Quando posso começar uma pós-graduação? Entenda!

Descubra o que é necessário para fazer uma pós-graduação e quando você pode começar, seja doutorado, mestrado, especialização, MBA ou o famoso pós-doutorado.

Avatar


14 de abril5 min. de leitura

Conquistar uma pós-graduação é essencial para o profissional que deseja se manter atualizado e relevante no concorrido mercado de trabalho brasileiro. Mas antes de começar uma pós, muita gente se questiona: quando posso começar uma pós-graduação? Posso iniciar uma pós antes de concluir a graduação? Nós te respondemos hoje!

Navegue pelo indice:

Importante: quer receber conteúdos da pós-graduação diretamente no seu celular? Clique aqui e venha fazer parte do canal de notícias no Telegram! 

1. Conheça as opções

Os modelos de pós-graduação reconhecidos pelo MEC no Brasil podem ser divididos em duas categorias: stricto e lato-sensu. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas abaixo:

  • Pós-Graduação stricto-sensu: são os programas de mestrado e doutorado, mais voltados para aplicações teóricas e pesquisa. Geralmente são mais extensos, podendo ser concluídos em um período de 2 a 4 anos.
  • Pós-Graduação lato-sensu: são as especializações e MBAs, programas mais voltados para aplicações práticas de conhecimentos. Geralmente são mais rápidos, podendo ser concluídos em até 18 meses.

O processo de ingresso para os dois modelos de pós-graduação possui algumas similaridades. Porém, de modo geral, pode-se dizer que o processão de admissão para uma pós-graduação Stricto-Sensu é mais extenso.

Quando posso começar uma pós-graduação lato-sensu?

Para se qualificar em qualquer programa de pós-graduação, seja ele stricto ou lato-sensu, o aluno precisa ter um diploma de conclusão do ensino superior.

É importante lembrar que para começar alguns programas de pós-graduação, é necessário que o aluno seja graduado em áreas específicas.

Por exemplo, para especializações da área de saúde pode ser necessário que o aluno seja bacharel em alguma área de saúde, como a enfermagem, por exemplo.

A pós-graduação lato-sensu/especialização geralmente não requer a realização de testes ou projetos de pesquisa para o ingresso. Basta que o aluno apresente o diploma ou a comprovação de conclusão do curso superior.

Então, podemos dizer que para começar uma pós-graduação lato-sensu você precisa:

  • Diploma de conclusão do ensino superior (graduação e curso tecnólogo)
  • Graduação em área específica (para alguns programas)

Quando posso começar uma pós-graduação stricto-sensu?

Para se qualificar para uma pós-graduação stricto-sensu além de também comprovar a conclusão do ensino superior, também pode ser feita a análise curricular e aplicação de uma prova ou apresentação de um projeto de pesquisa.

O processo seletivo para um pós-graduação stricto-sensu busca garantir que o aluno conseguirá acompanhar as aulas do programa. Por isso, costuma ser absurdamente criterioso. Então, para começar uma pós-graduação stricto-sensu você precisa:

  • Diploma de conclusão do ensino superior (graduação e curso tecnólogo)
  • Graduação em área específica (para alguns programas)
  • Análise curricular (para alguns programas)
  • Processo seletivo para ingresso e avaliação do candidato que pode ser feito por meio de provas ou projeto de pesquisa

Quando posso fazer um pós-doutorado?

Como o próprio nome já sugere, os programas de pós-doutorado são essencialmente voltados para profissionais com título de Doutor.

Nessa etapa, o foco é unicamente na atividade científica, deixando um pouco de lado as aulas e avaliações regulares. Por isso, para muitos é quase como se fosse um estágio de no máximo 2 anos, após o doutorado.

O processo de candidatura para programas desse tipo costuma exigir a comprovação de conclusão de doutorado ou uma extensa experiência com atividade de pesquisa, compatível com os objetivos.

Ao finalizar o curso, o profissional não receberá nenhum novo título, já que o doutorado é a maior titulação reconhecida no Brasil. Ainda assim, esse período pode ser extremamente construtivo para quem sonha em ingressar no âmbito de pesquisa.

2. Entenda o seu nível de formação

Apesar das etapas descritas acima, é preciso entender que os tipos de pós-graduação seguem uma espécie de nivelamento. Ou seja, depois de terminar uma graduação, o candidato pode fazer uma especialização ou um mestrado, depois, seguir para o doutorado e, por fim, chegar ao pós-doutorado.

