Pós em Docência do Ensino Superior: conheça o curso!

A pós em Docência do Ensino Superior é ideal para quem quer atualizar conhecimentos e metodologias de ensino para lecionar em instituições de ensino superior. Conheça o curso e veja se vale a pena!

Avatar


11 de outubro5 min. de leitura

Dar aula em faculdades e universidades é uma das possíveis áreas de atuação para profissionais da educação e a pós em Docência do Ensino Superior é a especialização ideal para te ajudar nesse passo.

Seja pelo prestígio, pela remuneração ou pela relevância da função, confira a seguir como se tornar professor(a) universitário e tudo sobre a pós-graduação em docência do Ensino Superior.

Se preferir, navegue pelo índice abaixo:

A Pós Nº 1 para Concursos

Entramos na melhor fase de oportunidades em concursos públicos e estamos vivenciado algo histórico! Por isso, ter uma especialização é fundamental para se destacar em meio à concorrência.

Para saber como expandir seus estudos e não ser apenas mais um na multidão, assista a nossa live gratuita dia 23/10 às 10h, no YouTube!

Estudar para concursos enquanto faz uma pós-graduação é possível! Inscreva-se abaixo para receber mais informações sobre a live:


O que é docência no ensino superior?

De acordo com o dicionário, docência nada mais é do que a ação de ensinar; é o exercício do magistério e a qualidade de docente. Então, a docência no ensino superior é a forma como falamos sobre professores do ensino superior (graduação e pós-graduação).

Quem pode fazer docência no ensino superior?

O curso de Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior é direcionado para Pedagogos, Administradores Escolares, Supervisores Escolares, Orientadores Educacionais, Professores e áreas relacionadas à educação.

Bem como, para profissionais de outras áreas que se interessam pela docência no ensino superior e suas áreas de formação.

Entretanto, vale frisar que a pós-graduação em docência do ensino superior não substitui a licenciatura ou outros cursos específicos exigidos para lecionar em determinadas instituições.

Quem faz docência pode dar aula?

Cada etapa da educação, área do conhecimento e instituição de ensino possui requisitos específicos para que uma pessoa possa dar aula. Fazer docência pode ser um desses requisitos em alguns contextos.

Para exemplificar melhor, é possível listarmos algumas áreas de atuação:

  • Quem cursa licenciatura em Pedagogia, por exemplo, pode atuar na educação infantil, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e no ensino fundamental para todas as áreas do conhecimento;
  • Já para o ensino médio, são priorizados profissionais licenciados em áreas do conhecimento específicas: para matemáticas, pessoas com licenciatura em Matemática;
  • No ensino superior, por outro lado, é preciso ter formação superior na área a ser lecionada e fazer ao menos uma pós-graduação na área e cursos de metodologia de ensino, didática e docência no ensino superior.

Como se tornar um professor de ensino superior?

Para seguir a carreira de professor de ensino superior (ou, como costumamos chamar, professor universitário), não basta apenas uma graduação, mesmo que seja uma licenciatura. É preciso se tornar pelo menos um especialista.

De acordo com a Lei de Diretrizes Básicas da Educação e também com a Lei 12.772/2012 (Plano de Carreiras e Cargos do Magistério Federal), é necessário que o profissional que deseje atuar como professor universitário no âmbito público possua o título de Mestre ou Doutor, a depender do edital de concurso público que prestará.

Isso significa que é preciso conquistar ao menos uma pós-graduação stricto-sensu para ingressar neste caminho profissional. Além disso, também é preciso conquistar aprovação em concurso público.

No entanto, para instituições de ensino superior privadas, as regras para atuar como professor universitário mudam um pouco.
Nesse caso, profissionais que tenham uma pós-graduação lato-sensu (especialização e MBA) podem atuar como professores, desde que a graduação e especialização sejam complementares e inseridas na mesma área.

Além disso, a instituição de ensino deve seguir as exigências do Ministério da Educação (MEC) de acordo com a formação do corpo docente para o tipo de instituição:

  • Faculdades: docentes não precisam ter dedicação integral e pelo menos 1/3 precisa ter título de especialista (pós-graduação lato-sensu);
  • Universidades: no mínimo 1/3 do corpo docente precisa ter pós-graduação stricto-sensu (mestrado ou doutorado) e dedicação integral à instituição.

Quais as vantagens de ser professor do ensino superior?

