Prova PC RN: gabarito extraoficial para Agente e Escrivão! VEJA

Gabarito PC RN extraoficial: provas foram aplicadas neste domingo (11). Saiba aqui os comentários por disciplina

Avatar


11 de julho26 min. de leitura

O gabarito PC RN da prova para os cargos de Agente e Escrivão, realizada neste domingo, 11 de julho, já está disponível. Os candidatos que desejam atuar na Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Norte, podem conferir com a ajuda do Gran Cursos Online os comentários dos nossos mestres para não perder nem um detalhe a respeito da prova.

Preparamos um conteúdo especial com a elaboração de um gabarito extraoficial preparada por nossos especialistas. Além de outras informações importantes sobre o concurso público.

Navegue pelo índice e saiba todos os detalhes sobre a Prova PC RN:

Gabarito PC RN: gabarito extraoficial

Você pode acompanhar no vídeo abaixo a correção da prova e o gabarito PC RN extraoficial elaborado pelos professores do Gran Cursos Online ou conferir os comentários no item a seguir.

Gabarito PC RN: comentários da prova

Para auxiliar os candidatos, o Gran Cursos Online disponibilizará o gabarito extraoficial das questões da prova para os cargos de Agente e Escrivão, comentadas por nossos professores especialistas.

A prova utilizada para correção foi a tipo 2 – Verde. A prova da PC RN está disponível aqui para download.

Este conteúdo está em atualização. Confira clicando na disciplina os comentários dos professores.

Gabarito PC RN: Língua Portuguesa – Professores: Diogo Alves e Márcio Wesley

Questão 1
Gabarito: C
Comentário: existe, no pensamento de Machado de Assis, uma explicação no segundo período (em relação ao primeiro), uma vez que o autor justifica o fato de não ser possível falar mal de ninguém, e ainda menos da polícia, (pois) a polícia é uma instituição necessária à ordem e à vida em sociedade.

Questão 2
Gabarito: C
Comentário: na alternativa “c”, está incorreto o emprego de “mal”, pois o correto seria “mau”.

Questão 3
Gabarito: A
Comentário: no trecho “Não grite por socorro à noite. Pode acordar os vizinhos.”, há total incoerência, pois o socorro por meio do grito vem em primeiro lugar (do que o sono dos vizinhos).

Questão 4
Gabarito: E.
Comentário: no trecho “Todos os policiais saíram à mesma hora”, o emprego do acento grave indicativo de crase está adequado, pois é possível trocar “à mesma hora” por “ao mesmo horário”. Essa é a dica infalível para identificar o correto emprego da crase: trocar por termo masculino! Nas demais alternativas, o emprego da crase está incorreto: a) não se usa crase antes de palavra masculina;  b) não se usa crase antes de termo indefinido; c) não se usa crase antes de verbo; d) a expressão “a documentação” é objeto direto do verbo “dar”, e não é possível o emprego do acento grave.

Questão 5
Gabarito: C

Comentário: O primeiro período do texto apresente a Scotland Yard. O segundo período informa a origem do nome desse departamento policial de Londres. Nesse segundo período, vemos o histórico de surgimento desse departamento policial no seu primeiro quartel, antigo palácio dos reis da Escócia quando visitavam a Inglaterra, ou seja, o texto está mostrando a origem do nome desse departamento policial com base no seu primeiro quartel (Scotland indica esse palácio que era visto como escocês, por ser originalmente ocupado pelos reis escoceses). Além disso, a fonte (a obra Atrás das palavras) já pressupõe um texto que trate da origem ou justificativa do nome dessa instituição: opção “C”. Cuidado para não escolher a opção “A”, pois o texto não se concentro em definir o que é a Scotland Yard (apenas o primeiro período definiu, mas o restante se ocupou com a origem do nome). Em “E”, temos problema, porque o texto mostrou a primeira sede como justificativa do nome da instituição, mas não informou a sede atual.

Questão 6
Gabarito: D
Comentário: no trecho da questão, “Scotland Yard é o Departamento de Investigações Criminais da Polícia Metropolitana de Londres. Seu nome vem do nome da rua onde funcionou seu primeiro quartel central e onde, por outro lado, localizou-se o palácio que utilizavam os reis da Escócia quando visitavam a Inglaterra”. Vejamos as correções:

  1. a) “Seu” se refere a “Scotland Yard”;
  2. b) a primeira ocorrência de “onde” se refere a “rua”;
  3. c) “quartel” se refere a “Scotland Yard”, pois se trata do quartel da Scotland Yard (seu primeiro quartel = primeiro quartel da Scotland Yard) – cuidado para não pensar em quartel da polícia, pois no texto esse quartel é da Scotland Yard, a qual é um departamento de investigações da polícia metropolitana de Londres, ou seja, o quartel não é da polícia como um todo, mas somente desse departamento especificamente;
  4. d) a segunda ocorrência de “onde” se refere a “primeiro quartel central” (correta) – o texto está mal escrito em termos de articular coesão e paralelismo, mas o leitor deve se basear na coerência com as informações posteriores a esse segundo “onde” (onde se localizou o palácio que utilizavam os reis da Escócia, e esse palácio veio a ser depois usado como primeiro quartel da Scotland Yard).
  5. e) o relativo “que” tem por antecedente “palácio”.

Questão 7
Gabarito: D
Comentário: Uma visão positiva pressupõe emprego de termos que qualificam positivamente algum ser. Esses termos qualificativos são adjetivos subjetivos, ou seja, adjetivos suscetíveis de expressar juízo de valor. Somente a opção “D” contém adjetivo subjetivo (respeitável) e, além disso, esse adjetivo foi reforçado pelo advérbio de intensidade (perfeitamente). A opção “D” tem outra característica que a confirma como visão positiva do crime (de todo crime, conforme pede o enunciado): ela transfere do mundo dos negócios para o crime um valor positivo: a perfeita respeitabilidade. Cuidado com a opção “E”, pois ela toma apenas uma parte (quase todo crime), enquanto o enunciado toma o crime como um todo (uma visão positiva do crime, e não de quase todo crime); por outro lado, a conclusão de que quase todo crime se deve a um desejo reprimido de expressão estética não transfere para o crime o valor subjetivo da expressão estética, mas apenas mostra a origem do crime no desejo reprimido dessa expressão. A opção “B” e a “C” expressam ironia quanto ao valor negativo do crime ainda encontrar tanto alcance na sociedade.

