Pós-Graduação em Saúde: EAD ou presencial? Entenda!

Como decidir a melhor modalidade para a sua pós-graduação em saúde? Saiba mais sobre os prós e contras do ensino EAD e presencial para cursos de especialização.

Avatar


21 de fevereiro5 min. de leitura

Na hora de escolher a sua pós-graduação em saúde, uma das perguntas mais importantes a se responder diz respeito à modalidade. Afinal, é preciso que o programa se encaixe na sua rotina, sem prejudicar a qualidade de ensino e conhecimentos adquiridos. 

Você já deve saber que o ensino a distância (EAD) tem ficado cada vez mais popular com o tempo. Segundo dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) realizada pelo IBGE, o mercado de especializações (pós-graduações lato-sensu) cresceu cerca de 9,5% do segundo trimestre de 2019 para 2020.

Essa nova demanda por especializações mostra uma tendência do profissional brasileiro a se aprimorar e adaptar ao mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Essa realidade não é diferente para a vasta área da saúde; compreendendo uma série de setores e abordagens distintas, torna-se essencial que todo o profissional dessa área busque uma especialização.

Neste artigo vamos te mostrar um comparativo entre a pós-graduação em saúde EAD e presencial, buscando auxiliar na hora de fazer sua escolha. Acompanhe!

O que é pós-graduação?

A pós-graduação é um curso de ensino superior cursado após a conclusão de uma graduação (bacharelado, tecnólogo ou licenciatura). O objetivo é aprimoramento acadêmico e profissional do estudante, ação muito comum em algumas áreas do conhecimento como o Direito e a Saúde. 

Atualmente existem 2 tipos de pós-graduação no Brasil:

  • Pós-graduação Lato-sensu: especialização e Master Business Administration (MBA) com o objetivo mais prático de unir o essencial entre teoria e prática. 
  • Pós-graduação Stricto-Sensu: mestrado e doutorado, com um enfoque mais acadêmico e científico.

Em resumo, os cursos de mestrado e doutorado são ofertados apenas de forma presencial e com raras flexibilidades de horário. São cursos extremamente concorridos, com longos processos seletivos e mensalidades altas. Isso é um desafio para quem busca trabalhar e estudar. 

Já os cursos de especialização e MBA são mais objetivos e flexíveis. Eles unem o que há de essencial entre teoria e prática, com mensalidades mais acessíveis e em formatos mais diversificados, tanto presenciais quanto digitais.

Pós-Graduação em Saúde Presencial

A pós-graduação em saúde presencial é aquela ministrada em espaços físicos de Instituições de Ensino e como o próprio nome já sugere, conta a presença como critério avaliativo. 

A constância e horário das aulas pode variar de acordo com o programa, mas deve se basear no cumprimento obrigatório total mínimo de 360 horas/aula (especialização ou MBA), podendo chegar a durar entre 2 e 4 anos (mestrados e doutorados), para que a especialização seja devidamente reconhecida pelo MEC (Ministério de Educação). 

É muito comum que a constância dessas aulas seja de 4 horas por semana. Com tudo isso, o tempo de conclusão para uma pós-graduação em saúde presencial pode ser um pouco maior do que 18 meses (considerado a média). Ademais, a flexibilidade dos horários é muito menor, especialmente considerando a necessidade de conciliar as rotinas de uma turma.

Também devem ser considerados gastos com deslocamento e ocasionais possibilidades de atrasos e desencontros, capazes de aumentar ainda mais o tempo de conclusão do curso de especialização em saúde.

Todavia, a pós-graduação em saúde presencial possibilita uma conexão mais direta entre alunos e professores, com a possibilidade de realização de diversos tipos de atividades em sala de aula. Também é mais confortável para pessoas que estão acostumadas com o modelo tradicional de aprendizado.

Pós-Graduação em Saúde EAD

A pós-graduação em saúde EAD é aquela ministrada em espaços digitais de Instituições de Ensino e ao contrário da modalidade presencial, muitas vezes não utiliza o critério de presença de maneira tão rígida como a pós-graduação presencial. 

Isso não quer dizer que os alunos avaliados em regime EAD não sejam monitorados em relação ao cumprimento de suas obrigações e atividades. Contudo, essa avaliação é mais flexível, possibilitando ao aluno atender às aulas e resolver lições quando for mais conveniente para o seu cronograma pessoal.

