Pós-Graduação em Saúde: EAD ou presencial? Entenda!

Como decidir a melhor modalidade para a sua pós-graduação em saúde? Saiba mais sobre os prós e contras do ensino EAD e presencial para cursos de especialização.

Avatar


10/02/2022 | 17:12 Atualizado há 136 dias

Uma das perguntas mais importantes a se responder na hora de escolher sua pós-graduação em saúde, diz respeito à modalidade. Afinal, é preciso que o programa caiba na sua rotina, sem prejudicar a qualidade de ensino e conhecimentos adquiridos. Você já deve saber que o ensino a distância (EAD) tem ficado cada vez mais popular com o tempo.

De fato, segundo dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) realizada pelo IBGE, o mercado de especializações (pós-graduações lato sensu) cresceu cerca de 9,5% do segundo trimestre de 2019 para 2020.

Essa nova demanda por especializações mostra uma tendência do profissional brasileiro a se aprimorar e adaptar ao mercado de trabalho  cada vez mais competitivo. Essa realidade não é diferente para a vasta área da saúde; compreendendo uma série de setores e abordagens distintas, torna-se essencial que todo o profissional dessa área busque uma especialização.

Neste artigo vamos te mostrar um comparativo entre a pós-graduação em saúde EAD e presencial, buscando auxiliar na hora de fazer sua escolha. Acompanhe!

Importante: quer receber conteúdos da pós-graduação diretamente no seu celular? Clique aqui e venha fazer parte do canal de notícias no Telegram! 

Destaques:

 

Pós-Graduação em Saúde Presencial

A pós-graduação em saúde presencial é aquela ministrada em espaços físicos de Instituições de Ensino e como o próprio nome já sugere, conta a presença como critério avaliativo. 

A constância e horário das aulas pode variar de acordo com o programa, mas deve se basear no cumprimento obrigatório total de 360 horas/aula para que a especialização seja devidamente reconhecida pelo MEC (Ministério de Educação). É muito comum que a constância dessas aulas seja de 4 horas por semana. Com tudo isso, o tempo de conclusão para uma pós-graduação em saúde presencial pode ser um pouco maior do que 18 meses (considerado a média). Ademais, a flexibilidade dos horários é muito menor, especialmente considerando a necessidade de conciliar as rotinas de uma turma.

Também devem ser considerados gastos com deslocamento e ocasionais possibilidades de atrasos e desencontros, capazes de aumentar ainda mais o tempo de conclusão do curso de especialização em saúde.

Todavia, a pós-graduação em saúde presencial possibilita uma conexão mais direta entre alunos e professores, com a possibilidade de realização de diversos tipos de atividades em sala de aula. Também é mais confortável para pessoas que estão acostumadas com o modelo tradicional de aprendizado.

Pós-Graduação em Saúde EAD

A pós-graduação em saúde EAD é aquele ministrada em espaços digitais de Instituições de Ensino e ao contrário da modalidade presencial, muitas vezes não utiliza o critério de presença de maneira tão rígida como a pós-graduação presencial. Isso não quer dizer que os alunos avaliados em regime EAD não sejam monitorados em relação ao cumprimento de suas obrigações e atividades. Contudo, essa avaliação é mais flexível, possibilitando ao aluno atender às aulas e resolver lições quando for mais conveniente para o seu cronograma pessoal.

A flexibilidade é uma palavra-chave geral para todos os programas de pós-graduação em saúde EAD. Afinal, além de poder definir os seus próprios horários, o ritmo de todo programa pode ser instituído de maneira individual pelo aluno. Assim, é possível que se estude 8 horas em uma semana, 10 na outra, 2 na outra e assim adiante.

A pós-graduação em saúde EAD costuma ser concluída mais rapidamente, tendo um prazo estimado de até 18 meses para o recebimento do diploma.

Na modalidade EAD também não existem gastos de tempo e recursos com deslocamento, já que todo o conteúdo pode ser acessado dentro de casa. O mesmo procedimento acontece durante discussões de grupo, realização de trabalhos e retirada de dúvidas.

Apesar de não contar com um contato humano direto, a pós-graduação em Saúde EAD tem se tornado muito popular especialmente com a  pandemia do coronavírus, que inviabiliza a permanência de muitas pessoas em um mesmo espaço afim de preservar a saúde de todos.

