Pós-graduação lato-sensu: o que é e quais as vantagens?

A pós-graduação lato-sensu é uma excelente opção para quem busca se aperfeiçoar profissionalmente em pouco tempo e de maneira prática, então, entenda melhor sobre!

Avatar


13 de outubro5 min. de leitura

Após concluir a faculdade, existem alguns cursos para atualização e aprimoramento profissional e a pós-graduação lato-sensu é uma dessas possibilidades.

Confira a seguir tudo que precisa entender sobre os tipos de pós e a pós-graduação lato-sensu. Se preferir, navegue pelo índice abaixo:

A Pós Nº 1 para Concursos

Entramos na melhor fase de oportunidades em concursos públicos e estamos vivenciado algo histórico! Por isso, ter uma especialização é fundamental para se destacar em meio à concorrência.

Para saber como expandir seus estudos e não ser apenas mais um na multidão, assista a nossa live gratuita dia 23/10 às 10h, no YouTube!

Estudar para concursos enquanto faz uma pós-graduação é possível! Inscreva-se abaixo para receber mais informações sobre a live:


O que é pós-graduação lato-sensu?

A pós-graduação lato-sensu é um curso objetivo, focado nas atividades cotidianas do profissional e no aperfeiçoamento prático em sua área de atuação. Existem dois tipos de pós-graduação lato-sensu: a especialização e o MBA.

  • MBA (Master Business Administration) geralmente voltado para âmbito de Gestão Empresarial e Negócios. É um modelo de curso direcionado para profissionais que já atuam na área e buscam se tornar gestores;
  • Especialização é o aprofundamento em uma determinada área de conhecimento, não necessariamente associada a cargos de gestão. Assim, é uma boa opção para quem deseja atuar em segmentos específicos.

Ao contrário do modelo de pós-graduação Stricto-Sensu, este modelo não tem como foco o processo de pesquisa. Veja abaixo a diferenciação de especialização e MBA.

Quais são os tipos de pós-graduação?

No Brasil, atualmente, existem 4 tipos de pós-graduação, divididas em duas categorias:

  • Lato-sensu: como vimos no tópico anterior, podem ser uma especialização ou um MBA;
  • Stricto-sensu: voltados para o desenvolvimento de pesquisa científica, carreira em docência ou aprimoramento técnico-científico na profissão, são os doutorados e mestrados.

A pós-graduação lato-sensu costuma ter uma duração mais curta, podendo ser concluída a partir de 6 meses (360 horas) e, ao fim do curso, a pessoa recebe um certificado de conclusão.

Os programas de pós-graduação stricto-sensu apresentam maior duração (entre 2 e 4 anos, em média) e, ao concluir o curso, a pessoa obtém um diploma de conclusão, junto ao título de Mestre ou Doutor(a).

Qual o título de quem faz pós-graduação lato-sensu?

Quem faz uma pós-graduação lato-sensu recebe o título de especialista em determinada área do conhecimento.

Por outro lado, quem cursa uma pós-graduação stricto-sensu recebe o título de mestre (para mestrado) ou doutor (para doutorado).

Quem tem pós-graduação lato-sensu pode dar aula?

Sim, desde que atenda aos demais requisitos da vaga para a docência. Confira algumas possibilidades para quem quer dar aula.

Na educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) é preciso ter diploma em alguma licenciatura e uma pós-graduação pode colaborar com o dia a dia profissional.

Já para quem quer seguir carreira em docência no ensino superior, é preciso ter no mínimo uma pós-graduação lato-sensu. Nesse caso, as instituições precisam seguir as diretrizes do Ministério da Educação com relação à formação do corpo docente.

  • Faculdades: docentes não precisam ter dedicação integral e pelo menos 1/3 precisa ter título de especialista (pós-graduação lato-sensu);
  • Universidades: no mínimo 1/3 do corpo docente precisa ter pós-graduação stricto-sensu (mestrado ou doutorado) e dedicação integral à instituição.

Em instituições públicas, também é preciso conquistar aprovação em concurso público e atender aos requisitos do edital com relação à formação acadêmica.

Pós-graduação lato-sensu na Gran Faculdade: aproveite as vantagens!

A pós-graduação lato-sensu é uma modalidade de aperfeiçoamento acadêmico e profissional que tem ficado cada vez mais popular, especialmente nos últimos anos.

Afinal, esses programas são marcados por sua objetividade, eficiência, acessibilidade e flexibilidade, o que os torna mais facilmente conciliáveis com outras atividades do dia a dia.

Com a especialização, você adquire mais conhecimento, conhece mais pessoas no mercado de trabalho, aprimora seu currículo, se torna referência/autoridade na área desejada e se destaca no mercado de trabalho.

Na Gran Faculdade, os cursos de pós-graduação contam com diversas vantagens para nossos estudantes. Confira algumas dessas vantagens a seguir:

1. Conhecimento aplicável

O objetivo da pós-graduação lato-sensu é capacitar os alunos para o mercado profissional, atualizando seus conhecimentos e ensinando uma série de habilidades relevantes para o exercício da função.