Apenas cursos de pós-graduação lato-sensu (especialização e MBA) são ofertados na modalidade EAD. Ou seja, só é possível fazer uma pós-graduação em saúde EAD entre esses 2 tipos de curso.

A flexibilidade é uma palavra-chave geral para todos os programas de pós-graduação em saúde EAD. Afinal, além de poder definir os seus próprios horários, o ritmo de todo programa pode ser instituído de maneira individual pelo aluno. Assim, é possível que se estude 8 horas em uma semana, 10 na outra, 2 na outra e assim adiante.

A pós-graduação em saúde EAD costuma ser concluída mais rapidamente, tendo um prazo estimado de até 18 meses para o recebimento do diploma. Também não existem gastos de tempo e recursos com deslocamento, já que todo o conteúdo pode ser acessado dentro de casa. O mesmo procedimento acontece durante discussões de grupo, realização de trabalhos e retirada de dúvidas.

A qualidade de ensino é menor em um programa de pós-graduação EAD?

Não, essa é uma dúvida muito comum, especialmente considerando que muitos de nós não estávamos acostumados ainda com esse tipo de ensino. 

É importante ressaltar que existem leis e diretrizes que regulam e buscam garantir a qualidade do ensino a distância. As diretrizes para um ensino a distância (EAD) de qualidade estão referenciadas na Lei 9.394 e em especial no Decreto 9.057.

Busque sempre instituições de ensino capazes de fornecer certificações (diplomas) autorizados pelo MEC. Além disso, busque também saber mais sobre:

  • A reputação daquela empresa;
  • Corpo pedagógico;
  • Métodos de avaliação;
  • Tempo médio de conclusão;
  • Conteúdos que serão abordados no seu programa de escolha e outros tópicos que você julgar importantes para o seu aprendizado!

A pós-graduação em saúde EAD é reconhecida no país todo?

Sim! Ao concluir um curso de pós-graduação lato sensu EAD certificado pelo MEC, seu título de especialista será reconhecido em todo o território brasileiro.

Pós-Graduação em Saúde: EAD x Presencial

Confira abaixo a tabela comparativa entre as duas modalidades de ensino para uma pós-graduação em saúde:

 Pós-graduação EADPós-Graduação Presencial
Presença como critério avaliativonãosim
Flexibilidade de horáriossimnão
Gasto com deslocamentonãosim
Tempo de conclusãoAté 18 mesesDepende da carga horária
Qualidade de ensinosimsim
Interação com professoressimsim
Interação com alunossimsim
Realização de trabalhos
e avaliações
sim, de forma mais individualizadasim, em grupos e com pouca flexibilidade
Aprovada e regulamentada pelo MECsimsim

Pós-Graduação em Saúde: estude com o Gran!

Você sabia que agora também pode conquistar o seu título de especialista na área de saúde com a Gran Cursos Pós-Graduação? São formações 100% digitais, reconhecidas pelo MEC e com valores acessíveis na mensalidade.

É a mesma qualidade Gran Cursos que você já conhece e confia, agora também na sua pós-graduação. Veja quais especializações você encontra atualmente na plataforma para a área de Saúde:

