Pós-Graduação na área de TI: por que fazer? Confira!

Conheça os benefícios de se conquistar uma pós-graduação na área de TI, uma das áreas mais prósperas para se trabalhar!

A área de TI (Tecnologia da Informação) é, sem dúvida, uma das áreas em maior ascensão atualmente; Não é atoa que vivemos na chamada Era Digital, na qual a maioria dos processos passa a acontecer em parte ou até mesmo completamente a partir de meios eletrônicos. Nesse cenário, o profissional de TI se torna cada vez mais importante, auxiliando e guiando processos a partir da linguagem matemática e específica das máquinas. Justamente devido à importância, grande quantidade de setores e rapidez com que os conhecimentos se atualizam, é muito importante que o profissional dessa área conquiste uma pós-graduação na área de TI. Acompanhe o artigo para descobrir mais sobre a área de TI, áreas e locais de atuação e como garantir uma boa especialização.

Pós-Graduação na área de TI: por que fazer?

A pós-graduação é uma etapa de desenvolvimento acadêmico que procede a graduação; isto é, para se inscrever em um programa dessa espécie, é necessário ser graduado no ensino superior.

A graduação em Tecnologia da Informação (bem como todos os outros tipos de graduação) são voltados para a obtenção de conhecimentos gerais sobre as ciências, sem geralmente se aprofundar em uma área específica. Isso acontece por ser a primeira estância de ensino superior, também podendo ser considerada introdutória. A partir daí, cabe ao profissional buscar (ou não) uma especialização.

No Brasil existem essencialmente dois tipos de pós-graduação: a Stricto e a Lato Sensu. No primeiro caso estamos falando de doutorados e mestrados, programas de abordagem geralmente mais teórica, voltados para pesquisa. Esses programas também costumam ser mais longos, durando de 2 a 4 anos e necessitam de um projeto de pesquisa para que o candidato possa iniciá-los. De modo geral, uma pós-graduação Stricto Sensu é um grande investimento intelectual que demanda muito tempo e dedicação.

Analogamente, as pós-graduação Lato Sensu também exigem dedicação e estudo. Porém, são programas menores que podem ser concluídos em até 18 meses e não possuem processo seletivo para a aplicação. Esse tipo de especialização também está mais voltado para a aplicação prática e cotidiana de conhecimentos, que podem ser utilizados em curtíssimo prazo especialmente se você trabalha enquanto se especializa.

Quais são os benefícios de se ter uma pós-graduação na área de TI?

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, tanto no no âmbito privado quanto no âmbito público. Por isso, para se conquistar melhores oportunidades profissionais é importante alimentar o seu currículo regularmente.

Engana-se quem pensa que uma pós-graduação Lato Sensu tem o mesmo peso que um certificado de curso livre. Afinal, ao concluir o seu programa (autorizado pelo MEC) você também conquista o título de especialista naquela área. Assim, seu currículo será mais bem percebido por recrutadores da iniciativa privada de trabalho.

Para quem pretende prestar concurso público, a pós-graduação pode te ajudar tanto a aprofundar conhecimentos relevantes ao certame que você pretende prestar, quanto conquistar pontuação adicional na prova de títulos.

Veja a relação da pós-graduação e prova de títulos!

Por fim, para quem já está empregado, a pós-graduação na área de TI pode:

  • Trazer mais autoridade profissional;
  • Direcionar seu âmbito de atuação para um setor específico;
  • Garantir melhores remunerações;
  • Aumentar a possibilidade de promoções;
  • Melhorar e auxiliar no desempenho das suas funções;
  • Maximizar oportunidades profissionais.

Pós-Graduação na área de TI: quais são principais áreas de atuação?

O profissional da área de TI pode se especializar e atuar em:

  • Manutenção do banco de dados: são os profissionais responsáveis por administrar, gerenciar e monitorar dados importantes para a empresa;
  • Programação: são os profissionais diretamente ligados ao desenvolvimento de softwares, sites, aplicativos e portais eletrônicos. Não raramente eles também trabalham na manutenção destes produtos;
  • Suporte Técnico: é a área voltada para a antecipação, prevenção e resolução de imprevistos em softwares e hardwares de máquinas da empresa;
  • E-commerce: o profissional fica encarregado de desenvolver e monitorar lojas virtuais, bem como os processos de transação comercial ocorridos no meio virtual;
  • Controle de qualidade: baseia-se na testagem e avaliação dos produtos digitais produzidos, identificando erros e propondo soluções;
  • Gestão  em TI: área responsável pela criação e monitoramento de projetos gerais na área de TI, buscando solucionar demandas que beneficiem a empresa.
  • Segurança da Informação: garantir a segurança das informações e dados da empresa, protegendo os sistemas contra ataques cibernéticos, assim como uso inadequado dos serviços e identificação e prevenção de tentativas de invasão;

Pós-Graduação na área de TI: Segurança da informação

A Segurança da Informação na área de TI é uma área essencial para qualquer empresa, seja ela pública ou privada. Afinal, como o ditado já diria, informação é poder. É muito comum nos depararmos com notícias sobre invasões cibernéticas e vazamentos de dados que geraram prejuízos inimagináveis a milhares de pessoas e instituições.

Assim, cada vez mais, os profissionais especializados em Segurança da Informação ganham importância no mercado de trabalho. Trabalhando com a criptografia de dados, arquitetura geral de sistemas, identificação de ameaças, monitoramento de sistemas e gestão de informações e dados, esse profissional atua como um verdadeiro guardião de dados da empresa.

Como se tornar um profissional especializado em Segurança da Informação?

Para trabalhar diretamente com segurança da informação, o profissional de TI deve contar com uma boa especialização que o prepare para  a demanda de trabalho diário. Se você quer trabalhar como Segurança da Informação, a Gran Cursos Pós-Graduação tem o melhor curso para você!

Nosso curso de pós-graduação em Segurança da Informação faz parte dos programas de pós intensiva, que podem ser concluída em no mínimo 6 e no máximo 18 meses! 

O curso é direcionado para profissionais da tecnologia, engenheiros de software, bacharéis em tecnologia da informação, gestores e consultores de TI que querem e pretendem crescer e desenvolver habilidades e conhecimentos que o mercado precisa. Também é destinado a quem procura tornar-se um servidor público e trabalhar na área de segurança da informação do órgão, a quem quer ser especialista em áreas de tecnologia e alcançar funções de destaque e de gratificações a mais nos vencimentos.

Confira abaixo o que você vai aprender na pós-graduação em Segurança da Informação do Gran:

  • Arquitetura de computadores;
  • Auditoria de Sistemas de Informação;
  • Criptografia, Certificação Digital e Tópicos Especiais em Segurança da Informação;
  • Forense computacional;
  • Fundamentos de Sistemas Operacionais;
  • Gestão de Segurança da Informação e Normas 27001-27002 e 27005;
  • Legislação Aplicada à Segurança da Informação;
  • Redes de Computadores e Segurança da Infraestrutura de TI;
  • Segurança da Informação;
  • Segurança em Aplicações Web.

Na semana de lançamento, estamos disponibilizando uma série de descontos EXCLUSIVOS do curso de pós-graduação em Segurança da Informação. Por isso, não fique de fora! Conquiste hoje a sua especialização profissional na área de TI!

Pós-Graduação na área de TI: saiba mais sobre a área!

Para saber ainda mais sobre a área de TI, assista abaixo ao vídeo do professor Washington Almeida e acesse o canal de Youtube do Gran para mais conteúdos informativos sobre a área de TI como concursos públicos, resolução de questões e muito mais!

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo