Pós-Graduação em Gestão Fiscal e Tributária: Saiba mais!

Por que fazer uma Pós-graduação em Gestão Fiscal e Tributária? Descubra as 5 principais vantagens de se conquistar uma especialização nesta área!

A Pós-Graduação em Gestão Fiscal e Tributária é uma especialização ideal para qualquer profissional de nível superior com interesse em adquirir conhecimento técnico e aprofundado relacionado à atividade fiscal do Estado. Por meio do curso lato-sensu você se tornará capaz de:

  • Compreender e dominar Normas Tributárias;
  • Como realizar planejamento tributário e reestruturação societária de empresas;
  • Práticas Fiscais no desempenho de atividades jurídicas.
  • Aplicação eficiente e controle de tributos.

As rotinas fiscais e tributárias estão presentes tanto no setor privado quanto no setor público. Afinal, as empresas devem pagar os devidos impostos e os órgãos públicos devem conferir estes valores, contabilizar os recursos públicos e aplicá-los de maneira justa, transparente e eficiente para otimizar políticas públicas e promover o bem coletivo.

Assim, o especialista em Gestão Fiscal e Tributária é extremamente necessário. Acompanhe o artigo para descobrir mais sobre a Pós-Graduação em Gestão Fiscal e Tributária e como garantir o seu título de especialista com rapidez e qualidade.

Por que fazer Pós-Graduação em Gestão Fiscal e Tributária? 5 razões

1. Relevância

Você sabia que o sistema tributário brasileiro é um dos mais complexos em todo mundo? Em 2019, o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, hoje extinto, apontou-o de fato como o 1° lugar em quesito de complexidade. Contudo, o cumprimento das responsabilidades fiscais e tributárias continua sendo uma parte essencial para que as empresas da iniciativa privada operem dentro da legalidade.

Analogamente, dentro do poder público, a gestão de recursos fiscais e tributários é essencial para a garantia de realização e eficiência de políticas públicas. Dessa forma, o especialista em Gestão Fiscal e Tributária torna-se extremamente necessário em todas as esferas de atuação.

2. Oportunidades profissionais

Como mencionamos anteriormente, o especialista em gestão fiscal e tributária pode atuar em diversas funções, tanto na iniciativa privada como pública. Alguns exemplos são:

  • Contador;
  • Consultoria e auditoria contábil e tributária;
  • Gestor da área contábil ou fiscal;
  • Analista Tributário;
  • Inspetor Fiscal;
  • Auditor Controle Externo e Interno
  • Auditor Fiscal do Trabalho;
  • Agente fiscal de rendas.

Assim, Carreiras fiscais e de Controle podem se beneficiar muito com uma Pós-Graduação em Gestão Fiscal e Tributária. Confira algumas oportunidades nessa área no setor público dos concursos:

3. Remunerações

A conquista de uma pós-graduação já naturalmente influencia na remuneração de qualquer profissional. De fato, A  54ª edição da Pesquisa Salarial, realizada pela Catho Educação, por exemplo, avaliou mais de 2 milhões de trabalhadores em 2020 e chegou às seguintes conclusões:

  • Em cargos de diretoria, os executivos que apresentam pós-graduação recebem 47,2% a mais do que aqueles sem a especialização.
  • Em cargos operacionais e de assistência, o percentual de aumento no salário é de 25%. 

Isso se dá tanto no mercado privado quanto público. Afinal, muita gente não sabe, mas boa parte dos órgãos públicos oferecem acréscimos ao salário mensal baseados em qualificação: são os chamados Adicional de Qualificação e a Retribuição por Titulação. 

Saiba mais sobre as vantagens de uma pós-graduação em um cargo público

Além disso, cargos ligados ao setor de gestão fiscal e tributária também estão naturalmente ligados à altas faixas de remuneração. A média salarial de um contador no setor privado, por exemplo, fica em torno de 4 mil reais. Para cargos públicos, as remunerações muitas vezes ultrapassam os 10 mil reais mensais.

4. Extremamente relevante para cargos públicos

A Pós-Graduação em Gestão Fiscal e Tributária é uma qualificação muito valorizada em órgãos públicos. Basta perceber o quão presentes em editais de certames as questões  fiscais e tributárias estão. O Direito Tributário, por exemplo, é uma matéria extremamente cobrada em questões de concurso.

Dessa forma, uma especialização nesta área é capaz de te garantir maior domínio desses assuntos, construindo pontes entre os conhecimentos (se você ainda não foi aprovado no concurso público) ou te garantir maior autoridade e possibilidade de ocupar cargos de gestão no seu cargo atual. Além disso, uma pós-graduação em Gestão Fiscal e Tributária, com certeza será capaz de te garantir pontos adicionais na Avaliação de Títulos do certame.

Saiba mais sobre a Prova/ Avaliação de Títulos em Concursos

5. Qualificação mais rápida

Uma pós-graduação lato-sensu em Gestão Fiscal e Tributária pode ser concluída em menos tempo do que um mestrado ou doutorado e possui um cronograma de disciplinas mais sucinto e objetivo. Dessa forma, dependendo do seu curso de escolha, você pode até mesmo concluir uma especialização de qualidade em 6 meses.

Este é o caso da Pós-Graduação Lato-Sensu em Gestão Fiscal e Tributária da Gran Cursos Pós-Graduação! Parte do programa de pós intensiva, o curso pode ser concluído em um mínimo de 6 meses e máximo de 18 meses. Tudo isso com a qualidade de ensino Gran 100% online que você já conhece e confia.

Confira abaixo o conteúdo programático para especialização em Gestão Fiscal e Tributária do Gran:

Módulo I:
a) Organização do Estado e dos Poderes
b) Gestão Orçamentária e Financeira
c) Direito Tributário

Módulo II:
a) Gestão de Contratos e Compras Governamentais
b) Administração Pública
c) Contabilidade Geral

Módulo III:
a) Legislação Tributária comum aos Estados e Municípios
b) Auditoria Fiscal

A Gran Cursos Pós-Graduação também conta com uma série de cupons de desconto para te incentivar a garantir a sua especialização! Mas corra! As promoções são por tempo limitado!

Saiba mais sobre a pós em Gestão Fiscal e Tributária com o Gran! 

Pós-Graduação em Gestão Fiscal e Tributária: conheça mais sobre a carreira fiscal

Você tem interesse em ingressar na carreira pública fiscal? Se a resposta for sim, a Pós-Graduação lato-sensu em Gestão Fiscal e Tributária é perfeita para você! Assista ao vídeo abaixo com o professor Alexandre Meirelles para conhecer mais sobre as carreiras fiscais e acesse também o canal do Gran no Youtube para ficar por dentro de novidades, lives e aulas gratuitas pensadas para te auxiliar na sua caminhada de aprovação.

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo