Qual a diferença entre Pós e MBA? Entenda!

Descubra agora qual a diferença entre Pós e MBA: acompanhe o artigo para descobrir e tirar suas dúvidas!

Por
6 min. de leitura

Qual a diferença entre Pós e MBA? Na hora de escolher um curso de pós-graduação é comum que as pessoas fiquem em dúvida. Elas são a mesma coisa? Quais são as particularidades de cada tipo de programa? Qual deles escolher para garantir o melhor aproveitamento acadêmico e profissional? 

Para saber a resposta para essas perguntas, acompanhe o artigo ou navegue pelo índice:

Quer começar uma especialização mas ainda tem dúvidas de qual caminho seguir? Baixe gratuitamente o Guia da Pós-graduação!

Concluiu a Graduação e agora quer se especializar em uma área para garantir melhores oportunidades de emprego ou salário? Chegou a hora de começar uma Pós na Gran Faculdade!

Se você quer iniciar a sua jornada e não sabe qual caminho seguir, nós fizemos um e-book com todo o passo a passo de como começar uma pós-graduação. No material que preparamos para você, falamos sobre:

  • O que é pós-graduação
  • Tipos de pós-graduação;
  • Como começar uma pós-graduação;
  • Sugestões de cursos que você pode seguir de acordo com sua área.

E o melhor de tudo: todo esse conteúdo é gratuito! Basta preencher o formulário abaixo que você terá acesso ao material:

O que é MBA e pós-graduação?

Muita gente fica em dúvida sobre qual a diferença entre Pós e MBA? O que é MBA e pós-graduação? Afinal, no Brasil, existem diversos tipos de pós e isso pode confundir as pessoas. Veja:

O que é pós-graduação?

No Brasil, a pós-graduação foi regulamentada em 1965 inspirado nos modelos americanos e com o interesse em transmitir o saber e incentivar a inovação a partir do conhecimento.

Em geral, uma pós-graduação serve como um aperfeiçoamento acadêmico e profissional, como o próprio nome sugere, feito “após a graduação”, por isso o nome. Um MBA e pós-graduação buscam aprofundar conhecimentos adquiridos durante a graduação.

Dessa forma, os cursos de pós-graduação aparecem buscando elevar o nível científico, técnico e profissional dos estudantes que desejarem avançar no ensino superior no país. 

Em geral, antes de entender qual a diferença entre MBA e pós-graduação, precisamos conhecer os dois principais tipos de pós-graduação:

Stricto-sensu

Uma pós-graduação stricto sensu costuma ter um viés mais acadêmico, são os conhecidos mestrado e doutorado. 

São cursos de longa duração, ofertados majoritariamente na modalidade presencial, com pouca flexibilidade e dedicação exclusiva. Ou seja, a pessoa deve adaptar toda sua rotina à forma como esse tipo de pós-graduação funciona. 

Essa modalidade pode se tornar mais difícil de conciliar com outras atividades do cotidiano como cuidar da família e trabalhar. Além disso,  pode ser preciso fazer investimentos altos ou passar por processos seletivos longos e muito complexos, o TCC é obrigatório e só existem turmas presenciais. 

Lato-sensu 

Esse tipo de pós-graduação é mais flexível e conta é ideal para quem busca unir vida acadêmica e prática profissional. 

Os cursos de pós-graduação desse tipo são os MBAs, Master Business Administration, e de especialização, também conhecidos apenas como “pós-graduação”. Esse tipo de curso costuma ser mais amplo e contemplar cursos em diversas áreas distintas de atuação e conhecimento. 

O foco é auxiliar o profissional em qualquer momento da sua trajetória profissional, oferecendo especialização e autoridade em um nicho específico. Ou seja, são aprendidas uma série de habilidades novas e também são atualizados conhecimentos.

Muita gente acha que existe muita diferença entre MBA e pós-graduação, mas isso não é verdade. Os dois cursos, como podemos ver, são pós-graduações reconhecidas e no mesmo nível formativo. 

O que é MBA?

O MBA é um tipo de pós-graduação lato-sensu. Trata-se de um modelo de aperfeiçoamento profissional muito famoso nos Estados Unidos voltada para o âmbito de gestão, administração e negócios. Essa é a principal diferença entre MBA e pós-graduação.

De modo geral, é recomendada para pessoas que já estão a pelo menos 3 anos no mercado de trabalho e buscam tornar-se gestores ou donos do próprio negócio. Em um curso de pós-graduação MBA é comum que sejam ainda mais estimuladas as trocas de experiências entre os profissionais da área.

