Quais são os Princípios Básicos da SOA? (17 Questões de concursos)

No artigo Princípios Básicos da SOA, estudamos sobre os princípios dos serviços definidos pela SOA. Neste artigo, iremos responder 17 questões de concursos a fim de treinarmos o que aprenderemos.

Avatar


11 de agosto5 min. de leitura

Fala, meus consagrados! Tudo beleza com vocês?

No artigo Princípios Básicos da SOA, estudamos sobre os princípios dos serviços definidos pela SOA. Neste artigo, iremos responder 17 questões de concursos a fim de treinarmos o que aprenderemos.

Então, simbora comigo!

Questões de concursos sobre princípios básicos da SOA

[1] [SUGEP/UFRPE 2018 UFRPE – Analista de Tecnologia da Informação – Sistemas] SOA é um estilo arquitetônico de software usado para construir soluções empresariais baseadas em serviços Web. São características dos serviços desse estilo:

(A) encapsulamento e recursividade.

(B) modularidade e transparência.

(C) reuso e descoberta dinâmica.

(D) autonomia e dependência de protocolos Web.

(E) isolamento de responsabilidades e paralelismo de dados.

Comentários:

Das letras da questão, apenas a letra C trouxe dois dos princípios da SOA:

  • Reuso (reusabilidade); e
  • Descoberta dinâmica (visibilidade do serviço ou descoberta de serviço).

A letra D trouxe apenas a autonomia.

Gabarito: letra C.

[2] [FGV 2018 2018 MPE/AL – Analista do Ministério Público – Desenvolvimento de Sistemas] A Arquitetura Orientada a Serviços (SOA – Service Oriented Architecture) é uma maneira de arquitetar o software na qual as funcionalidades da aplicação são expostas na forma de serviços. Sua implementação segue os princípios de design.

De acordo com os princípios do SOA, ao delegar o controle da lógica encapsulada no serviço para uma classe estranha ao serviço, é ferido o princípio da

(A) abstração do serviço.

(B) reusabilidade do serviço.

(C) autonomia do serviço.

(D) composição do serviço.

(E) baixo acoplamento do serviço.

Comentários:

Sobre a autonomia de serviço, temos que os serviços têm controle sobre a lógica que a encapsulam.

Se ao delegar o controle da lógica encapsulada no serviço para uma classe estranha ao serviço, é ferido o princípio da autonomia. Portanto, letra C.

Gabarito: letra C.

[3] [FCC 2012 TRT 11ª Região – Técnico de Informática] Em relação aos aspectos do projeto de serviços em SOA, é INCORRETO afirmar: (Marque o texto da letra como CERTO ou ERRADO)

[B] Os serviços têm controle sobre a lógica que os encapsulam.

Comentários:

Sim, segundo o princípio da autonomia. Esse princípio é fortemente influenciado pelo princípio de baixo acoplamento do serviço, pois quanto mais recursos compartilhados o serviço utilizar, menor será sua autonomia para o negócio.

Gabarito: CERTO.

[4] [FCC 2012 TRT 11ª Região – Técnico de Informática] Em relação aos aspectos do projeto de serviços em SOA, é INCORRETO afirmar: (Marque o texto da letra como CERTO ou ERRADO)

[C] Serviços são projetados para serem exteriormente descritos, e assim, serem encontrados e avaliados através de mecanismos de descobertas disponíveis.

Comentários:

Sim, segundo o princípio da visibilidade do serviço ou descoberta de serviço. Eles devem ser de fácil interpretação e descoberta e também devem ser genéricos o bastante para servirem a diversas causas.

Gabarito: CERTO.

[5] [FCC 2012 TRT 11ª Região – Técnico de Informática] Em relação aos aspectos do projeto de serviços em SOA, é INCORRETO afirmar: (Marque o texto da letra como CERTO ou ERRADO)

[E] A lógica é dividida no serviço com a intenção de reúso.

