Prova de títulos e pós-graduação: conquiste pontos extras. Veja!

Você sabia que uma pós-graduação pode te ajudar a passar em concurso público? Descubra como obter o máximo de pontos adicionais com a Prova de Títulos!

Avatar


05/08/2021 | 16:25 Atualizado há 285 dias

A Prova de Títulos é uma etapa avaliativa classificatória cada vez mais frequente em concursos públicos. Isso acontece devido ao grau crescente de competitividade, que leva bancas organizadoras a adotar parâmetros de desempate entre candidatos. Mas como funciona a Prova de Títulos? Quais são os documentos que podem ser classificados como elegíveis para cessão de pontuação adicional? A pós-graduação também conta? Acompanhe o artigo e descubra!

Destaques:

 

Prova de títulos: conceito e aplicações

A Prova de Títulos funciona como uma análise curricular  e tem o principal objetivo de identificar os candidatos mais qualificados acadêmica e profissionalmente para exercer a função em questão. Exatamente por isso, é uma etapa geralmente cobrada apenas em concursos públicos de nível superior. Casos de Provas de Títulos em concursos de nível médio e técnico não são tão comuns, mas também não são inexistentes. Por isso, é sempre importante verificar se consta no edital essa etapa de avaliação, seja qual for o nível do concurso.

A história da Prova de Títulos como etapa avaliativa se iniciou nos concursos de Magistratura e Ministério Público. Porém, em pouco tempo, passou a integrar o cronograma dos mais variados certames.

Reiterando o que dissemos anteriormente, a prova de títulos é uma etapa adicional e classificatória em concursos públicos. Ela só entra em consideração após o candidato ser aprovado nas provas de caráter eliminatório (objetiva e discursiva, se tiver). De fato, em muitos concursos públicos o momento de entrega da documentação só ocorre após a confirmação de aprovação do candidato na prova objetiva, por exemplo.

Prova de títulos: o que são títulos?

Resumidamente, os títulos válidos para uma Prova de Títulos podem ser diplomas de mestrado e/ou doutorado, certificados de conclusão de pós-graduação lato-sensu , artigos científicos, livros publicados e experiência profissional; ou seja, tudo aquilo que comprova algum tipo de aprimoramento acadêmico ou profissional.

De modo geral, são aceitos como títulos válidos na grande maioria dos concursos públicos:

  • Diplomas de pós-graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado);
  • Certificados de conclusão de pós-graduação Lato Sensu (Especialização e MBA).
  • Comprovação de prática jurídica.

Podem também ser aceitos como títulos válidos em alguns concursos públicos:

  • Publicação de artigos científicos e livros;
  • Certificado de conclusão em cursos livres;
  • Experiência profissional.

Prova de títulos: quantos pontos adicionais você pode conseguir?

A cessão de pontos específica vai depender do edital do concurso público em questão. Porém, é comum que as bancas instituam um máximo de 10 pontos adicionais para a Prova de Títulos. Veja abaixo as especificações da Prova de Títulos para o Concurso PRF 2021:

Alínea Título Valor de cada título Valor Máximo de Títulos
A Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de doutorado em qualquer área de conhecimento.
Também será aceito certificado/declaração de conclusão de curso de doutorado, desde que acompanhado de histórico
escolar.
3,00 3,00
B Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de mestrado em qualquer área de conhecimento.
Também será aceito certificado/ declaração de conclusão de curso de mestrado, desde que acompanhado
de histórico escolar.
2,00 2,00
C Certificado de conclusão de curso de pós-graduação em nível de especialização lato sensu, com
carga horário mínima de 360 (trezentas e sessenta) horas, reconhecido pelo Ministério da Educação.
Também será aceita a declaração de conclusão de pós-graduação em nível de especialização, desde que
acompanhada de histórico escolar.
1,00 2,00
D Exercício em cargo público nas instituições previstas nos artigos 142 e 144 da Constituição Federal,
conforme Anexo VI deste edital.
0,30 por ano completo,
sem sobreposição de
tempo
3,00

Clique aqui para saber mais sobre o Concurso PRF 2021

Prova de títulos: prazo e envio de títulos

Lembre-se que você geralmente tem até a divulgação do resultado das provas eliminatórias para estar em posse dos documentos que serão utilizados na Prova de Títulos. O prazo para envio, a partir daí, varia de 2 a 15 dias úteis e as modalidades de envio são especificados em edital pela banca avaliadora.

Prova de títulos e pós-graduação: vale a pena fazer?

A pós-graduação é uma especialização acadêmica que garante ao profissional, além de um grande diferencial no currículo, chances de pontuar melhor em concursos públicos, receber salários melhores (mesmo em cargos públicos) e ter mais chances de ser promovido.

Se você está se preparando para concursos públicos e identificou a Prova de Títulos no seu edital, mas está inseguro se vai ter tempo ou não para se dedicar aos dois, considere os seguintes pontos:

  • Programas de pós-graduação Lato Sensu são menores, geralmente podendo ser concluídos em até 18 meses.
  • O conhecimento obtido desses programas (se bem escolhidos) pode ser aproveitado para te ajudar a passar no concurso que você deseja.
  • O conteúdo programático é bem menor e específico, demandando menos tempo do seu dia-a-dia do que o estudo para concursos.
  • Vários programas de pós-graduação podem ser feitos na modalidade EAD.

Como concurseiro, você já sabe que cada ponto é importante na hora de garantir a aprovação. Por isso, o melhor momento para realizar sua pós-graduação será sempre agora!

Fique por dentro de todos os benefícios de se fazer uma pós-graduação!

Prova de títulos e pós-graduação: especialize-se com o Gran!

Você sabia que a partir de 2021 você pode conquistar sua pós-graduação com o Gran Cursos Online? Buscando te ajudar ainda mais na sua caminhada acadêmica e profissional, o Gran Cursos Online lançou a Gran Cursos Pós-Graduação, uma série de cursos pensados para caber na sua rotina com a qualidade que você já conhece e confia!

Todas as especializações da Gran Pós são certificadas pelo MEC e podem ser realizadas no modelo 100% EAD! Garanta seu aperfeiçoamento acadêmico e profissional sem precisar sair de casa e no seu tempo. Além disso, você também desfruta de autonomia para decidir se realizará ou não o TCC.

E se você está na jornada em busca do cargo público, os cursos de pós-graduação preparatória 2 em 1 garantem não só a conquista do seu título de especialista, como preparação especializada para os principais cargos da área!

Saiba mais sobre os cursos da Gran Cursos Pós-Graduação e faça hoje mesmo sua matrícula! 

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
0

2

Comentários (2)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.