  • Pós-Graduação em Saúde Pública: visa formar profissionais de saúde aptos a atuarem como sanitaristas em serviços públicos ou privados. Capacita a operar o sistema de saúde, além de lecionar em graduação e cursos preparatórios.
  • Pós-graduação em Saúde da Família: o curso de Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família e Comunidade objetiva formar profissionais de saúde aptos a atuarem como especialistas em saúde da família e da comunidade, com oportunidades de atuação no âmbito do SUS, saúde suplementar, docência e outros contextos.
  • Pós-graduação em Gestão em Saúde: a Pós-Graduação em Gestão Estratégica em Saúde visa capacitar para atuar na gestão em saúde, nos diversos espaços de ações e serviços, em todas as esferas de governo, como também na rede privada. 
  • Pós-Graduação em Auditoria em Saúde: Avaliar, monitorar e aprimorar a qualidade dos serviços prestados em instituições de saúde, visando a melhoria da assistência e eficiência dos processos.
  • Pós-graduação em Saúde do Trabalhador: o curso de Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho busca capacitar o profissional a atuar na prevenção, redução ou eliminação dos danos à saúde decorrentes dos fatores de risco existentes no ambiente de trabalho. 
  • Pós-Graduação em Saúde Mental: o curso de Pós-Graduação em Psicologia na Saúde busca aprofundar os conhecimentos relativos à Psicologia na saúde, bem como capacitar os estudantes para atuarem nos diversos estabelecimentos de assistência à saúde.
  • Pós-Graduação em Vigilância Ambiental: Capacitar profissionais viabilizando que identifiquem problemas de saúde relacionados aos fatores de riscos ambientais e promovam soluções efetivas.
  • Pós-Graduação em Vigilância Epidemiológica: Habilitar profissionais para que atuem propondo medidas para prevenção e controle de doenças e agravos.
  • Pós-graduação em Nutrição, Exercício e Qualidade de Vida: Aprofundar conhecimentos relacionados à nutrição e ao funcionamento do organismo humano com ênfase nas características e alterações fisiológicas e nutricionais decorrentes da atividade física.
  • Pós-Graduação em Direito Médico e Saúde: Viabilizar melhor compreensão do cenário geral de interface entre o Direito e a Saúde, propondo elementos que orientem a adoção de protocolos que aprimorem a solução de conflitos na área.
  • Pós-Graduação em Enfermagem em UTI: Preparar profissionais de saúde voltados à Terapia Intensiva e aperfeiçoar o planejamento, a execução e a avaliação da equipe de enfermagem na assistência ao paciente gravemente enfermo.
  • Pós-Graduação em Saúde Pública com Ênfase em Vigilância Sanitária: Capacitar para intervir sobre os problemas sanitários decorrentes da produção e circulação de mercadorias, da prestação de serviços, do ambiente de trabalho e das interferências sobre o meio ambiente.
  • Pós-Graduação em Serviço Social, Seguridade Social e Direitos Humanos: Ao final do curso, o aluno estará capacitado para que possa atuar como especialista em serviço social, seguridade social e direitos humanos, nos diversos espaços sócio-ocupacionais.
  • Pós-Graduação em Urgência e Emergência: Capacitar o profissional em enfermagem para situações de urgência e emergência nos diversos estabelecimentos de assistência à saúde, públicos ou privados, promovendo atenção qualificada e resolutiva.

Pós-Graduação: faça sua especialização com desconto!

Garanta sua matrícula em um dos novos cursos de pós-graduação da Gran Pós ou em qualquer uma das outras mais de 80 especializações disponíveis na plataforma com até 77% de desconto!

Queremos te ajudar a conquistar todos seus objetivos acadêmicos e profissionais! Por isso, o Gran disponibiliza uma série de promoções. Afinal, a educação deve e pode ser para todos! Veja quais são válidos até às 23h59 do dia 10/03:

Tipo de DescontoValoresCupom
Pós-Graduação Social12x de R$ 74,79POSGRANSOCIAL
Alunos Gran12x de R$ 94,79SOUALUNOGRAN
Ex-Aluno Gran12x de R$ 104,79VOLTEIPROGRAN
Novos Alunos12x de R$ 114,79NOVONOGRAN
Combo Pós12x de R$ 139,58COMBOPOS

À vista no PIX ou Boleto você ainda adquire MAIS 10% DE DESCONTO!

Para garantir os preços promocionais, basta acessar a página da sua especialização de preferência e visualizar todos os cupons ao lado do preço final! Se, por acaso, o desconto não for aplicado imediatamente, você também poderá digitar o código!

E não se preocupe: depois de fazer a matrícula é possível testar o curso por até 30 dias para decidir se ele é ou não para você! Caso não seja, devolvemos o seu dinheiro sem burocracias!

Garanta sua matrícula com desconto!

Vem pra Gran Faculdade!

O Gran Cursos Online começou lá em 2012 e, desde então, vem mudando a vida de diversas pessoas. Nesses 10 anos de existência, construímos uma renomada reputação enquanto instituição de ensino:

  • Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
  • O Gran venceu o Prêmio Reclame Aqui por seis anos seguidos na categoria “Educação – pré-vestibulares e concursos”
  • Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
  • Somos o site de educação mais acessado do Brasil;
  • Somos avaliados com a nota máxima pelo MEC;
  • Aqui o semestre começa quando quiser: entrada imediata e contínua!
  • Melhores preços do mercado;
  • Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
  • Temos um dos RHs mais inspiradores do Brasil segundo a Gupy;
  • Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
  • Professores experientes e capacitados;
  • Acesso imediato e 100% online.

Quero ser aluno da Gran Faculdade!


Quer ficar por dentro da Faculdade Digital o mais inovadora do Brasil?
Clique nos links abaixo:

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

TUDO SOBRE A GRAN FACULDADE

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


21 de fevereiro5 min. de leitura