclame Aqui por cinco anos seguidos na categoria “Educação – pré-vestibulares e concursos”
  • Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
  • Somos avaliados com a nota máxima pelo MEC
  • Aqui o semestre começa quando quiser: entrada imediata e contínua!
  • Melhores preços do mercado;
  • Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
  • Temos um dos RHs mais inspiradores do Brasil segundo a Gupy;
  • Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
  • Professores experientes e capacitados;
  • Acesso imediato e 100% online.

Quero ser aluno da Gran Faculdade!


Quer ficar por dentro da Faculdade Digital o mais inovadora do Brasil?
Clique nos links abaixo:

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

TUDO SOBRE A GRAN FACULDADE

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


12 de junho5 min. de leitura