Comentários:

Sim, segundo o princípio da reusabilidade. Esse princípio está associado à necessidade de adaptação do serviço a diferentes tipos de requisições e ambientes, dando corpo ao conceito de composição de serviços.

Gabarito: CERTO.

[6] [FCC 2011 TRT 4ª Região – Técnico Judiciário – Tecnologia da Informação] Na Arquitetura Orientada a Serviço − SOA, é INCORRETO afirmar que o serviço (Marque o texto da letra como CERTO ou ERRADO)

[A] responde às requisições encapsulando todo o detalhe do seu processamento.

Comentários:

Sim, segundo o princípio da abstração. Além do que é descrito no contrato de serviço, serviços escondem a lógica do mundo exterior e ocultam detalhes funcionais, tecnológicos e de qualidade.

Gabarito: CERTO.

[7] [FCC 2011 TRT 4ª Região – Técnico Judiciário – Tecnologia da Informação] Na Arquitetura Orientada a Serviço − SOA, é INCORRETO afirmar que o serviço (Marque o texto da letra como CERTO ou ERRADO)

[B] é um componente fortemente acoplado e altamente coeso que implementa uma função reutilizável de negócio.

Comentários:

Errado. Segundo o princípio do baixo ou fraco acoplamento, um serviço deve ser independente de outros para realizar a sua tarefa.

Gabarito: ERRADO.

[8] [FCC 2011 TRT 4ª Região – Técnico Judiciário – Tecnologia da Informação] Na Arquitetura Orientada a Serviço − SOA, é INCORRETO afirmar que o serviço (Marque o texto da letra como CERTO ou ERRADO)

[C] não depende do estado de outros componentes externos para executar um ciclo completo de trabalho.

Comentários:

Sim, segundo o princípio da abstração. Além do que é descrito no contrato de serviço, serviços escondem a lógica do mundo exterior e ocultam detalhes funcionais, tecnológicos e de qualidade.

Gabarito: CERTO.

[9] [FCC 2011 TRT 4ª Região – Técnico Judiciário – Tecnologia da Informação] Na Arquitetura Orientada a Serviço − SOA, é INCORRETO afirmar que o serviço (Marque o texto da letra como CERTO ou ERRADO)

[E] é invocado por meio de protocolos de comunicação independentes da localização e do suporte tecnológico.

Comentários:

Sim, segundo o princípio da heterogeneidade. Para promover a interoperabilidade, SOA promove na implementação de serviços a independência de:

  • Plataforma de desenvolvimento;
  • Tecnologias de implementação; e
  • Linguagens de programação.

Gabarito: CERTO.

[10] [CESPE 2018 EBSERH – Analista de Tecnologia da Informação] Julgue o item que se segue, a respeito de arquitetura e tecnologias de sistemas de informação.

Na arquitetura orientada a serviço (SOA), as características de baixo acoplamento e interoperabilidade corroboram sua adequação ao desenvolvimento de sistemas que demandem respostas em tempo real.

Comentários:

O esforço de integração e o risco crescem dramaticamente com o tamanho do sistema e da equipe. Conectar grandes sistemas desenvolvidos por equipes independentes em diferentes momentos requer a conexão de múltiplos sistemas, criando assim um “sistema de sistemas”.

Os sistemas corporativos usam a SOA para efetuar essa integração, no entanto, os serviços definidos pela SOA:

  • Não aplicam-se bem a sistemas em tempo real; e
  • Não podem lidar com os requisitos rigorosos de entrega e tempo.

Gabarito: ERRADO.

[11] [CESPE 2017 TRE/PE – Analista Judiciário – Análise de Sistemas] A respeito de arquitetura orientada a serviços (SOA), assinale a opção correta. (Marque o texto da letra como CERTO ou ERRADO)

[C] Um serviço na SOA é agnóstico, ou seja, dependente da aplicação que o utiliza.

Comentários:

Segundo o princípio da abstração de serviço, além do que é descrito no contrato de serviço, serviços escondem a lógica do mundo exterior e ocultam detalhes funcionais, tecnológicos e de qualidade.