Questão 8
Gabarito: D
Comentário: O problema da frase original mostrada no enunciado é falta de uniformidade de tratamento: a imperativo “cometa” se refere à 3ª pessoa gramatical (você, 2ª pessoa de referência, isto é, o receptor da mensagem), enquanto a forma verbal “descobrirás” possui sujeito de 2ª pessoa gramatical “tu”.

A única opção que respeitou a uniformidade de tratamento foi a “(D)”: Comete (tu) … e tu descobrirás…

Correções:

  • Comete … e tu descobrirás…
  • Comete … e tu vais descobrir…
  • Comete … e tu vais descobrir…
  • Cometa … e descobrirá…

Questão 9
Gabarito: C
Comentário: o trecho em análise “segundo documentação existente no Museu Nacional do Rio de Janeiro” tem como objetivo revelar a fonte da informação do autor, uma vez que a conjunção “segundo” possui valor de conformidade, indicando que o trecho se trata de fonte confiável. O texto é informativo, trata de fatos históricos e pretende mostrar a fonte de suas informações. Não se trata de dar credibilidade, porque credibilidade pode importar quando se busca convencer sobre um juízo de valor, mas o texto não expressa juízo de valor, não opina e, assim, não cabe convencer (buscar credibilidade).

Questão 10
Gabarito: E.
Comentário: o conectivo “com” indica tempo, e não companhia: “com a chegada do príncipe…”. Todos os demais conectivos estão adequados aos seus valores indicados.

Questão 11
Gabarito: A.
Comentário: no trecho “A pesquisa histórica revela que, no dia 20 de novembro de 1530, a polícia brasileira iniciava as suas ações, promovendo justiça e organizando os serviços de ordem pública, como melhor entendesse, nas terras conquistadas do Brasil.”, temos um adjunto adverbial de tempo intercalado de longa extensão, o que obriga o emprego de vírgulas – “no dia 20 de novembro de 1530” –, e também uma oração reduzida de gerúndio com vírgula anteposta obrigatória (promovendo…) e, por fim, outra expressão adverbial intercalada “como melhor entendesse” (vírgulas obrigatórias, por ser uma oração subordinada adverbial conformativa).

Questão 12
Gabarito: C.
Comentário: o pensamento de Ruy Barbosa indica que as leis devem ser as mesmas para todos, uma vez que, “se as leis não protegem o nosso adversário, não podem nos proteger”. A banca FGV trabalha frequentemente com a pressuposição presente nas frases negativas. Assim, se a lei que não protege meu adversário também não pode me proteger, então é verdade a afirmativa: se a lei que protege meu adversário também pode me proteger. Portanto, fica pressuposto que as leis devem ser as mesmas para todos: ou não protegem ninguém, ou protegem todos. Cuidado com a opção “E”, pois o enunciado está buscando informação geral (as leis como um todo), mas a proteção social está generalizada para todas as leis na opção “E”, enquanto na frase de Rui essa proteção está negada em algumas leis.

Questão 13
Gabarito: D.
Comentário: o correto seria “Todo dia…” e não “Todo o dia…”, uma vez que se depreende do trecho “Qualquer dia” e não “O dia inteiro”.

Questão 14
Gabarito: E.
Comentário: a inserção do conectivo “mas” implica adequação das ideias do trecho, de modo que seja possível estabelecer uma oposição. Sendo assim, a única correta é “O crime não compensa, mas o lucro pode ser transitoriamente grande”.

Questão 15
Gabarito: D
Comentário:

(A) Extrapolação: não se revelou completamente inútil, pois apenas um dos ladrões rompeu sua tornozeleira e voltou a roubar, enquanto o texto não informa essa atitude quanto aos outros supostos ladrões alvos do mandado de prisão em questão.

(B) Distorceu dado do texto. A progressão da pena mencionada no texto estava atrelada ao uso de tornozeleira, ou seja, tratava-se de uma liberdade vigiada, mas não se trata de uma libertação de prisioneiros por progressão. Além disso, houve extrapolação, pois somente um dos ladrões voltou a cometer crimes, ou seja, não se pode inferir que libertação incentiva a volta da vida criminosa.

(C) Generalização destoante do texto: no texto, apenas um ladrão rompeu sua tornozeleira e tinha voltado a delinquir, sem haver informação sobre os outros ladrões alvos dos dois mandados de prisão.

(D) Resposta. Como o texto informou que um dos ladrões rompeu sua tornozeleira e voltou a cometer crimes, então é correto inferir que nem todos os criminosos liberados por progressão voltam ao crime.

(E) Generalização destoante do texto: somente um ladrão havia voltado à vida criminosa, no texto, e não todos, como informa a opção “E” ao escrever “os criminosos” (todos).

Questão 16
Gabarito: C.
Comentário: a única alternativa em que o “onde” está correto é na letra “c”: “Onde quer que você esteja…”. Nas demais, o correto seria “aonde”, pois os verbos exigem preposição “a” obrigatória.

Questão 17
Gabarito: A.
Comentário: a palavra “dramatizada” significa, no contexto, representada, encenada, e não algo trágico, como indica o item. As demais alternativas estão corretas. Em “(B)”, conseguimos saber que policiais e ladrões se perseguem mutuamente, porque o texto informa policiais perseguem os ladrões, enquanto os ladrões procuram pelos policiais para rendê-los (isso se depreende também do contexto da conhecida brincadeira). Em “(D)”, podemos depreender a maior violência dos ladrões, porque o texto informa que somente estes ameaçam com armas ao render os policiais.

Questão 18
Gabarito: C.
Comentário: deve-se manter o paralelismo (estruturas semelhantes) no contexto. Portanto, é correto e adequado o emprego de “imitando-se” por “por imitação”, para que o trecho fique igual em todas as partes. A alteração feita na opção “A” (sabedoria / a sabedoria) muda o sentido, mas ainda fica uma informação adequada no contexto; porém o enunciado pediu a substituição que torna o texto mais adequado (ora, para se tornar algo mais adequado, é preciso pressupor que o original estava menos adequado, como foi o caso da falta de paralelismo sintático eliminada em “C”). Além disso, o contexto era de emprego do grau superlativo relativo de superioridade nos adjetivos: o mais nobre dos três métodos, e não o método nobilíssimo – superlativo absoluto sintético; o mais fácil dos três métodos, e não o método facílimo – superlativo absoluto sintético. A expressão “através de” foi empregada de forma viciosa no lugar de “por”.