Por isso, é seguro dizer que a modalidade de ensino EAD (em uma boa instituição de ensino), atualmente, é a melhor opção para se especializar de maneira segura, confortável, rápida, econômica e eficiente.

Dúvidas frequentes sobre a pós-graduação em saúde EAD

A qualidade de ensino é menor em um programa de pós-graduação EAD?

Não, essa é uma dúvida muito comum, especialmente considerando que muitos de nós não estávamos acostumados ainda com esse tipo de ensino. Contudo, é importante ressaltar que existem leis e diretrizes que regulam e buscam garantir a qualidade do ensino a distância. As diretrizes para um ensino a distância (EAD) de qualidade estão referenciadas na Lei 9.394 e em especial no Decreto 9.057. Contudo, é preciso ter cuidados na hora de escolher o seu programa de pós-graduação em saúde EAD.

Busque sempre instituições de ensino capazes de fornecer certificações (diplomas) autorizados pelo MEC. Além disso, busque também saber mais sobre a reputação daquela empresa, o corpo pedagógico, métodos de avaliação, tempo médio de conclusão e os conteúdos que serão abordados no seu programa de escolha.

Ao tomar esses cuidados, você garante que a sua pós-graduação em saúde EAD terá a mesma qualidade de uma pós-graduação em saúde presencial, garantindo além do título de especialista, uma série de conhecimentos, vivências e novas habilidades inestimáveis para o seu futuro acadêmico e profissional.

O que fazer se eu ainda não estou acostumado a estudar na modalidade EAD?

A resposta para essa pergunta já está contida nela mesma! Acostumar-se com o EAD não é uma tarefa tão simples, afinal, todos fomos pegos de surpresa com as novas condições ditadas pela pandemia do coronavírus. A transição para o mundo digital, contudo, pode não ter sido como o esperado, mas de 2020 para cá, muitas pessoas já se acostumaram com as novas técnicas de ensino.

Além disso, os professores também se atualizaram e se tornaram mais capacitados para ministrar aulas com ainda mais eficiência, mesmo a distância. Por isso, não se preocupe! Com o tempo, você com certeza se acostumará com as novas práticas de ensino. Mantenha em mente que, quão melhores e bem preparados forem os professores responsáveis pelo programa, mais fácil será esse processo.

A pós-graduação em saúde EAD é reconhecida no país todo?

Sim! Ao concluir um curso de pós-graduação lato sensu EAD certificado pelo MEC, seu título de especialista será reconhecido em todo o território brasileiro.

Pós-Graduação em Saúde: EAD x Presencial

Confira abaixo a tabela comparativa entre as duas modalidades de ensino para uma pós-graduação em saúde:

Pós-graduação EAD Pós-Graduação Presencial
Presença como critério avaliativo não sim
Flexibilidade de horários sim não
Gasto com deslocamento não sim
Tempo de conclusão Até 18 meses Depende da carga horária
Risco sanitário (em tempos
de pandemia)
Nenhum Depende da instituição, porém
onde há aglomerações sempre
existe risco de transmissão, mesmo
com máscara.
Qualidade de ensino sim sim
Interação com professores sim sim
Interação com alunos sim sim
Realização de trabalhos
e avaliações
sim sim
Aprovada e regulamentada pelo MEC sim sim

 

Pós-Graduação em Saúde: estude com o Gran!

Você sabia que agora também pode conquistar o seu título de especialista na área de saúde com a Gran Cursos Pós-Graduação? É a mesma qualidade Gran Cursos que você já conhece e confia, agora também na sua pós-graduação!

Lançada no dia 12 de abril de 2021, a Gran Cursos Pós-Graduação é um projeto feito em parceria com o Instituto de Educação UNIMAIS. Assim, todos os nossos 32 cursos de pós-graduação lato sensu são aprovados pelo MEC.

Veja quais especializações você encontra atualmente na plataforma para a área de Saúde:

  • Saúde Pública
  • Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família e Comunidade
  • Urgência e Emergência
  • Enfermagem em Terapia Intensiva

Se você quer se especializar na sua área e garantir melhores oportunidades profissionais para o seu futuro, inscreva-se hoje em uma das pós-graduações do Gran Cursos Pós-Graduação!

Escolha o seu curso e faça sua matrícula na Gran Cursos Pós-Graduação! 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Comentários (1)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.