Dentro desse princípio, nos deparamos com o termo agnóstico. Ele representa a capacidade de adaptação e serventia a diversos propósitos. Ou seja, um serviço agnóstico não dependente da aplicação que o utiliza.

Gabarito: ERRADO.

[12] [CESPE 2013 STF – Cargo 13] Julgue o item seguinte, com relação a SOA (Service-oriented Architecture).

A arquitetura orientada a serviços é utilizada para interoperabilidade de sistemas heterogêneos por meio de conjunto de serviços fracamente acoplados. A orientação a serviços utiliza protocolos padrão e interfaces convencionais para facilitar o acesso à lógica de negócios e às informações entre serviços distintos.

Comentários:

Podemos destacar, pelo menos, três princípios:

  • Heterogeneidade;
  • Baixo ou fraco acoplamento; e
  • Autonomia.

Gabarito: CERTO.

[13] [CESGRANRIO 2012 Liquigás – Profissional Júnior – Tecnologia da Informação – Administração de Banco de Dados] Uma característica importante de uma Arquitetura Orientada a Serviços é apresentar componentes de software denominados serviços, que são (Marque o texto da letra como CERTO ou ERRADO)

[A] compostos por interfaces bem definidas, dependentes de implementação.

Comentários:

Os serviços são compostos por interfaces bem definidas, independentes de implementação.

Gabarito: ERRADO.

[14] [CESGRANRIO 2012 Liquigás – Profissional Júnior – Tecnologia da Informação – Administração de Banco de Dados] Uma característica importante de uma Arquitetura Orientada a Serviços é apresentar componentes de software denominados serviços, que são (Marque o texto da letra como CERTO ou ERRADO)

[B] consumidos por clientes que não precisam considerar a forma como esses serviços são executados.

Comentários:

Sim, segundo o princípio da abstração. Além do que é descrito no contrato de serviço, serviços escondem a lógica do mundo exterior e ocultam detalhes funcionais, tecnológicos e de qualidade.

Gabarito: CERTO.

[15] [CESGRANRIO 2012 Liquigás – Profissional Júnior – Tecnologia da Informação – Administração de Banco de Dados] Uma característica importante de uma Arquitetura Orientada a Serviços é apresentar componentes de software denominados serviços, que são (Marque o texto da letra como CERTO ou ERRADO)

[C] definidos para gerar um acoplamento alto entre consumidores e provedores.

Comentários:

Os serviços são definidos para gerar um baixo ou fraco acoplamento entre consumidores e provedores.

Gabarito: ERRADO.

[16] [CESGRANRIO 2012 Liquigás – Profissional Júnior – Tecnologia da Informação – Administração de Banco de Dados] Uma característica importante de uma Arquitetura Orientada a Serviços é apresentar componentes de software denominados serviços, que são (Marque o texto da letra como CERTO ou ERRADO)

[D] localizados através de endereços estaticamente definidos, para eliminar a necessidade de um localizador de serviços.

Comentários:

Segundo o princípio da visibilidade do serviço ou descoberta de serviço, os serviços devem ser de fácil interpretação e descoberta e também devem ser genéricos o bastante para servirem a diversas causas. E os serviços são localizados dinamicamente.

Gabarito: ERRADO.

[17] [CESGRANRIO 2012 Liquigás – Profissional Júnior – Tecnologia da Informação – Administração de Banco de Dados] Uma característica importante de uma Arquitetura Orientada a Serviços é apresentar componentes de software denominados serviços, que são (Marque o texto da letra como CERTO ou ERRADO)

[E] monitorados por um serviço mestre, que mantém o estado de cada serviço disponível.

Comentários:

O princípio do baixo ou fraco acoplamento está relacionado com a capacidade de um serviço de ser independente de outros para realizar a sua tarefa.

Gabarito: ERRADO.

Então é isso!
[]’s e até a próxima!
_________________________
Professor Rogerão Araújo

Avatar


11 de agosto5 min. de leitura