A carreira de professor de ensino superior é muito procurada pelos profissionais de educação, por isso, veja abaixo algumas das principais vantagens:

  • Imersão no meio acadêmico: o professor universitário está diariamente envolvido no mundo de pesquisa acadêmica, podendo se aperfeiçoar cada vez mais dentro da sua área;
  • Mudar vidas: para muitos alunos, é durante o curso de graduação que as principais decisões acadêmicas e profissionais são realizadas.
  • Assim, o professor universitário é uma peça essencial dessa importante fase;
  • Faixa salarial mais alta: a média salarial do professor universitário no Brasil fica em torno de R$5 mil e, no setor público, esses valores podem ser ainda mais altos, podendo até ultrapassar os R$10 mil reais para profissionais titulares em instituições federais. Valores bem acima da realidade salarial de instituições de educação básica em alguns casos;
  • Horários flexíveis: ao trabalhar como professor universitário, quase sempre é possível aderir ao regime de horista, recebendo de acordo com as horas trabalhadas. Isso permite que o profissional possa se comprometer também com outras atividades acadêmicas, profissionais e pessoais;
  • Jornada de Trabalho: costuma variar entre 20 e 40 horas semanais, a depender da Instituição (em regime de contratação regular);
  • Possibilidade de ter dois períodos de férias ao longo do ano: considerando os recessos nas instituições de ensino.

Como é a pós em docência do ensino superior?

Na Gran Faculdade, a pós-graduação em Docência Superior é um curso de especialização (modelo lato-sensu) ministrado no regime 100% EAD.

Assim, o(a) aluno(a) tem liberdade para escolher quando acessar as aulas e realizar as avaliações, construindo a sua própria rotina de estudos. Com as matérias divididas em 3 módulos essenciais, objetivos e completos, é possível que o aluno termine o curso entre 6 e 18 meses.

A formulação do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) também é opcional e não interfere na emissão do certificado de Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior reconhecido pelo MEC, desde que o aluno tenha sido aprovado em todas as avaliações.

Dessa forma, é possível personalizar ainda mais a sua experiência de aprendizado de acordo com seus objetivos acadêmicos e profissionais.

As disciplinas que compõem o curso de Docência do Ensino Superior da Gran Faculdade são:

  • Legislação Educacional
  • Organização e Gestão Escolar
  • Organização do Trabalho Pedagógico e Institucional
  • Tecnologias da Informação e Comunicação
  • História e Política do Ensino Superior
  • Currículo e Legislação no Ensino Superior
  • Didática do Ensino Superior
  • Métodos e Técnicas no Ensino para AdultosO Plano de Trabalho Docente no Ensino Superior
  • Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem para Adultos
  • Pesquisa e Avaliação no Ensino Superior
  • Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação Superior Presencial e EAD
  • Educação Inclusiva no Ensino Superior
  • Metodologias Ativas no Ensino Superior

Vale a pena fazer docência do ensino superior?

Sim, a pós em docência do ensino superior vale a pena tanto para quem quer atuar na esfera privada, quanto na iniciativa pública.

Como vimos, é possível atuar como professor universitário com pós-graduação lato-sensu, desde que a certificação seja válida e reconhecida pelo MEC. E a Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior da Gran Faculdade atende a esse requisito!

Mas o curso também é uma boa opção para quem quer atuar em instituições públicas. Afinal, apresenta conteúdos relevantes e abordados na maioria das provas de concurso público para o cargo.

Além disso, a especialização também pode ser considerada como título válido na maioria das Avaliações de Títulos, concedendo pontos adicionais ao candidato e aumentando as suas chances de aprovação!

Dessa forma, você estuda para concursos, enquanto se especializa e garante mais chances de conquistar sua aprovação.

Como a Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior ajuda quem já é professor universitário?

Se você já atua como professor universitário, a Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior pode auxiliá-lo na atualização de conhecimentos e novas tendências educacionais.

Isso é especialmente importante após o período de pandemia, que forçou muitas Instituições de Ensino a se converterem ao modelo remoto de ensino, mesmo sem estarem preparadas.

Com a diminuição de casos e a volta gradativa do ensino presencial, contudo, muito da cultura remota promete ficar, especialmente para a Carreira Educacional. Afinal, essa alternativa mostrou-se extremamente eficaz em atingir números ainda maiores de alunos, democratizando cada vez mais o ensino.

Ao garantir a Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior, o profissional que já atua na área pode garantir competências técnicas para atuar de maneira mais segura nessa “Nova Era da Educação”, otimizando cada vez mais o seu desempenho como educador.

Além disso, o mercado de trabalho valoriza cada vez mais os profissionais em constante atualização: noções sobre o Lifelong Learning conquistam cada vez mais adeptos.

Por fim, profissionais especializados podem contar com remunerações maiores e mais chances de serem considerados para promoções.

Pós em docência do ensino superior na Gran Faculdade: aproveite as vantagens!

A pós-graduação em Docência do Ensino Superior da Gran Faculdade pode ser concluída entre 6 e 18 meses, de forma totalmente online.
Estude em uma instituição de ensino de qualidade, de acordo com a sua rotina e com mensalidades que cabem no seu bolso.

Faça sua matrícula na pós-graduação em Docência do Ensino Superior EAD da Gran Faculdade!


Quer ficar por dentro da Faculdade Digital mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

TUDO SOBRE A GRAN FACULDADE

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


11 de outubro5 min. de leitura