Questão 19
Gabarito: D.
Comentário: “havia rompido” e “rompera” são formas equivalentes do pretérito mais-que-perfeito do modo indicativo. A primeira é forma composta e a segunda é forma simples, e a troca de uma pela outra mantém correção gramatical e sentido do trecho. O emprego de “um dos quais” torna a oração subsequente subordinada ao trecho anterior ao ponto antes do original “um deles”, ou seja, ocorre erro na pontuação ao escrever oração subordinada após ponto que a separaria de sua principal.

Questão 20
Gabarito: E.
Comentário: o trecho correto é “As pessoas mais felizes são aquelas que não têm nenhuma razão específica para ser felizes, exceto pelo fato de que elas são”.

Erros que foram detectados nas demais alternativas: separação com vírgula entre sujeito e predicado, o que é proibido; falta da preposição após “fato” (fato de…) – regência nominal.

Gabarito PC RN: Raciocínio Lógico-Matemático

Aguardando os comentários do professor.

QUESTÃO 21
Gabarito: A

QUESTÃO 22
Gabarito: C

QUESTÃO 23
Gabarito: D

QUESTÃO 24
Gabarito: D

QUESTÃO 25
Gabarito: A

QUESTÃO 26
Gabarito: B

QUESTÃO 27
Gabarito: A

QUESTÃO 28
Gabarito: D

QUESTÃO 29
Gabarito: D

QUESTÃO 30
Gabarito: E

Gabarito PC RN: Noções de Informática – Professor Maurício Franceschini

Questão 31
Gabarito: letra A
Comentário: Os sistemas operacionais são sistemas que visam o controle dos dispositivos de hardware, bem como o gerenciamento de software. Dessa forma, ele gerencia impressoras, scanners, discos rígidos, memória, que são dispositivos de hardware; mas também gerencia tabelas e processos, que são a parte de software. Assim sendo, ele não gerencia caixa postais de correio eletrônico, pois tal função é de responsabilidade dos servidores de e-mail ou de clientes de e-mail.

Questão 32
Gabarito: letra C
Comentário: O Gerenciador de Tarefas é um utilitário que gerencia os processos em execução, bem como monitora os recursos do computador, dentre eles: CPU, memória RAM, disco rígido, ethernet, Wi-Fi, processador gráfico.

Questão 33
Gabarito: letra A
Comentário: a busca do Word permite usar caracteres especiais ou coringas, dentre eles, o sinal de interrogação (?) permite buscar qualquer caractere naquela posição em que ele é posicionado. Já o caractere asterisco (*) substituí toda a sequência antes ou após ele. Assim sendo, na expressão Ba?ata*, trará palavras que contenham qualquer caractere na posição da “?”, e qualquer sequência de caracteres na posição do “*”. Dessa forma, serão buscadas as palavras Batatas, Barata e Baratas.

Questão 34
Gabarito: letra E
Comentário:

I. O Word, embora seja um editor de textos, permite inserir uma tabela dentro de uma célula de outra tabela.
II. O Writer também é um editor de textos e, da mesma forma, permite inserir uma tabela dentro de uma célula de outra tabela.
III. Tanto o Writer quanto do Word permite inserir fórmulas dentro de tabelas para calcular os valores das demais células dentro da tabela.
IV. Outro recurso de tabela de ambos os editores de texto (Word e Writer) é permitir a inserção de imagem em uma célula de uma tabela.

Questão 35
Gabarito: letra D
Comentário: a quebra de seção permite dividir o documento em partes independentes, sendo possível formatar de forma isolada e distinta cada uma dessas seções. Dessa forma, é possível formatar cabeçalhos distintos para cada seção do documento.

Questão 36
Gabarito: letra D
Comentário: a função PROCV permite realizar uma busca vertical, fornecendo um valor de procura para obter outro valor. Neste caso, o valor de procura é o código, o qual será informado na célula A11. Portanto, o valor fornecido será A11, o qual será procurado na primeira coluna da matriz fornecida, que será F6:G8. Tal matriz compõe o segundo argumento da função e também conterá a coluna do valor resultante. O terceiro argumento da função é o número da coluna da matriz fornecida, a qual contém o valor resultante, que neste caso é a segunda coluna (2). Dessa forma a função fica: =PROCV(A11;F6:G8;2;0)

Questão 37
Gabarito: letra C
Comentário: o enunciado está pedindo para identificar qual das fórmulas foi construídas sem uma referência a células, que neste caso foi =soma(10;20), a qual somará os valores fornecidos, ao invés de somar valores que estão em células.

Questão 38
Gabarito: letra A
Comentário: a funcionalidade Limpar dados de navegação não permite remover os arquivos provenientes de download, visto que tais arquivos podem não estar mais presentes na pasta downloads ou podem ter sido baixados em outras pastas.

Questão 39
Gabarito: letra C
Comentário:

I. A assertiva é verdadeira pois o Excel exige que haja dados em pelo menos uma célula para executar o recurso classificar.
II. A assertiva é verdadeira pois o Excel exige que pelo menos uma célula selecionada para executar o recurso classificar.
III. A assertiva é falsa, pois o Excel não ordena as colunas, mas apenas as linhas, de cima para baixo e de baixo para cima.
IV.  A assertiva é verdadeira, pois as linhas podem ser ordenadas de cima para baixo e também de baixo para cima.
V. A assertiva é falsa, pois o Excel não restringe a apenas três colunas o critério de ordenação do recurso Classificar.

Questão 40
Gabarito: letra C
Comentário: para exibir automaticamente informações do nome do arquivo, local de armazenamento do arquivo e data de sula última gravação, é possível utilizar Campos, das Partes Rápidas, presentes na Guia Inserir, grupo Texto. Os campos para as informações são, respectivamente: FileName e SaveDate.

Gabarito PC RN: Noções de Administração – Professor: Adriel de Sá Monteiro

Questão 41

Gabarito: letra B.
A percepção seletiva é quando o receptor vê e escuta seletivamente, com base em suas próprias necessidades, motivações, experiências, histórico e outras características pessoais. Diferentemente da filtragem, aqui quem manipula a comunicação é o receptor.

Questão 42

Gabarito: letra E.
A departamentalização funcional tem como uma de suas vantagens facilitar a coordenação e a comunicação dentro das áreas funcionais.