Diferença entre pós e MBA 

A única diferença entre Pós e MBA é o formato do curso.

Uma pós-graduação (especialização) costuma ter um viés que aprofunda um determinado campo de conhecimento de forma mais geral. Ou seja, se você começar um curso de pós-graduação em Direito Administrativo, vai aprender tudo que envolve essa área.

Já um MBA tem um viés mais voltado para gestão e negócios. Dessa forma, uma pessoa que cursa um MBA em Direito Administrativo vai ver muitas coisas da área em geral, mas com uma aplicação mais voltada para a parte administrativa e gerenciamento.

Qual a diferença entre MBA, especialização e pós graduação?

A principal diferença entre Pós e MBA, especialização e pós-graduação é o seu conceito:

  • Pós-graduação: é qualquer curso de nível superior feito após a graduação;
  • Especialização: um tipo de pós-graduação lato-sensu com aprofundamento teórico sintetizado;
  • MBA: outro tipos de pós-graduação lato-sensu voltado para administração e negócios.

MBA e pós-graduação é a mesma coisa?

Quando falamos sobre conceito, MBA e pós-graduação são a mesma coisa. No entanto, o MBA é mais voltado para o campo de gestão e uma pós-graduação (especialização) é algo mais geral e aprofundado em um campo específico.

MBA é uma pós-graduação?

Sim, o MBA é pós-graduação lato-sensu.

O que vale mais Pós ou MBA?

Ambos os tipos de cursos possuem o mesmo valor. Ou seja, não há nenhum tipo de diferença entre Pós e MBA nesse sentido. A única diferença é que uma pós-graduação costuma ter um viés mais abrangente dentro de uma área e que o MBA é mais voltado para práticas de gestão.

Quem tem MBA é pós-graduado?

Sim, quem concluiu um MBA é pós-graduado na área do curso que fez. Ou seja, se você fez um curso de pós-graduação em Gestão Estratégica, ao finalizar receberá o título de especialista em gestão estratégica.

O que fazer primeiro MBA ou pós?

Não existe uma ordem para fazer um MBA e pós-graduação, você pode fazer o que preferir primeiro. Ambos são cursos de pós-graduação e o único pré-requisito é ter concluído uma graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnológica). 

Precisa ter pós para fazer MBA?

Não! Você não precisa ter uma pós-graduação para fazer uma MBA. Os dois cursos são pós-graduações. 

O único requisito é ter concluído e possuir o diploma de um curso de graduação. Todavia, alguns cursos de pós-graduação podem aceitar alunos apenas de áreas específicas. 

Por exemplo, é muito comum que cursos de pós-graduação na área de Engenharia aceitem apenas alunos graduados em Engenharia ou Arquitetura. Isso pode ocorrer por determinação da própria instituição ou por questões relacionadas à legislação

Quem é formado em MBA é chamado de quê?

A pessoa que se forma em uma MBA é especialista, assim como quem conclui uma especialização.

O que fazer depois de um MBA?

Você pode seguir por diversos caminhos depois que concluir um MBA e pós-graduação.

O primeiro passo é se lembrar o que te levou aquele curso: por que você fez aquele curso de MBA ou pós-graduação? Pense nas suas motivações, se o seu objetivo foi alcançado e quais os próximos passos com o seu novo curso de especialização.

Em seguida, avalie se o conhecimento adquirido no seu MBA e pós-graduação foram satisfatórios. Você aprendeu e atualizou todo o conhecimento que precisava? Será que faltou alguma coisa? Pense bem e analise se não é o caso de procurar uma outra pós-graduação ou complementar os estudos com algum curso livre.

Por fim, veja como aplicar os conhecimentos que você adquiriu. Há espaço no seu trabalho ou em alguma instituição que você participe? Esse curso de MBA e pós-graduação podem te ajudar em uma recolocação profissional? Veja como mostrar às pessoas o que você aprendeu.