Ainda que tecnicamente seja possível pular algumas dessas etapas, isso costuma ser muito raro e demanda um engajamento acadêmico muito alto. Por isso, o mais comum e indicado é seguir essa ordem de formação.

É importante lembrar também que você pode fazer quantas pós-graduações quiser, desde que consiga conciliar as aulas.

Posso começar uma pós graduação antes de terminar a faculdade?

Não! A conclusão do ensino superior é obrigatória para iniciar qualquer curso de pós-graduação de acordo com a Resolução CNE/CES N° 1 de 8 de junho de 2007.

Então, a resposta para essa pergunta é não, desde que se trate do seu primeiro curso de graduação. Essa medida se aplica mesmo que você esteja nos últimos semestres: afinal, a certificação de realização de ensino superior é obrigatória para efetuar a matrícula.

Todavia, caso você esteja realizando uma segunda graduação ou tenha concluído um curso tecnólogo anteriormente, é perfeitamente possível iniciar o curso de pós-graduação com base em certificações previamente adquiridas.

O que pode acontecer também é algumas instituições permitirem que a pessoa se candidate para a pós antes de terminar a graduação, desde que no dia da matrícula ele já tenha se formado e apresente algum documento que ateste a conclusão da graduação.

3. Defina objetivos e entenda sua realidade

A escolha de um curso ou programa de pós-graduação deve levar em conta a sua realidade e objetivos, bem como a quantidade de tempo que você tem para se dedicar. Fique atento a:

Seus objetivos profissionais e pessoais;

  • Quanto tempo disponível você tem para estudar;
  • Pense bem sobre o tipo de curso que você quer fazer;
  • Avalie o custo-benefício.

Saiba como escolher a melhor pós-graduação para você!

4. Fique atento aos editais e processo seletivos

É comum que algumas instituições abram turmas de pós-graduação a cada 6 meses. Principalmente os cursos de mestrado e doutorado. Isso acontece porque esse tipo de pós é avaliado pela CAPES periodicamente para recebimento de bolsas e financiamento para pesquisas e projetos.

Por isso, é preciso aguardar que sejam abertas as turmas para que você possa concorrer a uma vaga. Isso faz com que os processos seletivos desse tipo de instituição sejam bem concorridos e, caso você não seja aprovado, terá de esperar mais 6 meses para tentar de novo.

Já os cursos de especialização lato-sensu costumam ser mais flexíveis. Dessa forma, cada instituição define como vai fazer o seu processo seletivo e abrir novas vagas. Aqui na Gran Faculdade você pode começar a sua pós-graduação lato-sensu quando quiser.

5. Pesquise e conheça os cursos e as instituições

Um outro ponto muito importante a se considerar é a Instituição de Ensino onde você pretende realizar o curso. É preciso que essa instituição seja confiável, possua uma boa reputação, apresente um corpo docente qualificado e seja também credenciada pelo MEC para que suas certificações sejam válidas no território brasileiro.

O Gran Cursos Online começou lá em 2012 e, desde então, vem mudando a vida de diversas pessoas. Nesses 10 anos de existência, construímos uma renomada reputação enquanto instituição de ensino:

  • Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
  • O Gran venceu o Prêmio Reclame Aqui por cinco anos seguidos na categoria “Educação – pré-vestibulares e concursos”
  • Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;

Quando posso começar uma pós-graduação com o Gran?

O processo de matrícula nos cursos de especialização da Gran Faculdade pode ser concluído em poucos passos. Veja quais são:

  1. Acessar o portal da Gran Cursos Pós-Graduação;
  2. Conhecer mais sobre os cursos por área ou por modalidade;
  3. Visitar a página do seu curso preferido;
  4. Aplicar o melhor cupom de desconto para a sua compra;
  5. Escolher o método de pagamento e concluir a operação;

Pronto! Você está matriculado!

Para o envio da documentação, você deverá acessar a área do aluno (também disponível na parte superior do portal Gran Cursos Pós-Graduação) e realizar o envio da documentação necessária no prazo máximo de 30 dias para manter a sua conta ativa.

Viu como é fácil?

Venha revolucionar o seu currículo tornando-se hoje mesmo aluno da Gran Cursos Pós-Graduação e conquistando o seu título de especialista reconhecido pelo MEC em até 18 meses!

Veja todas as razões para fazer sua especialização com a Gran Pós!


Quer ficar por dentro da Faculdade Digital o mais inovadora do Brasil?
Clique nos links abaixo:

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

TUDO SOBRE A GRAN FACULDADE

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM 

Avatar


14 de abril5 min. de leitura