Questão 43

Gabarito: letra B.

Existem alguns critérios que me permitam estabelecer essa estrutura ideal! O autor Robbins (2005) considera seis questões básicas às quais os administradores devem responder ao planejar as estruturas organizacionais apropriadas, quais sejam:

  1. Especialização do trabalho;
  2. Cadeia de comando;
  3. Amplitude de controle;
  4. Departamentalização;
  5. Centralização e descentralização; e
  6. Formalização.

Questão 44

Gabarito: letra C.
Definir objetivos e metas se relacionam com a função de planejamento. Já ao monitoramento e avaliação de desempenho se referem à função de controle. Observe:

Concurso PC PA: questões

Concurso PC RN: questões

Questão 45

Gabarito: letra A.
O enriquecimento ou ampliação de cargos significa reorganizar e ampliar o cargo para proporcionar adequação ao seu ocupante, objetivando aumentar as responsabilidades e desafios das tarefas do cargo para ajustá-los às características de desenvolvimento do seu ocupante.

O enriquecimento de cargos pode ser:
Vertical, que adiciona tarefas e atribuições mais complexas ao cargo, ao mesmo tempo em que transfere para outro cargo de nível mais baixo as tarefas mais simples, ocorrendo a redução da supervisão direta por outra pessoa. Pressupõe a adição de novas responsabilidades de nível gradativamente maior.

Horizontal ou lateral, que adiciona tarefas e atribuições de mesma complexidade das atuais, ao mesmo tempo que transfere para outros cargos do mesmo nível algumas das tarefas atuais. Sintetizando, é a adição de novas responsabilidades do mesmo nível.

Concurso PC PA: questões

Concurso PC RN: questões

Questão 46

Gabarito: letra A.
As necessidades sociais, de associação ou afetivas são necessidades de se manter relações humanas com harmonia, ou seja, de sentir-se parte de um grupo, ser membro de um clube, receber carinho e afeto dos familiares, amigos. No ambiente de trabalho, vinculam-se às necessidades de conquistar amizades, manter boas relações, ter superiores gentis, etc.
As necessidades básicas, fisiológicas ou de sobrevivência são aquelas que se relacionam com o ser biológico, tais como a necessidade de manter-se vivo, respirar, comer, descansar, beber, dormir, relações sexuais, etc. Aplicadas à motivação no trabalho, referem-se às necessidades de horários flexíveis, conforto físico, intervalos de trabalho, etc.

Questão 47

Gabarito: letra E.
O controle operacional é o subsistema de controle realizado no nível da execução das operações. Trata-se de uma forma de controle realizada sobre a execução das tarefas e operações desempenhadas pelo pessoal não administrativo da organização. Logo, índice de retrabalho é um exemplo de controle operacional.

Questão 48

Gabarito: letra A.
A questão trata dos 10 papéis específicos do administrador identificados por Henry Mintzberg, que são divididos em três categorias: interpessoal, informacional e decisorial.

Grifamos abaixo as partes que coincidem com o enunciado!
PAPÉIS INTERPESSOAIS: representam as relações com outras pessoas e estão relacionados às habilidades humanas. Mostram como o administrador interage com as pessoas e influencia seus subordinados.

Os papéis interpessoais advêm diretamente do status e da autoridade formal dos gerentes: eles precisam representar a organização em cerimoniais e atos internos e externos, fazer contatos e liderar pessoas. São papéis interpessoais:

  • Representação/Símbolo (figura de proa-chefe) – papel desempenhado em atos e cerimoniais formais.
  • Líder – responsável pelo trabalho de outras pessoas. Como os administradores trabalham com e por meio de outras pessoas, são responsáveis tanto pelos atos dos subordinados quanto pelos próprios. De fato, o sucesso ou o fracasso dos subordinados é medida direta de seu próprio sucesso ou fracasso. Como os dirigentes contam com subordinados e outros recursos, devem realizar mais do que os não dirigentes. Isso significa ser responsável pela motivação e atuação dos funcionários, responsável pela assessoria, treinamento e deveres associados.
  • Contato/Elemento de Ligação – por meio do estabelecimento de uma rede de contatos com chefes, subordinados, pares e pessoas de fora da organização.

PAPÉIS INFORMACIONAIS: descrevem as atividades para manter e desenvolver uma rede de informações. Mostram como o administrador intercambia e processa a informação.
Os papéis informacionais são resultados dos contatos interpessoais. Os gerentes podem não saber tudo, mas tipicamente são bem mais informados do que os subordinados. Eles acessam um conjunto tão variado de informações, que se tornam o centro nervoso da unidade organizacional. São papéis informacionais os de:

  • Monitor/Coletor – por meio de seus contatos dentro e fora da organização, o gerente busca informações constantemente e monitora o ambiente intra e extraorganizacional.
  • Disseminador – como elo privilegiado da rede organizacional, o gerente funciona como disseminador de informações aos subordinados, principalmente as táticas e as estratégicas.
  • Porta-voz – o gerente leva informações da organização para fora da sua unidade ou para o ambiente externo.

PAPÉIS DECISÓRIOS: envolvem eventos e situações em que o administrador deve fazer uma escolha ou opção. Esses papéis requerem tanto habilidades humanas como conceituais. Mostram como o administrador utiliza a informação em suas decisões.
O gerente estabelece uma rede de relações, por meio das quais busca informações para tomar decisões. São quatro os papéis decisoriais propostos:

  • Empreendedor – o gerente monitora o ambiente para melhorar sua unidade e promover as alterações necessárias, de forma a adaptá-la às mudanças identificadas no meio ambiente. Para a execução dos seus projetos, ele pode utilizar delegação, autorização e supervisão dos subordinados.
  • Solucionador de Distúrbios ou Problemas – o gerente age involuntariamente, geralmente sob pressões, para resolver problemas e crises.
  • Alocador de Recursos/Administrador de Recursos – esse papel reflete as decisões estratégicas da organização e da unidade. Como autoridade formal, o gerente decide como e onde serão alocados os recursos em sua unidade.
  • Negociador – para concretizar suas estratégias, o gerente realiza negociações tanto com pessoas de dentro, como de fora da organização.
Concurso PC PA: questões

Concurso PC RN: questões

Questão 49

Gabarito: letra C.
Considerando o momento ou estágio, o controle pode ser classificado da seguinte forma:

  • Controle prévio, preventivo ou preliminar: refere-se a atividades de controle e avaliação efetuadas antes da ocorrência do evento ou fato que se pretende controlar. Procura evitar que ocorram variações no plano, bem como minimização do surgimento de problemas.
  • Controle simultâneo, concomitante, corrente ou em tempo real: refere-se a atividades de controle e avaliação efetuadas ao mesmo tempo da ocorrência do evento ou fato que se pretende controlar. Procura corrigir o desempenho durante sua execução.
  • Controle posterior, corretivo ou de feedback: refere-se a atividades de controle e avaliação efetuadas após a ocorrência do evento ou fato que se pretende controlar. Portanto, avalia os desvios ocorridos, determina as causas dos mesmos, bem como corrige o desempenho programado.