Dessa forma, ao realizar uma pós lato-sensu na sua área você poderá aplicar os conhecimentos obtidos no seu cotidiano, mesmo enquanto realiza o curso.

Tudo isso pode influenciar e melhorar o seu desempenho e te destacar no mercado de trabalho.

2. Estude de forma online, de acordo com sua rotina

Atualmente, o modelo de pós-graduação lato-sensu é o único que pode ser realizado de forma 100% EAD.

Essa decisão é respaldada por lei, que estabelece uma série de critérios para que um curso de pós seja considerado de qualidade e devidamente credenciado pelo MEC.

Ao realizar um curso de pós-graduação lato-sensu EAD na Gran Faculdade você conta com maior autonomia para definir seus horários, além de poder acessar as aulas de onde estiver, pelo dispositivo que preferir.

3. Qualidade no ensino

A qualidade do ensino à distância também é acompanhada bem de perto pelo Ministério da Educação. Desde 1996, uma série de legislações foi lançada para garantir a qualidade de cursos dessa espécie. Confira abaixo algumas das legislações relacionadas à pós-graduação lato-sensu EAD:

  • Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394), em especial o artigo 80, que fala sobre as definições para o ensino a distância;
  • Decreto n.º 2561/1998;
  • Decreto 9.057/2017;
  • Parecer n.º 908/99;
  • Resolução nº 3 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.

A Gran Faculdade é reconhecida com nota máxima pelo MEC e nossos cursos são bem avaliados em todas as plataformas e canais.
Assim, você tem a certeza de estar em um curso de qualidade, sem precisar gastar mais do que pode.

4. Válida em todo o território brasileiro

Para ser válida em todo o território brasileiro, a certificação de pós-graduação lato-sensu precisa atender à algumas especificações, como:

  • Carga horária mínima total de 360 horas;
  • 50% dos professores devem ter concluído programas de mestrado ou de doutorado. O restante dos profissionais envolvidos no programa deverão ter, no mínimo, o título de especialista na área em que irão lecionar;
  • O curso deve apresentar recursos e suporte para os alunos;
  • Qualidade e relevância da carga horária.

Caso atenda aos requisitos, o curso e a certificação passam a ser reconhecidos pelo MEC. A partir daí, a pós-graduação é válida em todo o território brasileiro, garantindo a você todos os benefícios de ter uma pós.

A Gran Faculdade atende a todos os requisitos, portanto os certificados de pós são válidos em todo o país.

5. Conclusão mais rápida

O tempo médio de conclusão de uma pós-graduação lato-sensu varia de 6 a 18 meses na Gran Faculdade. Assim, você pode garantir um novo título de qualidade em tempo recorde!

6. TCC opcional

Devido ao enfoque mais prático da pós-graduação lato-sensu, o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), por lei, já não é mais obrigatório para cursos dessa modalidade.

Assim, em grande parte das Instituições de Ensino, fica a cargo do aluno se ele irá ou não realizar o trabalho de pesquisa ao final do curso.

Optar por não fazer o TCC permite que a pós-graduação seja concluída mais rapidamente. No entanto, é importante lembrar que alguns editais e cargos solicitam a comprovação de conclusão e aprovação no TCC.

Por isso, entenda primeiramente quais são seus objetivos profissionais.

Na Gran Faculdade, o TCC é opcional para todos os cursos de pós-graduação lato-sensu, mas os estudantes também contam com suporte caso optem por fazer o TCC.

7. Pode ser utilizada para pontuar na Prova de Títulos

A Prova de Títulos é uma etapa muito comum em concursos públicos, de caráter unicamente classificatório e capaz de conceder pontuação adicional para os candidatos.

A certificação de pós-graduação lato-sensu é aceita como título válido para a maioria de editais de concursos públicos e pode ser obtida em um tempo significativamente menor do que diplomas de mestrado e doutorado.

Assim, se você iniciou sua preparação para um concurso público, percebeu a avaliação de títulos como uma etapa e não possui títulos para aplicar, uma boa estratégia é iniciar uma pós-graduação lato-sensu! As chances de garantir a certificação a tempo de ceder os documentos é muito maior.

8. Pode te ajudar a passar em concursos públicos

Se você é uma pessoa com a agenda sempre cheia, mas que deseja se aperfeiçoar profissionalmente, garantir mais benefícios na sua atual posição ou passar em concursos públicos, a pós-graduação lato-sensu pode ser a escolha perfeita para você!

A pós do Gran é a primeira pós-graduação pensada nos concurseiros. Assim, enquanto você se especializa e se destaca na prova de títulos, você adquire conhecimento também para concursos públicos.

Aproveite essas e outras vantagens, confira nossos cursos e faça sua matrícula para começar hoje mesmo!

Clique na sua área de interesse e encontre a pós-graduação que você deseja fazer com o Gran:


Quer ficar por dentro da Faculdade Digital mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

TUDO SOBRE A GRAN FACULDADE

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


13 de outubro5 min. de leitura