Benefícios de fazer um MBA e pós

Agora que você já sabe qual a diferença entre Pós e MBA, confira algumas vantagens de ambos os tipos de curso:

  • São cursos mais objetivos e práticos, voltados para o aperfeiçoamento profissional do aluno em determinado nicho de áreas específicas.
  • Um MBA e pós-graduação são vistos da mesma forma quando o assunto é titulação. Assim, em ambos casos, não há diferença entre MBA e pós-graduação e ao concluir um curso devidamente certificado pelo MEC, o aluno passará a contar com o título de especialista naquela área.
  • Possuem as mesmas condições regulatórias de qualidade: para serem reconhecidas em território nacional, todas as pós-graduações do estilo lato-sensu devem seguir as diretrizes expressas na resolução CNE/CES 01 de 06/04/2018 do MEC.
  • Devem ser credenciadas pelo MEC: para serem válidas e vistas como certificações de pós-graduação. Um curso dessa espécie que não é devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação geralmente se enquadrará apenas como curso livre.
  • TCC não é obrigatório: por lei, a formulação de um Trabalho de Conclusão de Curso não é mais necessária para garantir a certificação. Contudo, algumas Instituições de Ensino ainda podem cobrar o trabalho como condição. Em casos onde a realização é opcional, a decisão depende dos objetivos e intenções do aluno.
  • Métodos de avaliação similares: geralmente preveem trabalhos e provas como principais métodos de avaliação.
  • Podem ser ministrados online: cursos de pós-graduação lato-sensu são os únicos que podem ser ministrados no regime 100% EAD.
  • São concluídos mais rapidamente: o tempo médio para a conclusão de cursos de  MBA e pós-graduação costuma ficar em torno de, no máximo, 18 meses.
  • Pontuam em provas de títulos: do ponto de vista de certificação, ambas são vistas como pós-graduações no modelo especialização e podem ser utilizados na Prova de Títulos para a maioria dos Concursos Públicos (caso sejam credenciados pelo MEC).

MBA e pós-graduação: qual escolher?

Na hora de escolher entre MBA e pós-graduação, uma dica muito importante é levar em consideração os seus objetivos. Afinal, ambas certificações podem trazer uma série de benefícios para a sua carreira.

É importante que a abrangência dos cursos do modelo MBA não seja tão grande quanto na especialização. Basta pensar no foco principal desse tipo de aperfeiçoamento.

Para te ajudar com a sua escolha sobre MBA e pós-graduação, veja algumas perguntas que podem te ajudar:

  • No momento, quer se especializar na sua carreira ou seu foco está em cargos de gestão?
  • Qual é o conteúdo programático do curso? Ele é interessante para você e seus objetivos?
  • Há quanto tempo você está no mercado de trabalho?
  • Quais são os seus planos para o futuro?
  • Colocando todos esses pontos em perspectiva, com certeza será mais fácil fazer uma decisão. Se a dúvida permanecer, temos um outro conteúdo para você:

Pós-Graduação: faça sua especialização com desconto!

Garanta sua matrícula em um dos novos cursos de pós-graduação da Gran Pós ou em qualquer uma das outras mais de 80 especializações disponíveis na plataforma com até 77% de desconto!

Queremos te ajudar a conquistar todos seus objetivos acadêmicos e profissionais! Por isso, o Gran disponibiliza uma série de promoções. Afinal, a educação deve e pode ser para todos! Veja quais cupons são válidos até o preenchimento das vagas disponíveis:

Tipo de DescontoValoresCupom
Pós-Graduação Social12x de R$ 89,90POSGRANSOCIAL
Alunos Gran12x de R$ 89,90SOUALUNOGRAN
Ex-Aluno Gran12x de R$ 94,90VOLTEIPROGRAN
Novos Alunos12x de R$ 99,90NOVONOGRAN
Combo Pós12x de R$ 139,90COMBOPOS

À vista no PIX ou Boleto você ainda adquire MAIS 10% DE DESCONTO!

Para garantir os preços promocionais, basta acessar a página da sua especialização de preferência e visualizar todos os cupons ao lado do preço final!

Se, por acaso, o desconto não for aplicado imediatamente, você também poderá digitar o código do cupom informado na tabela acima!

Garanta sua matrícula com desconto!

Vem pra Gran Faculdade!

A Pós Graduação da Gran Faculdade surgiu em abril de 2021 e, desde então, vem mudando a vida de milhares de pessoas.

Como parte de sistema Gran de ensino, que é reconhecido como marca aprovadora há mais de 10 anos, construímos uma renomada reputação na área de educação.

Veja algumas de nossas conquistas:

  • Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
  • Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
  • Somos o site de educação mais acessado do Brasil;
  • Somos avaliados com a nota máxima pelo MEC;
  • Aqui o semestre começa quando quiser: entrada imediata e contínua!
  • Melhores preços do mercado;
  • Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
  • Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
  • Professores experientes e capacitados;
  • Acesso imediato e 100% online.

Quero ser aluno da Gran Faculdade!


Quer ficar por dentro das novidades da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal do app de sua preferência:

TELEGRAM

Por
6 min. de leitura