Vejamos alguns exemplos de controles apresentados pelos autores Felipe Sobral e Alketa Peci:

Tipo Características Exemplos
Preventivo – Antecipa os problemas
– É proativo
– Enfoca os insumos
– Testes de seleção de recursos humanos
– Programas de manutenção preventiva
– Inspeção de matérias-primas
Simultâneo – Corrige problemas quando ocorrem
– É reativo
– Enfoca os processos
– Supervisão direta dos trabalhadores
– Controles estatísticos de processo produtivo
– Auditorias de natureza operacional
Posterior – Corrige problemas depois de ocorrerem
– Enfoca os resultados
– Inspeção de qualidade dos bens
– Avaliação de desempenho
– Análise das prestações de contas

Assim, a definição de regras acontece de forma anterior; logo, é um exemplo de controle preventivo. Já os demonstrativos são análises, ou seja, são exemplo de controle posterior.

Questão 50

Gabarito: letra E.

A teoria contingencial de Fred Fiedler identifica dois tipos de liderança: a liderança orientada para as relações e a liderança orientada para tarefa. Essa teoria propõe que a eficácia do desempenho do grupo depende da adequação entre o estilo do líder e o grau de controle que a situação lhe proporciona. Nesse sentido, Fiedler identifica três dimensões contingenciais ou situacionais que determinam a eficácia de liderança:
As relações entre líder e liderado – o grau de confiança, credibilidade e respeito que os membros do grupo têm em seu líder.

A estrutura da tarefa – o grau de procedimentos estabelecidos no trabalho (tarefas estruturadas ou não estruturadas). Tarefas muito bem definidas, com alto grau de organização e certeza (estruturadas) são favoráveis para o líder, enquanto que tarefas desorganizadas e imprevisíveis (não estruturadas) são desfavoráveis ao líder.

O poder de posição – o grau de influência que um líder tem sobre as variáveis de poder, tais como: poder de contratar, demitir, conceder promoções e aumentos salariais.
A combinação dessas três dimensões faz surgir oito estilos de liderança:

SITUAÇÃO RELAÇÕES ENTRE LÍDER E LIDERADO ESTRUTURA DA TAREFA PODER DE POSIÇÃO
1 Boas Alta Forte
2 Boas Alta Fraco
3 Boas Baixa Forte
4 Boas Baixa Fraco
5 Fracas Alta Forte
6 Fracas Alta Fraco
7 Fracas Baixa Forte
8 Fracas Baixa Fraco

Perceba que as situações 1, 2 e 3 possuem mais aspectos positivos que negativos, logo, serão altamente favoráveis quando se necessitar de um líder orientado para a tarefa.

Já as situações 4, 5, 6 e 7 são moderadamente favoráveis quando se necessita de um líder orientado para as pessoas.

Por fim, a situação 8 é altamente desfavorável quando se necessita de um líder orientado para as pessoas.
Por isso, Fiedler chegou às seguintes conclusões:

  • Situações altamente favoráveis e altamente desfavoráveis (os dois extremos), pedem líderes orientados para as tarefas;
  • Situações moderadamente favoráveis (meios), pedem líderes orientados para as pessoas.
  • Perceba que, pela questão, temos situações altamente favoráveis; daí, o estilo mais indicado é o líder orientado para tarefas.

Gabarito PC RN: Noções de Contabilidade

Questão 51 
Gabarito: letra “D”.
Comentário: Analisando a equação patrimonial temos que a riqueza da empresa está apresentada no seu patrimônio liquido, por ser uma origem de capital dos sócios, que são os seus proprietários. O CPC 00 R2 apresenta que o conceito de patrimônio líquido é um resíduo patrimonial, apurado pela diferença entre os ativos e os passivos.

PL = capital próprio = riqueza da empresa = (ativo – passivo)

Questão 52
Gabarito: letra “E”.
Comentário: A compra de estoque à vista irá aumentar o saldo da conta estoque e diminuir o saldo da conta disponível, não alterando o valor do ativo e nem da Situação líquida; como não existe movimentação na situação líquida, a compra de estoque à vista é um fato permutativo.

Questão 53
Gabarito: letra “B”.
Comentário: As contas de natureza devedora são representadas pelas contas do ativo, despesas, contas redutoras do passivo e redutoras do PL.
Somente a conta estoque, que é do ativo, tem natureza devedora.

Questão 54
Gabarito: letra “E”.
Comentário:A forma de correção de um lançamento que visa o ajuste de uma conta registrada incorretamente é a TRANSFERÊNCIA.
É feita a transferência do saldo da conta errada para a conta certa.

Questão 55
Gabarito: letra “B”.
Comentário: O seguro contratado para 1 ano é tratado como uma despesa antecipada, conta do ativo, que será registrada da seguinte forma:

D- Despesa antecipada

C- Banco – 90.000

Questão 56
Gabarito: letra “B”.
Comentário: O seguro contratado para 1 ano (12 meses) foi pago no dia 01/07/20, assim, no ano de 2020 deverão ser apropriados como despesa efetiva os 6 meses que transcorreram, totalizando $ 45.000 de despesa. O registro contábil será o seguinte:

D- Despesa com seguro

C- Despesa antecipada

Questão 57
Gabarito: letra “C”.
Comentário: O registro contábil da “despesa com depreciação” será feito em contrapartida da conta redutora do ativo “depreciação acumulada” da seguinte forma:

D- despesa com depreciação

C- depreciação acumulada

Questão 58
Gabarito: letra “A”.
Comentário: O valor contábil de um bem é o seu valor histórico menos a sua depreciação acumulada.

Para estabelecer o valor contábil do veículo, após 1 ano de uso, devemos primeiro apurar o valor da depreciação anual, que é calculada pela seguinte fórmula:

Depreciação anual = (valor do bem – valor residual) / vida útil

Depreciação Anual = (60.000 – 12.000) / 5 anos

Depreciação Anual = 9.600

Como a empresa comprou o veículo no dia 01/01/16 o bem irá depreciar $ 9.600,00 no ano de 2016, desta forma, a depreciação acumulada será $ 9.600,00

O valor contábil do veículo é 50.400,00, apresentado da seguinte forma:

Veículo = 60.000

(-) depreciação acumulada = (9.600)

Questão 59 
Gabarito: letra “A”.
Comentário: Os ativos que a empresa espera realizar pela sua venda (comercialização) deverão ser apresentados no balanço patrimonial dentro ativo circulante.

Questão 60 
Gabarito: letra “D”.
Comentário:  Na DRE, o lucro bruto (LOB) é encontrado pela equação entre a Receita Líquida de Vendas (RLV) menos o Custo da Mercadoria Vendida (CMV).

RLV

(-) CMV

(=) LOB

Gabarito PC RN: Noções de Direito Constitucional – Professor: Luciano Dutra

Questão 61

Gabarito: D

Comentário: Art. 194, caput, da CF

Questão 62

Gabarito: E

Comentário: Art. 225, parágrafo 2°, da CF

Questão 63

Gabarito: B

Comentário: Art. 144, parágrafo 5°-A, da CF

Questão 64

Gabarito: E

Comentário: Art. 5, inc. LXXIII, da CF

Questão 65

Gabarito: A

Comentário: Art. 5°, LI, da CF

Questão 66

Gabarito: A

Comentário: Art. 14, parágrafo 2°, da CF

Questão 67

Gabarito: E

Comentário: Art. 30, inc. V, da CF

Questão 68

Gabarito: B

Comentário: Art. 228, da CF

Questão 69

Gabarito: D

Comentário: Art. 17, parágrafo primeiro, da CF

Questão 70

Gabarito: E

Comentário: Art. 37, II, da CF

Gabarito PC RN: Direito Penal e Processual Penal – Professor: Douglas Vargas

DIREITO PENAL – Questões 71, 72, 77, 78, 80 e 82
DIREITO PROCESSUAL PENAL – Questões 73, 74, 75, 76, 79, 81 e 84


Questão 71

Gabarito: A

Trata-se de furto, haja vista a coisa encontrar-se ainda na casa da vítima. Como ensina Sanches:

Considera-se coisa perdida aquela que, estando fora da esfera de disponibilidade do proprietário ou legítimo possuidor, encontra-se em local público ou de acesso ao público. Assim, não se considera perdida a coisa que, embora esteja em local incerto, não saiu da custódia do proprietário, como a que se encontra em local incerto de sua residência, por exemplo. Neste caso, havendo apoderamento, também configurará crime de furto.

Questão 72

Gabarito: A
Cássio foi impedido por circunstâncias alheias à sua vontade. O dolo era de matar (animus necandi), logo, há tentativa de homicídio.

Questão 73

Gabarito: A
Segundo o CPP “Art. 322. A autoridade policial somente poderá conceder fiança nos casos de infração cuja pena privativa de liberdade máxima não seja superior a 4 (quatro) anos.”

Questão 74

Gabarito: B

A) Incorreta. O furto é delito de ação penal pública incondicionada.
B) Correta. Há flagrante nos termos do art 302 do CPP, havendo possibilidade de flagrante obrigatório ou facultativo a depender de quem realizar a prisão.
C) Incorreta. A nota de culpa é obrigatória.
D) Incorreta. A comunicação é obrigatória.
E) Incorreta. Há flagrante nos termos do art. 302 do CPP.

Questão 75

Gabarito: C

A) Incorreta. Pode ser cumprido durante a fase de inquérito policial.
B) Incorreta. A presença do morador não é indispensável.
C) Correta. Exceção prevista no art. 245 do CPP.
D) Incorreta. Ficará sob custódia da autoridade ou de seus agentes.
E) Incorreta. Art. 243 CPP, inciso II.

Questão 76

Gabarito: C

A) Incorreta. Um perito oficial.
B) Incorreta. Confissão não pode suprir a falta do exame de corpo de delito.
C) Correta. É o que prevê o art. 167 do CPP.
D) Incorreta. É admissível a formulação de quesitos.
E) Incorreta. Via de regra, o juiz pode rejeitá-lo (livre convencimento motivado).

Questão 77 

Gabarito: C
Como não há agressão ou conduta humana, não há legitima defesa, e sim estado de necessidade de terceiro (a criança que seria vítima do cachorro). O estado de necessidade é classificado como excludente de ilicitude.

Questão 78 

Gabarito: B

Estelionato, que depende de representação das vítimas em razão do novo §5º (na situação hipotética, não está presente nenhuma das hipóteses excepcionais de ação penal pública incondicionada):

§ 5º Somente se procede mediante representação, salvo se a vítima for: (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019)

I – a Administração Pública, direta ou indireta; (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019)
II – criança ou adolescente; (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019)
III – pessoa com deficiência mental; ou (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019)
IV – maior de 70 (setenta) anos de idade ou incapaz. (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019)

Questão 79

Gabarito: E

A conduta de dano qualificado por prática contra bens públicos (163, III, CPB) é de ação penal pública incondicionada.

Questão 80

Gabarito: A
Por força do art. 30 do CP, Tanto Jonas quanto Hélio responderão por peculato na forma dolosa, haja vista a relevância do cargo de Jonas para o sucesso da empreitada criminosa.

Questão 81

Gabarito: C
Preventivamente nos termos do art. 312 para garantir a aplicação da lei penal.

Questão 82

Gabarito: C
Trata-se de caso de concurso formal. No entanto, é difícil definir se próprio ou impróprio.

O STJ tem decisões tanto no sentido da modalidade própria (cf. HC 364.754/SP – Quinta Turma – Dje 10/10/2016; HC 311.722/SP – Quinta Turma – Dje 13/06/2016) quanto da imprópria (cf. HC 179.676/SP – Sexta Turma – Dje 19/10/2015).

Em que pese a observação, a afirmação de que se aplica o sistema da exasperação no concurso formal impróprio invalida a assertiva B.
Provavelmente a banca adotou a posição da maioria.

Questão 84

Gabarito: B
I – Incorreta (Não pode ser instaurado de ofício em caso de ação penal privada).
II – Incorreta (Cabe recurso ao chefe de polícia).
III – Correta (Para fins de apuração de autoria).
Apenas a III está correta.

Gabarito PC RN: Legislação Extravagante – Professor: Péricles Júnior

Questão 83 
Conforme previsto na lei 9.296/96, não será admitida a interceptação de comunicações telefônicas quando a prova puder ser feita por outros meios disponíveis

Gabarito: * letra e ( Art. 2º, II)*

Questão 85
Conforme dispõe o artigo 301 do CTB nos casos de acidentes de trânsito de que resulte vítima, não se imporá a prisão em flagrante, nem se exigirá fiança, se prestar pronto e integral socorro àquela.

Gabarito: letra C

Gabarito PC RN: Direito Administrativo – Professor: Renato Borelli

Questão 86

Gabarito: B – hierárquico…

Questão 87

Gabarito: A – reversão, que será…

Questão 88

Gabarito: C – será afastado do cargo efetivo, sendo-lhe

Questão 90

Gabarito: C – demissão, cuja prescrição…

Questão 91

Gabarito: B – examinar e avaliar…

Questão 92

Gabarito: A – do Estado Alfa, por sua responsabilidade civil objetiva…

Questão 93

Gabarito: E – pela Assembleia Legislativa…

Questão 94

Gabarito: C – pode convalidar

Questão 95

Gabarito: B – João e Alessandro…

Gabarito PC RN: Estatuto da Pessoa com Deficiência – Professora: Fabiana Borges

Questão 89

O Estatuto da Pessoa com deficiência dispõe que toda pessoa com deficiência tem direito a igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação. O mencionado diploma legal considera discriminação em razão da deficiência toda forma de distinção, restrição ou exclusão por ação ou omissão, que tenha o propósito ou o afeto de prejudicar, impedir ou anular o reconhecimento ou o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais de pessoa com deficiência:

a-) que está obrigada a fruição de benefício decorrentes de ação afirmativa.
b-) a qual não tem sua plena capacidade civil afetada, exceto para casar-se e constituir união estável;
c-) q qual tem sua plena capacidade civil afetada, principalmente para exercer direitos sexuais e reprodutivos;
d-) incluindo a recusa de adaptações razoáveis e de fornecimento de tecnologias assistivas
e-) excluindo casos que envolvam menores de 18 anos com deficiência, pois já são protegidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Gabarito: D

Comentários: A assertiva correta e a D, pois se amolda a literalidade do previsto no artigo 4º., §1º. Da Lei 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com deficiência) que afirma:

Art. 4º Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação.
§ 1º Considera-se discriminação em razão da deficiência toda forma de distinção, restrição ou exclusão, por ação ou omissão, que tenha o propósito ou o efeito de prejudicar, impedir ou anular o reconhecimento ou o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais de pessoa com deficiência, incluindo a recusa de adaptações razoáveis e de fornecimento de tecnologias assistivas.

As demais assertivas estão ERRADAS, pelos motivos abaixo descritos:

Assertiva Justificativa
a-) que está obrigada a fruição de benefício decorrentes de ação afirmativa. ERRADA, pois viola o disposto no artigo. 4º., §2º., do Estatuto da Pessoa com Deficiência que afirma:

[…]
§ 2º A pessoa com deficiência não está obrigada à fruição de benefícios decorrentes de ação afirmativa.

b-) a qual não tem sua plena capacidade civil afetada, exceto para casar-se e constituir união estável; ERRADA, pois viola o disposto no artigo. 6º., I, do Estatuto da Pessoa com Deficiência que afirma:
Art. 6º A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para:
I – casar-se e constituir união estável;
c-) a qual tem sua plena capacidade civil afetada, principalmente para exercer direitos sexuais e reprodutivos; ERRADA, pois viola o disposto no artigo. 6º., II, do Estatuto da Pessoa com Deficiência que afirma:
Art. 6º A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para:
[…]
II – exercer direitos sexuais e reprodutivos;
e-) excluindo casos que envolvam menores de 18 anos com deficiência, pois já são protegidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. ERRADA, pois menores de 18 não são excluídos:
Art. 5º A pessoa com deficiência será protegida de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, tortura, crueldade, opressão e tratamento desumano ou degradante.
Parágrafo único. Para os fins da proteção mencionada no caput deste artigo, são considerados especialmente vulneráveis a criança, o adolescente, a mulher e o idoso, com deficiência.

 

QUESTÃO 96

GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: a questão aborda conhecimentos acerca da Tanatologia, especificamente sobre mortes que envolvam o contexto de afogamento. No caso, a partir do enunciado da questão e conforme a literatura médico-legal especializada, dentre os sinais de morte por afogamento inclui-se a presença de “pés e mãos de lavadeira”, que representam sinais precursores de maceração.

O fenômeno ocorre em decorrência da maior espessura da epiderme, que se apresenta grossa, enrugada e de tonalidade esbranquiçada. Posteriormente, aparentam como se fossem verdadeiros dedos de luva, desprendendo-se junto com as unhas inclusive.

Assim, correta a assertiva E.

QUESTÃO 97

GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: a questão demanda conhecimentos acerca do tema de lesões corporais e sua extensão, mormente para os fins de delineamento das formas qualificadas, como ocorre quando da lesão corporal qualificada pelo perigo de vida. Do mesmo modo, a depender dos elementos, pode caracterizar tentativa de homicídio, incumbindo ao perito, no momento do preenchimento do laudo de exame de corpo de delito, se houve perigo de vida à vítima.

No caso, pelas alternativas que foram dadas, e tendo em vista maior clareza do quadro clínico da vítima logo após o crime, entende-se que a determinação de perigo de vida depende do exame do prontuário médico, pois se entende “por perigo de vida um conjunto de sinais e sintomas clinicamente demonstrável de uma condição concreta de morte iminente, ou seja, uma ameaça imediata de êxito letal. Tem como características principais a possibilidade concreta de morte (fundamento clínico), de ser um quadro objetivo-subjetivo de uma realidade atual e iminente e de representar uma situação passada ou presente e nunca futura” (FRANÇA, Genival Veloso. Medicina Legal. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017).

Efetivamente, todas as alternativas se prestariam à definição do perigo de vida. No entanto, entende-se que a análise do prontuário médico pelo perito é, dentre as opções, a que trará mais detalhes técnicos do momento próximo e pouco posteriormente à ocorrência das lesões.

Assim, reputa-se correta a assertiva A.

QUESTÃO 98

GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: a questão cobra conhecimentos acerca dos aspectos médico-legais das lesões corporais, especificamente quanto enquadramento típico do caso descrito no enunciado. Nota-se, portanto, que a alternativa correta é a letra E: lesão corporal seguida de morte. Em primeiro lugar, vislumbra-se que o agente possuía o dolo de lesionar, seja na forma direta ou eventual (assumindo risco de que, com a briga, ocorresse alguma lesão – o que de fato aconteceu).

Todavia, e em segundo lugar, o resultado morte, além de imprevisível, não era desejado pelo agente, de modo que o resultado mais grave não pode ser atribuído a título de dolo, e sim de culpa. Nesse caso, trata-se de um crime preterdoloso, em que há dolo no antecedente e culpa no resultado (mais grave) consequente.

Assim, correta a assertiva E.

QUESTÃO 99

GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: efetivamente, a questão demanda conhecimentos acerca de criminalística e de balística forense. Ou seja, tudo indica que houve extrapolação dos tópicos previsto no edital para Noções de Medicina Legal, uma vez que não consta nenhuma referência àqueles conteúdos, mas somente as implicações médico-legais das lesões decorrentes do emprego de armas de fogo.

De qualquer sorte, o método de microscopia eletrônica de varredura (MEV) é o mais atual e fidedigno para verificação de pólvora e outras substâncias na mão do atirador. Normalmente, é empregado em substituição ou em conjunto com o exame de reação de rodizonato de sódio, excluindo-se, definitivamente, a prova de parafina (difenilamina sulfúrica).

Assim, embora com ressalvas, correta a alternativa C.

QUESTÃO 100

GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: a questão demanda conhecimentos acerca da Tanatologia, especificamente acerca dos sinais característicos de determinas formas de morte. Pela maneira como descrito o enunciado, observa-se claro favorecimento de qual seria a resposta, tendo em vista ser mais comum a verificação das condições dos pulmões no caso de pessoas falecidas por afogamento.

Diante disso, tem-se que, a partir do enunciado e conforme a literatura médico-legal especializada, dentre os sinais de morte por afogamento, as chamadas “manchas de Paltauf”, que possuem dimensões de 2cm ou mais, contornos irregulares, tonalidade vermelho-clara em decorrência da ruptura das paredes alveolares e capilares sanguíneos.

Assim, correta a alternativa C.

Gabarito PC RN: prova discursiva

Tema 1: Redija um texto dissertativo a respeito do tema:

Direitos fundamentais da mulher presa

Ao elaborar texto, responda, necessariamente, aos seguintes questionamentos:

– A mulher presa em flagrante delito pode ser mantida na mesma cela que presos do sexo masculino?
– A mulher que cumpre pena tem o direito de permanecer com seus filhos durante o período de amamentação?
– O Estado pode se negar a observar os direitos da mulher presa sob o argumento de dificuldade logística?

Tema 2
Em Direito Administrativo, o exercício do poder de polícia viabiliza o atendimento ao princípio da supremacia do interesse publico sobre o privado, de maneira que as necessidades coletivas devem prevalecer diante das específicas dos indivíduos isoladamente.

Nesse contexto, redija um texto dissertativo sobre o tema “Polícia administrativa x Polícia judiciária“, abordando os seguintes aspectos:

  • O conceito e a distinção entre Polícia administrativa e polícia judiciária;
  • A quem incumbe o exercício da polícia administrativa e da polícia judiciaria;
  • Um exemplo de aplicação do poder administrativo de polícia.

Volte ao topo

Gabarito PC RN preliminar

A Fundação Getúlio Vargas ainda não disponibilizou a data prevista para o lançamento do gabarito preliminar. No entanto, a instituição está atualizando sua página oficial com frequência, conforme os lançamentos das novidades do concurso. O endereço eletrônico é o seguinte: https://conhecimento.fgv.br/concursos/pcrn20.

Volte ao topo

Gabarito PC RN: recursos da prova

A interposição de recursos poderá ser feita em até 2 dias úteis após o dia da avaliação. O candidato poderá elencar questões problemáticas das provas objetivas e discursivas. Para isso, basta acessar o site oficial da FGV e fazer a solicitação. O endereço eletrônico disponibilizado é o seguinte: https://conhecimento.fgv.br/concursos/pcrn20.

Volte ao topo

Concurso PC RN: próximas etapas

Os candidatos que desejam ser Agentes, deverão passar pelas seguintes etapas:

  • Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório;
  • Avaliação Psicológica; de caráter eliminatório;
  • Habilitação em Curso de Formação Específico, promovido pela Academia de Polícia Civil ou Órgão oficial congênere.

Para os candidatos que desejam ser Escrivão, as etapas são as seguintes:

  • Prova Prática de Operador de Micro, de caráter eliminatório; 
  • Avaliação Psicológica; de caráter eliminatório; 
  • Habilitação em Curso de Formação Específico, promovido pela Academia de Polícia Civil ou Órgão oficial congênere. 

As datas para realizar as etapas seguintes, serão atualizadas no site oficial da FGV, incluindo o nome dos aprovados.

Volte ao topo

Prova PC RN: análise

Fez a prova da Instituição PC RN neste domingo (11/07)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.

• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?

Volte ao topo

Resumo do Concurso PC RN

CONCURSO POLÍCIA CIVIL DO RIO GRANDE DO NORTE – PC RN
Banca organizadora Fundação Getúlio Vargas – FGV
Cargos Delegado, Agente e Escrivão
Escolaridade Nível Superior
Carreiras Policial e Delegado
Lotação Estado do Rio Grande do Norte
Número de vagas 301 vagas
Remuneração iniciais de R$ 4.731,91 a R$ 16.670,59
Inscrições de 02 a 21 de dezembro de 2020
Taxa de inscrição de R$ 120,00 a R$150,00
Datas da prova objetiva 11/07/2021 (Agente e Escrivão)
18/07/2021 (Delegado)
Link do edital Clique AQUI para fazer o download do edital do concurso
Clique AQUI e veja a retificação do edital

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


11 de julho26 min. de leitura